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Motor fumando

Aqui, dicas e informações sobre o motor, embreagem, etc, da CBX750.
ellioth
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Motor fumando

Mensagempor ellioth » 04 Mar 2013 12:16

Bom dia galera.... Se alguem puder, gostaria de alguns conselhos....

Temos uma grená 89 que esta com 53mil kM e começou a fumar....
Quando compramos ela, há 4 anos, o antigo dono ligava 3 vezes por semana e andava com ela a cada 20 dias... Em resumo, o cara andou 10mil KM em 11 anos, se não menos...
Bem, tudo que o cara nao fez nos ultimos 10 anos fizemos em 2... hehehhehe...

No começo desse ano percebemos uma ligeira fumaça branca saindo do escape direito quando a moto estava parada, e assim que acelerava parava.... Acreditávamos ser problema de carburador devido a pouca quantidade de fumaça....
Semana passada a coisa piorou, começando a sair muita fumaça nos dois escapes, entao resolvemos lava-a na Honda... Após 1 semana vem o susto.... Segundo eles, e como ainda nao abriram o motor, no melhor dos casos, só trocar os retentores poderá resolver o problema e lá se vão 3mil dinheiros....
No pior dos casos será necessario refazer o motor, caso tenha danificado alguma parte interna, 7mil doletas....

Eis a pergunta, pedimos para abrir o motor primeiro e depois vemos realmente o que esta acontecendo ou de sem abrir já da pra saber o que esta acontecendo?
Há algo que possamos fazer antes de abrir o motor?
Alguem conhece algum lugar bom e que o preço nao seja tao salgado em PIRACICABA ou região para realizar o serviço?

Abraços a todos!!!



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Re: Motor fumando

Mensagempor waldir g. salvan » 04 Mar 2013 12:48

pia arranca essa moto da honda e manda p/ nosso amigo e mecânico sidney em palotina no pr q tu vai resolver o problema e vai sobrar muito dinheiro ainda. isso q q tu passou tem cara de ser só os retentores de valvúlas.



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Hudson
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Re: Motor fumando

Mensagempor Hudson » 04 Mar 2013 13:23

tbm acho!


GALEIRO ATÉ NA PELE!! ! MEMBRO 235!

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michell
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Re: Motor fumando

Mensagempor michell » 04 Mar 2013 14:19

waldir g. salvan escreveu:pia arranca essa moto da honda e manda p/ nosso amigo e mecânico sidney em palotina no pr q tu vai resolver o problema e vai sobrar muito dinheiro ainda. isso q q tu passou tem cara de ser só os retentores de valvúlas.




tbem indico o sidney mto jente boa e honesto .



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Véio Mussa
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Re: Motor fumando

Mensagempor Véio Mussa » 04 Mar 2013 18:45

Não tô entendendo isso de cobrar R$ 3.000,00 só pra trocar os retentores de válvulas...com um valor aproximado dá pra trocar os retentores, no mínimo as válvulas de admissão e fazer o cabeçote...tá esquisito esse orçamento...



hawk
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Re: Motor fumando

Mensagempor hawk » 05 Mar 2013 15:54

ellioth escreveu:Bom dia galera.... Se alguem puder, gostaria de alguns conselhos....

Temos uma grená 89 que esta com 53mil kM e começou a fumar....
Quando compramos ela, há 4 anos, o antigo dono ligava 3 vezes por semana e andava com ela a cada 20 dias... Em resumo, o cara andou 10mil KM em 11 anos, se não menos...
Bem, tudo que o cara nao fez nos ultimos 10 anos fizemos em 2... hehehhehe...

No começo desse ano percebemos uma ligeira fumaça branca saindo do escape direito quando a moto estava parada, e assim que acelerava parava.... Acreditávamos ser problema de carburador devido a pouca quantidade de fumaça....
Semana passada a coisa piorou, começando a sair muita fumaça nos dois escapes, entao resolvemos lava-a na Honda... Após 1 semana vem o susto.... Segundo eles, e como ainda nao abriram o motor, no melhor dos casos, só trocar os retentores poderá resolver o problema e lá se vão 3mil dinheiros....
No pior dos casos será necessario refazer o motor, caso tenha danificado alguma parte interna, 7mil doletas....

Eis a pergunta, pedimos para abrir o motor primeiro e depois vemos realmente o que esta acontecendo ou de sem abrir já da pra saber o que esta acontecendo?
Há algo que possamos fazer antes de abrir o motor?
Alguem conhece algum lugar bom e que o preço nao seja tao salgado em PIRACICABA ou região para realizar o serviço?

Abraços a todos!!!


Camarada,

Em Piracicaba tem o Paulinho que pode mexer bem nesta moto...

Mas vou te dar um conselho. Se a moto não baixa óleo, eu não abriria esse motor pra trocar somente retentores. Apenas se o efeito visual da fumaça te incomodar muito...

Primeiro: Trocar só os retentores é um serviço "meia sola".

Segundo: Depois que abrir esse motor, precisará de mãos MUITO boas ou sorte pra não ter vazamentos ou prisioneiros espanados (se descer a parte inferior do motor).

Um teste que você pode fazer é ver se a moto baixa óleo entre trocas ou se ela queima óleo em alta rotação. Retentores de válvulas só deixam passar óleo em baixas/médias rotações, a não ser que estejam ruins a ponto de não vedarem mais nada.

Abraço,
Hawk



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Re: Motor fumando

Mensagempor ellioth » 05 Mar 2013 17:24

hawk escreveu:
Camarada,

Em Piracicaba tem o Paulinho que pode mexer bem nesta moto...

Mas vou te dar um conselho. Se a moto não baixa óleo, eu não abriria esse motor pra trocar somente retentores. Apenas se o efeito visual da fumaça te incomodar muito...

Primeiro: Trocar só os retentores é um serviço "meia sola".

Segundo: Depois que abrir esse motor, precisará de mãos MUITO boas ou sorte pra não ter vazamentos ou prisioneiros espanados (se descer a parte inferior do motor).

Um teste que você pode fazer é ver se a moto baixa óleo entre trocas ou se ela queima óleo em alta rotação. Retentores de válvulas só deixam passar óleo em baixas/médias rotações, a não ser que estejam ruins a ponto de não vedarem mais nada.

Abraço,
Hawk


Hawk, conheço o Paulinho, e se nao me engano deve ser até parente meu por parte da minha mãe.... Meu pai ficou de passar lá conversar com ele...

Sobre baixar oleo, nao sei se esta baixando, preciso confirmar...
Sobre a fumaça, há umas 3 semanas fui para o Serra Azul com um amigo, e notei que a moto em ponto morto saia fumaça... No caminho de volta pedi para que ele ficasse atento e caso começasse a sair muita fumaça para me avisar que eu pararia e chamaria um guincho, porem ele falou que nao viu em nenhum momento saindo fumaça do escape...

Vou conversar com o meu pai e ver o que ele acha e depois volto postar aqui...

Valeu e abraços!



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Re: Motor fumando

Mensagempor Zucco » 05 Mar 2013 18:05

Concordo com o Hawk...ja abri o motor de uma galo, tu acaba se empolgando pelo motor estar aberto e gasta muito mais do que pretendia. :wink:


Urgente é viver a vida.
NOX PORRA!!!
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Re: Motor fumando

Mensagempor Véio Mussa » 05 Mar 2013 18:09

ellioth escreveu:Sobre baixar oleo, nao sei se esta baixando, preciso confirmar...

Ué...você não confere o nível do óleo dela antes de ligar não??? <>) ;< ;<



hawk
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Re: Motor fumando

Mensagempor hawk » 05 Mar 2013 23:05

ellioth escreveu:
hawk escreveu:
Camarada,

Em Piracicaba tem o Paulinho que pode mexer bem nesta moto...

Mas vou te dar um conselho. Se a moto não baixa óleo, eu não abriria esse motor pra trocar somente retentores. Apenas se o efeito visual da fumaça te incomodar muito...

Primeiro: Trocar só os retentores é um serviço "meia sola".

Segundo: Depois que abrir esse motor, precisará de mãos MUITO boas ou sorte pra não ter vazamentos ou prisioneiros espanados (se descer a parte inferior do motor).

Um teste que você pode fazer é ver se a moto baixa óleo entre trocas ou se ela queima óleo em alta rotação. Retentores de válvulas só deixam passar óleo em baixas/médias rotações, a não ser que estejam ruins a ponto de não vedarem mais nada.

Abraço,
Hawk


Hawk, conheço o Paulinho, e se nao me engano deve ser até parente meu por parte da minha mãe.... Meu pai ficou de passar lá conversar com ele...

Sobre baixar oleo, nao sei se esta baixando, preciso confirmar...
Sobre a fumaça, há umas 3 semanas fui para o Serra Azul com um amigo, e notei que a moto em ponto morto saia fumaça... No caminho de volta pedi para que ele ficasse atento e caso começasse a sair muita fumaça para me avisar que eu pararia e chamaria um guincho, porem ele falou que nao viu em nenhum momento saindo fumaça do escape...

Vou conversar com o meu pai e ver o que ele acha e depois volto postar aqui...

Valeu e abraços!


A fumaça em lenta ou quando você dá aquela "cutucadinha" no acelerador é um sintoma muito comum de retentores. Esses motores, apesar de serem aclamados pelo ronco e pelo silêncio no funcionamento, tem esse problema grave com retentores de válvulas e ovalização prematura dos cilindros.

Tive a minha por 6 anos. Ela sempre fumou em lenta (em especial com 4x1, pois canaliza tudo pra um lado só), mas sempre toquei de olho no nível do óleo e, se baixava, baixava muito pouco.



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Re: Motor fumando

Mensagempor ellioth » 07 Mar 2013 09:16

Véio Mussa escreveu:
ellioth escreveu:Sobre baixar oleo, nao sei se esta baixando, preciso confirmar...

Ué...você não confere o nível do óleo dela antes de ligar não??? <>) ;< ;<


Mussa.... realmente nunca tivemos o habito de olhar o nivel do oleo da galo pois nunca encontramos resquícios de oleo no chao e nem vazamento externo no motor, e também sempre nas trocas nunca houve nada que chamasse atenção...
Agora que ela começou a fumar já a encaminhamos direto ao PS.


hawk escreveu:
A fumaça em lenta ou quando você dá aquela "cutucadinha" no acelerador é um sintoma muito comum de retentores. Esses motores, apesar de serem aclamados pelo ronco e pelo silêncio no funcionamento, tem esse problema grave com retentores de válvulas e ovalização prematura dos cilindros.

Tive a minha por 6 anos. Ela sempre fumou em lenta (em especial com 4x1, pois canaliza tudo pra um lado só), mas sempre toquei de olho no nível do óleo e, se baixava, baixava muito pouco.


Hawk, meu pai falou com o Paulinho ontem e o cara só aceitou mexer na moto por um motivo... ele conhecia o antigo dono, o Antonio...



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Re: Motor fumando

Mensagempor hawk » 07 Mar 2013 10:14

ellioth escreveu:Hawk, meu pai falou com o Paulinho ontem e o cara só aceitou mexer na moto por um motivo... ele conhecia o antigo dono, o Antonio...


Ele é seletivo mesmo, não é barateiro, mas mexe com cuidado. Eu levava a minha pra ele mexer... Também levei minha Suzuki 1100.

Abraço,
Hawk



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Re: Motor fumando

Mensagempor danilemao » 10 Mar 2013 10:57

Carissimo Hawk e amigos, falar que troca de retentores é uma "meia Sola" é um exagero, pois borrachas ressecam com o passar do tempo. Se vc tiver só retentores ressecados vc vai fazer uma retica completa??? .
Esse motor a principio, se fosse eu tiraria só o cabeçote e trocaria só os retentores de valvula e verificaria as guias de valvulas.
Como estara sem o cabeçote, é só medir os cilindros para ver se tem ovalização ou riscos nas camisas e ter ideia se necessita ou não abrir o resto.
Com esse serviço, vc deve gastar com os retentores(16) assentamento das valvulas, guarnição da tampa de valvulas e junta superior do cilindro.
isso na Honda é muito caro mesmo, mas em um bom mecanico não.
Va com calma que isso não é nada absurdo, pois como citei acima, as borrachas(retentores)temdem a ressecar com o passar do tempo mesmo.
Só uma coisa os retentores da Biz são os mesmos da CBX, e na concessionaria custa R$14,00cada um em media


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Re: Motor fumando

Mensagempor hawk » 10 Mar 2013 22:50

Meu ponto é que a troca dos retentores não é essencial se estes não estiverem causando problemas. Tirar o cabeçote pode parecer simples, mas as surpresas que vem com isso (roscas espanadas, juntas mal assentadas, empenamento por aperto mal feito), em minha opinião, não valem a pena apenas para trocar 16 retentores de válvulas.

O importante é diagnosticar corretamente o problema antes de pular às conclusões.

Há casos de retentores muito ruins, quase desmanchando. Aí não tem jeito, tem de substituí-los.

Mas concordo, meia-sola talvez não seja a melhor palavra.



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Re: Motor fumando

Mensagempor danilemao » 11 Mar 2013 09:03

Exatamente, meu caro
Um bom mecanico pode evitar muitos problemas dos quais voce citou.


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