Desde que comprei a moto, ela batia tuchos insanamente. Tanto que me venderam ela barato por medo da metralhadora que o motor estava, com especial destaque para umas batidas bem fortes no cilindro 4, admissão, lado esquerdo. Como tenho bom ouvido pra mecânica saquei que era tucho e vamo que vamo.
Resolvi começar o conserto do mais simples para o mais complicado. Primeiro troquei o oleo (Yamalube) e filtro. A Bateção diminuiu mais persistia.
Depois, fiz um flush completo no motor com nova troca de oleo (Castrl magnatec semi sintético). A Bateção diminuiu mais um pouco, mais ainda estava firme e forte.
A moto passou muito tempo sem que a manutenção dos tuchos fosse feita, pois além de eu andar pouco (E em baixas roatções) havia a questão do preço dos tuchos. Até que o Giuliano meteu as caras e provou por A mais B que dava pra clocar tuchos de Gol Power. dai eu resolvi ir pra cima. Comprei os tuchos, passaei uns dias estidando como fazer e efetuei a troca dos tuchos. Mas infelizmente, o tucho mais barulhento (Admissão lado esquerdo) continuava metralhando.
Desmontei de novo e limpei cuidadosamente os suportes dos comandos (Que estavam sujos de tinta preta. o PORCO que pintou o motor deixou borrifar tinta de monte em peças internas) a bateção persistiu.
Limpei TODOS os suportes dos comandos até parecerem novos. A Bateção persistiu.
Desmontei pela terceira vez e descobri que HAVIA ESQUECIDO DE COLOCAR AS 3 ARRUELAS EM UM DOS TUCHOS. A bateção parou. Foi uma tremenda coincidência que isso tivesse ocorrido logo no tucho mais barulhento.
Mas como eu ja tinha encomendado um manômetro de oleo (Em uma moto que custa 7 paus pra fazer o motor, todo cuidado é pouco) resolvi instalar e verifcar a pressão, porque tucho também bate por causa disso.
Decepção. Pressão bem baixa quando em temperatura de funcionamento. Chegava a ZERAR em marcha lenta.
Desmontei o cárter e encontrei MUITA SUJEIRA. Especialmente restos de tinta da pitura do motor presos na penerinha do oleo. Até os restos de um SAQUINHO PLASTICO tinha preso na peneira. Aproveitei pra desmontar a bomba e descobri alguns arranhões na carcaça. Troquei todos os O`rings e juntas e Remotei tudo e fui testar.
A Pressão continuava baixa. Dai não tem jeito. Sou encanado com mecânica (Veiculo meu tem que ser confiável).
Comprei uma bomba de oleo NOVA NA CAIXA na remaza da general osório. Paguei os olhos da cara. Também comprei uma junta original. Só a junta do carter original custa o preço do jogo de juntas paralelo. Troquei de novo os O`rings e montei tudo, A pressão melhorou, mas ainda não está a contento. Como o Giuliano sugeriu, a baixa pressão pode ser bronzinas, pois tenho bateria nova, motor de arranque 100% embuchado e a partida a quente esta pesando. Ja estou estudando a melhor maneira de fazer este serviço.
Olha ali embaixo a cebolinha do oleo e o adaptador para manômetro.

Cano do manômetro de oleo preso ao quadro, pra não pegar no escapamento

Primeira foto do manômetro de oleo

Comandos na troca do Tuchos

Engrenagem presa com enforca gato pra evitar que o motor saia do ponto durante a troca de tuchos

Carter retirado pela segunda vez (Da primeira estava ainda pior)

Caixa da bomba de oleo novinha. Sabe-se la quando se vai ver outra dessas.

Embreagem aberta

Bomba de oleo zerinho

Carter ja limpo

Moto no estaleiro

Embreagem, Jesus! Que troço complicado! Do jeito que saiu, voltou.

Telinha do oleo. teve de ficar de molho no Thinner pra tirar toda a sujeira.

Mais uma do carter ja limpo (esse é o nivel de limpeza que eu exijo pra montar de volta) Repare no lugar onde vai as juntas. Foi lixado com lixa Dàgua.

Junta original para o carter

O unico tipo de cola de juntas que realmente não vaza. Custa R$ 30,00 a bisnaga.

Mais uma dos comandos (Nota: Esta faltando a capa que protege a corrente de comando, se souberem onde posso achar uma, agradeço). Notem a cor que ficaram os suportes dos comando depois da limpeza.

Manômetro de oleo em destaque.

Bom, é isso ai. Se tiverem dúvidas, vão perguntando que eu respondo. E à medida que for mexendo, eu vou postando as novidades aqui. espero que tenham gostado.