Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Pistões de freio engripados

Dicas e informações sobre o quadro, suspensão, rodas, pneus, etc, da CBX750.
Avatar do usuário
Skid Vicious
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1046
Registrado em: 22 Fev 2011 12:46
Localização: Rio de Janeiro / Resende
Contato:

Pistões de freio engripados

Mensagempor Skid Vicious » 02 Jul 2011 17:10

Hoje eu desmontei as pinças da moto para pintar e para variar levei um susto! Ainda não mexi nas dianteiras, porém a traseira esta em petição de miséria, não consegui remover os pistões, que parece que foram pintados junto com a pinça por algum porco!

Alguma dica para remover os pistões? Já tentei a dica do manual de serviço, mas não adiantou nada, eles nem se mexeram!

Depois que eu conseguir remover os pistões, gostaria de por outros novos se necessário e também trocar os reparos e todas essas borrachas, sabem onde posso achar?

Imagem

Imagem


Anderson Torres
Fotoblog: www.7galo.wordpress.com
CBX 750F - TL Full

lokko
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 310
Registrado em: 03 Nov 2010 19:17
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: Pistões de freio engripados

Mensagempor lokko » 02 Jul 2011 17:24

caramba colega!!! esse freio estava funcionando?

Dica: Coloque wd 40 com vontade em volta dos pistões e vá mexendo eles devagar. Cuidado para não riscar as laterais deles. Use uma morsa com um pano em volta dos pistões.
Não use chave de fenda pq é zebra na certa. Conheço gente que em vez de wd usa aquele oleo singer que é bem fininho, da bons resultados.

Quanto aos reparos, se não for usar os originais tem lá no tópico de compatibilidade de peças. Parece que é o mesmo da cg 83.


Honda Civic 2005 at completooooo - Para trabalhar
Peugeot 207 completo! da esposa!!
cbx 750 1990 indy - um sonho realizado!!!!!!!!!!!

Avatar do usuário
Skid Vicious
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1046
Registrado em: 22 Fev 2011 12:46
Localização: Rio de Janeiro / Resende
Contato:

Re: Pistões de freio engripados

Mensagempor Skid Vicious » 02 Jul 2011 17:36

lokko escreveu:caramba colega!!! esse freio estava funcionando?

Dica: Coloque wd 40 com vontade em volta dos pistões e vá mexendo eles devagar. Cuidado para não riscar as laterais deles. Use uma morsa com um pano em volta dos pistões.
Não use chave de fenda pq é zebra na certa. Conheço gente que em vez de wd usa aquele oleo singer que é bem fininho, da bons resultados.

Quanto aos reparos, se não for usar os originais tem lá no tópico de compatibilidade de peças. Parece que é o mesmo da cg 83.



Vou tentar agora Lokko! Valeu!

Essa é minha primeira CBX, os freios estavam funcionando sim, mas eu achava a moto um pouco ruinzinha de freio, só que como não puxava para nenhum lado e nem apresentava anomalias na hora da frenagem, achei que fosse normal. Agora ta provado que a moto deve frear muito melhor do que eu experimentei até hoje! hehehe...


Anderson Torres
Fotoblog: www.7galo.wordpress.com
CBX 750F - TL Full

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Pistões de freio engripados

Mensagempor Véio Mussa » 02 Jul 2011 22:24

Skid...
Não sei qual a pressão do reservatorio do compressor que você utilizou nessa sua tentativa de removes os pistões, mas eu tentaria ir numa oficina que tenha um compressor potente, com um tanque de armazenamento de umas 100/150/200 libras (desses que estouram pneus de caminhão...hehehehe) e tentaria o esquema do manual novamente...muito provavelmente você consiga extrair os dito cujos sem nenhum dano...
É bom tomar cuidado, porque quando soltam, soltam de vez e ao sair do alojamento eles podem causar um acidente...o ideal é prender o cáliper em uma prensa, embrulhar o cáliper com um pano grande para depois aplicar o ar pressurizado... e de preferência que o bico do compressor seja do tipo que tem a ponta de borracha para evitar vazamentos e poder aplicar uma pressão maior...valeu

Outra dica...
Diferentemente do manual, onde está sendo feita uma manutenção rotineira e os pistões não estão completamente travados, no seu caso, não se pode retirar completamente o primeiro pistão, caso contrário não será possível aplicar pressão no outro, visto que para aplicar o ar nos dois pistões, existe apenas um orifício....portanto, tem que ir afrouxando os dois aos poucos de forma alternada e ir regulando a prensa, hora sobre um dos pistões, hora sobre o outro....não sei se consegui me fazer entender...

PS: Foto é foto, mas nela tá parecendo que a tinta praticamente soldou os pistões no corpo do cáliper e que eles não se movimentavam a muito tempo...cara, eu acho que tu vai ver a diferença entre "ruinzinha de freio" e quando eles voltarem ao normal...hehehehe

Abraço



Avatar do usuário
Skid Vicious
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1046
Registrado em: 22 Fev 2011 12:46
Localização: Rio de Janeiro / Resende
Contato:

Re: Pistões de freio engripados

Mensagempor Skid Vicious » 02 Jul 2011 23:18

Entendi sim Véio, o meu compressor é de 120 libras, tem tanque de 45 litros e 4 hp, não é nenhum monstro não de posto não, mas consegue fazer uma pressão razoável, eu ainda não tentei vedar com uma borracha para que o ar possa fazer pressão, amanhã tentarei isso, hoje ele está "de molho" lá no WD 40 para ajudar um pouquinho.


Anderson Torres
Fotoblog: www.7galo.wordpress.com
CBX 750F - TL Full

Avatar do usuário
alessandro
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 206
Registrado em: 14 Fev 2010 23:03
Localização: Três Lagoas - MS

Re: Pistões de freio engripados

Mensagempor alessandro » 02 Jul 2011 23:59

Skid,
Eu limpei também todos os freios da minha Indy. Eu acho que este método via compressor é mais trabalhoso. É só colocar o duto (ou cabo) do próprio freio no caliper (fazer a ligação como se o freio estivesse no lugar para funcionar) e apertar o manete (ou pedal). O próprio sistema hidráulico vai jogar os pistões para fora, não tem erro e é facil facil.
Quando eu tirar os freios eu apenas tirava eles do lugar, retirava as pastilhas e fazia o freio funcionar apertando o manete e pronto: pistão para fora.
Quando for fazer isso preste atenção apenas no movimento dos pistões pois o sistema hidráulico tende a fazer pressão em apenas um. Para corrigir isso é só colocar algo na frente dele para fazer força no outro pistão também. Quanto estiver quase para sair, você puxa com a mão os dois pistões.

Sobre os orings (borracha), no meu entendimento se não estiver vazando, estão bons. Eu não troquei nenhum da minha e estão perfeitos !

Abraços


Cbx 750 Indy 90/90

Avatar do usuário
Skid Vicious
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1046
Registrado em: 22 Fev 2011 12:46
Localização: Rio de Janeiro / Resende
Contato:

Re: Pistões de freio engripados

Mensagempor Skid Vicious » 03 Jul 2011 01:24

alessandro escreveu:Skid,
Eu limpei também todos os freios da minha Indy. Eu acho que este método via compressor é mais trabalhoso. É só colocar o duto (ou cabo) do próprio freio no caliper (fazer a ligação como se o freio estivesse no lugar para funcionar) e apertar o manete (ou pedal). O próprio sistema hidráulico vai jogar os pistões para fora, não tem erro e é facil facil.
Quando eu tirar os freios eu apenas tirava eles do lugar, retirava as pastilhas e fazia o freio funcionar apertando o manete e pronto: pistão para fora.
Quando for fazer isso preste atenção apenas no movimento dos pistões pois o sistema hidráulico tende a fazer pressão em apenas um. Para corrigir isso é só colocar algo na frente dele para fazer força no outro pistão também. Quanto estiver quase para sair, você puxa com a mão os dois pistões.

Sobre os orings (borracha), no meu entendimento se não estiver vazando, estão bons. Eu não troquei nenhum da minha e estão perfeitos !

Abraços


Este método realmente parece infalível, amanhã tentarei. Não tinha nem um vazamento no meu sistema não, mas se essas borrachinhas forem algo simples de se encontrar, já seria bom por novinhas né?

Obrigado pelo help, amanhã posto novidades. ;;


Anderson Torres
Fotoblog: www.7galo.wordpress.com
CBX 750F - TL Full

Avatar do usuário
Alex Red
Administrador
Administrador
Mensagens: 7017
Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: Pistões de freio engripados

Mensagempor Alex Red » 03 Jul 2011 03:17

Skid , de uma olhada nesse tópico e vê se ajuda................viewtopic.php?f=36&t=8328&start=0

abraços


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

Avatar do usuário
Skid Vicious
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1046
Registrado em: 22 Fev 2011 12:46
Localização: Rio de Janeiro / Resende
Contato:

Re: Pistões de freio engripados

Mensagempor Skid Vicious » 03 Jul 2011 11:46

Alex Red escreveu:Skid , de uma olhada nesse tópico e vê se ajuda................viewtopic.php?f=36&t=8328&start=0

abraços


Legal Alex, mas antes de tentar com alicate de pressão, quero tentar outros métodos, pq vai quer por alguma ironia do destino, os meus pistões ainda estejam dentro das medidas toleráveis para uso né? Ai bastará limpeza e polimento e depois troca dos retentores. Agora se não estiverem bons eu também não vou gastar grana com isso não, ai já aproveito que ta tudo desmontado e ponho pinças novas de alguma super esportiva grande. No ebay tem pinças de Hayabusa por 89 dólares o par, da até tristeza de motar no Brasil.


Anderson Torres
Fotoblog: www.7galo.wordpress.com
CBX 750F - TL Full

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Pistões de freio engripados

Mensagempor Véio Mussa » 03 Jul 2011 12:04

alessandro escreveu:Skid,
Eu limpei também todos os freios da minha Indy. Eu acho que este método via compressor é mais trabalhoso. É só colocar o duto (ou cabo) do próprio freio no caliper (fazer a ligação como se o freio estivesse no lugar para funcionar) e apertar o manete (ou pedal). O próprio sistema hidráulico vai jogar os pistões para fora, não tem erro e é facil facil.
Quando eu tirar os freios eu apenas tirava eles do lugar, retirava as pastilhas e fazia o freio funcionar apertando o manete e pronto: pistão para fora.
Quando for fazer isso preste atenção apenas no movimento dos pistões pois o sistema hidráulico tende a fazer pressão em apenas um. Para corrigir isso é só colocar algo na frente dele para fazer força no outro pistão também. Quanto estiver quase para sair, você puxa com a mão os dois pistões.

Sobre os orings (borracha), no meu entendimento se não estiver vazando, estão bons. Eu não troquei nenhum da minha e estão perfeitos !

Abraços


Boa idéia...prática e funcional...nunca tinha pensado nisso...
Acho que, para não entrar ar no sistema, é bom também ficar de olho no nível do óleo dentro do reservatório, porque com os pistões quase saindo, a tendencia é que o óleo do reservatório não seja suficiente...

Abraço



Avatar do usuário
Skid Vicious
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1046
Registrado em: 22 Fev 2011 12:46
Localização: Rio de Janeiro / Resende
Contato:

Re: Pistões de freio engripados

Mensagempor Skid Vicious » 03 Jul 2011 12:13

Acabei de conseguir sacar os pistões! ;<

Usei a dica do manual de serviço mesmo, mas segui oq o Lokko falou, meti WD40 e deixei de um dia para o outro!

É preciso mesmo tomar cuidado com essa técnica, quando o primeiro pistão estava quase saindo, eu o travei na pinça com um pedaço de metal para que o segundo pistão também pudesse subir. Como o segundo estava muito engripado eu achei q ele nem fosse sair, acabei relaxando com o uso do "pano de segurança" (como informa e ilustra o manual). Resultado, o pistão saiu como um tiro de escopeta, bateu na parede da lavanderia e rachou a cerâmica! rsrsrs... Se tivesse batido de volta na minha cabeça, acho que eu estaria agora tomando uns pontos no pronto socorro ou ainda estaria lá na lavanderia desmaiadão. hahahaha...

Fotos:
Parece que a coisa não estava tão ruim assim, achei os pistões até ok, depois vou limpar com carinho, polir e medir com o paquímetro (que não sei onde guardei). Os retentores estão perfeitos.

Imagem

Imagem

Imagem


Anderson Torres
Fotoblog: www.7galo.wordpress.com
CBX 750F - TL Full

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Pistões de freio engripados

Mensagempor Véio Mussa » 03 Jul 2011 12:21

Skid Vicious escreveu:Acabei de conseguir sacar os pistões! ;<

Usei a dica do manual de serviço mesmo, mas segui oq o Lokko falou, meti WD40 e deixei de um dia para o outro!

É preciso mesmo tomar cuidado com essa técnica, quando o primeiro pistão estava quase saindo, eu o travei na pinça com um pedaço de metal para que o segundo pistão também pudesse subir. Como o segundo estava muito engripado eu achei q ele nem fosse sair, acabei relaxando com o uso do "pano de segurança" (como informa e ilustra o manual). Resultado, o pistão saiu como um tiro de escopeta, bateu na parede da lavanderia e rachou a cerâmica! rsrsrs... Se tivesse batido de volta na minha cabeça, acho que eu estaria agora tomando uns pontos no pronto socorro ou ainda estaria lá na lavanderia desmaiadão. hahahaha...
Parece que a coisa não estava tão ruim assim, achei os pistões até ok, depois vou limpar com carinho, polir e medir com o paquímetro (que não sei onde guardei). Os retentores estão perfeitos.



Não foi por falta de aviso.... :D :D :D

Abraço



Avatar do usuário
Skid Vicious
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1046
Registrado em: 22 Fev 2011 12:46
Localização: Rio de Janeiro / Resende
Contato:

Re: Pistões de freio engripados

Mensagempor Skid Vicious » 03 Jul 2011 12:25

hahahaha... Não foi! :oops:


Anderson Torres
Fotoblog: www.7galo.wordpress.com
CBX 750F - TL Full

Avatar do usuário
Alex Red
Administrador
Administrador
Mensagens: 7017
Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: Pistões de freio engripados

Mensagempor Alex Red » 03 Jul 2011 17:53

Aparentemente estão bons é só passar um lixa bem fina para não marcar e pronto :wink:


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM


Voltar para “Quadro, rodas, freios, pneus e outros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 209 visitantes