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Folga da corrente

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Arnaldo Tomazetti
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Folga da corrente

Mensagempor Arnaldo Tomazetti » 16 Jun 2005 17:53

Outro dia, ao regular a folga da corrente, notei que ao girar a roda a folga vai ficando maior ou menor dependendo da posição.
O conjunto já apresenta um certo desgaste, mas ainda dentro da tolerância, os prisioneiros da coroa estão corretamente ajustados e o pinhão e o eixo que sai do câmbio não estão tortos.
Como tem um outro tópico falando de vibrações, achei que esse é um problema que causa vibração e ruído.
O que será isso ? Defeito de fabricação dos componentes ? Desgaste acentuado ?
abraços



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Mensagempor rogeriosm » 16 Jun 2005 17:59

Será que o eixo não tá torto Arnaldo????


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Mensagempor Arnaldo Tomazetti » 16 Jun 2005 18:18

Rogério, pelo menos no visual não parece que está torto, mas não tirei a carenagem do pinhão pra examinar melhor.
Dá um certo trabalho tirar aquela tampa, mas se precisar eu tiro.
abraços



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Caio
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Mensagempor Caio » 16 Jun 2005 21:49

Arnaldo, é o seguinte... Meu pai levou a CB 500 no mecânico para ajustar a relação. Quando se gira a roda, ela estica ou encolhe, ou seja, ovalização. O mecânico falou que isso é normal, aí ele ajustou num ponto "intermediário" e ela está lá, esticadinha. :wink:



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Mensagempor rogeriosm » 17 Jun 2005 08:21

Arnaldo, eu me referia ao eixo da roda, talvez alguma pancada em um buraco possa entorta-lo.....Sei que é praticamente impossivel, mas foi a primeira coisa que me veio a mente......


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Mensagempor Arnaldo Tomazetti » 17 Jun 2005 08:59

Hoje de manhã dei uma geral em todas a peças, a coroa está em ordem, o pinhão também e o eixo da roda ídem.
Acho que é a corrente...a minha corrente é daquelas com emenda, com aquele granpo "U" mas até aí tudo bem...é que a corrente fica mais esticada quando a emenda está passando pela coroa, e quando a emenda "vai" em direção ao pinhão afrouxa mais.
A coroa tem 45 dentes e a corrente tem 112 roletes, a cada volta completa da corrente equivale a 2.49 voltas da coroa, por isso tô achando que é a corrente que tá com problema...só não sei o que...
Não chega a ser uma diferença exagerada, é só um pouco...mas na estrada em alta velocidade esse "estica/ afrouxa" deve causar fadiga nos componentes e pode até quebrar.
abs



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Re: Folga da corrente

Mensagempor JekRider » 17 Jun 2005 13:01

Arnaldo Tomazetti escreveu:Outro dia, ao regular a folga da corrente, notei que ao girar a roda a folga vai ficando maior ou menor dependendo da posição.
O conjunto já apresenta um certo desgaste, mas ainda dentro da tolerância, os prisioneiros da coroa estão corretamente ajustados e o pinhão e o eixo que sai do câmbio não estão tortos.
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abraços


Arnaldo,,

Isso é desgaste da corrente,,, pois ela é a 1ª da ter desgaste na relação...
Troquea que o problema acaba.. :wink:

compre uma 530H x 114 elos

530 é o tamanho da corrente, o H quer dizer Reforçada,, e 114 é o numero de elos necessario para a galo.. :wink:

Quando a minha começa a fazer isso eu ja troca ela de cara...Ja troquei 2x a corrente e nenhuma vez o pinhão e coroa..


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Mensagempor Arnaldo Tomazetti » 17 Jun 2005 16:34

Legal Jek, valeu a informação, tá mais simples do que esperava resolver isso...Só mais uma dúvida, eu tava querendo continuar usando a corrente com emenda, porque é mais fácil de montar na moto...vou ver se acho dessa com emenda.
valeu



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Mensagempor Arnaldo Tomazetti » 17 Jun 2005 21:40

É verdade Emigdio, também já ouvi isso, mas acho que a resistência à tração é a mesma.
O perigo estaria no caso do grampo em "U" escapar, mas montando-se o "U" com a parte fechada no sentido de rotação da corrente, ele não escapa...talvez alguém possa confirmar (ou não) isso.
abs



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Mensagempor Arnaldo Tomazetti » 18 Jun 2005 13:35

As medidas da corrente original são:
Ref 530
passo: 15,875mm
diam. do rolo: 10,16mm
distância entre placas: 9,53mm

Pergunto se alguém já trocou essa corrente por uma outra...
Essa corrente é:
Ref 532
passo: 15,875mm
diam do rolo: 11,09mm
distância entre placas: 9,53mm
Notem que nessa corrente 532 a única coisa que muda é o diametro do rolo, passando de 10,16mm para 11,09mm

Isso no caso de se trocar só a corrente, mantendo a coroa e pinhão...a diferença de 0,93mm a mais no diametro do rolo compensaría o desgaste da coroa e do pinhão ???

Alguém já fez isso ? Ou será que não dá certo ? É claro que tudo vai depender do acasalamento perfeito entre a corrente e as engrenagens...
abs



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Mensagempor JekRider » 20 Jun 2005 17:17

Depois da original ,, sempre usei corrente com emendar e não tive problema,,,,

Só uma vez que arrebentou ela pq eu não tinha o batente do cavalete, pois quando não tem batente o cavalete fica bem na altura da corrente e como a minha estava frouxa, pegou no cavalete e estourou o grampo... A sorte que estava na esquina da casa da minha noiva..hehe :wink:

Mas eu dou preferencia de corrente com emendas pois fica mais fácil de retira-las para lavar...

abraço.


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Mensagempor Edu Costa » 10 Ago 2005 10:34

A minha tb está com esse problema, um mecânico disse que é folga do sistema, vou trocar tudo, Coroa, Pinhão e Corrente


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Mensagempor Arnaldo Tomazetti » 10 Ago 2005 22:55

Troquei só a corrente e ficou bom



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Mensagempor JekRider » 11 Ago 2005 13:12

Edu Costa escreveu:A minha tb está com esse problema, um mecânico disse que é folga do sistema, vou trocar tudo, Coroa, Pinhão e Corrente


Se o seu pinhão e a coroa estão bons, tem relação para mais uns bons KM. troque somente a corrente que esse problema acaba....


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Mensagempor Edu Costa » 11 Ago 2005 16:21

é, mas infelizmente a coroa não tá não, ela é VAZ.

O pinhão não vi pois não abri a tampinha, mas pelo preço do original, vou trocar os dois.


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