Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Aumento taxa de compressão

Aqui, dicas e informações sobre o motor, embreagem, etc, da CBX750.
Lucas
To pegando as manhas
To pegando as manhas
Mensagens: 19
Registrado em: 26 Ago 2012 20:46
Localização: Erechim/RS

Aumento taxa de compressão

Mensagempor Lucas » 10 Mai 2013 16:54

Boa tarde a todos.

Estava pensado sobre a taxa de compressão original de nossas motos (87 à 95) que é de 8,5:1, hoje a maioria dos motores trabalha com taxas maiores, mesmo os refrigerados a ar. Fato, que nesse período, anos 80 e 90, nossa gasolina era muito inferior em niveis d octanagem e que hoje tem um controle d qualidade bem maior (salvo adulterações... :evil: ) na mesma fazendo com q a octanagem seja bem mais alta (até mesmo por questões ambientais), porém, hoje também temos um antidetonante bem diferente na gasolina que é o etanol em concentração de até 25%, enquanto no passado se usava o chumbo tetra-etila, altamente poluidor, tóxico etc... o acool por sua vez pede uma taxa d compressão bem superior a da gasolina...então imaginei q se aumentassemos a taxa da galo para 9,5:1 o rendimento do motor seria bem melhor em termos d queima d combustivel e aproveitamento geral da máquina, acredito q dentro deste limite ainda seria seguro pois sabemos que a black, que teoricamente tem o mesmo motor, já vinha com taxa de comp maior q 9:1
Lógico que jamais abriria o motor de uma galo só para fazer isso, mas como vou ter d abrir mesmo daqui um tempo, já estou pensando em tudo que possa fazer pra melhorar o bixinho, além dos consertos necessários, é claro. Não tenho intenção de fazer a moto andar mais, até por que nunca passei de 180 com ela :oops: ...mas apenas uma melhora no funcionamento do motor e talvez, mas não necessariamente, até mais economia d combustivel...
Procurei algo a respeito do assunto no forum, mas não achei nada d muito concreto... alguém aí já fez ou conhece melhor o assunto??? Me perdoem se eu estiver falando bobagem, divagações de uma sexta feira a tarde que não termina mais... :x



hawk
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 464
Registrado em: 29 Mar 2010 12:56
Localização: Piracicaba - SP

Re: Aumento taxa de compressão

Mensagempor hawk » 11 Mai 2013 17:16

Teoricamente é possível. A dificuldade provavelmente é como alterar a compressão por igual em todos os cilindros.

Uma opção é ter pistões customizados com a cabeça contendo ressaltos para aumentar a compressão, mas desconheço quem fabrique pistões customizados para esse motor 747.

Outra opção é baixar o cabeçote através da junta. Mas daí tem de analisar como baixar a junta de uma maneira consistente. Tem de tomar cuidado com a distância das válvulas em relação aos pistões e o a nova posição do comando (a corrente afrouxaria um pouco)

A terceira opção é talvez a mais fácil devido à facilidade de conseguir cabeçotes usados (importando, não na robauto). Você baixa o cabeçote tirando material. Também tem o mesmo problema das válvulas e do comando.

A parte baixa do motor tem de estar em perfeito estado também. O vira e as bielas devem sofrer um pouco mais devido à compressão maior.

A compressão final teria de ficar pra cima de 10 pra ter alguma vantagem com a gasolina de alta octanagem (tipo a pódium).



Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Aumento taxa de compressão

Mensagempor Véio Mussa » 12 Mai 2013 12:07

Lucas escreveu: pois sabemos que a black, que teoricamente tem o mesmo motor, já vinha com taxa de comp maior q 9:1


Até onde sei, pelo que lembro da época (onde esse assunto era mais que comentado) e pelo que se vê nas matérias e manuais a respeito, salvo alguma raríssima Black importada de forma independente, nenhuma Black tem essa taxa de compressão...inclusive as do primeiro lote importado pela Honda que, por conta das adaptações a nossa gasolina de menor octanagem, a potência caiu de 91 para 82 cv, a taxa de compressão baixou de 9,3 para 8,8:1 e o torque de 7,1 para 6,5 m.kgf...
91cv, taxa de 9,3 e torque de 7,1, só nas black lançadas em 1983, nas RED e nas Bol D'Or, motos que só existiam lá fora...



Lucas
To pegando as manhas
To pegando as manhas
Mensagens: 19
Registrado em: 26 Ago 2012 20:46
Localização: Erechim/RS

Re: Aumento taxa de compressão

Mensagempor Lucas » 13 Mai 2013 08:32

Grande Mussa, ainda bem q tem alguém mais experiente aí pra dá uma orientada na piazada :wink: rsrsrsrs, me desculpe a ignorância, mas não sei se li ou ouvi em algum lugar q a 86 sempre teve essas configurações 91cv, mais torque e taxa...que teriam mudado após sua nacionalização em 87, sabia inclusive que teria carburação diferenciada e comando d valvulas com maior graduação... tudo lenda então?? Posso dizer q a minha indy tem exatamente a mesma configuração d motor q uma 86?? e com relação ao aumento d taxa a idéia inicial seria retirar material do cabeçote mesmo, assim como fazem em retifica nos AP...com o cabeçote aberto e fora do motor fica facil medir a proximidade das valvulas x pistão e também o volume da câmara de combustão para ter idéia correta da taxa...Porém também penso q quando ando muito com ela, principalmente na cidade, ela aquece muito...com mais taxa então aqueceria mais ainda...e motor a ar superaquecido=maior desgaste...embora pareça q de 8,5:1 para 9,5:1 não represente um aumento tão significativo a ponto de sobreaquecer!



Avatar do usuário
Humberto_750_Cbá
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 891
Registrado em: 05 Abr 2005 10:40
Localização: Cuiabá - MT

Re: Aumento taxa de compressão

Mensagempor Humberto_750_Cbá » 13 Mai 2013 10:38

Lucas, sou um pouco mais novo que o Mussa e na época que a Honda trouxe e lançou a CBX750F no Brasil (1986) eu tinha meus 19 aninhos. Como muitos jovens, eu era fissurado em motos e carros potentes (minha paixão era o Maveric V8). Sendo assim, acompanhei de perto o lançamento das Blacks (86) aqui e, posteriormente as nacionais. Eu lia tudo que saía na imprenssa especializada da época. Como o Véio falou, ainda nas importadas 86 a Honda já reduziu a taxa de compressão para adaptá-lá ao nosso combustível, consequentemente a potencia e o torque caíram. Porém, os comandos de vávulas continuaram os mesmos. A partir das Hollywoods 86 é que houve a alteração nos comandos, fazendo com que as nacionais tenham melhor resposta em baixa rotações e uma aceleração mais linear. As Blacks 86 por terem um comando mais bravo, aceleram mais rápido que as nacionais mas as velocidades finais são as mesmas. A carburação é igual em todas as Galos vendidas no Brasil, das 86 até as Indys. Sua Indy tem a mesma configuração de todas as Nacionais, apartir das Hollywoods.

Abs


Humberto Ferracin
CBX750F 86
Cuiabá - MT


Voltar para “Motores”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 34 visitantes