Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Descarbonizar o motor quando e como fazer

Aqui, dicas e informações sobre o motor, embreagem, etc, da CBX750.
Avatar do usuário
ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1145
Registrado em: 07 Mai 2005 16:23
Localização: SÃO PAULO / SP - SANTANA
Contato:

Descarbonizar o motor quando e como fazer

Mensagempor ary silva » 08 Mai 2006 21:43

Pessoal, vendo :shock: :shock: o motor do Cabelo após aberto, para fazer a autopsia após o estouro do mesmo, fiquei impressionado com a quantidade de sujeira provocada pela queima na parte superior dos pistões e na parte do cabeçote ( ver fotos no topco Autopsia do motor da Cabelo ).
Pergunta qual é o momento de fazer isto como medida preventiva para prolongar a vida do coração das galos.

Existe algum processo ou procedimento para fazer isto de modo correto sem ter que abrir, limpar e ajustar e outras coisas mais ??? :?:


Andar de galo com amigos causa dependência.
Agora sou 2005 = 750 +1255
Depois de 135.000 km rodados a Indy ainda esta amaciando.
São Paulo => Chui, Chui => São Paulo via Serra do Rio do Rastro = 3852 km rodados de Galo.

Avatar do usuário
Humberto_750_Cbá
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 891
Registrado em: 05 Abr 2005 10:40
Localização: Cuiabá - MT

Mensagempor Humberto_750_Cbá » 09 Mai 2006 10:39

Ary, existe um produto em spray chamado CAR 80 da marca SUN usado p/ descarbonizar, no verso da embalagem tem os procedimentos para o uso em carburadores e injeção. Este spray vc encontra fácil em qquer auto peças.
Mas o que eu aconselho é o uso da gasolina Podium da BR. Ela é excelente p/ isso. Deixa os carburadores e o motor limpinhos.


Humberto Ferracin
CBX750F 86
Cuiabá - MT

Avatar do usuário
Japa Galeiro
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 851
Registrado em: 29 Set 2005 16:08
Moto Atual: GSX-R 1100W
Localização: HERVAL - RS

Mensagempor Japa Galeiro » 09 Mai 2006 10:43

Eu sempre ouvi dizer que se deve usar gasolina aditivada de boa qualidade, boa equalização nos carburadores e de vez em quando manter uma velocidade mais alta por um bom tempo, fazer um percurso mais longo freqüentemente. Pois andar muito em baixa, longos periodos de inatividade acho que contribui para a carbonização e o mal desempenho da moto. Certamente vem mais dicas por aí valeu!

Abraço Galeiro!


Japa Galeiro
PAIXÃO 450, PAIXÃO CBZEIRA
AMANTE 7 GALO
SANGUE XSELEIRO
VOANDO BAIXO NA 1100
Galeiro Brasil n.º 350

Avatar do usuário
Humberto_750_Cbá
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 891
Registrado em: 05 Abr 2005 10:40
Localização: Cuiabá - MT

Mensagempor Humberto_750_Cbá » 09 Mai 2006 10:59

Boa Japaedaia!! Abrir o acelerador tbém ajuda e muito.
Ary, desculpe mas é que sou chato p/ chuchu!! Visando manter sempre o mesmo assunto em um único tópico p/ facilitar p/ todos, olha o que eu achei e que foi aberto por vc:

http://www.setegalo.com.br/bb2/viewtopic.php?t=225

Caio e João. Quem vai trancar primeiro??


Humberto Ferracin

CBX750F 86

Cuiabá - MT

Avatar do usuário
ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1145
Registrado em: 07 Mai 2005 16:23
Localização: SÃO PAULO / SP - SANTANA
Contato:

Mensagempor ary silva » 09 Mai 2006 14:21

Entendo, o que vc esta dizendo, mas este tópico foi aberto para discutirmos o uso dos produtos que existem no mercado para retirar ou provocar uma remoção e limpeza das borras e outras coisas do óleo vellho que vai ficando acumulado no circuito de lubrificação do motor.
Eu estou agora discutindo neste novo tópico o procedimento de mandar abrir o motor e efetuar uma descarbonização total do motor através de ação mecânica, ( polimento das partes sujas e queimadas pela ação do tempo ), e se existe um outro método menos radical que este, para limpar as câmaras de combustão e a parte inferior do cabeçote ( sede das válvulas etc ).

Procure entender a minha proposta antes de mandar trancar o Tópico, ok e obrigado


Andar de galo com amigos causa dependência.
Agora sou 2005 = 750 +1255
Depois de 135.000 km rodados a Indy ainda esta amaciando.
São Paulo => Chui, Chui => São Paulo via Serra do Rio do Rastro = 3852 km rodados de Galo.

Avatar do usuário
Édson
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 222
Registrado em: 08 Abr 2005 17:30
Localização: Canoas-RS
Contato:

Mensagempor Édson » 09 Mai 2006 17:39

Grande Ary....acredito que para fazer uma boa descarbonização..esta terá de ser feita manualmente...ou seja...abrir a parte de cima do motor....
Já li sobre isso em alguns Sites "especializados" e em conversas com mecânicos conhecidos...inclusive com o Mário Careca.....FUÇADOR da Lurdinha e da Galo do Jek....e a conclusão é esta Abre e Limpa..terá menos problemas do que usar um "produto", o qual deve ser a base de um ácido porreta..que certamente dará mais problemas que solução...
Geralmente o pessoal só faz a limpeza quando começa aquelas detonações fora do normal...tipo vc desliga a moto e ela ainda dá uns pipocos...
E como eu sou quase do tempos das cavernas.....não acredito em produtos milagrosos...hehehehe...
Um abraço...


Édson Souza
..Motoqueiro até o osso..
" Não beba dirigindo...pois vc pode derrubar a cerveja....."

Avatar do usuário
ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1145
Registrado em: 07 Mai 2005 16:23
Localização: SÃO PAULO / SP - SANTANA
Contato:

Mensagempor ary silva » 09 Mai 2006 18:01

É Edson eu tbem entendo que isto seja a melhor medida embora para um motor com mais de 70.000 Km como o meu tenho que abrir para ver as correntes de comando e outras coisas como retentor de valv ...... :? e com a parte de cima aberta nã ocusta abrir a dos cilindros e fazer esta limpeza caprichada :wink:


Andar de galo com amigos causa dependência.
Agora sou 2005 = 750 +1255
Depois de 135.000 km rodados a Indy ainda esta amaciando.
São Paulo => Chui, Chui => São Paulo via Serra do Rio do Rastro = 3852 km rodados de Galo.

Avatar do usuário
ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1145
Registrado em: 07 Mai 2005 16:23
Localização: SÃO PAULO / SP - SANTANA
Contato:

Mensagempor ary silva » 09 Mai 2006 18:06

Humberto preste atenção ao enfoque estes produtos atuam fora da camara de combustuão, não estou pensando em limpar carburador ou outras coisas fora do ponto critico, como vc pode ver as fotos indicadas por mim. Outra coisa gasolina boa não limpa o motor não isso é estoria para consumidor dormir :?


Humberto D'Imbério Ferrac escreveu:Ary, existe um produto em spray chamado CAR 80 da marca SUN usado p/ descarbonizar, no verso da embalagem tem os procedimentos para o uso em carburadores e injeção. Este spray vc encontra fácil em qquer auto peças.
Mas o que eu aconselho é o uso da gasolina Podium da BR. Ela é excelente p/ isso. Deixa os carburadores e o motor limpinhos.


Andar de galo com amigos causa dependência.
Agora sou 2005 = 750 +1255
Depois de 135.000 km rodados a Indy ainda esta amaciando.
São Paulo => Chui, Chui => São Paulo via Serra do Rio do Rastro = 3852 km rodados de Galo.

Avatar do usuário
ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1145
Registrado em: 07 Mai 2005 16:23
Localização: SÃO PAULO / SP - SANTANA
Contato:

Mensagempor ary silva » 09 Mai 2006 19:52

Tambem entendo que isso é o melhor a fazer uma manutenção preventiva para deixar tudo limpo e dar uma boa olhada no coração da galo :shock:


Andar de galo com amigos causa dependência.
Agora sou 2005 = 750 +1255
Depois de 135.000 km rodados a Indy ainda esta amaciando.
São Paulo => Chui, Chui => São Paulo via Serra do Rio do Rastro = 3852 km rodados de Galo.

Avatar do usuário
ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1145
Registrado em: 07 Mai 2005 16:23
Localização: SÃO PAULO / SP - SANTANA
Contato:

Mensagempor ary silva » 09 Mai 2006 19:57

Esses produtos não podem remover a crosta que fica na cabeça do pistão, pois se isso fosse possivel iria acarretar um outro problema como riscar a camisa etc. pois esse material é muito duro.

Meu tio sempre usou bardall nos carros dele, um dia o motor fundiu por queima da junta do cabeçote, quando abriu tava tudo queimado e com umas crostas terriveis :?
A reação termica e quimica nos cilindros é fioda, tem que resultar em algum residuo mesmo, e depois de 16 anos como no meu caso até que é pouco.


Mateus escreveu:Galera, outro dia no posto vi um bardhal pra gasolina especifico para motos, o cara do posto jura de pé junto que descarboniza legal, vcs conhecem?


Andar de galo com amigos causa dependência.
Agora sou 2005 = 750 +1255
Depois de 135.000 km rodados a Indy ainda esta amaciando.
São Paulo => Chui, Chui => São Paulo via Serra do Rio do Rastro = 3852 km rodados de Galo.

Avatar do usuário
André
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1181
Registrado em: 09 Mai 2005 19:28
Localização: Guarulhos/SP
Contato:

Mensagempor André » 09 Mai 2006 20:15

Ary, o negocio é abrir e raspar a cabeça do danado, sem produtos milagrosos que desgrudam o carvao do pistao e deixa solto na camara de combustao, grudando na vela ou riscando a camisa...


Ex- 86 Black TL
Ex- CB600F Hornet
Ex- NH6 Red

Avatar do usuário
ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1145
Registrado em: 07 Mai 2005 16:23
Localização: SÃO PAULO / SP - SANTANA
Contato:

Mensagempor ary silva » 09 Mai 2006 20:57

Falou e disse isso é o melhor a fazer.


André escreveu:Ary, o negocio é abrir e raspar a cabeça do danado, sem produtos milagrosos que desgrudam o carvao do pistao e deixa solto na camara de combustao, grudando na vela ou riscando a camisa...


Andar de galo com amigos causa dependência.
Agora sou 2005 = 750 +1255
Depois de 135.000 km rodados a Indy ainda esta amaciando.
São Paulo => Chui, Chui => São Paulo via Serra do Rio do Rastro = 3852 km rodados de Galo.

Avatar do usuário
Humberto_750_Cbá
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 891
Registrado em: 05 Abr 2005 10:40
Localização: Cuiabá - MT

Mensagempor Humberto_750_Cbá » 09 Mai 2006 20:58

Olá Ary !!! Realmente não fui bem claro, afinal disse que as instruções estavam no verso da embalagem, e só tendo uma p/ vc ler. Esse produto em spray é utilizado antes dos carburadores ou bicos injetores limpando os mesmos e como a mistura ar/combustível/produto entra em forma de gás na câmara de combustão, ela tbém atual nas vávulas e cabeça dos pistões. Aconselha-se tbém retirar as velas, borrifar diretamente sobre os pistões, recolocar as velas, aguardar alguns minutos e ligar o motor.

Gasolina boa limpa "sim" o motor. Lógico que não fazem milagre já na primeira "tanqueada". Tanto que os mecânicos e técnicos das distribuidoras de combustivel recomendam de início, para motores já com algums mil km, o uso em pequenas proporções e depois o tanque completo. Entre no site http://www.br.com.br e procure as características da Podium. Tente conversar com algum técnico da Petrobrás. Eu sempre usei nos meus carros e motos e tive ótimos resultados. A última CB450C que tive tinha uns pontos de ferrugem dentro do tanque e desapareceram com o uso dela.

E para finalizar, o tópico aberto por vc anteriormente tem, basicamente, o mesmo nome deste, quando na realidade se refere a limpeza das borras causadas por óleo "vencido" e filtro velho, que tbém é conhecida por "descarbonização". Observe que o Edu Costa, na última mensagem fala sobre os dois assuntos.

Então, já que tem o mesmo nome e ambos se referem a limpeza interna, seja por causa do óleo, seja por combustão, por que não deixar num único título. Com a palavra, os moderadores.

Peço em público desculpas a vc por ter pedido o trancamento. Quando se está em uma roda de amigos "ao vivo", falar é uma coisa. Escrever é outra...

Abraços


Humberto Ferracin

CBX750F 86

Cuiabá - MT

Avatar do usuário
ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1145
Registrado em: 07 Mai 2005 16:23
Localização: SÃO PAULO / SP - SANTANA
Contato:

Mensagempor ary silva » 09 Mai 2006 20:59

Agora que cheguei ao nivel de mestre 500 mens 7 estrelas e mais ou menos 8 pneus ( cada pneu vale 1000 Km por encontro com galeiros ), estou na cola destes tecladores viciados neste Forum maravilhoso.


Andar de galo com amigos causa dependência.
Agora sou 2005 = 750 +1255
Depois de 135.000 km rodados a Indy ainda esta amaciando.
São Paulo => Chui, Chui => São Paulo via Serra do Rio do Rastro = 3852 km rodados de Galo.

Avatar do usuário
ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1145
Registrado em: 07 Mai 2005 16:23
Localização: SÃO PAULO / SP - SANTANA
Contato:

Mensagempor ary silva » 18 Mai 2006 20:21

Humberto eu é que peço desculpas se fervi o radiador, pois para mim é um ponto importante manter a saude do motor da minha galo, como estou pensando em trocar os retentores e outras coisinhas a mais, e depois que vi o estado do motor do cabelo fiquei assustado :shock: por isto abri este tópico mas vamos em frente que temos muito que falar e ler, um grande abraço amigo. :wink:


Andar de galo com amigos causa dependência.
Agora sou 2005 = 750 +1255
Depois de 135.000 km rodados a Indy ainda esta amaciando.
São Paulo => Chui, Chui => São Paulo via Serra do Rio do Rastro = 3852 km rodados de Galo.


Voltar para “Motores”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 115 visitantes