Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Dicas sobre "relação"

Dicas e informações sobre o quadro, suspensão, rodas, pneus, etc, da CBX750.
Avatar do usuário
Leandro 4Galo
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1716
Registrado em: 26 Ago 2010 17:22
Localização: Guarulhos/SP
Contato:

Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor Leandro 4Galo » 09 Dez 2010 08:24

hawk escreveu:
CS CÔRTES escreveu:Boa Noite à todos !!

Nas minhas CB´s 400/450 utilizo o pinhão 18, para viajar é muito gostoso, a CBzinha fica mais tranquila e se ganha na velocidade final. Consigo 120km/h a 5600 rpm quando o normal com pinhão 16 é 7100rpm, se poupa quase 20% de motor.


A 450, a 120Km/h, devia girar 6000RPM na relação original creio eu.


Correto Hawk..., a minha em 6000 giros dá 120 km/h e com pinhão original..., será que o teste do Côrtes não foi feito só na Cbzinha..., :twisted:


Montado na Cbzona, mas sangue de Galeiro.

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor Demétrio » 08 Set 2011 09:19

Aproveitando o gancho do meu tópico de compra de roda de Hornet e de CBR 450, alguém saberia dizer se o passo da corrente da Galo corresponde ao passo da CB 500???
Outra dúvida, colocarei numa roda 17" essa coroa da CB 500, alguém teria uma dica ou algo do tipo pra ajudar??? Devo fazer isso mesmo ou qual seria a melhor opção para a Galo, talvez usar a coroa original nessa roda ou não??? :roll:


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
FCarneiro
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 907
Registrado em: 01 Jan 2010 22:15
Moto Atual: CBX 750F 1986 Red TL
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor FCarneiro » 22 Nov 2011 00:56

Galera,

Li a matéria que o Mussa postou, é muito esclarecedora, mas me ajudem aí com minhas dúvidas e afirmações.

Minha Red está com pinhão de 16 dentes e coroa de 45 dentes, ou seja, relação original. Estou aos poucos comprando um kit de Suzuki Bandit 1250 para fazer uma TL, e agora estou na fase de definir o tamanho da coroa.

Vou manter o pinhão original e já sei que preciso de uma coroa compatível com uma corrente de passo 530. Me resta agora definir se compro uma coroa de 44 ou de 43 dentes, uma vez que o pneu passará de 130/80-18 para 180/55-17.

Aguardo a ajuda dos mais entendidos do assunto, pois sou leigo. A única coisa que sei é que quero manter o pinhão original.

Um abraço.


Fernando Carneiro
De Albert Einstein para seu filho Eduard: "A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso estar em constante movimento".

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor Véio Mussa » 22 Nov 2011 10:39

Fcarneiro...

Paara chegar a um cálculo aproximado, existem muitas calculadoras de pneus na internet...numa rápida pesquisa encontrei esta... http://www.tacomaworld.com/forum/tirecalc.php

Utilizando esta calculadora, acho que você mesmo poderá chegar a uma conclusão da melhor coroa para que a relação continue o mais próximo possível da original...

Posso estar dizendo uma grande besteira, mas.....

- Pelos parâmetros fornecidos (em especial o nº de revoluções por Km), você teria que compensar os 5,6 % de revoluções a mais ao utilizar um pneu 180/55/17...

- Acho que para compensar essa diferença seria necessário diminuir 5,6% a quantidade de dentes da coroa original, para que a Rpm continuasse + ou - a mesma...

- Ou seja: 44 X 5,6% = 2,25.... 44 - 2,25 = 41,75 dentes

Como coroas com 41,75 dentes não existe.....hehehehehehe....., caberá a você fazer a melhor escolha entre as possibilidades de coroas existentes...
Nem sei se existe, mas para compensar até mesmo o desgaste natural do pneu, que muito embora pouco perceptível, aos poucos vai encurtando a relação, uma coroa com 41 dentes seria a ideal...

Se eu não me confundi no raciocínio, acho que é mais ou menos por aí...

Abraço



Avatar do usuário
FCarneiro
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 907
Registrado em: 01 Jan 2010 22:15
Moto Atual: CBX 750F 1986 Red TL
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor FCarneiro » 22 Nov 2011 13:50

Mussa,

Muito obrigado pela contribuição. Ela foi precisa. Troquei idéia com um colega aqui no trabalho e chegamos à seguinte fórmula para cálculo do número de dentes da nova coroa. Veja abaixo:

1) Situação Inicial - Relação Original da CBX 750F

Nº de dentes do pinhão - 16 dentes
Nº de dentes da coroa - 45 dentes
Passo da corrente - 530
Pneu original - 130/80-18

2) Situação Proposta (no meu caso)

Nº de dentes do pinhão - 16 dentes
Nº de dentes da coroa - a calcular
Passo da corrente - 530
Pneu proposto - 180/55-17

Lançando essas informações no Tire Size Calculator, temos:

Imagem

Em resumo, com o novo conjunto roda/pneu o número de revoluções por quilômetro (RPK) aumenta e a velocidade cai.

3) Cálculo da Nova Coroa

A fórmula de cáculo é a seguinte:

Imagem

Onde:
N0 = número de dentes da coroa original
N1 = número de dentes da nova coroa
V0 = velocidade da roda original
V1 = velocidade da nova roda
RPK0 = revoluções por quilômetro do conjunto roda/pneu original
RPK1 = revoluções por quilômetro do novo conjunto roda/pneu

No meu caso, calculando pela velocidade ou pelo número de revoluções por quilômetro, chego ao mesmo resultado:

N1 = ( V1 / V0 ) x N0 = ( 60,98 / 64,41 ) x 45 = 42,6 = 43 dentes

N1 = ( RPK0 / RPK1 ) x N0 = ( 478,23 / 505,11 ) x 45 = 42,6 = 43 dentes

OBS: as fórmulas acima são válidas somente se o pinhão e o passo da corrente não forem alterados.

Um abraço.


Fernando Carneiro
De Albert Einstein para seu filho Eduard: "A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso estar em constante movimento".

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor Demétrio » 22 Nov 2011 15:28

Rapaaaaaaaaaaiz, quanta engenharia!!! <>) ;<
Fernando, tinha essa mesma dúvida que tu. No meu caso, optei por manter a relação o mais próximo possível da original e consegui. O que eu fiz: mantive a coroa original de 45 dentes e coloquei um pinhão com 17 dentes. Pelos cálculos que o próprio Mussa fez, optei por trocar o pinhão, foi o mais fácil. Aqui viewtopic.php?f=6&t=9699&start=30&st=0&sk=t&sd=a tem mais dicas, caso precise. ;;
Abraço!


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor Véio Mussa » 22 Nov 2011 21:10

Hiiiiiiiiiiiiiii...você tá certo......e revendo sua informação inicial sobre os dentes da sua coroa, não sei por qual motivo fiz os cálculos a partir de uma coroa de 44 dentes.....hehehehehehehe....deve ser os óculos.....caso contrário teria chegado a mesma conclusão que você....

Abraço



Avatar do usuário
FCarneiro
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 907
Registrado em: 01 Jan 2010 22:15
Moto Atual: CBX 750F 1986 Red TL
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor FCarneiro » 22 Nov 2011 23:03

Mussa,

Eu vi que você errou somente no número de dentes, mas seus cálculos estavam feitos da forma correta. Valeu mesmo pela ajuda! Foi a partir dela que discutimos, e meu colega desenterrou essa fórmula que eu já não me lembrava mais.

Um abraço.


Fernando Carneiro
De Albert Einstein para seu filho Eduard: "A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso estar em constante movimento".

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor Véio Mussa » 23 Nov 2011 00:02

Fcarneiro...

Se você optar por uma coroa da Vaz com o passo 530 (que das paralelas acho que é a melhor), segundo o site deles, http://www.vaz.com.br/mecanica/images/c ... go2011.pdf só existe a opção de 42 dentes, que até acho que seja a mais indicada....

Abraço



Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor Demétrio » 23 Nov 2011 10:51

Véio Mussa escreveu:Fcarneiro...

Se você optar por uma coroa da Vaz com o passo 530 (que das paralelas acho que é a melhor), segundo o site deles, http://www.vaz.com.br/mecanica/images/c ... go2011.pdf só existe a opção de 42 dentes, que até acho que seja a mais indicada....

Abraço

Fernando, eu tenho essa coroa novinha aqui pra te vender, comprei (errado) no próprio site da Vaz. É a mesma original da Hornet, 42 dentes. Caso opte por ela, me contacte, por favor, ok?! Só não usei porque optei por usar a mesma corrente da Galo, ou seja, passo 525. ;;
Abraço!


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
FCarneiro
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 907
Registrado em: 01 Jan 2010 22:15
Moto Atual: CBX 750F 1986 Red TL
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor FCarneiro » 23 Nov 2011 10:54

Mussa e Demétrio,

Obrigado, mas já comprei uma coroa de 43 dentes, passo 530.

Um abraço.


Fernando Carneiro
De Albert Einstein para seu filho Eduard: "A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso estar em constante movimento".

Avatar do usuário
FCarneiro
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 907
Registrado em: 01 Jan 2010 22:15
Moto Atual: CBX 750F 1986 Red TL
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor FCarneiro » 01 Dez 2011 01:39

Prezados,

Uma vez definido que a relação da TL terá um pinhão de 16 dentes (original da Galo) e uma coroa de 43 dentes (original da Bandit), falta agora definir a corrente que terá passo 530. Estou inclinado a comprar uma D.I.D 50VXGB-XXX Gold & Black, onde "XXX" é o número de links (elos). Existem as seguintes opções:
* D.I.D 50VXGB-116
* D.I.D 50VXGB-118
* D.I.D 50VXGB-120

Qual delas os amigos me aconselham?

Um abraço.


Fernando Carneiro
De Albert Einstein para seu filho Eduard: "A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso estar em constante movimento".

Avatar do usuário
Skid Vicious
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1046
Registrado em: 22 Fev 2011 12:46
Localização: Rio de Janeiro / Resende
Contato:

Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor Skid Vicious » 01 Dez 2011 09:18

Fernando, olha...

Para usar coroa de 43 dentes com o pinhão original, vc vai ficar com relação 2,68. Para isso é melhor deixar a sua coroa original de 45 dentes e comprar um pinhão de 17 dentes, vai resultar exatamente na mesma relação.

Eu andei na Galo do Joel e ele usava essa relação 2,68, achei a moto um pouco fraca em baixa, algo que me incomodaria bastante se fosse na minha moto. Acabei então optando pela coroa de 44 dentes, afim de só compensar a roda menor e pneu mais baixo. ;;


Anderson Torres
Fotoblog: www.7galo.wordpress.com
CBX 750F - TL Full

Avatar do usuário
Skid Vicious
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1046
Registrado em: 22 Fev 2011 12:46
Localização: Rio de Janeiro / Resende
Contato:

Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor Skid Vicious » 01 Dez 2011 09:20

FCarneiro escreveu:Prezados,

Uma vez definido que a relação da TL terá um pinhão de 16 dentes (original da Galo) e uma coroa de 43 dentes (original da Bandit), falta agora definir a corrente que terá passo 530. Estou inclinado a comprar uma D.I.D 50VXGB-XXX Gold & Black, onde "XXX" é o número de links (elos). Existem as seguintes opções:
* D.I.D 50VXGB-116
* D.I.D 50VXGB-118
* D.I.D 50VXGB-120

Qual delas os amigos me aconselham?

Um abraço.



Ih rapaz, agora não sei mais ajudar! A minha é D.I.D original, mas dessas de Bandit já não sei... :oops:


Anderson Torres
Fotoblog: www.7galo.wordpress.com
CBX 750F - TL Full

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Dicas sobre "relação"

Mensagempor Véio Mussa » 01 Dez 2011 11:09

FCarneiro escreveu:Prezados,

Uma vez definido que a relação da TL terá um pinhão de 16 dentes (original da Galo) e uma coroa de 43 dentes (original da Bandit), falta agora definir a corrente que terá passo 530. Estou inclinado a comprar uma D.I.D 50VXGB-XXX Gold & Black, onde "XXX" é o número de links (elos). Existem as seguintes opções:
* D.I.D 50VXGB-116
* D.I.D 50VXGB-118
* D.I.D 50VXGB-120

Qual delas os amigos me aconselham?

Um abraço.


Carneiro...

Se entendi bem, sua dúvida é apenas no que se refere ao nº de elos...se for isso mesmo, com a mudança do tamanho da coroa, fica um pouco mais difícil de opinar tendo em vista que só na hora da montagem que vai ser possível ver se a posição do eixo da roda vai ficar próximo da posição original (com uma relação, corrente, coroa e pinhão novas) para permitir as futuras regulágem da corrente...

Mesmo assim vou dar um chute...como sua coroa vai ter 2 dentes a menos que a original, acredito que uma corrente com também 2 elos a menos que a original, seria algo bem próximo da ideal...

Abraço




Voltar para “Quadro, rodas, freios, pneus e outros”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 46 visitantes