Beny escreveu:Ok Véio Mussa vc tem razão! Só acho que centésimos de milímetros o tucho hidráulico vai corrigir a folga. Há uma maneira para tirar essa dúvida é medir a pressão de compressão de cada cilindro e verificar se os valores medidos está nos parâmetros recomendado pelo fabricante, eu olhei no manual de serviço não tem esses valores
mas acredito que nas oficinas autorizadas da Honda deve ter.
abraço!
Beny.
Como disse o Humberto os valores constam do manual...mas na verdade isso também não resolve a dúvida ...
Isso porque um assentamento de válvulas ou desgaste de cilindros, pistões e anéis, também influenciam diretamente na compressão...e para se ter uma ideia razoável, seria necessário fazer a medida da compressão primeiramente com os tuchos originais que apresentaram defeito (lembrando que tuchos batendo significa que as válvulas estariam fechando mais que o correto, portanto batendo na sede das válvulas, desgastando e danificando tanto a válvula quanto a sede)...
Depois as medidas teriam que ser feitas com um conjunto de tuchos originais novos e finalmente com os tuchos do Gol Power...só assim se teria uma ideia e ainda assim aproximada visto que teríamos que saber os valores de pressão interna de funcionamento dos tuchos(dos originais e do Gol), que interessa e muito em função das variações do regime de rotações do motor para evitar que flutuem...
Na verdade , com toda a engenharia necessária envolvida, é muito, mas muito difícil saber as medidas realmente ideais...até porque os danos causados por um ou dois décimos de erro nas medidas das arruelas, não são perceptíveis de imediato ...
No entanto, e me desculpem a sinceridade, fácil é saber que esse procedimento desvaloriza a moto em no mínimo o dobro do valor de um conjunto de tuchos originais...por isso, caso o objetivo não seja o de se desfazer da moto (e se falar que está com tuchos do Gol Power, raros serão os compradores interessados) não há lógica nessa troca...
Podem me chamar de chato como sempre mas, na minha opinião pessoal, isso é e sempre vai ser uma gambiarra para quebrar o galho...aceitar ou não e os motivos, é um problema de cada um administrar ...
Aliás, abrir o motor para conferir os tuchos, já está se tornando ítem obrigatório na hora de se comprar uma galo...e eu, caso um dia tenha que fazer a troca, espero poder ainda conseguir os originais...