Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Tuchos batendo, manômetro e bomba de oleo

Aqui, dicas e informações sobre o motor, embreagem, etc, da CBX750.
Avatar do usuário
ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 334
Registrado em: 27 Dez 2010 16:26
Localização: Mauá - SP
Contato:

Tuchos batendo, manômetro e bomba de oleo

Mensagempor ciberdek » 25 Nov 2011 12:46

Como todo mundo que esta acompanhando o topico do Giuliano sobre os tuchos de Gol power sabe, eu venho a alguma tempos mexendo no meu motor, onde uma coisa levou a outra (Começou com a bateção de tuchos) e foi indo até o ponto em que imagino que terei de mexer nas bronzinas. No meio do caminho, instalei um manômetro de oleo na moto eu vou postar umas fotos aqui . Vou contar Desde o começo:

Desde que comprei a moto, ela batia tuchos insanamente. Tanto que me venderam ela barato por medo da metralhadora que o motor estava, com especial destaque para umas batidas bem fortes no cilindro 4, admissão, lado esquerdo. Como tenho bom ouvido pra mecânica saquei que era tucho e vamo que vamo.

Resolvi começar o conserto do mais simples para o mais complicado. Primeiro troquei o oleo (Yamalube) e filtro. A Bateção diminuiu mais persistia.

Depois, fiz um flush completo no motor com nova troca de oleo (Castrl magnatec semi sintético). A Bateção diminuiu mais um pouco, mais ainda estava firme e forte.

A moto passou muito tempo sem que a manutenção dos tuchos fosse feita, pois além de eu andar pouco (E em baixas roatções) havia a questão do preço dos tuchos. Até que o Giuliano meteu as caras e provou por A mais B que dava pra clocar tuchos de Gol Power. dai eu resolvi ir pra cima. Comprei os tuchos, passaei uns dias estidando como fazer e efetuei a troca dos tuchos. Mas infelizmente, o tucho mais barulhento (Admissão lado esquerdo) continuava metralhando.

Desmontei de novo e limpei cuidadosamente os suportes dos comandos (Que estavam sujos de tinta preta. o PORCO que pintou o motor deixou borrifar tinta de monte em peças internas) a bateção persistiu.

Limpei TODOS os suportes dos comandos até parecerem novos. A Bateção persistiu.

Desmontei pela terceira vez e descobri que HAVIA ESQUECIDO DE COLOCAR AS 3 ARRUELAS EM UM DOS TUCHOS. A bateção parou. Foi uma tremenda coincidência que isso tivesse ocorrido logo no tucho mais barulhento.

Mas como eu ja tinha encomendado um manômetro de oleo (Em uma moto que custa 7 paus pra fazer o motor, todo cuidado é pouco) resolvi instalar e verifcar a pressão, porque tucho também bate por causa disso.

Decepção. Pressão bem baixa quando em temperatura de funcionamento. Chegava a ZERAR em marcha lenta.

Desmontei o cárter e encontrei MUITA SUJEIRA. Especialmente restos de tinta da pitura do motor presos na penerinha do oleo. Até os restos de um SAQUINHO PLASTICO tinha preso na peneira. Aproveitei pra desmontar a bomba e descobri alguns arranhões na carcaça. Troquei todos os O`rings e juntas e Remotei tudo e fui testar.

A Pressão continuava baixa. Dai não tem jeito. Sou encanado com mecânica (Veiculo meu tem que ser confiável).

Comprei uma bomba de oleo NOVA NA CAIXA na remaza da general osório. Paguei os olhos da cara. Também comprei uma junta original. Só a junta do carter original custa o preço do jogo de juntas paralelo. Troquei de novo os O`rings e montei tudo, A pressão melhorou, mas ainda não está a contento. Como o Giuliano sugeriu, a baixa pressão pode ser bronzinas, pois tenho bateria nova, motor de arranque 100% embuchado e a partida a quente esta pesando. Ja estou estudando a melhor maneira de fazer este serviço.

Olha ali embaixo a cebolinha do oleo e o adaptador para manômetro.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

Cano do manômetro de oleo preso ao quadro, pra não pegar no escapamento
Imagem

Primeira foto do manômetro de oleo
Imagem

Comandos na troca do Tuchos
Imagem
Imagem
Imagem

Engrenagem presa com enforca gato pra evitar que o motor saia do ponto durante a troca de tuchos
Imagem

Carter retirado pela segunda vez (Da primeira estava ainda pior)
Imagem
Imagem
Imagem

Caixa da bomba de oleo novinha. Sabe-se la quando se vai ver outra dessas.
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem


Embreagem aberta
Imagem
Imagem


Bomba de oleo zerinho
Imagem
Imagem


Carter ja limpo
Imagem
Imagem

Moto no estaleiro
Imagem

Embreagem, Jesus! Que troço complicado! Do jeito que saiu, voltou.
Imagem

Telinha do oleo. teve de ficar de molho no Thinner pra tirar toda a sujeira.
Imagem

Mais uma do carter ja limpo (esse é o nivel de limpeza que eu exijo pra montar de volta) Repare no lugar onde vai as juntas. Foi lixado com lixa Dàgua.
Imagem

Junta original para o carter
Imagem
Imagem

O unico tipo de cola de juntas que realmente não vaza. Custa R$ 30,00 a bisnaga.
Imagem

Mais uma dos comandos (Nota: Esta faltando a capa que protege a corrente de comando, se souberem onde posso achar uma, agradeço). Notem a cor que ficaram os suportes dos comando depois da limpeza.
Imagem
Imagem
Imagem

Manômetro de oleo em destaque.
Imagem
Imagem

Bom, é isso ai. Se tiverem dúvidas, vão perguntando que eu respondo. E à medida que for mexendo, eu vou postando as novidades aqui. espero que tenham gostado.



Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Tuchos batendo, manômetro e bomba de oleo

Mensagempor Véio Mussa » 26 Nov 2011 00:01

Ciberdeck e Giulliano...

Vocês são mais mecânicos do que eu massss, antes de pensar numa retífica, eu daria uma boa olhada no funcionamento da válvula de alívio (válvula reguladora de pressão) que tem tudo a ver com pressão de óleo muito baixa ou muito alta, que também é prejudicial...
Como tinha bastante sujeira no restante das peças, se ela não foi manutenida, provavelmente ela também esteja suja e a sujeira pode estar fazendo com que a válvula fique aberta permanentemente ou não feche o necessário, fazendo cair a pressão no circuito de lubrificação...quem sabe o problema seja menor do que parece....valeu

PS: Giulliano..no vídeo que você postou no seu tópico, aparece o efeito da bomba e da válvula funcionando perfeitamente...mesmo que a rpm aumente mais que 6.000rpm, a pressão se mantem em torno dos 6,3/6,5Kg...se subir muito acaba detonando retentores, etc..., e até causando vasamentos internos...aliás, relendo o tópico, ví que você comentou isso por lá...

Abraço



Avatar do usuário
ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 334
Registrado em: 27 Dez 2010 16:26
Localização: Mauá - SP
Contato:

Re: Tuchos batendo, manômetro e bomba de oleo

Mensagempor ciberdek » 26 Nov 2011 02:37

Desmontei e Limpei a valvula na primeira desmontagem. Do jeito que estava sujo o oleo eu não ia arriscar. Não é ela.


Sempre fui Galeiro. Mesmo antes de ter Galo. Quando comprei a moto, isso apenas ficou mais evidente. CBX 750 INDY ANO 90

Avatar do usuário
ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 334
Registrado em: 27 Dez 2010 16:26
Localização: Mauá - SP
Contato:

Re: Tuchos batendo, manômetro e bomba de oleo

Mensagempor ciberdek » 28 Nov 2011 11:08

Eu gostaria de desmontar o vira e manda-lo ainda com as bielas para uma retifica para que lá mesmo se fizessem as medidas, trocassem as bronzinas e dessem os torques certos. Conhecem alguma retífica de SP ou ABC Paulista que faz isso?


Sempre fui Galeiro. Mesmo antes de ter Galo. Quando comprei a moto, isso apenas ficou mais evidente. CBX 750 INDY ANO 90

Avatar do usuário
ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 334
Registrado em: 27 Dez 2010 16:26
Localização: Mauá - SP
Contato:

Re: Tuchos batendo, manômetro e bomba de oleo

Mensagempor ciberdek » 28 Nov 2011 11:54

giulliano escreveu:na General n 600,retifica dinamica


ou 400 e pouco retifica corremotos


Valeu!

Alguma ideia do custo, e principalmente, será que eu consigo efetuar este reparo em casa? Não sei se estou à altura deste trabalho.


Sempre fui Galeiro. Mesmo antes de ter Galo. Quando comprei a moto, isso apenas ficou mais evidente. CBX 750 INDY ANO 90

ed750indy
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 244
Registrado em: 16 Mar 2009 16:55
Localização: Taguatinga -DF

Re: Tuchos batendo, manômetro e bomba de oleo

Mensagempor ed750indy » 30 Nov 2011 18:02

Caro amigo, vamos por partes:

1- seu motor de partida foi enrolado o induzido, se não pode estar acontecendo de ficar pesado;e quando embuchado fica mais ainda.

Segundo mecânicos experientes me falaram que quando as bronzinas estão em estado lastimável pode acontecer isso, mas o motor trabalha muito pesado...quando quente.

2-tira a tampa do lado esquerdo do motor, a que coloca a moto no ponto e com uma chave de fenda tente ver a folga do eixo, se for muito pequena esta tudo certo, senão, pode partir para a abertura do motor.

Não sou mecânico, mas passei por susto parecido e na verdade era engano de um mecânico.Sem desmerecer o Giuliano que é craque, mas vale a pena estudar bastante o caso antes de gastar uma baita grana.

Se eu fosse vc enrolaria o induzido, montava bem e dava uma role para ver como fica...e quando a moto fica parada precisa de uma grande volta para recarregar legal os tuchos.



ed750indy
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 244
Registrado em: 16 Mar 2009 16:55
Localização: Taguatinga -DF

Re: Tuchos batendo, manômetro e bomba de oleo

Mensagempor ed750indy » 30 Nov 2011 18:24

A diferença na pressão não poderia ser por causa do lugar onde foi instalado o manômetro( junto a cebolinha), pois vi que na antiga moto do parada foi instalado no mesmo lugar onde o Giuliano mediu a pressão na dele.Lado direito do motor.



Avatar do usuário
ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 334
Registrado em: 27 Dez 2010 16:26
Localização: Mauá - SP
Contato:

Re: Tuchos batendo, manômetro e bomba de oleo

Mensagempor ciberdek » 04 Dez 2011 23:18

giulliano escreveu:não,os dutos são todos interligados como um encanamento d`agua cheio de torneiras,portanto se não tem pressão pra uma torneira não tem pra outra tambem se tem pressão em uma tem em todas,mesmo caso nos dutos de óleo do motor!!!!!


Confere. Em fluidos, a pressão se distribui por igual em todos os pontos do sistema, independente de onde é feita a medição.

Outra coisa importante, com o motor frio, a pressão é praticamente perfeita. Mas quando esquenta, já era. Quase zera em marcha lenta.

O motor de arranque foi inteiro refeito, não esta pesando por causa dele.

A moto ta parando na oficina nesta terça. Vai abrir e verificar o Virabrequim. Dane-se o custo. Não vou ficar andando com um motor que custa 7 paus pra fazer e gira 10000 RPM com pressão de oleo baixa, partida pesada e suspeita de problemas no Virabrequim. Se não for, pelo menos, fica tudo nos conformes na parte de baixo do motor.


Sempre fui Galeiro. Mesmo antes de ter Galo. Quando comprei a moto, isso apenas ficou mais evidente. CBX 750 INDY ANO 90

Avatar do usuário
kadu
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 72
Registrado em: 10 Abr 2011 11:31
Localização: Volta Redonda / RJ
Contato:

Re: Tuchos batendo, manômetro e bomba de oleo

Mensagempor kadu » 12 Dez 2011 13:01

Amigo, minha moto tambem bate tucho, mas só quando fria, ligo ela ai é aquela bateção tipica neh, deixo ela por uns 5 minutos ligada, ai quando esquenta nao bate mais ( issu pela manha ), quando ela ta quente é uma beleza. Uso oleo mobil e bardahl b12. Agora, estou afim de dar um ponto final nisso, nao quero que ela bata tucho nem fria, pois as vezes voce para num restaurante, ou algo do tipo, onde a moto fica desligada por 1 hora por exemplo, ai na hora de ir embora é o mesmo dilemaaaa, eu nao tenho saco pra isso. Pois entao, estou querendo fazer essa adaptação de voces que por sinal foi um sucesso. Antes de tirar a minha duvida quero parabenizar voces todos que fizeram o processo, inclusive o pai dissu tudo que foi o giullianu, pois acompanhei o topico dele, e putzzz, sem comentarios...Issu deu muito trabalho. Mas enfim, minha duvida é a seguinte, qual arruela que voces usaram nos tuchos? pois quando procuro um torneiro para fazer um calço de 3 mm, que eu mostro o tucho e explico o que quero fazer com o calço, eles desistem e nao fazem pra mim, e como voces usaram arruelas de 1mm, aonde eu encontro essas arruelinhas? tem alguma especifica?
Abraçoss.


XLX 250
XLX 350
CB 450 TR
XT 600
CB 450 DX
XL 600
HORNET 2005
CBX 750 ROTHMANS - ATUAL

Avatar do usuário
ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 334
Registrado em: 27 Dez 2010 16:26
Localização: Mauá - SP
Contato:

Re: Tuchos batendo, manômetro e bomba de oleo

Mensagempor ciberdek » 13 Dez 2011 20:16

Bom... Pra mim não teve segredo. Peguei o tucho de gol, fui em uma casa de parafusos e pedi 50 arroelas de 1mm naquele diâmetro. Não houve nenhuma preparação especial. Como a parte hidraulica do tucho segura boa parte da pancada, as arroelas não são tão exigidas quanto se pensa.


Sempre fui Galeiro. Mesmo antes de ter Galo. Quando comprei a moto, isso apenas ficou mais evidente. CBX 750 INDY ANO 90

Avatar do usuário
chips
Já faço as curvas deitado
Já faço as curvas deitado
Mensagens: 181
Registrado em: 28 Fev 2010 22:19
Localização: São Bernardo do Campo-SP

Re: Tuchos batendo, manômetro e bomba de oleo

Mensagempor chips » 13 Dez 2011 23:16

A algum tempo atraz fiz o teste de pressão com um manômetro emprestado de um amigo - a pressão também ficava quase zero e podia acelerar que
não adiantava. Hoje comprei um manômetro e to providenciando a instalação no painel mas como a curiosidade mata então ja fiz um teste e bingo...
Pressão la em cima nos 6 k . Sugiro que vc verifique seu manômetro. Vai que ele esta com problemas....
Abração


SÉRGIO
amigos moto grupo
brasil rider's
SÃO BERNARDO DO CAMPO-sp

Avatar do usuário
ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 334
Registrado em: 27 Dez 2010 16:26
Localização: Mauá - SP
Contato:

Re: Tuchos batendo, manômetro e bomba de oleo

Mensagempor ciberdek » 14 Dez 2011 21:50

chips escreveu:A algum tempo atraz fiz o teste de pressão com um manômetro emprestado de um amigo - a pressão também ficava quase zero e podia acelerar que
não adiantava. Hoje comprei um manômetro e to providenciando a instalação no painel mas como a curiosidade mata então ja fiz um teste e bingo...
Pressão la em cima nos 6 k . Sugiro que vc verifique seu manômetro. Vai que ele esta com problemas....
Abração


A pressão fica a quase zero quando esta em
Marcha lenta e com o oleo quente. Com o oleo frio a 3000 RPM a pressão fica em quase 5 PSI. O manometro está legal.


Sempre fui Galeiro. Mesmo antes de ter Galo. Quando comprei a moto, isso apenas ficou mais evidente. CBX 750 INDY ANO 90

Avatar do usuário
ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 334
Registrado em: 27 Dez 2010 16:26
Localização: Mauá - SP
Contato:

Re: Tuchos batendo, manômetro e bomba de oleo

Mensagempor ciberdek » 17 Dez 2011 00:05

Fui, à oficina hoje ver o motor desmontado. Verericto.
VIRABREQUIM DETONADO.
O motor travou e alguém o refez nas coxas, sem fazer tratamento e com bronzinas de CB. Pra piorar, relaxaram com as trocas de oleo. Resultado: As bronzinas parecem que foram lixadas com lixa de ferro, o virabrequim esta com profundas marcas, e o pior UMA ENORME AZULADA NA PARTE DA BIELA 3. Coisa feia mesmo. Deve ter acabado com a tempera do material. Eu não tenho coragem de montar aquilo em minha moto de novo. Segundo o mecânico, eu não tinha mais virabrequim para 500 km. O vira e as bronzinas serão trocados.

Agora as notícias boas. Salvo o vira e algumas roscas e pequenas gambiarras, o resto do motor esta perfeito. Correntes, esticadores, bielas pistões, garfos do câmbio, embreagem, arvore de comandos, bloco tudo em perfeito estado.

O motor terá as peças trocadas, um virabrequim usado que receberá novo niquelamento, todas as gambiarras retiradas e montagem com torques corretos, novas juntas e Orings originais.

Depois posto fotos.

Depois eu posto algumas fotos.


Sempre fui Galeiro. Mesmo antes de ter Galo. Quando comprei a moto, isso apenas ficou mais evidente. CBX 750 INDY ANO 90

Avatar do usuário
ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 334
Registrado em: 27 Dez 2010 16:26
Localização: Mauá - SP
Contato:

Re: Tuchos batendo, manômetro e bomba de oleo

Mensagempor ciberdek » 23 Dez 2011 00:12

ATENÇÃO! O VIRABREQUIM DA INDY FOI COMPROMETIDO. SE ALGUÉM SOUBER ONDE POSSOY COMPRAR UM SEM AS BIELAS, QUE ESTEJA NO MAXIMO A 0,25 E COM UM PREÇO NÃO PROIBITIVO, FAVOR ME CONTACTAR.


Sempre fui Galeiro. Mesmo antes de ter Galo. Quando comprei a moto, isso apenas ficou mais evidente. CBX 750 INDY ANO 90

Avatar do usuário
ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 334
Registrado em: 27 Dez 2010 16:26
Localização: Mauá - SP
Contato:

Re: Tuchos batendo, manômetro e bomba de oleo

Mensagempor ciberdek » 16 Mar 2012 15:40

Bom... Comprei um Virabrequim semi novo com o Jairo la da Rua Sta ifigênia, o mesmo foi montado e a moto esta boa, funcionando e com pressão de oleo. Ja fiz duas viajens (Pra minas Gerais e Ap. do Norte) e esta funcionando a contento. A unica mudança necessária foi baixar a giclagem porque o motor estava dando excesso.


Sempre fui Galeiro. Mesmo antes de ter Galo. Quando comprei a moto, isso apenas ficou mais evidente. CBX 750 INDY ANO 90


Voltar para “Motores”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 24 visitantes