Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM

Reformas e restaurações de nossas rainhas e também dicas de manutenção e equipamentos que você mesmo pode fazer ou criar, sem se utilizar de manuais ou muito conhecimento técnico
Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM

Mensagempor Véio Mussa » 06 Mar 2008 20:15

Dicas para troca do Fluido de freio/embreagem e sangria do sistema

Eu faço uso deste procedimento que é extremamante simples, e pode ser feito com um mínimo de conhecimento de mecânica.
No entanto deixo bem claro que a responsabilidade de sua utilização é de cada um, afinal trata-se de manutenir os freios, ítem de extrema segurança nas motos.



O mecânico sangrou direito? Dizemos isso porque não basta abrir o sangrador e apenas ir completando o fluido no reservatório. O ar se acumula nas partes mais altas, e isso inclui curvas do flexível com ápice acima do parafuso que liga o flexível ao cilindro mestre e a parte que fica dentro da pinça, porém acima do sangrador. Em algumas motos (XT600E e Canyon500, p. ex.) é preciso soltar as pinças de freio e colocá-las de tal forma que o sangrador seja efetivamente a parte mais alta.


O meio mais fácil de trocar o fluído e sangrar um sistema de freio é usando uma seringa de 20 ml (a venda nas farmácias), sem a agulha, e um pedaço de mangueira plástica fina (a venda nas motopeças como "mangueira de respiro") ou melhor ainda, uma mangueira de silicone.
Se o sistema tiver sido desinstalado para manutenção, instale todo o sistema nos lugar - cilindro-mestre, flexíveis e pinça, já apertando os respectivos parafusos com o torque indicado no manual da moto.
Deixe o cilindro-mestre sem a tampa do reservatório e abra o sangrador da pinça de freio.
Coloque um pequeno pedaço da mangueira na ponta da seringa.Coloque a ponta da mangueira/seringa no sangrador e esvazie todo o fluído antigo. Feito isso, encha a seringa com óleo novo e delicadamente (para minorar a formação de espuma) vá enchendo o sistema "da pinça para o cilindro-mestre". Veja que no final é costume o fluido espirar do reservatório do cilindro-mestre (ou transbordar).
Lembre-se que para que o fluído possa passar pelo sangrador é necessário que ele seja afrouxado cerca de 1/4 de volta.
É interessante, se possivel, a ajuda de alguém para controlar o nível do reservatório, pode ser até aquela sua garupa costumeira..hehehe
Cheio o sistema, feche o sangrador, a tampa do reservatório do cilindro mestre, retire a seringa e aguarde uns 20/30 minutos para que alguma eventual espuma se dissipe. Faça uma rápida sangria "tradicional" e está pronto.

Este método evita que tenhamos que ficar acionando o manete dos freios, dezenas e até centenas de vezes, até conseguir encher totalmente o sistema, como é feito utilizando-se o método tradicional.


Atenção: O fluído de freios danifica a pintura, portanto cuidado, proteja o tanque e peças onde, acidentalmente, o fluído possa cair.

- É importante lembrar que não adianta sangrar um sistema de freio cujo fluído esteja contaminado, pois por melhor que seja feita a sangria, quando a temperatura da pinça de freio aumentar o fluído irá gerar vapor e o freio tornará a se mostrar "borrachudo".



Avatar do usuário
Ilton Goulart
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 42
Registrado em: 07 Set 2007 12:29
Localização: Chapada dos Guimarães/MT

Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM

Mensagempor Ilton Goulart » 06 Mar 2008 20:41

É isso aí.
Muitíssimo oportuno estas dicas.
Valeu.


Ilton
CBX 750F 90
Chapada dos Guimarães/MT

Avatar do usuário
Ricardo750
Moderador
Moderador
Mensagens: 1897
Registrado em: 15 Nov 2005 10:06
Localização: Curitiba - Paraná

Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM

Mensagempor Ricardo750 » 06 Mar 2008 22:36

Valeu Mussa, essa dicas vão me ser muito uteis, estou cansado de ser enrolado por mechanicos.

Qquer duvida posso te ligar? hahahahhahahaha

Abraço



Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM

Mensagempor Véio Mussa » 06 Mar 2008 23:25

Ricardo750 escreveu:Valeu Mussa, essa dicas vão me ser muito uteis, estou cansado de ser enrolado por mechanicos.

Qquer duvida posso te ligar? hahahahhahahaha

Abraço

Pois é Ricardo...
Aprendi isso quando a minha galo teve um problema causado pela mistura de fluídos. Ela estava utilizando o DOT 3 e o mecânico fez a toca por DOT 5, sem fazer uma limpeza completa. Resultado???? O fluído virou algo parecido com vazelina, literalmente uma pasta. Aí eu resolvi papirar e ví que é muito fácil de fazer esse trabalho. Fazendo tudo calmamente, não se demora mais que uma hora de galoterapia para trocar o fluído dos 3 reservatórios e sangras os sistemas...
Como a troca tem que ser feita a cada 10.000 Km ou seis mêses, e como os mecânicos cobram no mínimo R$ 50,00 para fazer o serviço, a cada duas trocas eu já pago a gasolina para ir te visitar em Curitiba.... hehehe
Abraço



Avatar do usuário
Alex Red
Administrador
Administrador
Mensagens: 7017
Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM

Mensagempor Alex Red » 07 Mar 2008 08:19

realmente veio musse mais uma aula, mas da ultima vez que fizemos uma sangria
no freio , foi na moto do francisco, e fizemos do seguinte modo:
abrimos o compartimento do fluido e o sangrador la em baixo,
depois fiquei apertando o manete até o fluido sair todo, joguei
alcool para limpar todo o sistema que estava bem sujo,
parecia até uma gelatina, e após estar tudo bem limpinho
e com o sangrador ainda aberto, colocamos o fluido novo, e de novo
fiquei apartando a manete até sair todo o ar, fehamos o sangrador
e completamos o fluido até o nivel certo, realmente da mais trabalho
é mais demorado e precisa de 2 pessoas para fazer um trabalho legal,
mas no final o resultado foi otimo.
abraços :wink:


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

Avatar do usuário
Eduardo NC
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1267
Registrado em: 31 Out 2005 01:58
Moto Atual: CBX 750 Indy 1992
Localização: Natal/RN
Contato:

Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM

Mensagempor Eduardo NC » 08 Mar 2008 10:42

Valeu Mussa!
Eu também fiz uma galoterapia nos freios. Se eu tivesse levado no mecânico acho que ia gastar uns 100 pilas.
Não é preciso ser engenheiro como o Mussa pra fazer isso. É só encarar o trabalho. O manual ajuda muito.


CBX 750F INDY 1992 VERDE
Torbal 4x1 Cromado Reto
Pneu dianteiro: Pirelli Sport Demon 110/80-18
Pneu traseiro: Dunlop 150/70-18

Avatar do usuário
r4f4el
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 221
Registrado em: 25 Mar 2007 19:23
Localização: Peruibe - SP
Contato:

Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM

Mensagempor r4f4el » 20 Abr 2008 12:56

É caiu como uma luva esse topico,vou trocar o fluido do freio terça feira,o que esta na moto ja era,faz anos que esta la,e a cor nem se fala!!!
E vou ateh seguir a dica do Amigo Red :mrgreen:
Abraço!



Avatar do usuário
fgrigio
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 57
Registrado em: 09 Abr 2007 17:43
Localização: Cascavel/PR
Contato:

Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM

Mensagempor fgrigio » 20 Abr 2008 18:37

Também utilizo uma seringa, mas ao invés de colocar o fluído pelo sangrador eu retiro todo o óleo velho, limpo bem o reservatório e seguro acionado o manete do freio e com a seringa injeto o óleo novo pelo furinho reservatório, quando é no freio dianteiro faço uma pinça de cada vez, quando começa a sair somente óleo, abasteço o reservatório e após uns 30 minutos faço uma nova sangria. Assim não tem risco de transbordar o óleo pelo reservatório. Abraços.


Não concordo com a frase: "A vida só começa depois dos 40"
Concordo com esta: "A vida só começa depois da CBX 750"
750 um sonho, uma lenda, uma paixão.

Fabio Grigio
CBX 750F INDY 1991

Avatar do usuário
Quinot
To pegando as manhas
To pegando as manhas
Mensagens: 28
Registrado em: 30 Jan 2008 17:25
Localização: Floripa SC
Contato:

Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM

Mensagempor Quinot » 09 Mai 2008 22:26

mais uma aula aqui no forum,
velho lendo e aprendendo em silencio com os velhos galeiros daqui,
mta informação em um só lugar, só praticar a "galoterapia" agora.


Estamos em obras!
88 Magia Negra (Morena)
Aguardando peças...

Avatar do usuário
Ilton Goulart
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 42
Registrado em: 07 Set 2007 12:29
Localização: Chapada dos Guimarães/MT

Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM

Mensagempor Ilton Goulart » 05 Jul 2008 04:04

Pois é pessoal.

Tbém fiz a troca do fluido dos freios e embreagem e foi tudo beleza. Fiz a limpeza completa do sistema de ambos. Usei o DOT 4, sem problemas.

Abraço.


Ilton
CBX 750F 90
Chapada dos Guimarães/MT

bardella66
Sou novo aqui
Sou novo aqui
Mensagens: 11
Registrado em: 07 Mai 2009 17:46
Localização: Santos - SP

Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM

Mensagempor bardella66 » 10 Ago 2009 21:05

Olá pessoal, gostaria de comentar que o passo à passo da manutenção do sistema de freios realmente me ajudo muito, no entanto NUNCA deve-se lavar o sistema de freios com alcool. Somente deve-se utilizar o proprio fluido de freio realizando o "sangramento" até sair todo o fluido antigo.
Abraços



Avatar do usuário
Henrique
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 285
Registrado em: 19 Jun 2009 21:33
Localização: Aparecida de Goiânia-GO
Contato:

Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM

Mensagempor Henrique » 26 Set 2009 18:05

Olá galeirada.
Fiz essa galoterapia nos freios dianteiros (tudo de acordo com a postagem do Mussio) e tive problema. Após a sangria, dois dos flexiveis entopiu que não teve reza q desse jeito. Tentei compra novo na consercionaria , quiseram me assaltar. Me recomendaram uma loja de mangueiras hidraulicas, troquei e vem funcionando bem.
Agora tenho que fazer a sangria do freio traseiro e to com medo de entopir tb. Será q isso é normal ou fiz besteira?


Ex - DT 180
Ex - DT 200
EX - CG 125
EX - CB 400
CBX 750F 89 Grená - A Dama do Cerrado

Avatar do usuário
alessandro
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 206
Registrado em: 14 Fev 2010 23:03
Localização: Três Lagoas - MS

Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM

Mensagempor alessandro » 04 Mar 2010 22:49

Eu fiquei com uma dúvida quanto à troca do fluido do freio dianteiro: quanto coloco (ml) de cada lado, pois sei que no meio do cabo o fluido dos dois lados se juntam ?


Cbx 750 Indy 90/90

Edison Mello
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 404
Registrado em: 20 Mai 2005 15:46
Moto Atual: Indy/94
Localização: SP/Região Oeste

Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM

Mensagempor Edison Mello » 05 Mar 2010 21:02

alessandro escreveu:Eu fiquei com uma dúvida quanto à troca do fluido do freio dianteiro: quanto coloco (ml) de cada lado, pois sei que no meio do cabo o fluido dos dois lados se juntam ?



Alessandro,

Se vc. seguir o circuito da mangueira do freio verá que em uma hora
há uma duplicação da mangueira.



Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: DICAS PARA SANGRIA E TROCA DO FLUÍDO DOS FREIOS/EMBREAGEM

Mensagempor Véio Mussa » 05 Mar 2010 21:20

alessandro escreveu:Eu fiquei com uma dúvida quanto à troca do fluido do freio dianteiro: quanto coloco (ml) de cada lado, pois sei que no meio do cabo o fluido dos dois lados se juntam ?



Alessandro....
Não é a quantidade que vai em cada lado que interessa e sim a quantidade total...
A quantidade total de fluído é a necessária para encher as duas mangueiras mais a quantidade que fica no reservatório até atingir a marca superior do mesmo....OK
O importante é que você drene as mangueiras direita e esquerda separadamente e depois as encha novamente até que veja que o fluído está saindo no reservatório livre de bolhas de ar...valeu...

Lembro que é um ítem de extrema segurança, portanto se não tiver certeza absoluta do que está fazendo peça ajuda a um mecânico, pois coloquei as dicas aqui mas não quero ser responsável por acidente em virtude não não entendimento das mesmas...

Abraço




Voltar para “Reformas , Restaurações e Faça você mesmo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 39 visitantes