Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Dúvidas sobre relação: combinações pinhão/coroa

Dicas e informações sobre o quadro, suspensão, rodas, pneus, etc, da CBX750.
Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Dúvidas sobre relação: combinações pinhão/coroa

Mensagempor Demétrio » 08 Set 2011 12:32

Bem, aconteceu que misturamos os assuntos no meu tópico de compra de rodas, então postarei aqui mensagens de lá para, quem quiser acompanhar e ajudar, poder opinar, ok?! Caso não seja aqui o local mais adequado, peço à diretoria mover ou até excluir o tópico se for o caso, por favor.

Ilton Goulart escreveu:Demétrio.
Você usará a coroa da CB 500 no suporte da CB 450?
A coroa da CB 500 não é mais fina do que a coroa da Galo? ou não?
Como você administrará essa situação com a corrente da Galo?
Abç.


Demétrio escreveu:Bem, Ilton, essas foram as informações que colhi dos amigos que já fizeram essa adaptação. O porquê de usar a coroa da CB e não a da Galo é para ela não ficar muito curta na arrancada, prejudicaria o motor a longo ou médio prazo caso não seja tomado um cuidado extra na forma de pilotar. Acredito que ela seja pouco mais fina que a da Galo, coisa que não influenciará muito, pois casa certinho na corrente da Galo.
Estou esperando chegar todas as peças, depois tentarei fotografar tudo com detalhes e abro um novo tópico da modificação para auxiliar aos companheiros que quiserem fazer. ;;
Precisando, estamos por aqui.
Abraço!


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: Dúvidas sobre relação: combinações pinhão/coroa

Mensagempor Demétrio » 08 Set 2011 12:33

Ilton Goulart escreveu:Blz Demétrio.
Digo isto, porque também tenho interesse em usar a coroa da CB 500 com o suporte da CB 450 junto com os demais componentes da relação da Galo mesmo, pois ganharíamos final e isso é bom.
Aguardaremos as melhores opções.
abç.


Henrique escreveu:Uso coroa da CB 500 na roda original da Galo e não tive problemas. Em 5 mil giros ela passou de 115 km/h para 140 km/h


Skid Vicious escreveu:Coroa da CB 500 é 40 dentes né? Acho que a moto deve ficar bem xôxa...
Eu na minha vou usar o pinhão original com uma coroa americana de 44 dentes, 1 só a menos que é para compensar o aro de menor diâmetro (aro 17).


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: Dúvidas sobre relação: combinações pinhão/coroa

Mensagempor Demétrio » 08 Set 2011 12:35

veneno escreveu:Ooohhhh galera, vamo se decidir, qual é a melhor opção?? Minhas rodas estão na pintura e alinhamento, até o amanhã estou com elas e já vou montar na galo, tava pensando em usar a coroa original...... Alguém da uma luz ai..... Obrigado!!!


Arlindo Maestrelli escreveu:http://www.setegalo.com.br/bb3/viewtopic.php?f=6&t=6897

Amigos , aos que estão transformando as galos em TL, seria bem interessante ver este topico do Mussa e não esquecer que as rodas 17 bem como os pneus tem um diametro menor.

Tem que descobrir em quantos % a roda fica menor e aplicar isto na escolha da relação, ( coroa e pinhão ) para não ficar muito longa ou curta demais.

Abrs


Demétrio escreveu:Pois é, Arlindo, reli agora o tópico do Mussa, é bem explicativo mesmo mas não fala nessa questão da mudança de roda, o que seria bem interessante. A questão de usar a coroa da CB 500 tenho por base os companheiros do fórum que usam, inclusive alguns usam na roda original da Galo.
Minha dúvida é a mesma do Veneno, não gostaria de deixar a Galo mais curta ou longa mas sim original nessa questão ou o mais próximo disso. Caso não se consiga, usando as dicas do tópico da relação, no meu caso é preferível deixá-la um pouco mais longa. Outro ponto que me preocupo também é a questão do passo da corrente, ela deve "casar" perfeitamente com a coroa da CB 500.
Alguém teria uma luz??? :roll:


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: Dúvidas sobre relação: combinações pinhão/coroa

Mensagempor Demétrio » 08 Set 2011 12:36

Skid Vicious escreveu:Para ajudar, vou postar as continhas que fiz:

pinhão original da CBX 750: 16 dentes
coroa original da CBX 750: 45 dentes
Relação original da CBX 750: 2,8125

Pinhão original com coroa de 44 dentes = 2,75
Pinhão original com coroa de 43 dentes = 2,68

Com pinhão de 17 dentes + coroa original = 2,64
Pinhão 17 dentes + coroa 46 dentes = 2,70

Aqui é lá do tópico do Mussa:

1 - Coroa c/ 45 dentes (original) + pinhão 16 dentes (original) = relação de..........2.812
2 - Coroa c/ 43 dentes (CBR 1000F)+ pinhão 16 dentes (original) = relação de.......2.687
3 - Coroa c/ 40 dentes (CB 500) + pinhão 16 dentes (original) = relação de...........2.500
4 - Coroa c/ 38 dentes (CB 750K) + pinhão 16 dentes (original) = relação de.........2.375
5 - Coroa c/ 45 dentes (original) + pinhão 17 dentes (CBR 1100XX) = relação de.... 2.647
6 - Coroa c/ 43 dentes (CBR 1000F) + pinhão 17 dentes (CBR 1100XX) = relação de..2.529

_____

Eu andei na moto do Joel e achei muito longa, ficou meio boba de baixa, sem aquela "pegada". A moto estava com pinhão de 17 dentes + coroa original de 45 dentes, oq resultava em um diferencial 2.647. Sabendo disso, optei por usar o pinhão original com coroa de 44 dentes, que me resulta em um diferencial 2,75. Usando coroa de 43 dentes, já ficaria igual a moto do Joel, então qualquer coisa abaixo disso, deixaria a moto ainda mais manca em baixa e isso eu não quero. 40 dentes é alongar muuuuuuuuito para o motor da CBX empurrar.

Ah... Aqui vcs podem ver os comparativos entre a medida do pneu 140/70/18 (original é 130/80/18) para o 180/55/17. O site calcula a diferença na relação e mostra até a diferença de leitura que vai ter no velocimetro:

Imagem

SITE: http://www.tacomaworld.com/forum/tirecalc.php


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: Dúvidas sobre relação: combinações pinhão/coroa

Mensagempor Demétrio » 08 Set 2011 12:37

Demétrio escreveu:Amigo Skid, muito válida tua postagem! Bem, como não sou muito entendido e de certa forma, até meio burro :oops: , o amigo poderia me dar uma luz nessa questão??? Coloquei no site as medidas que mudarei que são: 130/80/18 para 160/60/17 e deu o resultado, mas como sou meio leigo em inglês, não entendi quase nada! Hehehehe... :mrgreen:
Resumindo: qual relação tu me sugere???
Imagem


Skid Vicious escreveu:pinhão de 16 dentes com coroa de 44. A moto vai ficar praticamente com o comportamento original. Qualquer coisa diferente disso, alonga muito a moto, mas tem quem goste, é que eu não acho que a Galo precise ser alongada.


* Seria legal se moderador dividisse este tópico. Tem gente que não deve estar participando pq o tópico esta nos classificados. ;;


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: Dúvidas sobre relação: combinações pinhão/coroa

Mensagempor Demétrio » 08 Set 2011 12:38

Skid Vicious escreveu:Demétrio, segue uma tradução para te ajudar:

Imagem


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
veneno
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1283
Registrado em: 20 Fev 2010 13:56
Moto Atual: CB 1300 SF
Localização: Novo Hamburgo-RS
Contato:

Re: Dúvidas sobre relação: combinações pinhão/coroa

Mensagempor veneno » 08 Set 2011 21:42

Dae Dedé, já decidiu? Vou com a da galo mesmo, hoje foram as rodas para alinhamento e pintura, R$80,00 cada, a de CBR foi trabalhosa, tinha 3 mãos de tinta, já a da Hornet foi rápida, pois estava com a tinta original, amanhã busco elas, e na segunda inicio a montagem, demais peças já estão com meu mecânico. Assim que ficar pronta posto fotos....


"Lugar de homem é atrás do tanque... de uma moto!"

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: Dúvidas sobre relação: combinações pinhão/coroa

Mensagempor Demétrio » 08 Set 2011 22:04

É, Venenete, tu vai me ganhar hein, a tua vai ficar pronta antes da minha! Hehehehe...
Cara, por enquanto vou manter a da CB 500 mesmo. Se eu não gostar, volto pra da Galo depois. Minhas rodas devem chegar semana que vem, assim como as outras peças. :roll:
Abraço véio!


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
veneno
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1283
Registrado em: 20 Fev 2010 13:56
Moto Atual: CB 1300 SF
Localização: Novo Hamburgo-RS
Contato:

Re: Dúvidas sobre relação: combinações pinhão/coroa

Mensagempor veneno » 08 Set 2011 22:22

Demétrio escreveu:É, Venenete, tu vai me ganhar hein, a tua vai ficar pronta antes da minha! Hehehehe...
Cara, por enquanto vou manter a da CB 500 mesmo. Se eu não gostar, volto pra da Galo depois. Minhas rodas devem chegar semana que vem, assim como as outras peças. :roll:
Abraço véio!


O importante é realizar o projeto que se tem em mente, com calma e paciência, segunda a galo vai pra oficina, se tudo der certo na quarta já esta pronta e com fotos..... Abração!!!


"Lugar de homem é atrás do tanque... de uma moto!"

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Dúvidas sobre relação: combinações pinhão/coroa

Mensagempor Véio Mussa » 08 Set 2011 23:07

Sobre o título do tópico...

Combinação com coroa???.....sei lá, nem isso eu consigo mais... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:



Avatar do usuário
kadu
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 72
Registrado em: 10 Abr 2011 11:31
Localização: Volta Redonda / RJ
Contato:

Re: Dúvidas sobre relação: combinações pinhão/coroa

Mensagempor kadu » 20 Set 2011 10:23

Bom fiz também a comparação em um programa que tenho, o programa é só para rodas de carro, mas deu pra tirar a media mais ou menos.
Comparei o pneu original como 145 / 80 - 18 com o 185 / 60 - 17.
Como eu fiz o teste ontem em minha galo e deu 5.000 RPM a 110 km/h com a coroa de 45 dentes, entao coloquei no programa o seguinte:

Imagem

Uploaded with ImageShack.us

Com o pneu original a moto esta a 70 milhas ( 112 km/h ) a 5.100 RPM mais ou menos
Entao ele calculou que com o pneu 185 17 a 5.100 RPM ele estaria a 66 milhas ( 105 Km/h ).
Ou seja ela perderia 7 km/h em media ao manter a mesma rotação e estaria a 5.500 RPM para manter os 112 Km/h.

Acho que uma coroa de 43 dentes ja seria ideal, a coroa da cb 500 de 40 dentes acho que ficaria muito mais longa.. ta ai só o meu ponto de vista..
abraços


XLX 250
XLX 350
CB 450 TR
XT 600
CB 450 DX
XL 600
HORNET 2005
CBX 750 ROTHMANS - ATUAL

Avatar do usuário
Skid Vicious
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1046
Registrado em: 22 Fev 2011 12:46
Localização: Rio de Janeiro / Resende
Contato:

Re: Dúvidas sobre relação: combinações pinhão/coroa

Mensagempor Skid Vicious » 22 Set 2011 21:17

Para por coroa de 43 dentes, é muito mais jogo colocar um pinhão de 17 e manter a coroa de 45 dentes (original da Galo). Vai resultar na mesma relação, porém com custo muito menor.

Coroa original 45 dentes + pinhão 17 dentes: 2,64
Coroa 43 dentes + pinhão original 16 dentes: 2,68

Com essa combinação a moto já fica meio morta, imagino com cora de 40 dentes então...


Anderson Torres
Fotoblog: www.7galo.wordpress.com
CBX 750F - TL Full

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: Dúvidas sobre relação: combinações pinhão/coroa

Mensagempor Demétrio » 22 Set 2011 21:56

Bem, inicialmente usarei a própria coroa da Galo na roda 17, verei como fica. Caso eu ache curta, trocarei pela da CB 500. Caso não fique bom também, tentarei outras opções até ficar como quero. ;;
Estou colhendo informações importantes aqui.


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
Skid Vicious
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1046
Registrado em: 22 Fev 2011 12:46
Localização: Rio de Janeiro / Resende
Contato:

Re: Dúvidas sobre relação: combinações pinhão/coroa

Mensagempor Skid Vicious » 22 Set 2011 22:57

Demétrio escreveu:Bem, inicialmente usarei a própria coroa da Galo na roda 17, verei como fica. Caso eu ache curta, trocarei pela da CB 500. Caso não fique bom também, tentarei outras opções até ficar como quero. ;;
Estou colhendo informações importantes aqui.


Vc não precisa ser tão radical! Ir da original logo para da CB-500 é ir de 8 para 8000! Use pinhão de 17 dentes (custa 20 reais) na coroa original que vai ser um meio termo legal para vc.


Anderson Torres
Fotoblog: www.7galo.wordpress.com
CBX 750F - TL Full

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Dúvidas sobre relação: combinações pinhão/coroa

Mensagempor Véio Mussa » 23 Set 2011 00:05

Eu, no caso de alterar a relação, faria mudanças apenas na coroa e não no pinhão a não ser que seja para diminuir a quantidade de dentes. Isto porque o espaço entre a corrente e a carcaça do motor no entorno do pinhão já é bem reduzido e quanto mais dentes no pinhão, menor o espaço.
Com isso, no caso de uma eventual quebra da corrente, a possibilidade dela levar junto uma parte do bloco do motor aumenta consideravelmente....mas cada um, cada um...hehehehe

Abraço




Voltar para “Quadro, rodas, freios, pneus e outros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 51 visitantes