Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

galoterapia caixa de direção,roda tras,tuchos e carburadores

Reformas e restaurações de nossas rainhas e também dicas de manutenção e equipamentos que você mesmo pode fazer ou criar, sem se utilizar de manuais ou muito conhecimento técnico
Avatar do usuário
FCarneiro
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 907
Registrado em: 01 Jan 2010 22:15
Moto Atual: CBX 750F 1986 Red TL
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: galoterapia caixa de direção,roda tras,tuchos e carburadores

Mensagempor FCarneiro » 06 Nov 2011 22:58

Giulliano e Mussa,

Deixe-me contribuir com esse assunto, pois sou Trilheiro e acabei conhecendo um pouco sobre filtros de espuma.

Na minha moto utilizo um filtro da marca Twin Air e um óleo lubrificante da marca Motorex. Já utilizei óleo novo de motor para lubrificar filtro de espuma, mas acabei mudando para um lubrificante específico, pois percebi que a eficiência do óleo de motor não era boa, principalmente devido ao excesso de poeira nas trilhas. Como estamos falando de motos de rua, creio que o óleo de motor não chega a ser um problema, mas considerando que 01 litro do Motorex custa em média R$ 60,00 e dura uma eternidade, acho que vale a pena o investimento.

Seguem algumas fotos do filtro reserva de minha moto.

Imagem

Imagem

Imagem

O filtro já está um pouco encardido, mas observem que ele possui duas camadas de espuma. A camada externa (que era branca) é mais porosa, e a camada interna (laranja) é menos porosa.

Quanto ao óleo Motorex ele é azul e bem mais viscoso que o óleo de motor. No contato com as mãos percebe-se uma sensação de algo pegajoso, tanto é que para lavar o filtro utilizo querosene.

Procedimento para lavar e lubrificar o filtro:
1) Mergulhar o filtro em um recipiente com querosene, com a parte externa voltada para baixo, até o limte da espuma branca com espuma laranja. Com isso, evita-se que a sujeira que esteja aderida na parte externa, entre para o interior do filtro.O ideal é que seja um recipiente alto para que a espuma não toque o fundo do recipiente, onde estará decantada a sujeira das várias limpezas. No meu caso guardo a querosene numa lata de tinta de 3,6 litros e de tempos em tempos troco a querosene.
2) Após a limpeza prévia com querosene, lavar o filtro com sabão de côco.
3) Secar o filtro ao sol.
4) Aplicar o óleo lubrificante de forma que ele cubra toda a superfície externa do filtro, por igual. Faço isso utilizando uma garrafinha, pois vou molhando a parte externa do filtro na boca da garrafa, como se estivesse colocando álcool num algodão.
5) Quando o filtro estiver bem coberto com o óleo, massageá-lo para que óleo se espalhe por igual. Faço isso utilizando uma sacolinha de plástico, pois caso gere algum excesso, posso retorná-lo para o recipiente.

É isso meus amigos! Sempre que retiro o filtro da moto confiro a parte interna do mesmo, e em 100% das vezes a sujeira não passou pelas duas camadas de espuma, ou seja, está sempre aderida na parte externa. Isso não acontecia quando eu usava o óleo de motor, por isso passei a usar o Motorex Espero ter ajudado.

Um abraço.


Fernando Carneiro
De Albert Einstein para seu filho Eduard: "A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso estar em constante movimento".

Avatar do usuário
Skid Vicious
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1046
Registrado em: 22 Fev 2011 12:46
Localização: Rio de Janeiro / Resende
Contato:

Re: galoterapia caixa de direção,roda tras,tuchos e carburadores

Mensagempor Skid Vicious » 07 Nov 2011 00:58

Para mim a melhor solução é usar filtro K&N. Acaba saindo o preço de um filtro novo original, mas além de ser menos restritivo, também dura quase que para sempre, pois é lavável. Nos meus carros eu sempre usei.

Imagem

http://www.ebay.com/itm/HA-7591-K-N-Air ... 1e641645e1


Anderson Torres
Fotoblog: www.7galo.wordpress.com
CBX 750F - TL Full

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: galoterapia caixa de direção,roda tras,tuchos e carburadores

Mensagempor Demétrio » 07 Nov 2011 10:14

Muito interessante todas essas dicas, pena que acho que não consigo fazer um trabalho desses de abrir filtro, colocar espuma com óleo, colar e etc. Sempre faço uma caca! :oops:
Gostei desse filtro que tu usa, Skid, é eficiente mesmo??? É de metal o elemento né?!


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
Skid Vicious
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1046
Registrado em: 22 Fev 2011 12:46
Localização: Rio de Janeiro / Resende
Contato:

Re: galoterapia caixa de direção,roda tras,tuchos e carburadores

Mensagempor Skid Vicious » 07 Nov 2011 10:24

Demétrio escreveu:Muito interessante todas essas dicas, pena que acho que não consigo fazer um trabalho desses de abrir filtro, colocar espuma com óleo, colar e etc. Sempre faço uma caca! :oops:
Gostei desse filtro que tu usa, Skid, é eficiente mesmo??? É de metal o elemento né?!


Na Galo eu uso filtro original, pq na epoca eu ainda não estava mexendo bem com o ebay e acabei não importando um K&N para mim. Maior arrependimento.
Quando a qualidade, a K&N é a melhor marca de filtros esportivos do mundo, qualidade TOP em todos os produtos. Estes filtros são de metal sim, para lavar o indicado é usar um kit de limpeza da própria K&N, que deixa o filtro como zero. Neste kit também vem um óleo para vc depois da lavagem, passar novamente no filtro. Eu tenho um K&N aqui em casa que eu usava num carro turbo meu, acho que já tenho ele a uns 10 anos e ainda continua perfeito. :D
Ah, ele é mais eficiente sim e por ser um filtro esportivo, ele acaba permitindo um ajuste mais apimentado na carburação. Mas não acredito que seja algo muito notável não.


Anderson Torres
Fotoblog: www.7galo.wordpress.com
CBX 750F - TL Full

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: galoterapia caixa de direção,roda tras,tuchos e carburadores

Mensagempor Véio Mussa » 07 Nov 2011 12:08

Taí...eu não sabia que vinha a carcaça do filtro junto...aí vale a pena...

Mas de qualquer forma, pra lavar a esponja sai de dentro???
Como é que é feito o processo de lavagem dele???



Avatar do usuário
Skid Vicious
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1046
Registrado em: 22 Fev 2011 12:46
Localização: Rio de Janeiro / Resende
Contato:

Re: galoterapia caixa de direção,roda tras,tuchos e carburadores

Mensagempor Skid Vicious » 07 Nov 2011 12:28

Véio Mussa escreveu:Taí...eu não sabia que vinha a carcaça do filtro junto...aí vale a pena...

Mas de qualquer forma, pra lavar a esponja sai de dentro???
Como é que é feito o processo de lavagem dele???


Não tem carcaça, ele é moldado no formato do original mas é uma parte só! Para lavar vc primeiro aplica o spray de limpeza, depois coloca ele debaixo d´agua e pronto, sai toda a sujeira e ele fica como zero! Depois basta aplicar novamente o óleo original (vem no kit de limpeza) e ta pronto. O kit de limpeza da para limpara várias vezes.

Imagem

Vídeo mostrando o processo de limpeza: http://www.youtube.com/watch?v=NzsO7Q85 ... re=related


Anderson Torres
Fotoblog: www.7galo.wordpress.com
CBX 750F - TL Full

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: galoterapia caixa de direção,roda tras,tuchos e carburadores

Mensagempor Véio Mussa » 07 Nov 2011 14:38

Pera aí...não tem no modelo para esse carro do vídeo.....

Na galo é diferente, ou não???

O que que isso aqui afinal???? .... é isso que é lavado??? .... não entendi mais nada...hehehehe
Skid Vicious escreveu:Para mim a melhor solução é usar filtro K&N. Acaba saindo o preço de um filtro novo original, mas além de ser menos restritivo, também dura quase que para sempre, pois é lavável. Nos meus carros eu sempre usei.

Imagem
Editado pela última vez por Véio Mussa em 08 Nov 2011 09:17, em um total de 2 vezes.



Avatar do usuário
FCarneiro
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 907
Registrado em: 01 Jan 2010 22:15
Moto Atual: CBX 750F 1986 Red TL
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: galoterapia caixa de direção,roda tras,tuchos e carburadores

Mensagempor FCarneiro » 08 Nov 2011 00:34

Mussa e Skid,

Pelo que entendi, a limpeza no K&N é feita somente externamente, nas aletas e na carcaça. Resta saber como fica o material que está sob as aletas. Será que o spray que é aplicado no final, nas aletas, é suficiente para reter toda a sujeira externamente, sem sujar o revestimento interno? Essa é a grande dúvida que tenho.

Um abraço.


Fernando Carneiro
De Albert Einstein para seu filho Eduard: "A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso estar em constante movimento".

lokko
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 310
Registrado em: 03 Nov 2010 19:17
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: galoterapia caixa de direção,roda tras,tuchos e carburadores

Mensagempor lokko » 13 Jan 2012 13:13

Boa tarde colega Giuliano;
Revendo seu tópico atraz das fotos e dicas para por a indy no ponto, percebi que as fotos não estão mais lá. Seria um erro do fotobucket?

Nessa semana que entra eu vou desmontar o cabeçote para troca dos vedadores de válvula e preciso demais de suas dicas de como colocá-la no ponto.

Vou aproveitar para uma geral em minha moto: Retentores de válvula, tirar escapamento para cromar, carter para limpeza e troca de orings. Vou dar uma boa caprichada na minha menina.

Uma sugestão: Como vira e mexe tem alguém mexendo em tuchos, corrente de comando, comando de válvulas e etc, seria extremamente interessante se voce pudesse fazer um tópico de como por a moto no ponto e de repente os administradores fixarem ele. é só uma idéia.
Muitíssimo obrigado por seu tempo e suas dicas. São muito valiosas para nós. Principalmente para mim, que sempre mexi em carros ew agora to mexendo no motor da minha moto. Valeu.


Honda Civic 2005 at completooooo - Para trabalhar
Peugeot 207 completo! da esposa!!
cbx 750 1990 indy - um sonho realizado!!!!!!!!!!!

Avatar do usuário
Skid Vicious
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1046
Registrado em: 22 Fev 2011 12:46
Localização: Rio de Janeiro / Resende
Contato:

Re: galoterapia caixa de direção,roda tras,tuchos e carburadores

Mensagempor Skid Vicious » 13 Jan 2012 15:02

Para quem tiver dúvidas sobre a marca K&N, basta fazer uma pesquisa breve pelo Google.
É o filtro de ar mais famoso no mundo, qualidade TOP, utilizado em quase todas as categorias de automobilismo do mundo.


Anderson Torres
Fotoblog: www.7galo.wordpress.com
CBX 750F - TL Full

lokko
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 310
Registrado em: 03 Nov 2010 19:17
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: galoterapia caixa de direção,roda tras,tuchos e carburadores

Mensagempor lokko » 13 Jan 2012 23:21

Skid Vicious escreveu:Para quem tiver dúvidas sobre a marca K&N, basta fazer uma pesquisa breve pelo Google.
É o filtro de ar mais famoso no mundo, qualidade TOP, utilizado em quase todas as categorias de automobilismo do mundo.


Verdade! Inclusive na minha ex boulevard 800 o pessoal trazia de fora um kit k&n que era um show! Dava de dez no filtro original.


Honda Civic 2005 at completooooo - Para trabalhar
Peugeot 207 completo! da esposa!!
cbx 750 1990 indy - um sonho realizado!!!!!!!!!!!

lokko
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 310
Registrado em: 03 Nov 2010 19:17
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: galoterapia caixa de direção,roda tras,tuchos e carburadores

Mensagempor lokko » 13 Jan 2012 23:24

giulliano escreveu:
lokko escreveu:Boa tarde colega Giuliano;
Revendo seu tópico atraz das fotos e dicas para por a indy no ponto, percebi que as fotos não estão mais lá. Seria um erro do fotobucket?

Nessa semana que entra eu vou desmontar o cabeçote para troca dos vedadores de válvula e preciso demais de suas dicas de como colocá-la no ponto.

Vou aproveitar para uma geral em minha moto: Retentores de válvula, tirar escapamento para cromar, carter para limpeza e troca de orings. Vou dar uma boa caprichada na minha menina.

Uma sugestão: Como vira e mexe tem alguém mexendo em tuchos, corrente de comando, comando de válvulas e etc, seria extremamente interessante se voce pudesse fazer um tópico de como por a moto no ponto e de repente os administradores fixarem ele. é só uma idéia.
Muitíssimo obrigado por seu tempo e suas dicas. São muito valiosas para nós. Principalmente para mim, que sempre mexi em carros ew agora to mexendo no motor da minha moto. Valeu.



Lokko,tome nota do meu tim ai na minha assinatura e me liga que te dou um auxilio mesmo a distancia pra por o motor no ponto e tambem te explico a ausencia das fotos....abraço


Já está anotado aqui colega. Em breve eu te ligarei. Muito obrigado por sua disposição em me ajudar.
Se vc precisar de algo aqui de Curitiba ou estiver de passagem por aqui, me avise no fone que eu vou te passar por mp ou aqui pelo fórum.
As portas de minha casa estão abertas p vc e seu pai! Abraço.


Honda Civic 2005 at completooooo - Para trabalhar
Peugeot 207 completo! da esposa!!
cbx 750 1990 indy - um sonho realizado!!!!!!!!!!!

lokko
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 310
Registrado em: 03 Nov 2010 19:17
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: galoterapia caixa de direção,roda tras,tuchos e carburadores

Mensagempor lokko » 14 Jan 2012 10:11

giulliano escreveu:Lokko te mandei uma mp....confira la.....abraço


Respondida lá colega, muito obrigado.


Honda Civic 2005 at completooooo - Para trabalhar
Peugeot 207 completo! da esposa!!
cbx 750 1990 indy - um sonho realizado!!!!!!!!!!!

Avatar do usuário
Galo da Madrugada
Moderador
Moderador
Mensagens: 2184
Registrado em: 26 Fev 2010 01:56
Moto Atual: Holly TL
Localização: Palmares do Sul/RS
Contato:

Re: galoterapia caixa de direção,roda tras,tuchos e carburadores

Mensagempor Galo da Madrugada » 11 Fev 2012 23:48

giulliano escreveu:os carburador de hornet ja estão no lugar,acabei de encaixar eles,deu muiiiita mão de obra,estou até tremendo de tanta força que fiz... :shock:


Em breve, terei um desses também!!!!!!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:


Fui Treinado pra isso

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: galoterapia caixa de direção,roda tras,tuchos e carburadores

Mensagempor Demétrio » 12 Fev 2012 17:09

Galo da Madrugada escreveu:
giulliano escreveu:os carburador de hornet ja estão no lugar,acabei de encaixar eles,deu muiiiita mão de obra,estou até tremendo de tanta força que fiz... :shock:


Em breve, terei um desses também!!!!!!!!! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Ué, os teus buras se entregaram já??? Não vai nem procurar por outro de galo mesmo?!? :roll:
Abraço mala!


CBX 750 Indy 93


Voltar para “Reformas , Restaurações e Faça você mesmo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 178 visitantes