Mussoi escreveu:Batista....
Além do que o Luiz falou, eu posso estar enganado, mas acho que tenho uma notícia que você não vai gostar muito...
Esse óleo preto que saiu de uma das bengalas, não é por culpa de algum mecânico. É sim, porque tem algo errado nela...
Muito provavelmente uma daquelas arroelas de 0,2mm de espessura(acho que o nome correto é "anél pistão" tenha se partido e os pedaços estão raspando e desgastando o "tubo de assento da mola", que é de alumínio...
Essa cor escura do óleo é típica de limalhas de alumínio....
Se por acaso, você ainda tiver o óleo que saiu preto guardado, deverá ver que no fundo do recipiente existirão resíduos depositados que viram praticamente uma pasta. Se você molhar seu dedos nesse depósito e esfregar, verá que se trata de limálhas bem finas e o quanto são abrasivas ...
Se eu fosse você desmontava ou mandava desmontar essa bengala e dar uma conferida, porque essas limálhas são abrasivas e acabam com danificar todas as peças internas da suspensão, em especial o limitador de óleo, a bucha de bronze e os retentores....OK
Sinto muito, mas quase 100% de certeza que você tem esse probleminha.....
Abraço
Olá Mussoi,
O óleo preto que tava na bengala não é pastoso, nem tem resíduos de limalha de ferro. Certamente, é óleo velho mesmo. Lembro que há uns dois anos levei a moto em um mecanico para trocar o retentor de uma das canelas. Ele deve ter trocado e colocado óleo novo apenas na respectiva canela.
A suspensão tá bem macia e um pouco mais alta que antes.
Abços,