Mensagempor Véio Mussa » 26 Set 2011 23:21
Agora vou acabar de deixar o Demétrio doido...hehehe
Demétrio...
Praa começar a pensar em calcular a relação mais próxima que a original, que é o ideal, o mais importante é saber a circunferência externa do novo pneu que voçê que utilizar.
Sendo assim, para um pneu traseiso:
-A circunferência de um pneu original da galo (novo) 130/80/18, é de 208,98 cm
-A circunferência de um pneu 160/60/17 (acho que é o teu), é de 195,97 cm
-13,01cm ou 6,22% menor
E para um pneu dianteiro:
-A circunferência de um pneu original da galo (novo) 100/90/18, é de 200,18 cm
-A circunferência de um pneu 120/70/170 (acho que é o teu), é de 188,43 cm
-11,75cm ou 5,8% menor
Isso significa dizer que com essa troca, sem memodificar coroa ou pinhão, a cada volta do pneu traseiro você vai rodar 6,22% a menos, ou ainda que para andar a 100Km/h em 6ª marcha seu motor vai ter que dar girar 6,22% a mais...pra ser mais específico, como para andar a 100Km/h numa Galo com pneus e relação originais são necessários 4.000rpm, com esse pneu para manter a mesma velocidade, seu motor estará girando a 4.248,8rpm ou ainda que no final das contas, em condições normais, seu motor vai teu uma vida útil 6,22 % menor, que cá pra nós não é pouco .... hehehehe
Já para a roda dianteira, onde no caso da Galo o velocímentro não é ligado na caixa de marchas como na CBR1000 ou CB 450, a rpm não interessa, seu velocímentro estará marcando 5,8% a mais. Ou seja, sem levar em conta o erro normal da moto para maior, ao invéz de marcar 100Km/h, ele estará mostrando 105,8 Km/h....bom pra você que vai se livrar de multas sem querer...hehehe
Dito isso, para conseguir uma relação de transmissão mais próxima possível da original (pinhã0 16 dentes e coroa 45 dentes), você teria que ter ou um pinhão com 16,995 dentes ou uma coroa com 42,201 dentes.
Como essas medidas não existem, ache um pinhão ou coroa compatível o mais próximo possível disso e seja feliz...
Aliás, aqueles seus pneus carecas estavam equivalentes a um pneu aro 17...HUAHUAHUAHUAHUA...e se você não fosse obrigado a mexer na coroa ou pinhão, você nem iria notar a diferença no torque...ídem para o erro do velocímetro...
Você por acaso não lembra se para manter 100Km/h na sua galo, em 6ª marcha eram necessários +ou- 4.200rpm não?
PS: Pra finalizar, posso estar falando besteira porque não lembro bem e fazendo confusão com o assunto, mas se não e engano o passo da corrente da galo é 530 e da CB 450 é 500, portanto uma coroa de CB 450, não pode ser utilizada com uma corrente original da Galo...
Abraço
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Véio Mussa em 27 Set 2011 01:20, em um total de 3 vezes.