Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Carregador de baterias inteligente

Reformas e restaurações de nossas rainhas e também dicas de manutenção e equipamentos que você mesmo pode fazer ou criar, sem se utilizar de manuais ou muito conhecimento técnico
Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Carregador de baterias inteligente

Mensagempor Véio Mussa » 14 Jun 2009 22:55

Amigos...

Como sabem tenho 3 motos e por isso mesmo, por não serem utilizadas diariamente, as baterias acabam por perder carga naturalmente, muito embora estando em boas condições, em especial no inverno aqui do sul.
Para resolver esse problema, andei pesquisando um carregador do tipo flutuante ou inteligente. Ou seja, um carregador que eu pudesse deixar ligado sem me preocupar em desliga-lo quando a bateria estivesse com a garga plena, como acontece com a maioria dos que existem no mercado a preços acessíveis. Os inteligentes são muito caros.
Analizando custo benefício, acabei optando por um carregador da marca Sulton, fabricado no Paraná, quer é normalmente utilizado para manter a carga da bateria de um sistema de alarme residencial.
A grande maioria desses alarmes, utiliza uma bateria de 12V 7Amp como fonte de alimentação em caso de falta de energia.
Esse carregador analiza constantemente a Tensão, a Corrente e a Potência dessa bateria, ligando e desligando automaticamente conforme a necessidade de carga da mesma.
Ele possui duas saídas. Uma padrão de 700mA e uma (auxiliar) de 2A.
Como a bateria das galos diferem da do sitema de alarmes, unicamente no que diz respeito a capacidade de Amperagem, significa dizer que para que ela fique totalmente carregada, somente o tempo de carga é que terá que ser maior.
Para não danificar uma bateria de 14Amp, a carga máxima deve ser de 1,4 Amp, ou seja 10% da capacidade máxima da bateria.
Utilizando a saída padrão de 700mA, a carga será de 5% da capacidade máxima, ou seja, ideal para carga de manutenção, que é o que eu estava procurando.
Caso haja necessidade de uma carga rápida, é só utilizar a saída de 2Amp.

Comprei o carregador, que se resume a uma placa (montada no sistema de fonte totalmente chaveada) montada numa caixa de metal, por R$ 65,00.

Como a finalidade que dei a ela é um pouco diferente da original, gastei mais R$ 16,00 com 4 Plugs banana e 4 metros de fios, para deixar o equipamento portátil e mais prático.

Montei, testei e ficou uma beleza...
Já utilizei na Galo, na CB450 e na CBR1000 e foi totalmente aprovado....

Aliás, na CBR1000 fiz uma adaptação bem legal para não ter que mexer nada na moto....nem titar o banco é necessário...
Nela, adaptei um conector para utilizar o carregador sem, como já disse, ter que retirar o banco, a bateria, a carenagem ou usar qualquer ferramenta. Basta ligar o carregador ao conector e ponto final....



Muito embora sabendo que iria funcionar, mesmo assim mandei uma correspondência para o fabricante do carregador, só para confirmação.
Correspondência esta que trancrevo abaixo...
...........................................................................................................................................

Ademar Mussoi Enviada: Qui Jun 04, 2009 12:52 am Assunto: Utilização do carregador inteligente

Sou motociclista e por ter 3 motos, elas acabam por rodar pouco e, consequentemente, as baterias, muito embora em boas condições, acabam por perder carga naturalmente.
Indicado por um amigo, adquiri a pouco um carregador inteligente da vossa empresa e gostaria de tirar três dúvidas.

- É possivel utilizar o carregador inteligente para carga e manutenção de uma bateria de moto não selada, de 12V 14 Amp?

- Ao invéz de utilizar a saida normal de 0,7 Amp, a saída auxiliar que fornece 1,3 Amp pode ser utilizada para carregar essa mesma bateria, caso haja necessidade de uma carga um pouco mais rápida?

- No meu entendimento e falando de uma maneira simploria, carregador inteligente é um equipamento que pode ser deixado ligado ininterruptamente sem me preocupar com a carga total da bateria, pois ele fara isso automaticamente, ligando e desligando conforme a bateria va perdendo carga.
O meu entendimento está correto?

Agradeço

............................................................................................................................................

Junior - Sulton Enviada: Sex Jun 05, 2009 6:31 pm Assunto:
Localização: Campo Largo
Boa tarde senhor Ademar,

Sim, o seu entendimento esta correto com alguma ressalva. A saída auxiliar do carregador, fornece a capacidade total do equipamento. Ou seja, pode chegar até os 2A. Então se a bateria da moto que é de 14A estiver bem baixa, o carregador irá fornecer 2 A por um período grande. Para vida útil da bateria o ideal é que ela seja carrega no máximo com 10% de sua carga. Por isso limitamos a saída da bateria em 700mA que é os 10% da bateria proposta. Mas não estou afirmando que irá danificar sua bateria, até porque como o senhor lembrou, esta fazendo carga de manutenção.

É comum usarmos esse carregador para manter a carga de baterias de carro, com seus 42A. Pode usar tranquilamente o equipamento para essa finalidade!

Estamos a total disposição para mais esclarecimentos. Se quiser, pode entrar em contato pelo meu e-mail junior@sulton.com.br

Abraço,

Junior
.....................................................................................................................................


Bem, se alguém estiver interessado....mãos a obra....vale a pena....
Comprei o meu aqui num representante da minha cidade...o site da empresa é http://www.sulton.com.br/ , lá tem os representantes em diversas cidades do país...

PS: Não encontrei nada no mercado com as mesmas carasterísticas de funcionamento e qualidade, por menos de R$ 180,00...

Vão aí algumas fotos do equipamento e da adaptação na CBR1000....

A caixa original que eu separei ao meio para acondicionar os cabos...
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem


O Cabo para ligação diretamente na bateria de qualquer moto...
Imagem


O cabo especial com o Jack macho, para ligação na CBR1000
Imagem


O Jack fêmea instalado na CBR1000...
Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem



Avatar do usuário
nelson moreira
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 683
Registrado em: 13 Out 2006 23:42
Localização: São Paulo - SP

Re: Carregador de baterias inteligente

Mensagempor nelson moreira » 14 Jun 2009 23:21

ADEMAR será que esse http://planetabuggy.com.br/eletronics/carregador.htm não te atenderia


DINHEIRO NÃO É PROBLEMA.
PROBLEMA É NÃO TER DINHEIRO

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Carregador de baterias inteligente

Mensagempor Véio Mussa » 15 Jun 2009 00:08

Nelson....
Eu cheguei a ver esse circuito, mas achei pouco prático e resolvi fazer o meu....hehehe
Além disso ele utiliza componentes que se comprados juntamente com a embalagem e a confecção da placa de circuito iriam custar o mesmo que a que comprei, que tem outro padrão de qualidade....
Abraço



Avatar do usuário
Aurélio Tinto
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 55
Registrado em: 29 Mai 2008 23:17
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Carregador de baterias inteligente

Mensagempor Aurélio Tinto » 16 Jun 2009 00:45

Grande Mussa,

Grande idéia, ainda mais eu que vou funcionar a minha ou liga-la a cada 20, 30 ou 40 dias.
Gostei muito.
Se continuar assim vai ser Engenheiro logo, logo..

Obs: Não sei se está correto esse comentário que irei fazer agora, mas o Engenheiro ai me corrige OK.
Como trabalho com carros, vira e mexe tenho que fazer chupeta e estava cansado desses cabos vagabundos que são vendidos, pois são finos, esquentam e as vezes tinha que esperar um pouco conectado com o carro ligado, então eu fiz um com um cabo groso, que conecto e já pega.
Mas como vc fez com fios ou cabos, não sei, quanto mais grosso os fios ou cabos melhor será a condução da corrente elétrica certo.

Abraços.


Marco Aurélio
CBX 750F 90 AZUL NEON!!!

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Carregador de baterias inteligente

Mensagempor Véio Mussa » 16 Jun 2009 13:19

Correto Aurélio...quanto mais grosso o fio, menor será a resistência a passagem de corrente.
Só tem o seguinte...esse esquema das fotos não é para dar chupeta na moto. É simplesmente para manter a bateria com carga total. Inclusive ele deve ser desligado para dar partida na moto, caso contrário poderá danificar o carregador.
Os fios que utilizei são bem finos porque a corrente máxima que passa por eles é de 2Amp.....valeu
Para dar uma chupeta, a espessura do fio terá que ser parecida com a do cabo que sai da bateria...
Abraço



Avatar do usuário
nelson moreira
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 683
Registrado em: 13 Out 2006 23:42
Localização: São Paulo - SP

Re: Carregador de baterias inteligente

Mensagempor nelson moreira » 16 Jun 2009 17:31

Aurelio, uma pequena dica, quando trabalha com carros também tinha muitos problemas com esses cabos prontos, alem de ruim são pequenos,
minha solução

numa casa que vende equipamentos para solda, comprei 6 metros de cabos ( 3 preto e 3 vermelho ) e 4 garras usados em aparelho de solda elétrica, o único problema é o peso dos cabos, porem você não tem perda de energia, e não enferrujam


DINHEIRO NÃO É PROBLEMA.
PROBLEMA É NÃO TER DINHEIRO

Avatar do usuário
Aurélio Tinto
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 55
Registrado em: 29 Mai 2008 23:17
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: Carregador de baterias inteligente

Mensagempor Aurélio Tinto » 18 Jun 2009 00:22

Obrigado Mussa e obrigado Nelson..

Nelson, no meu carro já levo um cabo grosso no porta malas e pesa um pouquinho mesmo.

Mussa gostei da idéia e vou copiar, vou tentar achar aqui em São Paulo um carregador desses.

Abraços.


Marco Aurélio
CBX 750F 90 AZUL NEON!!!

Avatar do usuário
germans
To pegando as manhas
To pegando as manhas
Mensagens: 24
Registrado em: 21 Set 2007 17:17
Localização: São Paulo - SP - Jaraguá
Contato:

Re: Carregador de baterias inteligente

Mensagempor germans » 18 Jun 2009 10:24



...

Avatar do usuário
germans
To pegando as manhas
To pegando as manhas
Mensagens: 24
Registrado em: 21 Set 2007 17:17
Localização: São Paulo - SP - Jaraguá
Contato:

Re: Carregador de baterias inteligente

Mensagempor germans » 18 Jun 2009 10:36

Uma pergunta Ademar Mussoi,
Em relação ao link que postei:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... uante--_JM
é o mesmo produto que vc comprou?
Vc fez outras ligações no equipamento?
Pelo que vi nas suas fotos e na foto do mercado livre, no mercado livre só tem uma saída de 2A a de 700ma, vc religou, como vc fez, ou não fez nada para as duas saídas?
Na foto que vc enviou não consegui identificar direito uma das ligações....
Obrigado
Germano


...

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Carregador de baterias inteligente

Mensagempor Véio Mussa » 18 Jun 2009 13:11

Germans....
O aparelho é o do link que você postou mesmo.
As adaptações que fiz foi exatamente para torna-lo mais pratico para carregar baterias de moto sem retirar a bateria lo local e guardar os cabos de ligação na mesma embalagem.

Quanto ás ligações das duas saidas, na realidade no meu só estou utilizando a saída de 700mA, que é a saída padrão do aparelho. Mas, como já estava fazendo as adaptações, aproveitei e deixei tudo pronto. Para ligar a saida de 2A na placa, que é a saída auxiliar,basta ligar os terminais numa conector da placa, que aparece na foto abaixo em azul, logo atraz dos fios da saída de 700mA.
No meu não liguei os fios, porque as vezes peço para minha filha ou esposa ligar e assim não tem como errar a ligação....hehehehe....e principalmente porque não gosto de dar cargas rápidas nas baterias, visto que isso diminue consideravelmente a vida útil das mesmas.
Mas fique tranquilo que ao comprar o carregador, vem um folheto explicatico para as ligações, com o desenho. Fácil, fácil...

Imagem

Abraço



Avatar do usuário
germans
To pegando as manhas
To pegando as manhas
Mensagens: 24
Registrado em: 21 Set 2007 17:17
Localização: São Paulo - SP - Jaraguá
Contato:

Re: Carregador de baterias inteligente

Mensagempor germans » 18 Jun 2009 18:30

Obrigado Ademar, pelas explicações....irei comprar um do paraná mesmo, pelo mercado livre, pois aqui em São Paulo-SP não consegui falar com os representantes. Obrigado.


...

Avatar do usuário
kart@961
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 770
Registrado em: 29 Ago 2008 13:04
Moto Atual: Yamaha Mt-09 Tracer
Localização: Santo André-SP

Re: Carregador de baterias inteligente

Mensagempor kart@961 » 30 Jun 2009 12:40

Ademar;

Show de bola essa trabalho que fez, gostei da entrada que fez pra CBR, minha filha tem uma moto as de criança e vc me fez lembrar da dela, só que lá e pra carregar mesmo a bateria, mais ficou muito bom, gostei.
Agora pelo que vi esse produto do ML e a mesma coisa pelo que vc comentou correto?, a unica coisa que tem de diferença e que vc só utiliza a saida de 700mA e fez a adaptação para a CBR correto.
Pelo que entendi e isso mesmo Mussa,

Valeu MUSSA e um Grande Abraço


1ª -********** DESFILO DE BLACK E DOU BRILHO AOS OLHOS DE QUEM A VÊ **********
***** OLHANDO PARA O CEÚ SE VE O BRILHO DAS ESTRELAS E NA TERRA O BRILHO DA MINHA SILVER TL, 1ª DAMA BRASILEIRA *****

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Carregador de baterias inteligente

Mensagempor Véio Mussa » 30 Jun 2009 12:51

kart@961 escreveu:Ademar;

Show de bola essa trabalho que fez, gostei da entrada que fez pra CBR, minha filha tem uma moto as de criança e vc me fez lembrar da dela, só que lá e pra carregar mesmo a bateria, mais ficou muito bom, gostei.
Agora pelo que vi esse produto do ML e a mesma coisa pelo que vc comentou correto?, a unica coisa que tem de diferença e que vc só utiliza a saida de 700mA e fez a adaptação para a CBR correto.
Pelo que entendi e isso mesmo Mussa,

Valeu MUSSA e um Grande Abraço


Kart...
Na CBR, caso necessário também, a única diferença é que com a saída de 2A a carga é rápida o que não é bom para nossas baterias. Para que a bateria não seja danificada o regime de carga deve ser de no máximo 10% da capacidade total, ou seja 1,4A....
Eu a utilizo mais para carga de manutenção, pois todos nós sabemos que a única solução para uma bateria que descarrega seguidamente é outra bateria nova....hehehehe



Avatar do usuário
Death Star
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 501
Registrado em: 10 Nov 2007 14:36
Localização: Campo Grande/MS
Contato:

Re: Carregador de baterias inteligente

Mensagempor Death Star » 07 Jul 2009 15:24

Saudações Galeiras..
Particularmente, este tópico me foi muito útil, volta e meia tenho problemas com a minha bateria pq nâo tenho andado muito com ela ultimamente, ainda mais agora com dois rebentos pequenos e a patroa com ciúmes da moto...rs
Wendel


Galo roncando bonito no Pantanal!

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: Carregador de baterias inteligente

Mensagempor Véio Mussa » 07 Jul 2009 15:50

kiko escreveu:eu sou fabricante de carregadores de bateria a mais de 30 anos,


Ótimo Kiko....quem sabe você possa bolar um carregador do tipo inteligente, leve, compacto, portátil e barato...você iria ajudar muita gente aqui do fórum....

Esse daí mesmo que eu adaptei, numa embalagem diferente, teria o tamanho de um maço de cigarros....que tal a idéia???

Abraço




Voltar para “Reformas , Restaurações e Faça você mesmo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 158 visitantes