Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Reformas e restaurações de nossas rainhas e também dicas de manutenção e equipamentos que você mesmo pode fazer ou criar, sem se utilizar de manuais ou muito conhecimento técnico
BATISTA
Já faço as curvas deitado
Já faço as curvas deitado
Mensagens: 166
Registrado em: 30 Mar 2005 20:51
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor BATISTA » 03 Nov 2009 12:18

Mussoi escreveu:Batista....
Além do que o Luiz falou, eu posso estar enganado, mas acho que tenho uma notícia que você não vai gostar muito...

Esse óleo preto que saiu de uma das bengalas, não é por culpa de algum mecânico. É sim, porque tem algo errado nela...

Muito provavelmente uma daquelas arroelas de 0,2mm de espessura(acho que o nome correto é "anél pistão" tenha se partido e os pedaços estão raspando e desgastando o "tubo de assento da mola", que é de alumínio...

Essa cor escura do óleo é típica de limalhas de alumínio....

Se por acaso, você ainda tiver o óleo que saiu preto guardado, deverá ver que no fundo do recipiente existirão resíduos depositados que viram praticamente uma pasta. Se você molhar seu dedos nesse depósito e esfregar, verá que se trata de limálhas bem finas e o quanto são abrasivas ...

Se eu fosse você desmontava ou mandava desmontar essa bengala e dar uma conferida, porque essas limálhas são abrasivas e acabam com danificar todas as peças internas da suspensão, em especial o limitador de óleo, a bucha de bronze e os retentores....OK

Sinto muito, mas quase 100% de certeza que você tem esse probleminha.....
Abraço


Olá Mussoi,
O óleo preto que tava na bengala não é pastoso, nem tem resíduos de limalha de ferro. Certamente, é óleo velho mesmo. Lembro que há uns dois anos levei a moto em um mecanico para trocar o retentor de uma das canelas. Ele deve ter trocado e colocado óleo novo apenas na respectiva canela.
A suspensão tá bem macia e um pouco mais alta que antes.
Abços,


BATISTA RJ
CBX 750 INDY 1994 'MARYLU"
BOULEVARD 1500 2007 PRETA "WALQUIRIA"

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor Véio Mussa » 03 Nov 2009 17:08

O Luiz ....
Sacanagem cara....vai ter gente que vai acreditar nessas brincadeiras que você escreveu....você vai ser o responsável....huahuahuahua



Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor Véio Mussa » 03 Nov 2009 17:30

BATISTA escreveu:Olá Mussoi,
O óleo preto que tava na bengala não é pastoso, nem tem resíduos de limalha de ferro. Certamente, é óleo velho mesmo. Lembro que há uns dois anos levei a moto em um mecanico para trocar o retentor de uma das canelas. Ele deve ter trocado e colocado óleo novo apenas na respectiva canela.
A suspensão tá bem macia e um pouco mais alta que antes.
Abços,


Batista....
Se não tiver nada melhor, mas as limalhas a que me referí, não são limalhas de ferro, são resíduos de alumínio, os mesmos que você pode ver quando lixa uma peça de alumínio com uma lixa bem fina e passa a mão sobre a peça...é praticamente um pó que se mistura no óleo dando uma coloração escura a ele...

PS: O óleo das bengadas deve ser trocado pelo menos uma vez por ano,ou a cada 10.000 Km...vale lembrar também que na suspensão além do óleo, para ganhar em eficiência, vai uma pouco de ar (0 a 6 psi), dependendo do gosto de cada piloto. Se quiser colocar ar, não é possível de ser feito atravéz da utilização de ar comprimido, pois de passar de 6 psi, a suspensão é danificada....um macete é utilizar uma bomba de bicicleta com manômetro acoplado ou então o mais simples....basta colocar a moto no cavalete central e suspender a roda dianteira para que as bengalas fiquem totalmente estendidas...a seguir apertar as válvulas para que o ar entre nelas ou seja espelido, caso tinha pressão em excesso causado pelos vapores de óleo velho em decomposição.
Ao baixar novamente a moto, dentro das bengalas ficará algo em torno de 2 a 3 psi de pressão...essa calibragem ajuda muito no desenpenho, principalmente nas curvas e também na durabilidade das molas....valeu

Eu só estou tentando ajudar...quem quiser seguir os conselhos, aí estão eles, quem for contra, tudo bem...

Abraço



Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor Véio Mussa » 03 Nov 2009 20:19

Luiz...
Como falei é a gosto do piloto....eu que moro numa região de muitas serras e curvas já prefiro um meio termo....hehehehe

Luiz Carlos escreveu:PS: Faço isso quando elá está em posição de marcha (sem nenhum apoio) e ainda montado nela. Esse procedimento deve baixar um pouquinho, a suspensão.


Agora...se você não estava brincando e realmente faz isso, você não tem nem 0(zero) de pressão na suspensão, você deve ter é pressão negativa nela, vácuo......

Abraço



Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor Véio Mussa » 04 Nov 2009 10:46

Luiz.....
Só lembrando que a a tua barriga, como a minha, deve estar aumentando...consequentemente o vácuo também.....
huahuahuahuahuaha



Avatar do usuário
Alci Costa
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Mensagens: 2175
Registrado em: 18 Jul 2007 09:34
Moto Atual: CBX 750F Indy 93
Localização: Londrina - PR
Contato:

Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor Alci Costa » 14 Mai 2010 11:30

giulliano escreveu:a minha vasa oleo q num para mais,ja troquei retentores trez vezes e dois dias depois começa a vasar o oleo de novo ate esvaziar tudo!!!alguem tem duas bengalas de galo nacional pra me vender ai??abraço e valeu turma
Amigo a solução deve ser a troca mesmo das bengalas, mas sem querer desanimá-lo sao peças que nao senmecontram mais na HONDA . Tem um amigo que me ofereceu uma bengala zero e uma usada, vou entrar em contato com ele e te falo.
Abraços.


"Sozinho você pode ir mais rápido; mas juntos, podemos ir mais longe!!!!"

Avatar do usuário
Alex Red
Administrador
Administrador
Mensagens: 7017
Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor Alex Red » 14 Mai 2010 14:11

E giulliano, já deu uma olhada em classificados peças ?????

viewtopic.php?f=19&t=7947


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

Avatar do usuário
Alex Red
Administrador
Administrador
Mensagens: 7017
Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor Alex Red » 16 Mai 2010 02:05

Sim da para cromar de novo, já fiz isso na minha moto, mas não é cromo normal,
chama-se cromo-duro, tem que procurar ai na tua cidade quem faz esse serviço
e se for bem feito, fica melhor que o original, na epoca paguei 400,00 pelo
serviço :wink:


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

Avatar do usuário
ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 334
Registrado em: 27 Dez 2010 16:26
Localização: Mauá - SP
Contato:

Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor ciberdek » 27 Jan 2011 12:50

Véio Mussa escreveu:PS: O óleo das bengadas deve ser trocado pelo menos uma vez por ano,ou a cada 10.000 Km...vale lembrar também que na suspensão além do óleo, para ganhar em eficiência, vai uma pouco de ar (0 a 6 psi), dependendo do gosto de cada piloto. Se quiser colocar ar, não é possível de ser feito atravéz da utilização de ar comprimido, pois de passar de 6 psi, a suspensão é danificada....um macete é utilizar uma bomba de bicicleta com manômetro acoplado ou então o mais simples....basta colocar a moto no cavalete central e suspender a roda dianteira para que as bengalas fiquem totalmente estendidas...a seguir apertar as válvulas para que o ar entre nelas ou seja espelido, caso tinha pressão em excesso causado pelos vapores de óleo velho em decomposição.
Ao baixar novamente a moto, dentro das bengalas ficará algo em torno de 2 a 3 psi de pressão...essa calibragem ajuda muito no desenpenho, principalmente nas curvas e também na durabilidade das molas....valeu
Abraço



Essa eu vou fazer esse fim de semana, ja que a suspensão traseira eu calibrei esses dias.


Sempre fui Galeiro. Mesmo antes de ter Galo. Quando comprei a moto, isso apenas ficou mais evidente. CBX 750 INDY ANO 90

Jorge Caneschi
Sou novo aqui
Sou novo aqui
Mensagens: 4
Registrado em: 09 Jan 2019 11:14
Moto Atual: CBX 750 F Hollywood 1987
Contato:

Re: Dúvida sobre a posição da mola do garfo dianteiro

Mensagempor Jorge Caneschi » 07 Mar 2019 09:48

Alex Red escreveu:bom só para reafirmar, confirmei no ''pai dos burros'', manual do proprietário,pág 64
amortecedor direito :366cm3
amortecedor esquerdo : 376cm3


Bom dia, muito boa o dialogo a respeito da suspenção da sete galo. Eu adquiri uma sete galo recentemente, e estou achando a suspensão dianteira muito macia ou mole demais, eu consultei o último mecânico que fez a revisão nela, quando era ainda do antigo proprietário, ele disse que tinha trocado o óleo recentemente, colocou o óleo 10 w e recomenda trocar para o 15 w que a suspensão vai ficar mais firme. Alguém já fez isso? Procede a susgestão do mecânico?
Em tempo alguém sabe o porque da suspensão esquerda gastar 10 cm3 a mais que a direita? Obrigado.


CBX 750 F 1987 Hollywood
XLX 350 R 1987
XL 250 R 1983
Goldwing GL 1200 Interstate 1985


Voltar para “Reformas , Restaurações e Faça você mesmo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 32 visitantes