Luiz Carlos escreveu:Ah, outra coisa......
Consultei mais dois mecânicos de motos e, ambos ratificaram o que o Cláudio da Cmotos disse anteriormente:
"A posição das molas nos garfos não muda em nada o comportamento da suspensão".
Mesmo assim optei por colocá-las na posição recomendada pela HONDA.
Luiz...
Não vou afirmar com toda certeza, porque não lembro bem, mas se não me engano as molas da galo tem o espaçamento entre as espiras diferentes de um lado para outro.
Se for isso mesmo (até gostaria que você que desmontou respondesse), é porque ela são um tipo de mola helicoidal que tem coeficiente de elasticidade variável, e tem que ser montadas na posição correta, para se obter o efeito desejado.
Você até pode montar ambas (nunca uma só) invertidas, mas a função de amortecimento será diferente.
Basicamente elas farão uma absorção mais brusca do impacto no momento inicial e mais suave no momento seguinte e vice-versa se montadas invertidas.
Coeficiente de alasticidade variavel, se consegue, alterando a forma, a espessura e a tempera do material ao longo do corpo da mola. Como curisodade, até o sentido do enrolamento da mola, altera o seu funcionamento e aplicação...
Além disso, é mais fácil construir uma mola uniforme do que uma com espaçamento, formato ou rigidez do material variado de um lado para o outro e, se fosse possível inverter o sentido dessa mola, ela seria do tipo uniforme.
Portanto, em qualquer dos casos,se existem diferenças entre os lados das molas, mande esses o Sr Claudio e os dois mecânicos parar de falar besteira, que de funcionamento de molas e detalhes de ajustes finos de suspensões, eles entendem muito pouco ou nada....heheheheh