Sintomas:
-Fumaça quando quente
-Falha na lenta
-Barulho na corrente de comando
Como já me decepcionei bastante com os mexânicos que querem cobrar absurdos $$$, resolvi desengavetar as ferramentas e colocar à prova meus conhecimentos de mecânica. Eu mesmo estou fazendo o serviço.
Como há um tempo atrás mandei fazer a revisão do cabeçote que estava carbonizado, não há necessidade de mexer nele já que foram trocados os retentores de válvula.
Após esse serviço começou a apresentar um leve barulho na corrente comando, mas só agora resolvi abrir.
Fiz a medição de compressão: limites do manual são: 12 kg/cm2 +- 2
1º cilindro: 7,5 kg/cm2
2º cilindro:10,5
3º cilindro:10,5
4º cilindro:10,0
Com isso pode-se ver que o problema é no 1º cil.
Comecei a desmontar hoje e apresento os resultados:
Carburadores: parecem sujos, motivo das falhas na lenta

Escapamento: pode-se notar a carbonização no 1º cilindro

Corrente de comando:
Pode-se notar folga, porem descobri que a mola do tensor estava solta. Provavelmente culpa do mexânico que mexeu no cabeçote:

Sincronismo: se não estou enganado, as marcas das engrenagens devem ficar alinhadas com a carcaça. Pode-se notar que o comando do escape está um dente atrasado. Novamente culpa do mexânico.

Podemos concluir que esse motor é muito bom mesmo, pois já andou alguns mil km com comando fora de sincronismo e tensor da corrente comando totalmente sem função.
Amanhã vou ver como está o cilindro. Se precisar retificar, levarei pra SP na bagagem, pois não confio nas retíficas daqui.
Aí poderei levar na Retífica Paulista, que é bem recomendada pelos galeiros. Se precisar de alguma coisa, conto com a ajuda de vocês.
Estou com vôo marcado para segunda. Até o Barreado galeirada!!!