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TL, como fazer?
- Gerson Lopes
- Ninguém me segura
- Mensagens: 496
- Registrado em: 30 Jul 2006 00:21
- Moto Atual: Fat Boy 114/Ninja 1000 SX
- Localização: Lauro de Freitas/BA
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TL, como fazer?
Estou criando este tópico com o intuito de juntar as informações que estão esparramadas em diversos tópicos ou incompletas. Gostaria que os mais experientes (com as traseiras alargadas), como o Adney, Pretto, Parada e outros que nos contassem suas experiência, dando dicas das peças usadas (compatibilidade), alteradas, mecânicos, lojas e preços. Não esqueçam de falar da dianteira também.
Kawasaki Ninja 1000 SX e HD Fat Boy 114
CB600F Hornet(2)-CBX750F Indy-BIZ100-CBX750F-XLX350R-CB450DX(2)-CG125
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- Rafael Freitas
- Me chame de mestre
- Mensagens: 600
- Registrado em: 26 Abr 2006 22:39
- Localização: Florianópolis-SC
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BLZ GERSON AGORA SIM GOSTEI DESSA IDEIA VALEU AMIGO E VAMOS ESPERAR QUE OS ALARGADOS SE MANIFESTEM HEHEHEHEHHE
BRINCADEIRA PESSOAL TL'S FUTURAMENTE TBEM SEREI UM TL MANIACO
BRINCADEIRA PESSOAL TL'S FUTURAMENTE TBEM SEREI UM TL MANIACO
"quando posto à prova, ninguem diga:'Estou sendo provado por Deus.' Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém." Portanto, Deus jamais é o causador da perversidade que vemos no mundo ao nosso redor.
- Sergio Pretto
- Campeão dedos ligeiros
- Mensagens: 5071
- Registrado em: 17 Set 2005 19:00
- Localização: Cajamar/SP
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Essa brincadeira quem começou foi o Adney, pelo menos aqui em Sampa.
Eu fui na onda por ocasião da queda da minha moto, já que teria que reformar mesmo . . . .
O princípio de tudo, é achar uma roda da CBR 1000F (serve de 91 a 95), completa c/ contra-choque e eixo (+ ou - R$ 500,00);
- um pneuzinho Michelin Pilot Road 180x55x17 sai por uns R$ 550,00;
- uma roda dianteira da CBR 450 custa uns R$ 200,00;
- pneuzinho prá ela, Michelin Pilot Sporty 110x80x17, uns R$ 270,00;
Em termos de material, não precisa mais nada, a não ser, é lógico, pintar as rodas, envernizar, balancear, etc, mais uns R$ 300,00;
PS.: muito importante verificar os rolamentos dessas rodas, pois nem sempre estão zerados, né!
O trabalho do mecânico nem deve ser tão difícil assim, mas é muito criterioso e de responsabilidade, pois deve ser um profundo conhecedor de suspensões e manusear solda com perfeição.
Após alargar mecanicamente a balança, terá que fazer um reforço à base de solda. O encaixe da roda traseira fica bem justo mas perfeito, e deve ser alinhado com a coroa e pinhão. O braço da suspensão também deve ser alinhado com a roda colocada.
Por baixo do banco, onde a roda embute quando a moto está rodando, existe umas saliencias de metal da estrutura que deverão ser retiradas (o mecânico faz um corte com serra e acabamento), pois é a única maneira de um pneu 180 encaixar ali, no balanço (sobe e desce) da moto quando essa estiver rodando.
Importante também é colocar um calço no amortecedor, tornando-o mais alto e firme, compensando a troca de uma roda de 18" por uma de 17".
Na roda da frente, quase nada a fazer, só a desmontagem da original e remontagem da nova com os devidos encaixes e alinhamentos habituais.
O paralama frontal fica um pouco esquisito pela troca do aro 18" pelo 17", mas é do gosto de cada um fazer um trabalho nele ou substitui-lo, eu deixei o meu assim mesmo. O custo de tudo isso foi de R$ 680,00 (meu mecânico chama-se Batistinha, tem uma pequena oficina que mexe exclusivamente com reformas e suspensões e é especialista em soldas. O telefone dele é 4587-7871 e está em Jundiaí. Podem ligar diretamente para ele, mas entendam que é uma pessoa muito tímida e repleta de serviço, então poderá parecer "meio zangado", mas é só impressão. Acho que ele se sentiria mais à vontade se o contato fôsse feito através de mim).
Contando que se faça tudo isso acima, dá uns R$ 2.500,00 (nas Blacks fica muito mais barato pois não há necessidade de trocar a roda/pneu da frente).
O resultado estético é maravilhoso, não tem um lugar que a gente páre e que não venha alguém perguntar "o que é aquilo". Os elogios são 100% garantidos . . .
Mas para mim, o melhor resultado foi o prático, a pilotagem ficou imensamente prazeirosa, fiquei muito mais confiante na moto, a resposta nas estradas é de dar inveja, nas manobras nem se fala, enfim, o ganho com a qualidade e segurança da pilotagem é muito grande.
Peço desculpas por não entender quase nada "mesmo" de mecânica, e não poder dar explicações mais técnicas ou detalhadas.
Estou amplamente satisfeito com a minha moto, esse é meu principal testemunho, e gostaria de ver mais amigos-galeiros em suas TLs . . . .
Estou à disposição para ajudá-los !!!
Eu fui na onda por ocasião da queda da minha moto, já que teria que reformar mesmo . . . .
O princípio de tudo, é achar uma roda da CBR 1000F (serve de 91 a 95), completa c/ contra-choque e eixo (+ ou - R$ 500,00);
- um pneuzinho Michelin Pilot Road 180x55x17 sai por uns R$ 550,00;
- uma roda dianteira da CBR 450 custa uns R$ 200,00;
- pneuzinho prá ela, Michelin Pilot Sporty 110x80x17, uns R$ 270,00;
Em termos de material, não precisa mais nada, a não ser, é lógico, pintar as rodas, envernizar, balancear, etc, mais uns R$ 300,00;
PS.: muito importante verificar os rolamentos dessas rodas, pois nem sempre estão zerados, né!
O trabalho do mecânico nem deve ser tão difícil assim, mas é muito criterioso e de responsabilidade, pois deve ser um profundo conhecedor de suspensões e manusear solda com perfeição.
Após alargar mecanicamente a balança, terá que fazer um reforço à base de solda. O encaixe da roda traseira fica bem justo mas perfeito, e deve ser alinhado com a coroa e pinhão. O braço da suspensão também deve ser alinhado com a roda colocada.
Por baixo do banco, onde a roda embute quando a moto está rodando, existe umas saliencias de metal da estrutura que deverão ser retiradas (o mecânico faz um corte com serra e acabamento), pois é a única maneira de um pneu 180 encaixar ali, no balanço (sobe e desce) da moto quando essa estiver rodando.
Importante também é colocar um calço no amortecedor, tornando-o mais alto e firme, compensando a troca de uma roda de 18" por uma de 17".
Na roda da frente, quase nada a fazer, só a desmontagem da original e remontagem da nova com os devidos encaixes e alinhamentos habituais.
O paralama frontal fica um pouco esquisito pela troca do aro 18" pelo 17", mas é do gosto de cada um fazer um trabalho nele ou substitui-lo, eu deixei o meu assim mesmo. O custo de tudo isso foi de R$ 680,00 (meu mecânico chama-se Batistinha, tem uma pequena oficina que mexe exclusivamente com reformas e suspensões e é especialista em soldas. O telefone dele é 4587-7871 e está em Jundiaí. Podem ligar diretamente para ele, mas entendam que é uma pessoa muito tímida e repleta de serviço, então poderá parecer "meio zangado", mas é só impressão. Acho que ele se sentiria mais à vontade se o contato fôsse feito através de mim).
Contando que se faça tudo isso acima, dá uns R$ 2.500,00 (nas Blacks fica muito mais barato pois não há necessidade de trocar a roda/pneu da frente).
O resultado estético é maravilhoso, não tem um lugar que a gente páre e que não venha alguém perguntar "o que é aquilo". Os elogios são 100% garantidos . . .
Mas para mim, o melhor resultado foi o prático, a pilotagem ficou imensamente prazeirosa, fiquei muito mais confiante na moto, a resposta nas estradas é de dar inveja, nas manobras nem se fala, enfim, o ganho com a qualidade e segurança da pilotagem é muito grande.
Peço desculpas por não entender quase nada "mesmo" de mecânica, e não poder dar explicações mais técnicas ou detalhadas.
Estou amplamente satisfeito com a minha moto, esse é meu principal testemunho, e gostaria de ver mais amigos-galeiros em suas TLs . . . .
Estou à disposição para ajudá-los !!!
P R E T T O
GALO, e é só para desfilar mesmo !!!
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- Alex Red
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- Edson Lima
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Aew Sergio! Nem precisou "entender" muito de mecanica como vc msm falou acima... Foi muito bem explicado!!!
Agora eu queria pedir um favor... vc ta providenciando a instalação de uma roda TL na moto do Albuquerque neh??? Se sim, eu peço encarecidamente que vc tirasse algumas fotos do processo em si, igual o Adney fez na moto dele...
Eu tbm queria pedir ao Adney p/ele postar novamente as fotos de todo o processo de modificação da moto dele, pois o tópico que ele fez na época foi excluido.
Abraços a todos!
Agora eu queria pedir um favor... vc ta providenciando a instalação de uma roda TL na moto do Albuquerque neh??? Se sim, eu peço encarecidamente que vc tirasse algumas fotos do processo em si, igual o Adney fez na moto dele...
Eu tbm queria pedir ao Adney p/ele postar novamente as fotos de todo o processo de modificação da moto dele, pois o tópico que ele fez na época foi excluido.
Abraços a todos!
"Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” I Coríntios 1:25
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- Absolut CBX 750 pilot
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- Edson Lima
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Achei o tópico da canadense do Adney:
http://www.setegalo.com.br/bb2/viewtopi ... tart=0http:
Pretto, me tira uma duvida... o pneu 190x50/17 (msm que tem na bandida do ChicoteRJ) cabe certinho na roda da CBR 1000F ou precisa fzr algum trabalho na roda pra caber ele?
Aquele pneu eh lindão!!!!
Abraços a todos!!!
http://www.setegalo.com.br/bb2/viewtopi ... tart=0http:
Pretto, me tira uma duvida... o pneu 190x50/17 (msm que tem na bandida do ChicoteRJ) cabe certinho na roda da CBR 1000F ou precisa fzr algum trabalho na roda pra caber ele?
Aquele pneu eh lindão!!!!
Abraços a todos!!!
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- hudson colombo
- CBX 750 extreme
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- Gerson Lopes
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- fr.rodrigo
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- Gerson Lopes
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- Contato:
fr.rodrigo escreveu:onde consigo uma roda da CBR 450 dianteiro para começar a fazer minha TL??
e da cbr 1000,
qual seria mais interessante uma roda da cbr1000 ou da 600
valeu
fr.rodrigo, tem um mecânico aqui na região metropolitana de porto Alegre que utiliza a roda traseira da Hornet que custa em torno de R$ 600 nova e não mexe na balança.
Kawasaki Ninja 1000 SX e HD Fat Boy 114
CB600F Hornet(2)-CBX750F Indy-BIZ100-CBX750F-XLX350R-CB450DX(2)-CG125
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- Sergio Pretto
- Campeão dedos ligeiros
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edsonlima escreveu:Achei o tópico da canadense do Adney:
http://www.setegalo.com.br/bb2/viewtopi ... tart=0http:
Pretto, me tira uma duvida... o pneu 190x50/17 (msm que tem na bandida do ChicoteRJ) cabe certinho na roda da CBR 1000F ou precisa fzr algum trabalho na roda pra caber ele?
Aquele pneu eh lindão!!!!
Abraços a todos!!!
O pneu cabe na roda sem nenhum trabalho paralelo, mas dependendo do acerto que for feito na balança, pode raspar na capa da corrente . . .
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GALO, e é só para desfilar mesmo !!!
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- Sergio Pretto
- Campeão dedos ligeiros
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hatotal escreveu:Sergio eu nao entendi quando vc fala (Após alargar mecanicamente a balança, terá que fazer um reforço à base de solda.) aonde e feito este reforco.
A balança é alargada com um pequeno trabalho de corte e tração mecânica, e aí é feito um reforço de solda nas partes que foram mexidas . . .
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- Sergio Pretto
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fr.rodrigo escreveu:onde consigo uma roda da CBR 450 dianteiro para começar a fazer minha TL??
e da cbr 1000,
qual seria mais interessante uma roda da cbr1000 ou da 600
valeu
Rodrigão, se quiser mesmo a roda eu compro prá vc aqui em Sampa (aí precisa ver como te enviar ou se vc retira no Nacional . . .).
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- Dijaciel
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É galeiros. Acho que a febre tá contagiando mais gente por aqui.....rsrsrsr. Eu estou montando as rodas da CBR 600 94. Os discos da dianteira são os mesmo e a traseira só precisei modificar a haste do freio traseiro e uma flange para o disco. Acho que é isso. Mas para todos que quiserem realizar o serviço os nossos mestres Adney e Sergio Pretto estão aqui para nos ajudar.
" Eu e meu saudoso Irmão Dijaelci"
“Recuperar uma CBX 750...... Realização de um sonho"
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