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Dicas sobre "relação"

Dicas e informações sobre o quadro, suspensão, rodas, pneus, etc, da CBX750.
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Véio Mussa
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Dicas sobre "relação"

Mensagempor Véio Mussa » 07 Ago 2009 20:53

Encontrei essa matéria na NET e achei interessante...
Pena que o exemplo citado não seja da relação da Galo, mas vale para ela.....




A relação secundaria de uma moto, conhecida simplesmente como "relação" é o conjunto responsãvel pela transmissão da força da caixa de marchas para a roda.

Normalmente é composta por três elementos:

- corrente (às vezes correia dentada)
- coroa - a peça dentada que vai na roda
- pinhão - a peça dentada menor, que sai da caixa de câmbio.

Diferentemente de um carro ou mesmo de uma moto com eixo cardã, você pode alterar facilmente a relação de sua moto, encurtando-a, para obter mais força ou alongando-a, para obter maior velocidade.

A relação pode ser alterada trocando-se o pinhão, a coroa ou ambos.

Um cuidado a ser tomado é verificar o "passo" da corrente (420, 460, 510, 530, etc), pois esse passo corresponde à distância entre o meio dos elos da corrente (ou meio dos dentes da correia). Sem entrar em maiores detalhes técnicos, é bom verificar se a coroa ou pinhão a serem substituidos são compatíveis com o passo da corrente que se está usando.

E por que o nome relação? Porque é a relação entre o número de voltas do pinhão em relação a uma volta da coroa (e da roda, consequentemente).

Assim, uma relação "curta" significa que para cada volta da coroa o pinhão da um numero de voltas "maior" do que numa relação mais longa.

Como saber qual é relação da minha moto?
Basta dividir o número de dentes da coroa pelo número de dentes do pinhão:

Exemplo: CB400 em 6ª marcha

Relação original: coroa de 36 dentes e pinhão de 16 dentes.
36/16= 2,25
100 km/h a 6.150 rpm
105 km/h a 6.500 rpm

Relação encurtada: coroa de 36 dentes e pinhão de 14 dentes. A moto ganha força e perde final, ficando mais "xucra" nas arrancadas e o consumo aumenta um pouco.
36/14= 2,57 (o nº aumentou, portanto a relação "encurtou")
87 km/h a 6.150 rpm
92 km/h a 6.500 rpm

Relação alongada: coroa de 36 dentes e pinhão de 18 dentes. A moto ganha final e perde força, ficando mais "xoxa" nas arrancadas e o consumo diminui um pouco.
36/18= 2,00 (o nº diminuiu, portanto a relação "alongou")
112 km/h a 6.150 rpm
118 km/h a 6.500 rpm

É vantajoso mudar a relação?

Se você mora numa cidade plana com avenidas largas e transito rápido e fluído, ou ainda, se usa mais a moto em estradas ou rodovias planas, é interessante "alongar a relação".

Se você mora numa cidade que tem o trânsito travado, ou que tenha muitas ladeiras, ou se roda muito com garupa ou se circula muito por estradas de serra, é interessante "encurtar a relação".

Abaixo, uma tabela prá facilitar a vida:

Imagem



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Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor odair » 08 Ago 2009 20:32

Pra quem tinha mais alguma dúvida sobre relação, o Mussa acabou de explicar tudo!!! ;;
Abraço!


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Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor Caio » 13 Ago 2009 01:48

Agora ficou tudo muito claro... hehehehe. Excelente, a parte técnica deveria ser do interesse de todos.

Abraços.



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Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor Rezende » 24 Ago 2009 21:33

boa instrução... valeu!


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Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor VALENTIM » 29 Ago 2009 09:52

No0ssa essa tem que guardar.................

valeu Mussa!!!


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Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor Getulio » 07 Dez 2009 16:28

Amigos, estou notando um barulho "tec-tec" na relação da minha moto. Me refiro a relação corrente, coroa e pinhão. A corrente não está frouxa e a relação está em boas condições. O barulho ocorre em baixa velocidade. O que pode ser?

sds,


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Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor Edison Mello » 07 Dez 2009 21:36

Getúlio,
Colocando a moto no cavalete vc. não consegue descobrir onde está o problema ?
-Veja como está a lubrificação da corrente.
-Veja o jg. da corrente. Se vc. não consegue regularidade no giro dela nem mesmo
estando certinho o eicho da roda traz. a corrente tenm que ser trocada. A tendência
é que o jg. fique cada vêz maior.
-Perceba também se a corrente não está batendo no cavalete; ou mesmo o eicho
traz. batendo no escapamento (sempre tem marcas). Os 3 parafusos do escape tem
sempre que estar bem apertado.
Boa sorte



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Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor Getulio » 07 Dez 2009 22:31

Caro Edison.

Já estou entendendo o que está acontecendo. Como minha moto está com 40.000 Km imaginei que a relação fosse a original. Me enganei..........A corrente é da marca KMC,portanto já foi substituída. Essa corrente foi muito criticada pelos galeiros no tópico "Relação". Não vi o estado do pinhão. Deve estar no osso também.....Como a coroa e a corrente estão aparentemente em bom estado e sem folga, pensei que o conjunto estivesse bom........Mas esse barulho já diz tudo........ Estou até com medo de ver o pinhão, mas é inevitável. Com segurança não se brinca..........


Só uma dúvida. O pinhão original da galo é com 16 ou com 18 dentes?

sds,


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Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor Edison Mello » 08 Dez 2009 20:35

Getúlio,
Se for o problema no pinhão, não esquenta, ele é barato.
Procure da marca VAZ. Não sei quantos dentes são.
Enre no site da VAZ e tire a dúvida ou pesquise no nosso
Forum. Abraços.



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Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor Getulio » 08 Dez 2009 23:24

Edison Mello escreveu:Getúlio,
Se for o problema no pinhão, não esquenta, ele é barato.
Procure da marca VAZ. Não sei quantos dentes são.
Enre no site da VAZ e tire a dúvida ou pesquise no nosso
Forum. Abraços.



Caro Edson essa marca (VAZ) realmente está super recomendada........Nem vou perder tempo em procurar outra........

Obrigado pela dica.


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Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor Getulio » 10 Dez 2009 20:03

Pessoal, resolvido meu problema.....O barulho era na corrente. Aproveitei e troquei o pinhão que era original ainda. Coloquei um da marca VAZ, custou 45 reais..O mexânico detectou um problema na emenda. Tirou o pedaço que estava com problema, substituiu e agora ela está com um elo novo com trava. Agora sim, dá gosto andar sem aquele trec trec trec....

sds,

Getúlio


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Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor eguti tattoo » 11 Dez 2009 10:50

Ola amigos,eu tava vendo num site japones e pra cbx750 encontrei estas medidas 530HV-o-130L e 530-120-0...alguem sabem ou ja usou..


...NADA COMO UM DIA APOS O OUTRO DIA,PARA TER ESPERANÇA, DO NOVO DIA..
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Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor Demétrio » 30 Nov 2010 21:24

Esse é o nosso Mussapedia! Hehehehehe... :mrgreen: Excelente matéria, bem esclarecedora.
Abraço a todos!


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Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor CS CÔRTES » 07 Dez 2010 19:56

Boa Noite à todos !!

Nas minhas CB´s 400/450 utilizo o pinhão 18, para viajar é muito gostoso, a CBzinha fica mais tranquila e se ganha na velocidade final. Consigo 120km/h a 5600 rpm quando o normal com pinhão 16 é 7100rpm, se poupa quase 20% de motor.


Abraços e boas estradas.
CS CÔRTES - CBX 750 / 89 AZUL
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(¸.•´ (¸.•`

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Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor hawk » 09 Dez 2010 00:01

CS CÔRTES escreveu:Boa Noite à todos !!

Nas minhas CB´s 400/450 utilizo o pinhão 18, para viajar é muito gostoso, a CBzinha fica mais tranquila e se ganha na velocidade final. Consigo 120km/h a 5600 rpm quando o normal com pinhão 16 é 7100rpm, se poupa quase 20% de motor.


A 450, a 120Km/h, devia girar 6000RPM na relação original creio eu.




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