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4x1 estoura a parte de cima do motor?
- Eduardo NC
- CBX 750 extreme
- Mensagens: 1267
- Registrado em: 31 Out 2005 01:58
- Moto Atual: CBX 750 Indy 1992
- Localização: Natal/RN
- Contato:
- Véio Mussa
- El matador
- Mensagens: 4928
- Registrado em: 19 Ago 2006 21:08
Pessoal, lí tudo que foi postado neste tópico e vou dar meu pitaco.
Escapamento direto, sem nenhum abafador, diminui a vida útil do motor sim, e resumindo tudo por um único motivo.
É que a velocidade com que a mistura ar/combustível passa pelo motor e tão grande que ela se torna abrasiva, desgastando aos poucos principalmente as válvulas e os pistões, muito embora seja pouco perceptível.
O principio é o mesmo utilizado nas máquinas que cortam aço utilizando um simples jato de água de alta pressão e velocidade, as moléculas passam tão rápido pelo material que fazem o papel de uma serra.
Portanto o ideal para reduzir um pouco esse desgaste é utilizar em primeiro lugar um sistema de escapamento de boa qualidade e que seja dimensionado.
Dimensionado, falando sem muita teoria, é que o escapamento permita que os gases provocados pela explosão da mistura ar/combustível de cada cilindro, cheguem na saída separadamente e não superpostos.
Na realidade um escapamento perfeitamente dimensionado, além disso deveria fazer com que o som de cada explosão dos cilindros chegasse a saída também separadamente, ou seja tem que haver ressonância. Num motor Pulso-Jato, que é o motor mais simples que existe, se não hover ressonância, o motor simplesmente não funciona.
Para isso três caminhos, ou se utiliza um escapamento em que os canos sejam todos do mesmo tamanho e dimensões (num 4X1 é praticamente impossível), ou se usa as curvas do escapamento com dimensões diferentes ou o mais fácil, se usa um abafador (não necessariamente um silencioso), to tipo garrafa, para compensar em parte o problema, pois dentro da garrafa ocorre uma mistura dos gases e mesmo que não cheguem perfeitamente separados a resistência de saída diminue consideravelmente em relação a um cano reto.
Para saber se o escapamento está relativamente dimensionado, basta ouvir com atenção o som do motor numa subida utilizando uma marcha de menos força (5ª ou 6ª) e deixar o motor apanhar um pouco. Se ao tentar aumentar a velocidade, sem reduzir marchas, você ouvir um dos pistões com som diferente, é porque seu escapamento não está bem dimensionado.
No entanto para construir um escapamento que seja perfeito, e que apresente esse resultado, é muito, mas muito difícil, pois necessitaria ser fabricado individualmente, a exemplo da F-1.
Esse efeito é especialmente notado em motores de altas rotações, pela pequeno espaço entre a saída de gases entre os cilindros.
Teria também que se falar um pouco mais em ressonância, que também influencia muito, mas aí é outro assunto.
Falo isso porque essa engenharia toda é muito utilizada no aeromodelismo, meu outro hobie, onde
simplesmente em função de pequenas alterações no comprimento e dimensões do escapamento se consegue ganhos de até 20% em potência e giro dos motores, que a exemplo de nossas galos são motores que funcionam em altas rotações.
Espero ter colaborado.
Abraço
PS: O meu escapamento é um 4X1 com abafador tipo garrafa e que se dane o desgaste....heheheheh
Escapamento direto, sem nenhum abafador, diminui a vida útil do motor sim, e resumindo tudo por um único motivo.
É que a velocidade com que a mistura ar/combustível passa pelo motor e tão grande que ela se torna abrasiva, desgastando aos poucos principalmente as válvulas e os pistões, muito embora seja pouco perceptível.
O principio é o mesmo utilizado nas máquinas que cortam aço utilizando um simples jato de água de alta pressão e velocidade, as moléculas passam tão rápido pelo material que fazem o papel de uma serra.
Portanto o ideal para reduzir um pouco esse desgaste é utilizar em primeiro lugar um sistema de escapamento de boa qualidade e que seja dimensionado.
Dimensionado, falando sem muita teoria, é que o escapamento permita que os gases provocados pela explosão da mistura ar/combustível de cada cilindro, cheguem na saída separadamente e não superpostos.
Na realidade um escapamento perfeitamente dimensionado, além disso deveria fazer com que o som de cada explosão dos cilindros chegasse a saída também separadamente, ou seja tem que haver ressonância. Num motor Pulso-Jato, que é o motor mais simples que existe, se não hover ressonância, o motor simplesmente não funciona.
Para isso três caminhos, ou se utiliza um escapamento em que os canos sejam todos do mesmo tamanho e dimensões (num 4X1 é praticamente impossível), ou se usa as curvas do escapamento com dimensões diferentes ou o mais fácil, se usa um abafador (não necessariamente um silencioso), to tipo garrafa, para compensar em parte o problema, pois dentro da garrafa ocorre uma mistura dos gases e mesmo que não cheguem perfeitamente separados a resistência de saída diminue consideravelmente em relação a um cano reto.
Para saber se o escapamento está relativamente dimensionado, basta ouvir com atenção o som do motor numa subida utilizando uma marcha de menos força (5ª ou 6ª) e deixar o motor apanhar um pouco. Se ao tentar aumentar a velocidade, sem reduzir marchas, você ouvir um dos pistões com som diferente, é porque seu escapamento não está bem dimensionado.
No entanto para construir um escapamento que seja perfeito, e que apresente esse resultado, é muito, mas muito difícil, pois necessitaria ser fabricado individualmente, a exemplo da F-1.
Esse efeito é especialmente notado em motores de altas rotações, pela pequeno espaço entre a saída de gases entre os cilindros.
Teria também que se falar um pouco mais em ressonância, que também influencia muito, mas aí é outro assunto.
Falo isso porque essa engenharia toda é muito utilizada no aeromodelismo, meu outro hobie, onde
simplesmente em função de pequenas alterações no comprimento e dimensões do escapamento se consegue ganhos de até 20% em potência e giro dos motores, que a exemplo de nossas galos são motores que funcionam em altas rotações.
Espero ter colaborado.
Abraço
PS: O meu escapamento é um 4X1 com abafador tipo garrafa e que se dane o desgaste....heheheheh
Editado pela última vez por Véio Mussa em 25 Jun 2007 11:41, em um total de 4 vezes.
- ricardo7galo
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- Registrado em: 11 Jan 2007 16:54
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- Vitaum
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Esse Véio sabe tudo. Só envenenando os motores dos aviõeszinhos. O cara até turbina já fez. É mole????
Vitaum
Agora com uma GSX 1300R Hayabusa 2005, mas ainda GALEIRO.....HEHEHEHE....
A última foi uma BLACK 86 - RC179000622
Viva, como se fosse o último dia de sua vida e aprenda tudo, como se fosse viver eternamente.
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- Véio Mussa
- El matador
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- Registrado em: 19 Ago 2006 21:08
- hudson colombo
- CBX 750 extreme
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- Registrado em: 13 Jun 2006 11:23
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bem... como dizem... vai desgastar um pouco mais as válvulas, os pistóes mas nada que se exploda o motor !!!
eu uso um 4X1 na minha já ha 2 anos e não me arrependo... prefiro ter que trocar as válvulas doque tomar fechadas na cidade....
abrx
eu uso um 4X1 na minha já ha 2 anos e não me arrependo... prefiro ter que trocar as válvulas doque tomar fechadas na cidade....
abrx
HUDSON COLOMBO - GALEIRO PRA SEMPRE !
CBX 750 F ANO 86/87 Nº DE FABRICAÇÃO 0074 !!!
QUANTA ALEGRIA COM ESSA TURMA !!!
CBX 750 F ANO 86/87 Nº DE FABRICAÇÃO 0074 !!!
QUANTA ALEGRIA COM ESSA TURMA !!!
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