Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Informações sobre modificações da CBX, customizações, pinturas, venenos, etc, da CBX750.
Avatar do usuário
odair
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 609
Registrado em: 18 Ago 2005 02:02
Localização: Jundiaí-SP
Contato:

Mensagempor odair » 02 Jun 2007 16:24

Andrei-PP escreveu:E aí pessoal...
Acho que ficou bem claro pra todos que se você diminuir a coroa ou aumentar o pinhão, vai ter o motor mais solto e perder um pouco nas saídas.
Mas fiquei com uma grande dúvida: Afinal, qual a velocidade da 7 galo à 5.000 giros?
Pergunto isso porque na minha Falcon eu troquei a relação por uma coroa menor (da XLX) e à 5000 RPM ela chega aos mesmos 110 km que as galos do Vitaum e do Odair. Está certo isso???
Apenas como observação: A moto ficou muito boa na estrada, inclusive com um consumo bem melhor. Porém, na cidade, principalmente nas saídas, fica visível o esforço maior da embreagem.


Fala Andrei,beleza!

A velocidade de +ou- 112 km é com a coroa original pois com a coroa de 40 dentes da cb500 a velocidade aumentou para +ou- 125 km a 5000 rpm
A sua observação está correta!

Abraço


Eu preciso voar p/ viver!
-COGUMELO AZUL
-CBX 750 87 hollywood
-TITANZINHA 125
Não sou uma pessoa equilibrada, pois respeito a lei da gravidade!

Avatar do usuário
Parada
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Mensagens: 2392
Registrado em: 03 Abr 2006 22:18
Localização: Mongaguá - SP
Contato:

Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor Parada » 17 Ago 2008 20:54

pra utilização da coroa da cb500 (que é o meu caso), além da coroa, coloquei a corrente da cb500 e dei um leve passe no pinhão para caber certinho na corrente....voalá, fica perfeito!!!hehehe

Abs


7 Galo - Hollywood - Tudo de bom!!! PIOR DO QUE TER INIMIGOS VERDADEIROS É TER AMIGOS FALSOS!!! Mensagens importantes favor enviar email para: artur-parada@prodesan.com.br ou naparada7galo@gmail.com!!!
Acessem: www.youtube.com/user/naparada7galo

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor Véio Mussa » 17 Ago 2008 21:41

Pessoal....
Antes de mais nada, que eu saiba e me lembre, não existe essa negócio de trocar só a corrente, só o pinhão ou só a coroa.
Em caso de troca de qualquer um dos componentes, os outros também tem que ser substituídos.
Uma corrente usada não casa perfeitamente com uma coroa ou pinhão novo e vice-versa, em função do desgaste natural.
Vamos nos lembrar que relação é um item de extrema segurança e que pode ocasionar sérios acidentes.
Mas como sempre digo, cada um, cada um......
Abraço



Avatar do usuário
danilemao
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 445
Registrado em: 27 Ago 2007 15:17
Localização: Indaiatuba-SP

Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor danilemao » 18 Ago 2008 09:23

Concordo plenamente.Caso haja troca, deve-se fazer do conjunto completo.


Galeiro solitario

Avatar do usuário
nelson moreira
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 683
Registrado em: 13 Out 2006 23:42
Localização: São Paulo - SP

Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor nelson moreira » 18 Ago 2008 21:09

voces tem toda a razão, mas também fiz como o Parada, nada como a coroa da CB 500, já a uso por 2 anos , porem gostaria de experimentar a da CBR 1000, mas tom com medo de não ficar tão legal, e ai lá vai dim dim, e este não tá para isso. hehehe


DINHEIRO NÃO É PROBLEMA.
PROBLEMA É NÃO TER DINHEIRO

hatotal
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1757
Registrado em: 11 Jul 2006 12:46
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor hatotal » 18 Ago 2008 22:02

nelson moreira escreveu:voces tem toda a razão, mas também fiz como o Parada, nada como a coroa da CB 500, já a uso por 2 anos , porem gostaria de experimentar a da CBR 1000, mas tom com medo de não ficar tão legal, e ai lá vai dim dim, e este não tá para isso. hehehe


vc esta com roda TL ?
vc trocou toda a relaçao pela da 500?
vc achou que ela ficou muito fraca na arrancada ?


EU ADORO ESTE FORUM

ESTOU AO VIVO AKI COM WEB CAM http://pt-br.justin.tv/hatatotal#/w/477384896

hatotal
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1757
Registrado em: 11 Jul 2006 12:46
Localização: Rio de Janeiro - RJ
Contato:

Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor hatotal » 19 Ago 2008 19:51

Gostei muito de sua pesquisa e mais ainda destas.
2 - Coroa c/ 43 dentes (CBR 1000F)+ pinhão 16 dentes (original) = relação de.......2.687
5 - Coroa c/ 45 dentes (original) + pinhão 17 dentes (CBR 1100XX) = relação de.... 2.647

Por não ter diferença de espessura, estou com o pinhão da minha fora e vou na loja comparar depois eu coloco aki.
Editado pela última vez por hatotal em 21 Ago 2008 02:51, em um total de 1 vez.


EU ADORO ESTE FORUM

ESTOU AO VIVO AKI COM WEB CAM http://pt-br.justin.tv/hatatotal#/w/477384896

Avatar do usuário
Aurélio Tinto
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 55
Registrado em: 29 Mai 2008 23:17
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor Aurélio Tinto » 21 Ago 2008 01:03

Luiz Carlos escreveu:P/ matar a minha curiosidade e também a curiosidade de alguns galeiros, interessados no assunto, fui hoje na CORCOPIN, uma loja especializada em correntes, coroa e pinhão p/ motos, na R. Gal. Osório, e depois uma boa conversa c/ o Toninho, vendedor da loja, obtive a seguinte informação:

1 - Coroa c/ 45 dentes (original) + pinhão 16 dentes (original) = relação de..........2.812
2 - Coroa c/ 43 dentes (CBR 1000F)+ pinhão 16 dentes (original) = relação de.......2.687
3 - Coroa c/ 40 dentes (CB 500) + pinhão 16 dentes (original) = relação de...........2.500
4 - Coroa c/ 38 dentes (CB 750K) + pinhão 16 dentes (original) = relação de.........2.375
5 - Coroa c/ 45 dentes (original) + pinhão 17 dentes (CBR 1100XX) = relação de.... 2.647
6 - Coroa c/ 43 dentes (CBR 1000F) + pinhão 17 dentes (CBR 1100XX) = relação de..2.529

Reparem que os ítens 2 e 5 e 3 e 6, têm entre sí, como resultado, uma relação equivalente.

Obs: De todas essas coroas descritas acima, somente a de 40 dentes (CB 500) possui espessura menor que a original das galos. Todas as outras têm a mesma espessura e o mesmo passo, segundo o Toninho.

A única dúvida que ficou foi "se o pinhão de 17 dentes serve realmente nas nossas galos". Se alguém daqui já experimentou, por favor, informe o resultado.
P/ quem tiver interesse em adquirí-lo, seu custo é de R$ 70,00 e o tel da loja é 11 32221657/2808
E-mail: corcopin@uol.com.br



Senhores,
Pelo o que podemos ver a relação da CB 500 não muda nada das nossas gaolos.

ex: coroa 40 dentes dividido por pinhão 16 dentes = 2,500
a relação da galo original é pinhão 18 dentes e coroa 45 dentes.
teremos: coroa 45 dentes dividido por pinhão 18 dentes = 2,500

Vou postar


Marco Aurélio
CBX 750F 90 AZUL NEON!!!

Avatar do usuário
Aurélio Tinto
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 55
Registrado em: 29 Mai 2008 23:17
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor Aurélio Tinto » 21 Ago 2008 01:23

Acho que a maioria aqui já andou de montain bike certo.
Vamos considerar em uma montain bike - coroa (bike) seria o pinhão (moto) e a catraca (bike) coroa moto.
Numa Bike, quando menor coroa e maior Catraca, teremos menos força e menos velocidade, pedalamos muito e a velocidade nada, que seria em uma moto alta rotação sem forçar e menos velocidade.
Agora ainda na bike, maior coroa e menor catraca, teremos que fazer mais força para pedalar e arrancada lenta, mas no final, pedalamos menos com maior velocidade, na moto menor rotação com maior velocidade.

Então em relação as motos
Pinhão menor - menos força (motor) X Coroa maior menos força (motor) = Maior Rotação
Pinhão maior - mais força (motor) X Coroa menor - mais Força (motor) = Menor Rotação.

Minha Galo o pinhão é 18 Dentes e Coroa 45 Dentes.
A 120 KM a Rotação está em 5000 Giros.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


Para quem quer mudar, acho que a melhor opção seria;
Pinhão 18 dentes original e coroa 43 dentes da CBR 1000, teremos 2,388


Marco Aurélio
CBX 750F 90 AZUL NEON!!!

Avatar do usuário
Aurélio Tinto
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 55
Registrado em: 29 Mai 2008 23:17
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor Aurélio Tinto » 21 Ago 2008 01:34

Se alguem não entender o que postei acima, segue;

1 Foto - Foto do pinhão item 18
2 Foto - Foto para ler o Item 18 - informa o n.º dos dentes do pinhão
3 Foto - Foto da coroa item 1
4 foto - Foto para ler Item 1 - Coroa com 45 Dentes.

Fotos Tiradas do Catalogo de peças da CBX 750 F

Espero ter ajudado a todos os irmãos Galeiros.
Abraços.


Marco Aurélio
CBX 750F 90 AZUL NEON!!!

Avatar do usuário
Rafael Freitas
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 600
Registrado em: 26 Abr 2006 22:39
Localização: Florianópolis-SC
Contato:

Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor Rafael Freitas » 21 Ago 2008 13:04

Aurélio Tinto escreveu:Se alguem não entender o que postei acima, segue;

1 Foto - Foto do pinhão item 18
2 Foto - Foto para ler o Item 18 - informa o n.º dos dentes do pinhão
3 Foto - Foto da coroa item 1
4 foto - Foto para ler Item 1 - Coroa com 45 Dentes.

Fotos Tiradas do Catalogo de peças da CBX 750 F

Espero ter ajudado a todos os irmãos Galeiros.
Abraços.



blz aurelio o pinhao da galo é 16 e nao 18

quando o luiz fala "+ pinhão 16 dentes (original) " ele ta se referindo ao pinhao da galo e nao das motos que ele se refere quando fala das coroas

Luiz Carlos escreveu:
P/ matar a minha curiosidade e também a curiosidade de alguns galeiros, interessados no assunto, fui hoje na CORCOPIN, uma loja especializada em correntes, coroa e pinhão p/ motos, na R. Gal. Osório, e depois uma boa conversa c/ o Toninho, vendedor da loja, obtive a seguinte informação:

1 - Coroa c/ 45 dentes (original) + pinhão 16 dentes (original) = relação de..........2.812
2 - Coroa c/ 43 dentes (CBR 1000F)+ pinhão 16 dentes (original) = relação de.......2.687
3 - Coroa c/ 40 dentes (CB 500) + pinhão 16 dentes (original) = relação de...........2.500
4 - Coroa c/ 38 dentes (CB 750K) + pinhão 16 dentes (original) = relação de.........2.375
5 - Coroa c/ 45 dentes (original) + pinhão 17 dentes (CBR 1100XX) = relação de.... 2.647
6 - Coroa c/ 43 dentes (CBR 1000F) + pinhão 17 dentes (CBR 1100XX) = relação de..2.529


"quando posto à prova, ninguem diga:'Estou sendo provado por Deus.' Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém." Portanto, Deus jamais é o causador da perversidade que vemos no mundo ao nosso redor.

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor Véio Mussa » 21 Ago 2008 13:16

Pessoal...
No fundo eu acho que não sei pra que estão querendo alterar uma moto que foi projetada por um grupo de engenheiros e testada por pilotos profissionais para ter o melhor desempenho geral possível....
Coroa menor ou pinhão maior, só vão sevir para rodar em terrenos nivelados, no restante só vai servir pra moto pedir marchas e no final pra desgastar o motor, que vai andar o tempo todo forçado....
Mas repito aqui.....Cada um, cada um....
Abraço



Avatar do usuário
Parada
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Mensagens: 2392
Registrado em: 03 Abr 2006 22:18
Localização: Mongaguá - SP
Contato:

Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor Parada » 21 Ago 2008 14:42

Véio Mousse, no meu caso eu só fiz a alteração por causa da mudança das rodas....se eu mantivesse a relação original aí sim o motor ia pro saco rapidinho!!! Com a alteração das rodas, vc rodando a 120kmh parece que a moto ta esgoelada, pedindo 7ª marcha....só por isso que fiz a alteração, e no meu ponto de vista foi a melhor coisa que fiz!

Abs


7 Galo - Hollywood - Tudo de bom!!! PIOR DO QUE TER INIMIGOS VERDADEIROS É TER AMIGOS FALSOS!!! Mensagens importantes favor enviar email para: artur-parada@prodesan.com.br ou naparada7galo@gmail.com!!!
Acessem: www.youtube.com/user/naparada7galo

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor Véio Mussa » 21 Ago 2008 15:04

Haaaaa... Agora entendi...Realmente colocando uma roda menor tem que trocar a relação pra compensar mesmo....
É a única solução...


PS: Ainda mais que as Holly já não andam nada mesmo porque não tem carenagem....huahuahua



Avatar do usuário
Aurélio Tinto
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 55
Registrado em: 29 Mai 2008 23:17
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Mudança no pinhão da relação para aumentar a velo final!!!

Mensagempor Aurélio Tinto » 21 Ago 2008 15:11

Luiz Carlos escreveu:Veja em "Transmissão >>>redução final".
As informações do Toninho "batem" c/ o meu manual técnico, ou seja, pinhão da galo tem 16 dentes, coroa tem 45 dentes e redução final de 2.812.

Imagem


Aurelio Tinto escreveu:Então em relação as motos
Pinhão menor - menos força (motor) X Coroa maior menos força (motor) = Maior Rotação
Pinhão maior - mais força (motor) X Coroa menor - mais Força (motor) = Menor Rotação.


Pelo meu humilde conhecimento técnico, diria que é ao contrário, ou seja:

Pinhão menor = mais força nas saidas/retomadas e menor velocidade final.
Coroa maior = idem.
Isso deve-se ao fato do motor atingir altas rotãções em curto intervalo de tempo, durante as trocas de marchas.

Pinhão maior = menos força nas saidas/retomadas e maior velocidade final.
Coroa menor = idem.
Isso deve-se ao fato do motor demorar mais tempo p/ atingir altas rotações, considerando que a potência máxima do motor da galo se dá aos 9.500 rpm.



Luiz Carlos tudo Jóia,

Me espressei mal.
Quando disse pinhão menor - menos força, "falei no sentido de forçar o motor" e dei exemplo de uma Bike, pois com o pinhão menor a moto tem mais força nas saidas é claro, mais agilidade e força menos o motor, foi isso que quis dizer.
E quando com pinhão maior - mais força, "falei no sentido que o motor fara mais força, exigirá mais do motor nas saidas" e velocidade final será maior é claro.

Obs: Com relação as coroas, quando falei força, me refiro a forçar o motor tb.

Mas beleza
Agora com relação ao Pinhão original, até eu fiquei curioso, pois o manual da CBX 750 que tenho fala 18 dentes (baixei do site motomatsuo) e o seu manual fala 16, sendo que já consultou especialistas.
Vou Verificar na minha moto, mas me lembro que contei os dentes do Pinhão, sera que errei feio.

abs


Marco Aurélio
CBX 750F 90 AZUL NEON!!!


Voltar para “Modificações”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes