Página 1 de 2

Enviado: 17 Mai 2005 10:56
por Humberto_750_Cbá
Olá Eduardo!!!

Vamos pensar um pouquinho. Quando vc vira a chave até a posição "P"(Parking), dentro do conjunto da trava há um interruptor que faz a mesma função do primeiro estágio do interruptor de iluminação no conjunto elétrico da mão direita, ou seja, acende a meia-luz dianteira e trazeira. Já que a meia-luz acende nesta posição(P) e não acende com a moto ligada, acho que o problema pode estar no interruptor do conjunto elétrico da mão direita.
Verifique também, se a meia-luz nos piscas dianteiros estão funcionando normalmente com a moto ligada. Se a resposta for NÃO, é mais um indicativo de problemas no "punho" direito.

Meu amigo, tudo isso é só teoria na tentativa de ajudar, pode ser que não seja nada que estou falando(Ops! Escrevendo...). Caso seja necessário levar até um eletrecista, acompanhe tudo e não deixe em hipótese alguma ele cortar um fio original ou fazer qquer tipo de gambiarra. Nossas CBX750F não são cobaias de experiências.

Só uma pequena historinha: Eu tinha uma SAHARA e o conector do cabo do negativo da bateria foi corroído pelo zinabre. Todos me aconselharam a ir até um eletrecista e mandar cortar o conector corroído e colocar outro novo. Verifiquei o preço do serviço: R$10,00. Fui até a concessionária e vi o preço d'um cabo novo: R$6,00. E depois me chamam de chato porque gosto de tudo original.

Abraços a todos!!!

Errata

Enviado: 17 Mai 2005 18:48
por Humberto_750_Cbá
Hawk, realmente vc está certo. Acabei de fazer o teste nas minhas motos e somente a 86 acende a maia-luz dianteira e trazeira na posição "P", a 90 acende somente a trazeira(Saibam que nunca tinha observado isso!!!). Eduardo, mesmo assim, antes de levar até uma concessionária, tire o banco, verifique se o chicote elétrico não foi mexido; tire a carenagem frontal, verifique se não há gambiarras nos conectores, acompanhe o chicote do punho direito e da ignição e tbém do porta fusíveis. Quem sabe não é algo bem mais simples do que se pensa??

Abraço a todos!!!

Re: Lanterna traseira

Enviado: 21 Mai 2009 09:22
por Canaes
Humberto, parabens , seria otimo se todos nos pensassemos assim , com certeza acabaria com essas gambiarras que alguns praticam, isso só é um paliativo, nao resolve o problema, alem do mais como vc mesmo comentou nossas galos merecem coisas de primeira (originais).

Um forte abraço

Canaes

Re: Lanterna traseira

Enviado: 29 Dez 2010 01:18
por ciberdek
Estou upando este topico pois me encontro com o mesmo problema (Que não sei se e/ou como o autor do topico resolveu) Quando ligo a chave da moto e o botão de meia luz da minha Indy, o painel e setas acendem normal, mas a lanterna traseira e luz de placa nada. Já na posição "Park" da chave, a lanterna traseira e a luz de placa acendem normal. A lanterna traseira até funcionou um tempinho, mas agora foi-se de vez.

Peço ajuda a todos para identificar o problema.

Re: Lanterna traseira

Enviado: 30 Dez 2010 12:23
por ciberdek
SOLUCIONADO

Após dois dias penando, descobri que era o fio marron que sai do punho de luz, passa ao lado do guidon e vai pra trás. Estava rompido em algum lugar dentro do chicote. A solução foi fazer uma "ponte" com um fio externo, ja que não dava pra abrir o chicote inteiro.

De quebra, proveitei pra colocar Leds no farol, retirando o farol baixo das setas. (Que já não estava mesmo nelas, uma vez que o porco do dono antigo tinha cortado os fios e isolado), e regulei o interruptor do freio traseiro.

Usei emendas parafusadas e fita isolante de auto fusão (Nada daquelas fitas isolantes que ficam melecosas e dão mal contato).

Re: Lanterna traseira

Enviado: 01 Jan 2011 22:12
por Edison Mello
ciberdek escreveu:SOLUCIONADO

Após dois dias penando, descobri que era o fio marron que sai do punho de luz, passa ao lado do guidon e vai pra trás. Estava rompido em algum lugar dentro do chicote. A solução foi fazer uma "ponte" com um fio externo, ja que não dava pra abrir o chicote inteiro.

[u]De quebra, proveitei pra colocar Leds no farol, retirando o farol baixo das setas. (Que já não estava mesmo nelas, uma vez que o porco do dono antigo tinha cortado os fios e isolado), e regulei o interruptor do freio traseiro.[/u]Usei emendas parafusadas e fita isolante de auto fusão (Nada daquelas fitas isolantes que ficam melecosas e dão mal contato).



Caro amigo

"Num entendi nadinha" do que disse.
Fiquei muito interessado no que você efetou na tua moto,
poderia falar novamente ?
Abraços.
Um ano de 2011 cheio de coisas boas para todos

Re: Lanterna traseira

Enviado: 02 Jan 2011 13:47
por ciberdek
Pegue o esquema elétrico e olhe nele e no punho de luz direito de sua galo (Onde da partida, tem o corta corrente e liga os faróis e lanternas). Lá no interruptor do farol / lanterna, sai um fio marron. Este fio desce pelo guidon, e ali na caixa de direção, (Do lado contrario o que fica o número do quadro), ele vai dar em um plugue que segue para a traseira da moto. Quase todas as luzes da moto passam por este fio marron (E só tem um fio marron no esquema elétrico)

Pois é. Após esse plugue, o fio marron, que leva energia pras lanternas quando se liga no punho de luz, rompeu em algum lugar entre o pluge e as lanternas lá atrás (Testei no plugue com lâmpáda de teste). Como eu não tenho como saber onde exatamente rompeu, simplemente cortei o fio marron logo após o plugue e levei um outro fio, por fora do chicote até lá atrás, pra levar a energia pras lanternas, fiz isso porque não seria prático descascar o chicote elétrico desde lá de trás até quase o guidon, só pra achar o mal contato.

Re: Lanterna traseira

Enviado: 02 Jan 2011 13:51
por ciberdek
Mas a "saga" da parte elétrica aonda não acabou. Veja o que aconteceu:

Aliás, com minha proverbial "sorte" tinha que dar tudo errado mesmo: Vamos por partes:

1 - Após remendar a elétrica e tirar uma vazamento dsa torneirinha, sai pra testar a moto. Estava quase anoitecendo.

2 - A moto morreu, no plano, em um vale, e eu sabia que provavelmente a bateria não ia girar o motor (Ta fraca).

3 - Dei na Partida, A moto APAGOU TOTAL! (Detalhe: Nâo tenho uma alma pra me ajudar a guinchar, se precisar)

4 - Tive que ir a pé em casa, buscar o carro e fazer chupeta. Nada de acender.

5 - Por sorte, localizei um mal contato no motor de arranque. A moto acendeu, mas ainda não pegava.

6 - Desconfiei da torneirinha, pois havia acabado de mexer nela. Toca tirar o tanque.

7 - De fato estava obstruida. A moto pegou e eu corri pra casa. Mas no caminho ja notei que estava sem seta, buzina, ou luz de freio. Ao chegar em casa, notei que a luz de estacionamento também tinha ido pros quiabos.

8 - No dia seguinte resolvi tudo: A Seta/buzina/luz de freio compartilham o mesmo fusível (Está no manual), que estava queimado, embora não parecesse.

9 - A Luz de estacionamento padecia de uma combinação de fusível com mal contatop a falta de aterramento.

Resumo da ópera. Eu mexi na torneirinha, ela deu falta, daí a moto apagouy na pior hora e lugar possíveis. Fui dar a partida e um mal contato no motor de aaranque apagou tudo, queimou o fusível da seta/buzina/luz de freio, e também gerou um mal contato fatal na luz de estacionamento.

Sortudo eu, né?

Agora é lei. Teste na moto, só morro acima. Se apagar, é so descer.

Re: Lanterna traseira

Enviado: 02 Jan 2011 14:22
por Arlindo Maestrelli
Irmãó.voce tem muita sorte para ter azar mesmo

Abrs

Re: Lanterna traseira

Enviado: 02 Jan 2011 15:08
por ciberdek
Arlindo Maestrelli escreveu:Irmãó.voce tem muita sorte para ter azar mesmo

Abrs


Quem é, é... ;<

Re: Lanterna traseira

Enviado: 03 Jan 2011 16:47
por Edison Mello
Obrigado, Ciber, pela resposta.
Fico contente que você é persistente e tem conhecimentos
conseguiu resolver os problemas. Abraços.

Re: Lanterna traseira

Enviado: 04 Jan 2011 09:31
por ciberdek
Edison Mello escreveu:Obrigado, Ciber, pela resposta.
Fico contente que você é persistente e tem conhecimentos
conseguiu resolver os problemas. Abraços.



O prazer foi meu. Se tiver mais alguma dúvida, no que precisar, estamos aí. Mas nem é questão de ter conhecimentos, é apenas ter em mãos o esquema elétrico da galo e ser persistente (Levei dois dias em cima pra arrumar esse). :wink:

Re: Lanterna traseira

Enviado: 13 Ago 2015 19:23
por fabio pereira
Gostaria de aproveitar o tópico para tentar resolver um problema semelhante na minha galo 86.
A elétrica está normal; quando travo o guidão acendem as luzes de estacionamento (farolete dianteiro, luz de placa, sinaleira traseira e o painel permanece apagado). Quando destravo o guidão e aciono o primeiro estágio do interruptor das luzes; o painel acende, mas farolete dianteiro, luz de placa e sinaleira traseira não funcionam (apenas a luz de freio quando acionado). Nos outros estágios do comando o problema da luz traseira e placa persistem (painel e farol dianteiro funcionam normalmente e lanterna dianteira continua apagada). Onde estaria o problema?

Re: Lanterna traseira

Enviado: 14 Ago 2015 10:21
por Edison Mello
Olá Fábio,

Veja o conector das luzes de freio e lanterna (plug c/ 3 fios)
e o conector da luz de placa.
Não esqueça de verificar se as respectivas lampadas não estão queimadas.
Boa sorte !

Re: Lanterna traseira

Enviado: 14 Ago 2015 16:57
por fabio pereira
Olá Edison,

Os conectores, lâmpadas e fusíveis parecem OK; pois quando aciono a trava do guidão as luzes de estacionamento (sinaleira traseira, placa e lanterna dianteira funcionam normalmente).
O problema surge quando destravo o guidão e aciono as lâmpadas. Em qualquer estágio a luz de placa, farolete dianteiro e sinaleira traseira não funcionam; (freio, painel, iluminação dianteira e lâmpada de painel que acusa problema na luz de freio funcionam normalmente). Não verifiquei os conectores atrás do painel, punhos ou miolo de chave.

Tudo de bom!