Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Alguem já colocou tucho de gol power na galo

Aqui, dicas e informações sobre o motor, embreagem, etc, da CBX750.
Avatar do usuário
ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 334
Registrado em: 27 Dez 2010 16:26
Localização: Mauá - SP
Contato:

Re: Alguem já colocou tucho de gol power na galo

Mensagempor ciberdek » 07 Fev 2011 10:27

LUIZ HENRIQUE D. GONGOLA escreveu:Ciber, hoje fui até a loja em que eu compro as peças pra Galo, e por curiosidade fui até o balcão de peças para carro e pedi pra ver o tucho do gol.

Quando o balconista trouxe o tucho olhei a aplicação de peça , ela é indicada para a linha Gol,Fox,Kombi,e um ano do Audi A3 .

Com a peça na mão,( ela é bem paracida com o tucho da galo ) acho que vale a pena estudar e comparar as medidas das peças e ver se da certo a troca ...

Vou comprar um tucho do gol para fazer a comparação, depois coloco o resultado ...

Luiz Henrique



Beleza, estamos no aguardo do resultado das medições.


Sempre fui Galeiro. Mesmo antes de ter Galo. Quando comprei a moto, isso apenas ficou mais evidente. CBX 750 INDY ANO 90

LUIZ HENRIQUE D. GONGOLA
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 233
Registrado em: 16 Ago 2006 22:38
Localização: São Vicente - SP

Re: Alguem já colocou tucho de gol power na galo

Mensagempor LUIZ HENRIQUE D. GONGOLA » 13 Fev 2011 14:49

Ciber, só hoje tive tempo para ir até a loja , com a ajuda o vendedor tirei as medidas

Tucho da galo Tucho de Gol Diferença

Altura total 36.0 34,4 1.6

Largura do estojo 12 12 0

Medida entre a base do estojo
e o orificio de entrada do oleo 16,3 15 1,3

Altura do estojo 27 25 2

Altura do pino 0,9 0,9 0

Largura do pino 0,8 0,8 0

Diametro do orifiçio
de saida do oleo 0,2 0,1 0,1

1. As medidas estão em Centimetros as casas apos a virgula Milimetros .

2 - Pelo que vi, o calço para compensar a altura deve ter 1milimetro e 6 decimos de altura .

3- O diametro do orificio de entrada de oleo do gol é maior que o da galo porem o de saida da galo é maior que o do gol

4 Gostaria de ter tirado a medida do tucho do gol com o pino totalmente recolhido mas a peça era nova e emprestada.

5 Agora vou trabalhar, só tirei as medidas depois com calma vou comparar as medidas ( mas acho que não da certo )

Tai espero que a turma compare e vamos chegar a um conclusão juntos

Luiz

Abxxx


" Há duas coisas infinitas: O Universo e a Etupidez Humana e eu não estou convencido quanto à primeira "

ALBERT EINSTEIN

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Alguem já colocou tucho de gol power na galo

Mensagempor Véio Mussa » 13 Fev 2011 18:29

ciberdek escreveu:Até por sua função, os tuchos ou carregam e funcionam, ou não carregam e batem. Dificilmente sai disso.


Eu não concordo muito com isso não...não é tão simples assim...hehehehehe
O fato de um tucho não carregar totalmente ou não atingir a altura padrão quando carregado, faz com que a válvula não abra completamente e esse fato já causa dois problemas.
O primeiro é o aumento da temperatura de funcionamento do motor que não é nada bom. O segundo é que com o uso e com a não abertura total das válvulas, os gazes que saem do interior da câmara de combustão normalmente em altissima velocidade, por terem que sair por um espaço menor, sairão com uma velocidade ainda maior, causando desgaste prematuro das válvulas e principalmente das sedes das válvulas....gases em alta temperatura e velocidade, se tornam abrasivos...

Você já tinha pensado nisso?

Abraço



Avatar do usuário
ciberdek
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 334
Registrado em: 27 Dez 2010 16:26
Localização: Mauá - SP
Contato:

Re: Alguem já colocou tucho de gol power na galo

Mensagempor ciberdek » 18 Fev 2011 12:01

giulliano escreveu:
MUSSA.A QUESTÃO É SERÁ QUE OS TUCHOS DE GOL POWER VÃO CARREGAR COM A PRESSÃO DA BOMBA DA GALO????


Só tem um jeito de saber... ;<


Sempre fui Galeiro. Mesmo antes de ter Galo. Quando comprei a moto, isso apenas ficou mais evidente. CBX 750 INDY ANO 90

Avatar do usuário
Beny
To pegando as manhas
To pegando as manhas
Mensagens: 24
Registrado em: 04 Jun 2008 18:59
Localização: Conceição da Barra E.S
Contato:

Re: Alguem já colocou tucho de gol power na galo

Mensagempor Beny » 24 Set 2012 19:16

Olá amigos! Eu montei 08 tuchos do Gol Power somente admissão da Galo com 03 arruelas de 01mm totalizando 03mm, mas o motor não pegou, percebi que voltava
compressão pelos carburadores e o motor ficou leve para girar até com a mão ( eixo virabrequim ). Então resolvi retirar 01mm de cada tucho ficando apenas com
02mm de calço. Portanto a moto está funcionando perfeitamente sem aquele barulho chato de tucho batendo, faltando somente equalizar para ficar com o funcionamento
melhor ainda.

obs: No tópico do Fórum colocaram 03mm de calço, no meu motor aceitou 02mm de calço, imagino que pode ser desgaste nas sedes do cabeçote porque o mesmo
já foi esmerilhado.

um forte abraço a todos!!!


Beny.


TouCater, Torbal 4x1 reto!

orenato
Sou novo aqui
Sou novo aqui
Mensagens: 9
Registrado em: 15 Ago 2012 08:33

Re: Alguem já colocou tucho de gol power na galo

Mensagempor orenato » 24 Set 2012 20:18

A minha ta com todos tuchos do gol e funcionando perfeito. Giulliano que fez o trampo. SHOW DE BOLA



Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Alguem já colocou tucho de gol power na galo

Mensagempor Véio Mussa » 25 Set 2012 00:29

Me desculpem aí, mas nesse lance das arruelas, a minha dúvida sempre foi e continua sendo a de como saber se, por exemplo, no caso do Beny, 1,5mm, 1,8mm, 2,3mm ou 2,5mm não ficaria ainda melhor... como saber a medida realmente correta???
Isso porque o funcionamento correto dos tuchos e consequente abertura das válvulas, é medida, em qualquer motor, em décimos de milímetro e não em milímetros ...
Alguém pode me explicar com argumentos convincentes que não seja o velho "o motor está funcionando sem barulhos" (que não significa em nada que ele esteja funcionando corretamente, pois uma válvula enforcada, mesmo que ligeiramente, faz com que o barulho suma), o como saber a medida exata da/s arruela/s???



Avatar do usuário
Arlindo Maestrelli
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 467
Registrado em: 23 Nov 2008 21:47
Moto Atual: patinete eletrico
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: Alguem já colocou tucho de gol power na galo

Mensagempor Arlindo Maestrelli » 25 Set 2012 06:54

Pelo menos na minha fiz da seguinte maneira:
medi o comprimento dos tuchos originais e os tuchos do gol power, e mandei confeccionar em um bom torneiro ,as arruelas exatamente na medida da diferença entre eles., simples e pratico

Abrs


Coincidências não existem.................tudo obra do destino

lokko
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 310
Registrado em: 03 Nov 2010 19:17
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: Alguem já colocou tucho de gol power na galo

Mensagempor lokko » 25 Set 2012 16:17

Colega Arlindo, infelizmente não é tão simples assim.
Temos que levar em consideração o ângulo de trabalho dos tuchos x a pressão de óleo no acionamento.
Eu até colocaria esses tuchos na minha, mas antes eu compararia com o pessoal que já fez: O número de arruelas x a condição das sedes e válvulas.

Ps: Concordo com o Véio Mussa a respeito da velocidade e temperatura dos gases. Isto com certeza compromete o cabeçote eu um curto espaço de tempo.


Honda Civic 2005 at completooooo - Para trabalhar
Peugeot 207 completo! da esposa!!
cbx 750 1990 indy - um sonho realizado!!!!!!!!!!!

Avatar do usuário
Beny
To pegando as manhas
To pegando as manhas
Mensagens: 24
Registrado em: 04 Jun 2008 18:59
Localização: Conceição da Barra E.S
Contato:

Re: Alguem já colocou tucho de gol power na galo

Mensagempor Beny » 25 Set 2012 18:58

Ok Véio Mussa vc tem razão! Só acho que centésimos de milímetros o tucho hidráulico vai corrigir a folga. Há uma maneira para tirar essa dúvida é medir a pressão de compressão de cada cilindro e verificar se os valores medidos está nos parâmetros recomendado pelo fabricante, eu olhei no manual de serviço não tem esses valores
mas acredito que nas oficinas autorizadas da Honda deve ter.




abraço!


Beny.


TouCater, Torbal 4x1 reto!

Avatar do usuário
Humberto_750_Cbá
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 891
Registrado em: 05 Abr 2005 10:40
Localização: Cuiabá - MT

Re: Alguem já colocou tucho de gol power na galo

Mensagempor Humberto_750_Cbá » 26 Set 2012 09:45

Beny escreveu:Há uma maneira para tirar essa dúvida é medir a pressão de compressão de cada cilindro e verificar se os valores medidos está nos parâmetros recomendado pelo fabricante, eu olhei no manual de serviço não tem esses valores
mas acredito que nas oficinas autorizadas da Honda deve ter.


No manual de serviços tem essa informação sim. Capítulo 3, página 9. (3-9).

Abs.


Humberto Ferracin
CBX750F 86
Cuiabá - MT

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Alguem já colocou tucho de gol power na galo

Mensagempor Véio Mussa » 26 Set 2012 12:00

Beny escreveu:Ok Véio Mussa vc tem razão! Só acho que centésimos de milímetros o tucho hidráulico vai corrigir a folga. Há uma maneira para tirar essa dúvida é medir a pressão de compressão de cada cilindro e verificar se os valores medidos está nos parâmetros recomendado pelo fabricante, eu olhei no manual de serviço não tem esses valores
mas acredito que nas oficinas autorizadas da Honda deve ter.

abraço!

Beny.

Como disse o Humberto os valores constam do manual...mas na verdade isso também não resolve a dúvida ...
Isso porque um assentamento de válvulas ou desgaste de cilindros, pistões e anéis, também influenciam diretamente na compressão...e para se ter uma ideia razoável, seria necessário fazer a medida da compressão primeiramente com os tuchos originais que apresentaram defeito (lembrando que tuchos batendo significa que as válvulas estariam fechando mais que o correto, portanto batendo na sede das válvulas, desgastando e danificando tanto a válvula quanto a sede)...
Depois as medidas teriam que ser feitas com um conjunto de tuchos originais novos e finalmente com os tuchos do Gol Power...só assim se teria uma ideia e ainda assim aproximada visto que teríamos que saber os valores de pressão interna de funcionamento dos tuchos(dos originais e do Gol), que interessa e muito em função das variações do regime de rotações do motor para evitar que flutuem...
Na verdade , com toda a engenharia necessária envolvida, é muito, mas muito difícil saber as medidas realmente ideais...até porque os danos causados por um ou dois décimos de erro nas medidas das arruelas, não são perceptíveis de imediato ...
No entanto, e me desculpem a sinceridade, fácil é saber que esse procedimento desvaloriza a moto em no mínimo o dobro do valor de um conjunto de tuchos originais...por isso, caso o objetivo não seja o de se desfazer da moto (e se falar que está com tuchos do Gol Power, raros serão os compradores interessados) não há lógica nessa troca...

Podem me chamar de chato como sempre mas, na minha opinião pessoal, isso é e sempre vai ser uma gambiarra para quebrar o galho...aceitar ou não e os motivos, é um problema de cada um administrar ...

Aliás, abrir o motor para conferir os tuchos, já está se tornando ítem obrigatório na hora de se comprar uma galo...e eu, caso um dia tenha que fazer a troca, espero poder ainda conseguir os originais...



Avatar do usuário
inho
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 566
Registrado em: 30 Jun 2010 23:15
Localização: Santa Cruz do Sul - RS

Re: Alguem já colocou tucho de gol power na galo

Mensagempor inho » 14 Nov 2012 22:02

Pelo que li nesse tópico, chego a conclusão que mesmo comprando os tuchos originais Honda, pagando mais de R$ 2.000,00 <>) , corro o risco deles ficarem batendo, visto que uns colocaram 1 arruela, outros 2 e assim por diante, quer dizer que cada moto tem o seu tamanho de tucho.
Na "teoria" seria só fazer o tucho do gol ficar do mesmo tamanho do tucho da galo, se não ficar bom assim, quer dizer que o tucho original também não iria ficar bom.

Os tuchos da minha moto estão bom, mas se precisasse, fica aquela pergunta:

Vale a pena arriscar comprar tuchos originais?


Abraços.


CG 125 1987
CB 450 1989
CBX 750 1988

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Alguem já colocou tucho de gol power na galo

Mensagempor Véio Mussa » 15 Nov 2012 00:02

Aí é que está Inho...
Se os comandos, os balancins, as sedes dos tuchos, etc., estiverem em ordem, para tuchos originais, não vai arruela nenhuma e é claro que vale a pena...
Agora...se essas partes já estiverem desagastadas, não tem tucho novo que de jeito ... e nesse caso, gato por gato, vale a pena usar tuchos de gol mesmo com arruelas para compensar além do tamanho, as folgas de todas as peças...hehehe
E aí também é que eu fico repetindo....como a curso máximo de funcionamento dos tuchos é de 0,2mm, um desgaste mínimo nos balancins, nos comandos ou até mesmo nas válvulas, pode fazer com que os tuchos batam sem que eles, na realidade, sejam os culpados...
E aí vem o terceiro aí que também não me canso de repetir....não sei qual o curso de funcionamento dos tuchos do gol, mas seguramente também deve ser medido em décimos de milímetro e consequentemente as arruelas também...portanto, quando se fala em uma, ou duas arruelas de 1mm, para acertar a diferença do tamanho, a probabilidade delas ficarem na medida correta é mais ou menos a mesma que acertar na mega-sena fazendo a aposta mínima....hehehehe

Abraço



ed750indy
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 244
Registrado em: 16 Mar 2009 16:55
Localização: Taguatinga -DF

Re: Alguem já colocou tucho de gol power na galo

Mensagempor ed750indy » 23 Nov 2012 17:46

inho escreveu:Pelo que li nesse tópico, chego a conclusão que mesmo comprando os tuchos originais Honda, pagando mais de R$ 2.000,00 <>) , corro o risco deles ficarem batendo, visto que uns colocaram 1 arruela, outros 2 e assim por diante, quer dizer que cada moto tem o seu tamanho de tucho.
Na "teoria" seria só fazer o tucho do gol ficar do mesmo tamanho do tucho da galo, se não ficar bom assim, quer dizer que o tucho original também não iria ficar bom.

Os tuchos da minha moto estão bom, mas se precisasse, fica aquela pergunta:

Vale a pena arriscar comprar tuchos originais?


Abraços.


A realidade é que com motores antigos e com muitos km rodados, o ideal seria o que ninguém faz por que é inviável economicamente, o que seria: trocar tudo(comandos de válvulas, balancins, tuchos, retentores de válvula, válvulas e etc) ficaria muito dispendioso, acredito que mais de R$8.000,00 quase o valor de mercado de algumas motos e só a parte de cima...correndo o risco de ter problema com a parte de baixo do motor...então como somos Brasileiros e não Europeus...o tucho do gol power tampou essa lacuna e mantem as clássicas galos andando bem sem bater; é claro que cada uma teve seu "torturador" na década de 90 apresentando maior desgaste em umas que nas outras, por isso a diferença de arruelas....Quanto ao tucho por ele ser regulador hidráulico ele consegue absorver pequenas folgas do balancim sem "costurar" mas com grandes folgas baterá também apesar de ser muito raro, no caso do tucho estar em ordem.




Voltar para “Motores”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 40 visitantes