Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Roda - conjunto caixa de engrenagem velocimetro

Dicas e informações sobre o quadro, suspensão, rodas, pneus, etc, da CBX750.
Avatar do usuário
alessandro
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 206
Registrado em: 14 Fev 2010 23:03
Localização: Três Lagoas - MS

Roda - conjunto caixa de engrenagem velocimetro

Mensagempor alessandro » 19 Fev 2010 09:17

Olá amigos galeiros. Abri este tópico porque não encontrei no forum algo parecido com a dúvida que tenho. É o seguinte: quando comprei minha galo Indy 90/90 o cabo de velocímetro estava quebrado e não marcava nada. Meu mecanico pôs um cabo da F (só para eu não ficar sem), mas o da F é mais curto que o da Indy. Não sei se foi essa questão do cabo mais curto que estragou o conjunto de engrenagem ou se o conjunto já estava no fim, que quando eu comprei o cabo novo, agora da Indy mesmo (R$ 74,00 a vista) o velocimetro não funcionou, fui quando descobri que o conjunto estava quebrado - uma peça de plástico que tem uns 2 dentes, os dentes estava quebrados. O mecanico tinha no hora o mesmo conjunto da Strada (ou Twister) não me lembro bem, e que visualmente parecia igual, encaixou igual, tudo certo, e resolvi então colocar. Até aí tudo certo. Agora com velocímetro eu podia calcular o consumo da máquina, e não acreditei, fez 6 km/lt (120 km com um tanque sem contar reserva). Não acreditei, achei pouco demais, mesmo andando sempre na cidade. Levei no mecanico para ver o motor e disse que estava ok, ele não abriu e nem mexeu nos buras, pois o som esta bom, não bate nada, não sai fumaça nem cedo no frio, esta bom em alta e baixa, e colocou também aqueles 4 relogios para ver a equalização e estava boa (que bonito ver os relógios se mexendo). Resolvemos fazer a média novamente, enchi o tanque até o talo, mas pelo que estou vendo no marcador de combustível e no odometro, está indo pelo mesmo caminho – foram 64 Km e o ponteiro do marcador já desceu do meio. Agora acabo de deixar a moto novamente no mecânico, vai ter que abrir os buras para ver o que é. Nisto pensei no conjunto que foi trocado da Strada, será que ele tem outra configuração e não bate com o real, tipo na velocidade e km? Ou é motor mesmo? O que vocês acham ?


Cbx 750 Indy 90/90

Avatar do usuário
caturatma
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1074
Registrado em: 25 Nov 2007 10:31
Localização: Floripa - SC
Contato:

Re: Roda - conjunto caixa de engrenagem velocimetro

Mensagempor caturatma » 19 Fev 2010 09:30

Oi amigo!!
Primeiro pergunto vc chegou deixar a moto ir para reserva, pq tem q ver c não é teu marcador de combustivel ou tua bóia q ta com problema, pq numca vi uma moto estando redonda como tu fala gastar isso td principalmente a indy q é a mais economica de tds, a não ser q ela esteja mexida pra corrida hehehehehhe.
Esqueci os ponteiros tds,pra ti fazer média tem q encher o tanque e rodar até cair na reserva ai vc pode ter uma noçaõ, são 22 litros total no tanque quando cai na reserva ela sobra na faixa de 3.80 ltr, ai sim tem como calcular exato.
Abs


Ai galera 7 galo na estrada não tem pra ninguém, tive uma 89 canadense agora to com uma Black, só quem tem é q sabe a direrença Huhaaaaaaaaaaaaaaaaoooooooooooooooo!!!!!!!!

Avatar do usuário
Sergio Pretto
Campeão dedos ligeiros
Campeão dedos ligeiros
Mensagens: 5071
Registrado em: 17 Set 2005 19:00
Localização: Cajamar/SP
Contato:

Re: Roda - conjunto caixa de engrenagem velocimetro

Mensagempor Sergio Pretto » 19 Fev 2010 10:09

Também acho que pode ser o marcador de combustível, pois se houvesse algum vazamento você sentiria o cheiro da gasolina.
Complementando o que disse o Caturatma: para você saber o consumo certo, encha o tanque num determinado posto e numa determinada bomba, sempre com a moto no cavalete central e o chão sem nenhuma inclinação. Fique vendo o abastecimento pela boca do tanque, esqueça o marcador do combustível. Não peça para o frentista colocar "tantos reais", peça para encher mesmo até o início do bocal. Deixe o odômetro parcial zerado antes de sair do posto (marque também a quilometragem exata).
Ande uns 50 kms com a moto, faça o seu traçado habitual e dê algumas voltas para gastar um pouco de gasolina (isso numa Galo é um autêntico prazer).
Depois, volte ao mesmo posto, mesma bomba, moto no cavalete central, etc. Mande encher novamente e cuide para deixar no mesmo nível do primeiro enchimento.
Agora ficou fácil: veja quantos litros gastou (não despreze as frações) e quantos quilometros rodou. Divida a quilometragem rodada pelos litros consumidos e terá o resultado exato!
Outra coisa: calibre os pneus sempre!
Boa sorte . . .


P R E T T O
GALO, e é só para desfilar mesmo !!!

Avatar do usuário
alessandro
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 206
Registrado em: 14 Fev 2010 23:03
Localização: Três Lagoas - MS

Re: Roda - conjunto caixa de engrenagem velocimetro

Mensagempor alessandro » 19 Fev 2010 10:19

Entendi. E foi isso que fiz, enchi o tanque e deixei a chave no ON e fui rodando até dar reserva. Num primeiro momento achei mesmo que o marcador de combustivel estava errado, justamente por causa deste consumo doido, mas no fim, quando ele deu reserva acabou mesmo o combustivel e tive que virar a chave para RES. Até que foi bom pois vi que o marcador está correto. A média que fiz foi só tanque, sem os lts da reserva.
Quanto a estar mexida, eu não sei, pelo menos quando comprei ninguem falou isso (se é que iam falar né). O meu mecanico também não falou nada, e ele entede da moto, aqui na minha cidade quem tem galo leva pra ele, principalmente questões de motor.
Você acha que filtro de ar sujo pode fazer gastar muito assim? Ou é bura? A minha dúvida é essa mesmo, ela tá redonda demais para fazer só 6Km/lt, não falha nada, quando ando o marcador da voltagem quase vai no fim - 16 v. Tô perdido. Até por estar redonda, o mecanico nem quis mexer da primeira vez.
O que vcs acham ?


Cbx 750 Indy 90/90

Avatar do usuário
Humberto_750_Cbá
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 891
Registrado em: 05 Abr 2005 10:40
Localização: Cuiabá - MT

Re: Roda - conjunto caixa de engrenagem velocimetro

Mensagempor Humberto_750_Cbá » 19 Fev 2010 10:28

Sergio Pretto escreveu:Também acho que pode ser o marcador de combustível, pois se houvesse algum vazamento você sentiria o cheiro da gasolina.
Complementando o que disse o Caturatma: para você saber o consumo certo, encha o tanque num determinado posto e numa determinada bomba, sempre com a moto no cavalete central e o chão sem nenhuma inclinação. Fique vendo o abastecimento pela boca do tanque, esqueça o marcador do combustível. Não peça para o frentista colocar "tantos reais", peça para encher mesmo até o início do bocal. Deixe o odômetro parcial zerado antes de sair do posto (marque também a quilometragem exata).
Ande uns 50 kms com a moto, faça o seu traçado habitual e dê algumas voltas para gastar um pouco de gasolina (isso numa Galo é um autêntico prazer).
Depois, volte ao mesmo posto, mesma bomba, moto no cavalete central, etc. Mande encher novamente e cuide para deixar no mesmo nível do primeiro enchimento.
Agora ficou fácil: veja quantos litros gastou (não despreze as frações) e quantos quilometros rodou. Divida a quilometragem rodada pelos litros consumidos e terá o resultado exato!
Outra coisa: calibre os pneus sempre!
Boa sorte . . .


Muito bem explicado pelo Prof. Pretto. Esse é o procedimento correto para medir o consumo médio. ´Lembrando que quanto mais vc andar com um tanque de combustivel, mais exata será a medida. Ou seja, o Pretto falou para rodar uns 50 kms, se puder, rode uns 100kms.

Abraço!


Humberto Ferracin
CBX750F 86
Cuiabá - MT

Avatar do usuário
alessandro
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 206
Registrado em: 14 Fev 2010 23:03
Localização: Três Lagoas - MS

Re: Roda - conjunto caixa de engrenagem velocimetro

Mensagempor alessandro » 19 Fev 2010 10:29

Vocês devem estar me achando doido, mas fiz isso. O posto é mesmo, a mesma bomba. A moto não cheira gasolina, acho que só o normal. E fui pelo odometro mesmo. Eu falo que o marcador do combustível esta certo porque quando ele marcou reserva, realmente deu reserva. É por isso que perguntei do conjunto do velocímetro na roda que eu troquei, será que andou mais e ele marcou menos? Eu realmente acho que ele está certo, até porque a moto teria que ter feito pelo menos o dobro disso e não andei tanto assim.


Cbx 750 Indy 90/90

Avatar do usuário
Arlindo Maestrelli
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 467
Registrado em: 23 Nov 2008 21:47
Moto Atual: patinete eletrico
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: Roda - conjunto caixa de engrenagem velocimetro

Mensagempor Arlindo Maestrelli » 19 Fev 2010 13:37

Irmão , acredito que este motorzão que esta instalado na sua Indy, e´um veoitão envenenado, com carburação quadrijet e preparado para arrancada.

Abrs


Coincidências não existem.................tudo obra do destino

Avatar do usuário
alessandro
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 206
Registrado em: 14 Fev 2010 23:03
Localização: Três Lagoas - MS

Re: Roda - conjunto caixa de engrenagem velocimetro

Mensagempor alessandro » 19 Fev 2010 15:51

Parece mesmo. kkkkkkkkkkk
A mecanico vai tirar os carburadores e fazer uma limpeza, talvez estejam sujos, ver agulha e gicle. Vamos ver se isso mesmo


Cbx 750 Indy 90/90

Avatar do usuário
Sergio Pretto
Campeão dedos ligeiros
Campeão dedos ligeiros
Mensagens: 5071
Registrado em: 17 Set 2005 19:00
Localização: Cajamar/SP
Contato:

Re: Roda - conjunto caixa de engrenagem velocimetro

Mensagempor Sergio Pretto » 20 Fev 2010 00:11

Grande Humberto, eu disse para ele andar "só uns 50 kms" para não acabar a gasolina, visto que a Galo dele está "comendo" combustível, hehehehehehe. Mas vc está certíssimo: quanto mais andarmos, mais fiel será a medição.
Abração.


Alessandro, não esqueça de nos atualizar sobre esse estranho problema, OK!
Boa sorte.


P R E T T O
GALO, e é só para desfilar mesmo !!!

Edison Mello
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 404
Registrado em: 20 Mai 2005 15:46
Moto Atual: Indy/94
Localização: SP/Região Oeste

Re: Roda - conjunto caixa de engrenagem velocimetro

Mensagempor Edison Mello » 20 Fev 2010 12:47

Alessandro,

Também não esqueça para pedir ao mecânico verificar o estado das velas (trocou quando
comprou ?) e do filtro de ar. Como já disseram relate os acontecimentos do consumo da
tua moto. Abs.



Avatar do usuário
alessandro
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 206
Registrado em: 14 Fev 2010 23:03
Localização: Três Lagoas - MS

Re: Roda - conjunto caixa de engrenagem velocimetro

Mensagempor alessandro » 20 Fev 2010 21:52

Blz Edison.
Não troquei nem as velas nem o filtro. O filtro aliás acho que tá no hora mesmo.
O mecanico ia ver na sexta mas acabou que ele não tinha terminado um outro trabalho - estava montando o motor de uma CB 500 - e eu não queria que visse a minha galo na correria. Vou levar segunda. Um outro ponto que não mencionei é que quando ando com a galo às vezes ocorre uma condensação exterior no carburador, ponho a mão nele e apesar da moto estar quente ele está bem fresco. Me falaram que isso é bom sinal, que está tudo certo. É verdade isso ? Nas galos de vcs isso ocorre ?


Cbx 750 Indy 90/90

Avatar do usuário
alessandro
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 206
Registrado em: 14 Fev 2010 23:03
Localização: Três Lagoas - MS

Re: Roda - conjunto caixa de engrenagem velocimetro

Mensagempor alessandro » 20 Fev 2010 21:54

Ia me esquecendo. Vcs então acham que a questão do multiplicador/desmultiplicador (não sei o nome correto) que eu coloquei da Twister na roda dianteiro não tem nenhuma interferência, conforme eu tinha relatado no inicio ?


Cbx 750 Indy 90/90

Avatar do usuário
Humberto_750_Cbá
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 891
Registrado em: 05 Abr 2005 10:40
Localização: Cuiabá - MT

Re: Roda - conjunto caixa de engrenagem velocimetro

Mensagempor Humberto_750_Cbá » 21 Fev 2010 17:16

alessandro escreveu:Ia me esquecendo. Vcs então acham que a questão do multiplicador/desmultiplicador (não sei o nome correto) que eu coloquei da Twister na roda dianteiro não tem nenhuma interferência, conforme eu tinha relatado no inicio ?

Alessandro, a engrenagem do velocímetro pode causar uma medida errada de distancia no velocimetro mas, assim como eu, acho que os demais amigos galeiros estão estranhando o tamanho da diferença ( o quanto ela está gastando).
Bom, para te ajudar, segundo o catálogo de peças da Indy, a engrenagem do velocímetro (que fica na roda dianteira) tem 25 dentes. Retire e conte.
O código da peça é: 44806-MC7-771 - ENGRENAGEM, VELOCÍMETRO (25D).


Humberto Ferracin

CBX750F 86

Cuiabá - MT

Avatar do usuário
alessandro
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 206
Registrado em: 14 Fev 2010 23:03
Localização: Três Lagoas - MS

Re: Roda - conjunto caixa de engrenagem velocimetro

Mensagempor alessandro » 04 Mar 2010 23:38

Somente para informar, minha Indy esteve esta semana no mecanico para limpar os carburadores. Quando foram abertos, estavam muito sujos, foram deixados em banho para uma melhor limpeza, uma bóia estava baixa, os gicles e agulas estavam ok. Amanhã vou pegar a máquina, estou com saudades já, e ver como ficou principalmente em relação ao consumo e depois coloco como ficou.

abraços galeiros


Cbx 750 Indy 90/90

Avatar do usuário
alessandro
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 206
Registrado em: 14 Fev 2010 23:03
Localização: Três Lagoas - MS

Re: Roda - conjunto caixa de engrenagem velocimetro

Mensagempor alessandro » 06 Mar 2010 22:12

Estou com a minha Indy (que saudades que estava dela). Completei o tanque e vou andar, depois falo como ficou. Só para informar, a engrenagem do velocimetro que vai na roda, serve a da Twister, que a minha dúvida original. Vou colocar esta informação no tópico COMPATIBILIDADE DE PEÇAS.


Cbx 750 Indy 90/90


Voltar para “Quadro, rodas, freios, pneus e outros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 52 visitantes