flavio escreveu:prezado maia
Será um prazer esclarecer suas dúvidas.
o interruptor é do tipo simples , que se compra em qualquer auto-elétrica.
A fiação também deve ser da mesma bitola do original , um metro é mais que suficiente.
segue abaixo passo a passo da instalação:
1) certifique-se que o problema é realmente do interruptor do neutro. verifique se a lâmpada no painel está ok,se a fiação não está cortada ,se o fusível da ignição está ok. No meu caso, eu segui o raciocínio de que o interruptor da minha moto estava ruim, e ora funcionava e ora não. Então decidi substituí-lo.
O que eu fiz foi o seguinte: cortei os dois fios do interruptor ( sendo um é da luz do neutro e o outro é da luz do top ( vermelha) só que eu não sabia qual era um e qual era outro), coloquei a chave na ignição na posição on ( acendeu somente a luz vermelha), daí fiz contato dos fios, um por vez, com a carcaça do alternador e verifiquei qual dos fios acendia a luz verde,beleza .
2) faça uma emenda com conectores nesse fio da luz verde, e leve até o interruptor que vc comprou, do interruptor vc liga no neutro da bateria.
3) toda vez antes de ligar a moto , vc aciona o interruptor , e acende a luz verde no painel.
Ligada a moto, desligue o interruptor, ai é só alegria.
4) O meu interruptor eu fixei na lateral direita da moto, no parafuso que prende a carenagem lateral traseira , próximo do reservatório de óleo de freio. Fiz uma chapinha com dois furos, sendo um para o interruptor e o outro para prender a peça na galo. Assim , na posição sentado , eu tenho acesso fácil ao interruptor.
5) Esse sistema , quando desligado, não permite o funcionamento do motor de arranque,dificultando o roubo da moto, mesmo com ligação direta, malandro nenhum dá partida nessa moto.
6) Os inconvenientes são dois : vc fica sem a luz de neutro ( quando a moto está em neutro), e fica sem a luz do top. Para mim não significa nada, mas pode ser que outras pessoas dêem mais importância a esses itens.
Um abraço
Amigo Flávio, Bom Dia!
Obrigado por sua resposta!!!!!!
Achei interessante o sistema que vc bolou, mas o problema continua, ou seja, ao passar pela posição do neutro ou 6ª marcha a luz continua apagada, não é?
Então, desculpe-me por minha ignorância, pois não entendo nada de parte elétrica, qual é a real função do interruptor alternativo que vc instalou?
Pelo que entendí ele está bem funcional e em local estratégico servindo como segredo anti-furto?
Parabéns pela criatividade e deixo aqui minha admiração pelo raciocínio inteligente e prático, que eu jamais conseguirira desenvolver!!!!!!!!
Um grande abraço para vc,
Tim Maia