Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Dicas para postar no Fórum

Tire suas dúvidas e aprenda a usar o Fórum
Avatar do usuário
Ricardo750
Moderador
Moderador
Mensagens: 1897
Registrado em: 15 Nov 2005 10:06
Localização: Curitiba - Paraná

Re: Dicas para postar no Fórum

Mensagempor Ricardo750 » 11 Fev 2011 15:19

Valverdes,

Ótima sua lista, com certeza poderemos aproveitar muitos desses itens.


Abraço



Avatar do usuário
valverde
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 244
Registrado em: 04 Jul 2007 15:02
Localização: Santo André - SP
Contato:

Re: Dicas para postar no Fórum

Mensagempor valverde » 11 Fev 2011 15:27

Véio Mussa escreveu:Como colaboração, já que o assunto veio a tona e tem a ver com o tópico...

Quanto ao uso pelos gaúchos do "Tche", não há o que discutir, pois se trata de uma espressão bem regional como é a "uai" para os mineiros, a "mano" para os paulistas, a "vixe" para os nordestinos, a "aí meu irmão " para os cariocas e por aí vai.



:oops: Está coberto de razão, estou declinando, texto editado.

Obrigado por participar sua opinião.


Holly - A Lenda

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Dicas para postar no Fórum

Mensagempor Véio Mussa » 11 Fev 2011 15:37

Valeu Valverdes....

Agradeço por incluir minha sugestão e só faltou responder ao Alex sobre transformar o tópico em fixo...hehehehe

Sem dúvida será de grande valia.

Abraço



Avatar do usuário
valverde
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 244
Registrado em: 04 Jul 2007 15:02
Localização: Santo André - SP
Contato:

Re: Dicas para postar no Fórum

Mensagempor valverde » 11 Fev 2011 15:46

Véio Mussa escreveu:
Já quanto a utilização do "tú", lembrei de uma discussão sobre o assunto num outro fórum, cujo texto tinha o objetivo de sanar dúvidas sobre respostas de vestibular, postado por um professor da língua portuguesa cearense, era o seguinte:

Pronomes pessoais da norma padrão da língua portuguesa

Pronomes pessoais do caso reto: eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles, elas. Representam as pessoas do discurso.

Em toda situação de comunicação, há três pessoas envolvidas: emissor (a pessoa que fala): eu ou nós; receptor ou interlocutor (a pessoa com quem falamos): tu ou vós; e assunto (a ou as pessoa de quem falamos, quando for o caso): ele, ela ou eles e elas.

Tu do latim tu: designa a pessoa com quem falamos, o interlocutor. Emprega-se quando nos dirigimos à pessoa de nossa intimidade ou como se fosse, geralmente, pessoa de mesmo nível social, econômico, etário, etc., independente de quem seja. Tratar por tu é tratar com elegância, é dispensar ao interlocutor um termo culto da norma padrão. Se tratar por tu fosse falta de respeito, como alguns pensam, os portugueses, os povos que falam o espanhol, os italianos, os franceses, os norte-americanos, os ingleses, os alemães, os holandeses, etc. se desrespeitam mutuamente, pois todos eles usam o tu habitualmente na fala e na escrita para tratar o interlocutor (o tu é o pronome de segunda pessoa no idioma desses povos, you é tu). Faltar com respeito é tratar o interlocutor por expressão vulgar. Devemos chamá-lo pelo nome e, no decorrer da conversa, tratá-lo por tu. Como o tu é pronome de segunda pessoa, exigirá o verbo na segunda pessoa do singular.


Nos pronomes pessoais incluem-se os pronomes de tratamento: você, vocês.
Pronome de tratamento é aquele com que nos referimos às pessoas a quem se fala, e no caso específico do você e vocês, quando em grupo (de maneira cerimoniosa), portanto segunda pessoa, mas a concordância gramatical deve ser feita com a terceira pessoa.


Alguém mais já tinha visto o texto acima?

Portanto meus amigos, como nos acostumamos a utilizar o "você" normalmente, é até difícil de entender as diferênças. Mas a gauchada está mais que certa em usar o "tú" e cuidado com a utilização do "você", pois gramaticalmente é uma das maiores pegadinhas da nossa língua.
Aliás, a bem da verdade, não só os gaúchos...mas também grande parte da população nordestina, que igualmente faz uso do termo e onde, ao meu ver, a pronuncia das palávras é a mais correta e tem o menor número de vícios e gírias regionais.


Muito interessante, não tinha visto ainda, veja só como a lingua portuguesa tem particularidades.

Abraços


Holly - A Lenda

Avatar do usuário
valverde
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 244
Registrado em: 04 Jul 2007 15:02
Localização: Santo André - SP
Contato:

Re: Dicas para postar no Fórum

Mensagempor valverde » 11 Fev 2011 15:49

Véio Mussa escreveu:Valeu Valverdes....

Agradeço por incluir minha sugestão e só faltou responder ao Alex sobre transformar o tópico em fixo...hehehehe

Sem dúvida será de grande valia.

Abraço


Não precisa nem perguntar.

Pode deixar fixo sim.


Holly - A Lenda

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Dicas para postar no Fórum

Mensagempor Véio Mussa » 11 Fev 2011 15:58

Feito...além disso estou transferindo o tópico para um local mais adequado, onde será mais visto..."Bar e Café"

Abraço



Avatar do usuário
Gill S. Ferreira
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1914
Registrado em: 04 Ago 2006 09:15
Localização: São Paulo/SP

Re: Dicas para postar no Fórum

Mensagempor Gill S. Ferreira » 14 Fev 2011 00:31

8)
Excelente!
Muito bom mesmo!
Em se tratando de se policiar a língua portuguesa, as "dicas Valverde" cabem em qualquer esfera. seja no nosso Fórum, seja profissionalmente, no encaminhamento de um e.mail, e até mesmo no envio de um SMS.
Sem duvida, como "via de regra" no Fórum fica difícil sua total aplicação.
O Fórum em si já criou uma linguagem própria! Sua universalidade e diversificação absorveu isso para se expressar.
Claro que não é possível seguir tudo "ao pé da letra", mas com certeza servirá como "alerta" toda vez que se for postar alguma mensagem.
Para quem gosta de escrever como eu,.......muito útil!!!
Valeu Valverde!!!


AbrXX a tds,
GiLL SF-Ministro___________CBX 750F/86 - 100% Blaack
>>>>GALO QUE É GALO VOA BAIXO À 200Km/hr......sempre!<<<

BLACK QUE É BLACK, é mto maiXX......é BLACKBIRD tb! São 165 HP de pura emoção!!!

Avatar do usuário
alvaromb
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1096
Registrado em: 14 Jun 2007 23:43
Localização: Goiânia - GO
Contato:

Re: Dicas para postar no Fórum

Mensagempor alvaromb » 14 Fev 2011 11:37

Gostei das dicas, os exemplos ficaram ótimos e muito engraçados!
Valeu. :mrgreen:


Fiz GRANDES AMIGOS aqui!!!
www.youtube.com/watch?v=BkZMp1oROnI

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: Dicas para postar no Fórum

Mensagempor Demétrio » 14 Fev 2011 23:15

Vi hoje este tópico e achei interessantíssimo, muito importante as dicas postadas, parabéns pela excelente iniciativa Valverde! Com sinceridade, acho que foi um dos tópicos mais interessantes e úteis que já vi postados aqui, na minha humilde opinião, é claro. ;;
Bem, quem me conhece sabe, eu digito aqui e em qualquer outro lugar onde me relacione com pessoas como orkut e msn, exatamente como falo, ou seja, não falo você, falo tu, entre outras expressões, assim como as regionais tchê e bah, por exemplo.

Como o debate aqui sempre é válido e as críticas devem sem sempre construtivas, discordo em partes com o item 35: o de não corrigir a ortografia correta. Claro, óbvio, não cabe a mim corrigir qualquer pessoa. Eu nem faria isso por questão de respeito pois não são todos que têm afinidade com a ortografia, gramática, concordâncias nominais e verbais, acentuação, pontuação, etc. Para manter a ordem aqui temos a diretoria do fórum. Mas sejamos realistas: tem umas postagens que são quase que indecifráveis! Acho que uma receita de um médico as vezes é mais entendível que certas postagens! :twisted:
Tenho uma postagem salva aqui que acho que não tem uma palavra digitada corretamente, acho isso impressionante! :shock:
Caso queiram criar um "moderador" para cuidar exclusivamente desses erros, me coloco a disposição, modéstia a parte, me garanto muito nisso! ;<
E dou uma ideia pra não criar atritos ou embaraços nesse quesito, as mensagens poderiam ser editadas apenas corrigindo os erros existentes, sem sequer o autor da postagem saber disso. Claro, se ele for observador, verá que foram feitas correções mas sem qualquer tipo de chamada de atenção, o que causaria um desgaste com certeza, pois como eu já citei anteriormente, não são todos que tem afinidade com o português, as pessoas poder se sentir ofendidas, natural.

Outro item que também discordo em partes é quanto as muitas postagens. Postagens excessivas, sem nexo e somente pra encher linguiça, essas sim são inválidas, dependendo da seriedade do tópico. Mas não é porque um ou outro usuário posta bastante que suas postagens são demasiadas ou forçadas. Eu mesmo, posto bastante até mas tenho certeza que não sou "fora da casinha" nas postagens. Um erro meu e de muuuitos outros é de desvirtuar as vezes alguns tópicos com comentários paralelos. Outro erro que reconheço também é que brinco demasiadamente muitas vezes. Bem, já cometi muitos erros ou gafes, natural, mas procuro sempre me policiar pra evitar essas coisas.

Bem, esta é minha modesta opinião. E já infringi outro conselho, o de não postar textos grandes! Rsrsrsrsrs... :mrgreen:
Abraço a todos!
Editado pela última vez por Demétrio em 15 Fev 2011 15:02, em um total de 4 vezes.


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
Alex Red
Administrador
Administrador
Mensagens: 7017
Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: Dicas para postar no Fórum

Mensagempor Alex Red » 14 Fev 2011 23:24

Quem bom que vc entendeu dedé , então procure se policiar vc já sabe aonde vc falha, então pense
antes de digitar :wink:


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

Avatar do usuário
Leandro 4Galo
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1716
Registrado em: 26 Ago 2010 17:22
Localização: Guarulhos/SP
Contato:

Re: Dicas para postar no Fórum

Mensagempor Leandro 4Galo » 14 Fev 2011 23:27

Caracoles Dedé, quanta inspiração amigo, quem sou eu pra falar algo desse excelente texto rico em opniões que me enche de satisfação em ler denovo ;;
Parabéns pelo texto e agora é aguardar a opnião dos Superiores,hehe :mrgreen:

Bração!!!


Montado na Cbzona, mas sangue de Galeiro.

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: Dicas para postar no Fórum

Mensagempor Demétrio » 15 Fev 2011 00:08

Valeu Leandro, fico lisonjeado pelo reconhecimento do amigo! Apenas expressei o que penso sobre tudo isso. Podendo ajudar, estarei sempre a dsposição. ;;
PS.: no quartel temos um jargão bastante usado: Não vim aqui pra fazer amigos nem pra agradar ninguém! Mas aqui a ideia é totalmente oposta: vim aqui pra fazer amigos sim e estou fazendo cada dia mais! :D
Abração parceiro!
Alex Red escreveu:Quem bom que vc entendeu dedé , então procure se policiar vc já sabe aonde vc falha, então pense
antes de digitar :wink:

Valeu pela dica, Alex, tu desempenha bem tua função. Ultimamente tenho pensado antes realmente, inclusive edito muitas vezes algumas postagens. Outras vezes não vejo falhas mas alguns veem né... Faz parte, procuro ser um bom cordeiro mas nem sempre acompanho o rebanho. ;;


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
machado
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1470
Registrado em: 09 Fev 2007 14:18
Localização: Penápolis - SP
Contato:

Re: Dicas para postar no Fórum

Mensagempor machado » 15 Fev 2011 16:55

despois disso to mais ferrado ainda :? :? :? as letras do meu teclado estao sempre trocando de lugar :? :?


“Existem dois legados duradouros que podemos deixar para nossos filhos. Um deles, raízes. O outro, asas.”

Avatar do usuário
italao
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 205
Registrado em: 16 Jun 2008 06:36
Localização: Santo André // São Paulo

Re: Dicas para postar no Fórum

Mensagempor italao » 09 Mar 2011 08:01

Pessoal !
Depois de ler todos estes depoimentos dos Srs Professores da língua Portuguesa a minha conclusão é a seguinte:
Leiam o texto abaixo e depois me digam, ou melhor, respondam a vcs mesmos.
O ser Humano é capaz de ler textos frases com palavras invertidas ou mesmo faltando letras. Vou mais longe temos a capacidade de até ler uma combinação de números e em seguida traduzi - lá como um texto normal. Isto demonstra nossa capacidade de raciocínio e interpretação.
É baseado nestes princípios que temos a certeza que conseguiremos entender o sentido da frase não importa como foi escrita, não importa quem foi o autor a mensagem no final será entendida.
Leiam o texto abaixo e boa diversão a todos, acredito que muitos vão mudar os conceitos básicos de leitura e interpretação.
Boa leitura a tds.

TEXTO:
Pesquisa afirma que não importa a ordem das letras de uma palavra

De aorcdo com uma peqsiusa
de uma uinrvesriddae ignlsea,
não ipomtra em qaul odrem as
Lteras de uma plravaa etãso,
a úncia csioa iprotmatne é que
a piremria e útmlia Lteras etejasm
no lgaur crteo. O rseto pdoe ser
uma bçguana ttaol, que vcoê
anida pdoe ler sem pobrlmea.
Itso é poqrue nós não lmeos
cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa
cmoo um tdoo.

Show de bola...

Agora com números...

35T3 P3QU3N0 T3XTO 53RV3 4P3N45 P4R4 M05TR4R COMO NO554 C4B3Ç4 CONS3GU3 F4Z3R CO1545 1MPR3551ON4ANT35! R3P4R3 N155O! NO COM3ÇO 35T4V4 M310 COMPL1C4DO, M45 N3ST4 L1NH4 SU4 M3NT3 V41 D3C1FR4NDO O CÓD1GO QU453 4UTOM4T1C4M3NT3, S3M PR3C1S4R P3N54R MU1TO, C3RTO? POD3 F1C4R B3M ORGULHO5O D155O! SU4 C4P4C1D4D3 M3R3C3! P4R4BÉN5!



Avatar do usuário
Death Star
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 501
Registrado em: 10 Nov 2007 14:36
Localização: Campo Grande/MS
Contato:

Re: Dicas para postar no Fórum

Mensagempor Death Star » 18 Abr 2011 10:31

Saudações Galeiras!!
Aí Italao.. esse teu último post foi bacana camarada.. essa dos números ainda não conhecia...
Valeu.
Wendel


Galo roncando bonito no Pantanal!


Voltar para “FAQ: Dúvidas e Perguntas sobre o Fórum”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 25 visitantes