Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Freio dianteiro travando!!

Dicas e informações sobre o quadro, suspensão, rodas, pneus, etc, da CBX750.
Avatar do usuário
stabiledelima
Já faço as curvas deitado
Já faço as curvas deitado
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Jan 2011 21:54
Localização: Morro Agudo - SP (63 km de Ribeirão Preto)
Contato:

Freio dianteiro travando!!

Mensagempor stabiledelima » 02 Abr 2011 13:58

Boa tarde pessoal. Comprei uma Indy há 6 meses, troquei os pneus (dianteiro e traseiro), retifiquei os amortecedores (dianteiro e traseiro), agora a roda dianteira está travando (ora solta, depois q eu freio trava novamente). Levei na Honda aqui da minha cidade (Morro Agudo-SP) fizeram uma limpeza, mas, o problema persistiu. Levei novamente e disseram que o disco da direita está empenado, e ainda que terão que fazer uma vistoria completa. Sou leigo no assunto, e gostaria de algumas informações de vcs que são expert no assunto, para que eu não seja enganado. Grande abraço a todos.



Avatar do usuário
caturatma
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1074
Registrado em: 25 Nov 2007 10:31
Localização: Floripa - SC
Contato:

Re: Freio dianteiro travando!!

Mensagempor caturatma » 02 Abr 2011 19:25

Ola amigo!!!
Uma pergunta , quando eles fizeram a limpeza do sistema de freio eles abriram as pinças , desmontaram cilindros( pistão) e trocaram os retentores...pq assim estou achando estranho eles falarem q ta travando por estar empenado o disco , na verdade acredido q travar por este motivo seja papo furado no maximo poderia estar pegando no disco, ai vc ia sentir uma vibração na dianteira quando freiasse como c o manete fosse empurrado pra frente levemente, e mesmo com ela solta o guidão ia tremer pacas.
Então minha opinião é q eles apenas trocaram os fluidos mais a limpeza q deveriam fazer não foi feita,..
Espero ter ajudado...
Abs
stabiledelima escreveu:Boa tarde pessoal. Comprei uma Indy há 6 meses, troquei os pneus (dianteiro e traseiro), retifiquei os amortecedores (dianteiro e traseiro), agora a roda dianteira está travando (ora solta, depois q eu freio trava novamente). Levei na Honda aqui da minha cidade (Morro Agudo-SP) fizeram uma limpeza, mas, o problema persistiu. Levei novamente e disseram que o disco da direita está empenado, e ainda que terão que fazer uma vistoria completa. Sou leigo no assunto, e gostaria de algumas informações de vcs que são expert no assunto, para que eu não seja enganado. Grande abraço a todos.


Ai galera 7 galo na estrada não tem pra ninguém, tive uma 89 canadense agora to com uma Black, só quem tem é q sabe a direrença Huhaaaaaaaaaaaaaaaaoooooooooooooooo!!!!!!!!

Avatar do usuário
Edu Costa
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1391
Registrado em: 20 Jul 2005 16:29
Localização: São Paulo - SP

Re: Freio dianteiro travando!!

Mensagempor Edu Costa » 03 Abr 2011 08:56

Não me parece muito lógico a desculpa do disco empenado, se fosse, teria que travar sempre e não só de vez em quando.

Meu palpite é a desmontagem das pinças com a troca dos retentores dos êmbolos.

Fiz isso em casa, trabalhinho bem fácil e divertido.

Mas cuidado com os retentores, devem ser os originais, com as dimenções corretas.


Edu Costa - "Embaixador" - 0023 (na trave !!!!)
CBX 750 F - 1986 BLACK - ELANA
CB 750 F1 - 1977 - Placa Preta

Avatar do usuário
stabiledelima
Já faço as curvas deitado
Já faço as curvas deitado
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Jan 2011 21:54
Localização: Morro Agudo - SP (63 km de Ribeirão Preto)
Contato:

Re: Freio dianteiro travando!!

Mensagempor stabiledelima » 03 Abr 2011 13:14

Edu Costa escreveu:Não me parece muito lógico a desculpa do disco empenado, se fosse, teria que travar sempre e não só de vez em quando.

Meu palpite é a desmontagem das pinças com a troca dos retentores dos êmbolos.

Fiz isso em casa, trabalhinho bem fácil e divertido.

Mas cuidado com os retentores, devem ser os originais, com as dimenções corretas.


Então pessoal, o que aconteceu foi que na primeira vez, fizeram a limpeza e o destravamento, porém, o problema persistiu. Abriram novamente e disseram que teriam que fazer uma vistoria completa e ainda que o disco estava empenado. O travamento do freio aconteceu após eu ter levado em um mecânico que mexeu na suspensão dianteira. O freio fica duro sem qualquer folga e ainda travado.

Muito obrigado pelas sugestões, serão muito bem utilizadas.



Avatar do usuário
stabiledelima
Já faço as curvas deitado
Já faço as curvas deitado
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Jan 2011 21:54
Localização: Morro Agudo - SP (63 km de Ribeirão Preto)
Contato:

Re: Freio dianteiro travando!!

Mensagempor stabiledelima » 03 Abr 2011 13:19

caturatma escreveu:Ola amigo!!!
Uma pergunta , quando eles fizeram a limpeza do sistema de freio eles abriram as pinças , desmontaram cilindros( pistão) e trocaram os retentores...pq assim estou achando estranho eles falarem q ta travando por estar empenado o disco , na verdade acredido q travar por este motivo seja papo furado no maximo poderia estar pegando no disco, ai vc ia sentir uma vibração na dianteira quando freiasse como c o manete fosse empurrado pra frente levemente, e mesmo com ela solta o guidão ia tremer pacas.
Então minha opinião é q eles apenas trocaram os fluidos mais a limpeza q deveriam fazer não foi feita,..
Espero ter ajudado...
Abs
stabiledelima escreveu:Boa tarde pessoal. Comprei uma Indy há 6 meses, troquei os pneus (dianteiro e traseiro), retifiquei os amortecedores (dianteiro e traseiro), agora a roda dianteira está travando (ora solta, depois q eu freio trava novamente). Levei na Honda aqui da minha cidade (Morro Agudo-SP) fizeram uma limpeza, mas, o problema persistiu. Levei novamente e disseram que o disco da direita está empenado, e ainda que terão que fazer uma vistoria completa. Sou leigo no assunto, e gostaria de algumas informações de vcs que são expert no assunto, para que eu não seja enganado. Grande abraço a todos.


Então Caturatma, não sei ao certo o que eles fizeram, disseram apenas que haviam destravado o freio, mas não mencionaram nenhuma troca de peças. Quanto a vibração, realmente quando eu solto a mão do guidão, quando em baixa velocidade, a moto fica parecendo um cavalo bravo, defeito que não tinha antes de ter feito a suspensão dianteira. O pneu é novo e foi balanceado. Muito obrigado pelas sugestões. Será de grande valia.



Avatar do usuário
caturatma
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1074
Registrado em: 25 Nov 2007 10:31
Localização: Floripa - SC
Contato:

Re: Freio dianteiro travando!!

Mensagempor caturatma » 03 Abr 2011 16:06

Confere c eles deixaram as bengalas na mesma altura, olhando em cima no final dela pode coferir c estão igual pq isso tbm pode dixar a galo cabrito, provavel estar emperrada pq não trocaram os reparos usaram os mesmo por isso pode dar problema, estranho q antes de mexerem naum fazia isso acho q tem algo errado na montagem...
Flw


Ai galera 7 galo na estrada não tem pra ninguém, tive uma 89 canadense agora to com uma Black, só quem tem é q sabe a direrença Huhaaaaaaaaaaaaaaaaoooooooooooooooo!!!!!!!!

Avatar do usuário
stabiledelima
Já faço as curvas deitado
Já faço as curvas deitado
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Jan 2011 21:54
Localização: Morro Agudo - SP (63 km de Ribeirão Preto)
Contato:

Re: Freio dianteiro travando!!

Mensagempor stabiledelima » 13 Abr 2011 21:49

Pois é.......peguei a moto (não trocaram nada) me disseram que fizeram a limpeza, o freio estava bom. Andando por alguns minutos..........o freio travou outra vez. Aiaiaiaiai............to desanimando moçada. Isso tudo na oficina da Honda.



Avatar do usuário
Henrique
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 285
Registrado em: 19 Jun 2009 21:33
Localização: Aparecida de Goiânia-GO
Contato:

Re: Freio dianteiro travando!!

Mensagempor Henrique » 14 Abr 2011 00:10

rsrsrsrs...
como dizia meu velho avô: "melhor sobrar, doque faltar"
Colega, correndo o risco de falar uma grande besteira, oque deve estar ocorrendo com sua galo é o atrito constante das pastilhas com o disco, provocando superaquecimento e dilatando os reparos dos cilindros das pinças, impedindo o retorno dos "pistãozinhos" das pinças. No manual de serviço diz que sempre que fizer a limpeza do sistema devesse trocar os reparos.
Ou tb pode estar ocorrendo que sua manete de freio possa estar trabalhando sem retornar totalmente, que talvez poderia causar tal travamento da rodar.


Ex - DT 180
Ex - DT 200
EX - CG 125
EX - CB 400
CBX 750F 89 Grená - A Dama do Cerrado

lokko
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 310
Registrado em: 03 Nov 2010 19:17
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: Freio dianteiro travando!!

Mensagempor lokko » 14 Abr 2011 09:36

Bom dia colega;
Verifique o tubo flexivel da pinça que esta travando. Ja vi muitos casos de flexivel entupido que nao deixa o oleo retornar e trava o freio.


Honda Civic 2005 at completooooo - Para trabalhar
Peugeot 207 completo! da esposa!!
cbx 750 1990 indy - um sonho realizado!!!!!!!!!!!

Avatar do usuário
Humberto_750_Cbá
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 891
Registrado em: 05 Abr 2005 10:40
Localização: Cuiabá - MT

Re: Freio dianteiro travando!!

Mensagempor Humberto_750_Cbá » 14 Abr 2011 10:00

stabiledelima escreveu: ... me disseram que fizeram a limpeza ...


Stabile, pelo que vc disse acima, você não acompanhou o serviço. Será que eles desmontaram todo os cálipers ? Será que eles retiraram os dois cilindros de cada pinça ? Só trocar o fluído não adianta. Verifique também os dois pinos em cada cáliper que prendem as pastilhas. Esses pinos tem que estar muuuito bem limpos (polidos até !), sem nenhuma incrustação, o que é normal acontecer com o material das pastilhas que se desgastam. Você saberia dizer se eles fizeram o que diz o manual de serviços ?? Vc tem o manual de serviços ? Se não tem, baixe ele aqui http://www.galeirosdosul.com.br . Tudo indica que não estão fazendo o que deve ser feito. Outra coisa, porque você mesmo não faz isso ? O sistema é bem simples. Não tem segredo nenhum.

Abraço.


Humberto Ferracin
CBX750F 86
Cuiabá - MT

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Freio dianteiro travando!!

Mensagempor Véio Mussa » 14 Abr 2011 12:07

Bem....

Já falaram dodas as causas mais prováveis, mas tem uma que não foi citada, que é bem comum de acontecer, principalmente com mecânicos que não tem os manuais em mãos e que também pode causar travamento das rodas...
A montagem do eixo da roda invertido, que faz com que a roda não fique bem centralizada. Para ver sea roda esta centralizada, basta ver se a distância entre os discos de freios e as bengalas, que tem que ser a mesma em ambos os lados. Caso a roda não esteja bem centrada, aquela folga obrigatória de trabalho lateral dos cálipers, não será suficiente para que os freios fiquem totalmente livres e normalmente a pastilha de dentro do cáliper, que é fixa, fica raspando constantemente no disco.

Na montagem correta, o eixo da roda deve ser intruduzido pelo lado onde tem a engrenagem do velocímetro, ou seja da esquerda para a direita para quem está sentado na moto....valeu

Abraço



Avatar do usuário
stabiledelima
Já faço as curvas deitado
Já faço as curvas deitado
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Jan 2011 21:54
Localização: Morro Agudo - SP (63 km de Ribeirão Preto)
Contato:

Re: Freio dianteiro travando!!

Mensagempor stabiledelima » 28 Abr 2011 22:08

Muito obrigado pelas dicas, mas....ainda não peguei a galo, tirei da Honda e a levei em outro mecânico que disse ter trocado os reparos e o fluído (ainda não testei). Surgiu outro problema!!! a marcha está dura para reduzir!!! Esse mecânico disse que é uma tal de "estrelinha" e que fez o pedido da peça. Não fui lá ver, irei amanhã.
Espero que REALMENTE consiga arrumar. Assim que eu testar direi como ficou.



Avatar do usuário
Hudson
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1740
Registrado em: 07 Mai 2008 11:32
Localização: MORO ONDE VC TIRA FERIAS - FLORIPA ILHA DA MAGIA SC
Contato:

Re: Freio dianteiro travando!!

Mensagempor Hudson » 28 Abr 2011 22:23

amigo marcha dura para reduzir dve ser as molinhas q ficam junto ao eixo do pedal de marcha,elas custama quebrar!!


GALEIRO ATÉ NA PELE!! ! MEMBRO 235!

Avatar do usuário
stabiledelima
Já faço as curvas deitado
Já faço as curvas deitado
Mensagens: 101
Registrado em: 26 Jan 2011 21:54
Localização: Morro Agudo - SP (63 km de Ribeirão Preto)
Contato:

Re: Freio dianteiro travando!!

Mensagempor stabiledelima » 28 Abr 2011 22:32

Hudson escreveu:amigo marcha dura para reduzir dve ser as molinhas q ficam junto ao eixo do pedal de marcha,elas custama quebrar!!


Boa noite Hudson, é isso mesmo, estava olhando em outro tópico e realmente pode ser esse o problema. O foda é que em minha cidade NÃO TEM MECÂNICO CAPACITADO, e outra, tenho a minha galo há uns 4 meses, e não faço outra coisa senão arruma-la, tá complicado viu. rsrss - de qquer forma valeu pela dica, amanha vou lá cedinho falar sobre essas molas.



Edison Mello
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 404
Registrado em: 20 Mai 2005 15:46
Moto Atual: Indy/94
Localização: SP/Região Oeste

Re: Freio dianteiro travando!!

Mensagempor Edison Mello » 29 Abr 2011 18:01

Grande Hudson,
Matou a charada, eu tive este problema 2 vezes.

Amigo,
Você não vai acreditar no tamanho das molinhas...
Já tive, também, a esta estrela quebrada.
Um conselho: são duas molas e são bem baratas, portanto, compre
as duas e guarde a que está boa. Tente ver se a compressão está boa.
Pesquise preço e disponibilidade de peças na MOTO MATSUO, HONDASA ou REMAZA.
Boa sorte !!




Voltar para “Quadro, rodas, freios, pneus e outros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 172 visitantes