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Reformando a Galo (depois da queda)
- Skid Vicious
- CBX 750 extreme
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- Registrado em: 22 Fev 2011 12:46
- Localização: Rio de Janeiro / Resende
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Galo do Skid (tópico de reforma / manutenção)
Dando uma atualizadinha no tópico:
Reforma do motor – parte 01 (desmontando)
Depois de muito tempo sem postar nada aqui no fórum (total falta de tempo), resolvi dar uma atualizada afim de manter em dia o histórico da moto.
Desde que comprei a moto, fiz praticamente tudo nela, elétrica completa incluindo até chicote original novo, suspensão dianteira, suspensão traseira com amortecedor especial, adaptação de rodas da CBR 1000F, alteração de Indy para F incluindo todas as carenagens novas originais Honda, pintura personalizada completa, etc… Estava faltando mesmo só a reforma do motor, que estava sendo adiada devido ao seu perfeito funcionamento. Enfim, depois de muito uso e curtição, comecei a escutar barulhos internos e antes de dar algum problema qualquer realmente sério (como comer eixo), resolvi abrir para fazer tudo. Por sorte o motor ainda estava todo standard, ou seja, nenhum curioso havia posto a mão ali antes, o que facilitou muito o serviço.
O serviço dessa vez não foi realizado por mim, e sim pelo meu amigo Giulliano Luiz, da mecânica Toca das Galos, especializada em CBX 750. O Giulliano tem por habito ir fotografando e postando no Facebook cada passo do serviço, isso acabou rendendo umas 200 fotos, escolhi só algumas para não ficar muito cansativo.
Para quem precisar dos serviços especializados do Giulliano, segue o contato: (12) 8117-2583 (Caraguatatuba - SP)
Pronta para começar a “cirurgia” (muita poeira, pois a moto ficou alguns meses parada até ir para oficina):
Desmontando a parte de cima do motor (aqui já sem os comandos):
Aqui já sem os cilindros e cabeçote, na foto da para ver que os pistões originais apresentavam pouca carbonização:
Tensor da corrente de comando já muito gasto, no final da vida (ia apresentar problema em pouco tempo):
Cilindros na medida standard, com marcas normais de uso e também com alguns calos:
Carcaça aberta e pronta para o desmonte (mancais já soltos para a retirada do eixo virabrequim):
Bielas fora do lugar, os casquilhos já estavam bem gastos, um deles inclusive já amassado e pronto para danificar o virabrequim:
Virabrequim desmontado mas ainda com as correntes de comando e alternador:
Tudo desmontado, bomba de óleo aparecendo na foto e já muito marcada, pedindo para se aposentar:
Aqui da para ver os arranhões profundos (desgaste por tempo de uso) na bomba de óleo:
Reforma do motor – parte 02 (peças)
No primeiro post, coloquei fotos do processo de desmonte do motor, agora vou colocar a lista de peças que precisei trocar e também serviços de retifica que precisei fazer. Não colocarei valores ainda, pois pretendo juntar e calcular todas as notas, afim de postar um valor preciso do gasto total.
Dica:
Encontrei a maior parte das peças em concessionárias Honda e lojas de peças online pela Internet. Algumas peças simplesmente não existiam no Brasil, ou então quando apareciam a venda eram por valores incompatíveis com a realidade. A peça mais complicada hoje é a bomba de óleo (veio do Japão) e o tensor da corrente do alternador, esta última é a mais complicada para achar, cheguei a ver no Mercado Livre um vendedor pedindo 550 reais pela peça (nova). No fim, encontrei um site americano que tem praticamente qualquer peça Honda original para o motor da CBX 750 (Nighthawk 750) e paguei somente 61 dólares no tensor. O site é o http://www.partzilla.com" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;
Peças
- Retentores de válvulas (originais Honda)
- Diversos orings do cabeçote (originais Honda)
- Bomba de óleo com dosadores e peneira (original Honda)
- Arruelas de alumínio motor
- Jogo de juntas com a borracha (vedamotors)
- Corrente de comando (original Honda)
- Corrente de alternador (original Honda)
- Guia inferior da corrente do alternador (original Honda)
- Tensor da corrente de comando (original Honda)
- Mola do tensor da corrente de comando (original Honda)
- Tensor da corrente de alternador, completo com engrenagem e molas (original Honda)
- Jogo de pistões (medida 0.10), incluindo pinos, travas e anéis (Pistões KMC/ anéis RIK)
- Rolamentos de alternador 6203 e 6204 com blindagem (NKS)
- Retentor do alternador e oring (original Honda)
- Jogo de velas (NGK)
- Óleo Super Moto 4T (Mobil)
- Filtro de óleo (FRAM)
- Bateria nova (Bandy)
Carburadores de Hornet
- Conjunto de carburadores em perfeito estado
- 4 Espaçadores de alumínio feitos sobre medida para instalação dos novos carburadores
- 4 oring para os novos espaçadores do coletor de admissão
- 4 juntas de cuba de carburador de Hornet (original Honda)
- Gicles sob medida
Retifica
- Plaina do cabeçote
- Retifica das válvulas
- Polimento do virabrequim (não precisou de retifica) e bronzinamento novo das bielas. O
conjunto já vem alinhado e pronto pra montar.
Reforma do motor – parte 03 (montando tudo)
Aqui algumas poucas fotos da sequencia de montagem do motor.
Cilindros retificados (segunda medida) e brunidos com novos pistões, anéis e bronzinamento. Ao fundo o jogo de juntas:
Conjunto de pistão e biela recebendo banho de óleo para posterior montagem:
Virabrequim limpo e polido (não precisou de retifica, apenas polimento, continua standard) com as bielas já montadas e com as bronzinas de fixo novas prontas para irem para o lugar:
Cabeçote plainado, limpo e com válvulas acentadas:
Torqueando as bielas:
Novas correntes de comando e alternador já montadas:
Nova bomba de óleo com peneira limpa montados no lugar:
Preparando a carcaça para receber os cilindros:
Conjunto do alternador já desmontado e com eixo pronto para receber novos rolamentos e retentor:
Motor zerado e fechado, pronto para pintura e perfumarias:
Re-pintura das rodas
Eu já não aguentava mais polir as rodas com silvo. Deixar os beirais polidos não foi uma boa idéia quando fiz a reforma da moto, fica muito bonito mas da trabalho e logo o alumínio perde o brilho e fica com manchas de água que não saem com polimento manual. Para resolver este “problema”, preferi re-pintar as rodas, desta vez com preto automotivo + verniz PU.
Rodas já sem tinta e prontas para re-pintura:
Primer PU:
Iniciando a pintura:
Rodas finalizadas:
Bengalas pretas para combinar com a nova pintura das rodas:
E para acompanhar a nova pintura, novos pneus, já que os antigos estavam quase na hora de serem trocados. Na foto abaixo o comparativo dos antigos Dunlop Sport Max Qualifier com os novos Michelin Pilot Power 3. São pneus hibridos para uso em rua e autódromo. Não são tão duráveis quanto pneus só de rua, porém o grip é muito superior e isso se traduz em segurança.
Desta vez por falta de tempo, pedi para o meu amigo Giulliano Luiz realizar o serviço.
MOTO PRONTINHA, SUPER TESTADA E MEGA APROVADA, JÁ EM CASA!
Reforma do motor – parte 01 (desmontando)
Depois de muito tempo sem postar nada aqui no fórum (total falta de tempo), resolvi dar uma atualizada afim de manter em dia o histórico da moto.
Desde que comprei a moto, fiz praticamente tudo nela, elétrica completa incluindo até chicote original novo, suspensão dianteira, suspensão traseira com amortecedor especial, adaptação de rodas da CBR 1000F, alteração de Indy para F incluindo todas as carenagens novas originais Honda, pintura personalizada completa, etc… Estava faltando mesmo só a reforma do motor, que estava sendo adiada devido ao seu perfeito funcionamento. Enfim, depois de muito uso e curtição, comecei a escutar barulhos internos e antes de dar algum problema qualquer realmente sério (como comer eixo), resolvi abrir para fazer tudo. Por sorte o motor ainda estava todo standard, ou seja, nenhum curioso havia posto a mão ali antes, o que facilitou muito o serviço.
O serviço dessa vez não foi realizado por mim, e sim pelo meu amigo Giulliano Luiz, da mecânica Toca das Galos, especializada em CBX 750. O Giulliano tem por habito ir fotografando e postando no Facebook cada passo do serviço, isso acabou rendendo umas 200 fotos, escolhi só algumas para não ficar muito cansativo.
Para quem precisar dos serviços especializados do Giulliano, segue o contato: (12) 8117-2583 (Caraguatatuba - SP)
Pronta para começar a “cirurgia” (muita poeira, pois a moto ficou alguns meses parada até ir para oficina):
Desmontando a parte de cima do motor (aqui já sem os comandos):
Aqui já sem os cilindros e cabeçote, na foto da para ver que os pistões originais apresentavam pouca carbonização:
Tensor da corrente de comando já muito gasto, no final da vida (ia apresentar problema em pouco tempo):
Cilindros na medida standard, com marcas normais de uso e também com alguns calos:
Carcaça aberta e pronta para o desmonte (mancais já soltos para a retirada do eixo virabrequim):
Bielas fora do lugar, os casquilhos já estavam bem gastos, um deles inclusive já amassado e pronto para danificar o virabrequim:
Virabrequim desmontado mas ainda com as correntes de comando e alternador:
Tudo desmontado, bomba de óleo aparecendo na foto e já muito marcada, pedindo para se aposentar:
Aqui da para ver os arranhões profundos (desgaste por tempo de uso) na bomba de óleo:
Reforma do motor – parte 02 (peças)
No primeiro post, coloquei fotos do processo de desmonte do motor, agora vou colocar a lista de peças que precisei trocar e também serviços de retifica que precisei fazer. Não colocarei valores ainda, pois pretendo juntar e calcular todas as notas, afim de postar um valor preciso do gasto total.
Dica:
Encontrei a maior parte das peças em concessionárias Honda e lojas de peças online pela Internet. Algumas peças simplesmente não existiam no Brasil, ou então quando apareciam a venda eram por valores incompatíveis com a realidade. A peça mais complicada hoje é a bomba de óleo (veio do Japão) e o tensor da corrente do alternador, esta última é a mais complicada para achar, cheguei a ver no Mercado Livre um vendedor pedindo 550 reais pela peça (nova). No fim, encontrei um site americano que tem praticamente qualquer peça Honda original para o motor da CBX 750 (Nighthawk 750) e paguei somente 61 dólares no tensor. O site é o http://www.partzilla.com" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;" onclick="window.open(this.href);return false;
Peças
- Retentores de válvulas (originais Honda)
- Diversos orings do cabeçote (originais Honda)
- Bomba de óleo com dosadores e peneira (original Honda)
- Arruelas de alumínio motor
- Jogo de juntas com a borracha (vedamotors)
- Corrente de comando (original Honda)
- Corrente de alternador (original Honda)
- Guia inferior da corrente do alternador (original Honda)
- Tensor da corrente de comando (original Honda)
- Mola do tensor da corrente de comando (original Honda)
- Tensor da corrente de alternador, completo com engrenagem e molas (original Honda)
- Jogo de pistões (medida 0.10), incluindo pinos, travas e anéis (Pistões KMC/ anéis RIK)
- Rolamentos de alternador 6203 e 6204 com blindagem (NKS)
- Retentor do alternador e oring (original Honda)
- Jogo de velas (NGK)
- Óleo Super Moto 4T (Mobil)
- Filtro de óleo (FRAM)
- Bateria nova (Bandy)
Carburadores de Hornet
- Conjunto de carburadores em perfeito estado
- 4 Espaçadores de alumínio feitos sobre medida para instalação dos novos carburadores
- 4 oring para os novos espaçadores do coletor de admissão
- 4 juntas de cuba de carburador de Hornet (original Honda)
- Gicles sob medida
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- Plaina do cabeçote
- Retifica das válvulas
- Polimento do virabrequim (não precisou de retifica) e bronzinamento novo das bielas. O
conjunto já vem alinhado e pronto pra montar.
Reforma do motor – parte 03 (montando tudo)
Aqui algumas poucas fotos da sequencia de montagem do motor.
Cilindros retificados (segunda medida) e brunidos com novos pistões, anéis e bronzinamento. Ao fundo o jogo de juntas:
Conjunto de pistão e biela recebendo banho de óleo para posterior montagem:
Virabrequim limpo e polido (não precisou de retifica, apenas polimento, continua standard) com as bielas já montadas e com as bronzinas de fixo novas prontas para irem para o lugar:
Cabeçote plainado, limpo e com válvulas acentadas:
Torqueando as bielas:
Novas correntes de comando e alternador já montadas:
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Preparando a carcaça para receber os cilindros:
Conjunto do alternador já desmontado e com eixo pronto para receber novos rolamentos e retentor:
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Re-pintura das rodas
Eu já não aguentava mais polir as rodas com silvo. Deixar os beirais polidos não foi uma boa idéia quando fiz a reforma da moto, fica muito bonito mas da trabalho e logo o alumínio perde o brilho e fica com manchas de água que não saem com polimento manual. Para resolver este “problema”, preferi re-pintar as rodas, desta vez com preto automotivo + verniz PU.
Rodas já sem tinta e prontas para re-pintura:
Primer PU:
Iniciando a pintura:
Rodas finalizadas:
Bengalas pretas para combinar com a nova pintura das rodas:
E para acompanhar a nova pintura, novos pneus, já que os antigos estavam quase na hora de serem trocados. Na foto abaixo o comparativo dos antigos Dunlop Sport Max Qualifier com os novos Michelin Pilot Power 3. São pneus hibridos para uso em rua e autódromo. Não são tão duráveis quanto pneus só de rua, porém o grip é muito superior e isso se traduz em segurança.
Desta vez por falta de tempo, pedi para o meu amigo Giulliano Luiz realizar o serviço.
MOTO PRONTINHA, SUPER TESTADA E MEGA APROVADA, JÁ EM CASA!
Editado pela última vez por Skid Vicious em 23 Ago 2013 11:28, em um total de 2 vezes.
Anderson Torres
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- Alex Red
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Re: Reformando a Galo (depois da queda)
Parabéns , tem moto para mais 20 anos show de bola .
Skid seria uma boa vc colocar os tels do Giulliano e o email , para que os interessados em consertar as galosas entrem em contato direto com ele ....
Skid seria uma boa vc colocar os tels do Giulliano e o email , para que os interessados em consertar as galosas entrem em contato direto com ele ....
Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM
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Re: Reformando a Galo (depois da queda)
Alex Red escreveu:Parabéns , tem moto para mais 20 anos show de bola .
Skid seria uma boa vc colocar os tels do Giulliano e o email , para que os interessados em consertar as galosas entrem em contato direto com ele ....
Vou por!
Anderson Torres
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Re: Reformando a Galo (depois da queda)
Coloquei a roda dianteira de CBR 1000F e discos custom-made de 310mm. Deu um trabalho absurdo, mas agora a moto freia muito e curva tão bem quanto uma 600 moderna.
No upgrade tive que fazer: Nono eixo especial para a roda dianteira, alongadores para afastar os cavaletes/pinças de freio, retrabalho no caracol do velocímetro (a roda da CBR 1000F não possui caracol), retentor o-ring especial para o lado do caracol e claro, mandar fazer os discões de 310mm com espessura original da CBX que é de 5mm.
Agora estou preparando em fibra um novo para-lama de CB300, porém para usar sem adaptações na CBX.
Ilustrando:
No upgrade tive que fazer: Nono eixo especial para a roda dianteira, alongadores para afastar os cavaletes/pinças de freio, retrabalho no caracol do velocímetro (a roda da CBR 1000F não possui caracol), retentor o-ring especial para o lado do caracol e claro, mandar fazer os discões de 310mm com espessura original da CBX que é de 5mm.
Agora estou preparando em fibra um novo para-lama de CB300, porém para usar sem adaptações na CBX.
Ilustrando:
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- Marsal
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Re: Reformando a Galo (depois da queda)
Skid parabéns, show de bola sua Galo.
Abraços
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Marsal
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Membro nº 300 ahu ahu
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- Skid Vicious
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Re: Reformando a Galo (depois da queda)
Obrigado Marsal!
Anderson Torres
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Re: Reformando a Galo (depois da queda)
Comparativo da moto antes com roda de CBR 450 (2,5 polegadas) + pneu 120 + freios originais e atualmente, com roda de CBR 1000F (3,5 polegadas) + pneu 120 + freios grandes.
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Re: Reformando a Galo (depois da queda)
Show de bola a motoca...
Não vai o Nacional cara???
Não vai o Nacional cara???
Fui Treinado pra isso
- Skid Vicious
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Re: Reformando a Galo (depois da queda)
Vou nada, chão d+ para mim. rsrsrs...
Anderson Torres
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- Galo da Madrugada
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Re: Reformando a Galo (depois da queda)
Skid Vicious escreveu:Vou nada, chão d+ para mim. rsrsrs...
Que nada.........Pertin pertin...
Fui Treinado pra isso
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Re: Reformando a Galo (depois da queda)
Caramba, que belo trabalho.
Já anotei o fone da toca das galo.
Parabéns.
Abs
Já anotei o fone da toca das galo.
Parabéns.
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- Skid Vicious
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Re: Reformando a Galo (depois da queda)
Nossa, como isso aqui está desatualizado! hahahaha... Também, o fórum ta parecendo um navio fantasma! :/
Bom, servicinho do fds, re-pintura do motor e parte inferior do quadro, com preto PU.
Amanhã retoco a balança, termino de pintar o 4X1 e depois monto tudo!
Bom, servicinho do fds, re-pintura do motor e parte inferior do quadro, com preto PU.
Amanhã retoco a balança, termino de pintar o 4X1 e depois monto tudo!
Anderson Torres
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- odair
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Re: Reformando a Galo (depois da queda)
Ficou muito bom o serviço, parabéns!
Eu preciso voar p/ viver!
-COGUMELO AZUL
-CBX 750 87 hollywood
-TITANZINHA 125
Não sou uma pessoa equilibrada, pois respeito a lei da gravidade!
-COGUMELO AZUL
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