Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Restaurando a Black 86 - Eduardo NC - Natal/RN

Reformas e restaurações de nossas rainhas e também dicas de manutenção e equipamentos que você mesmo pode fazer ou criar, sem se utilizar de manuais ou muito conhecimento técnico
Avatar do usuário
Eduardo NC
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1267
Registrado em: 31 Out 2005 01:58
Moto Atual: CBX 750 Indy 1992
Localização: Natal/RN
Contato:

Restaurando a Black 86 - Eduardo NC - Natal/RN

Mensagempor Eduardo NC » 13 Jun 2015 00:41

Vou compartilhar aqui a alegria de restaurar uma raridade.

Histórico

Tenho minha Indy verde há 10 anos e agora adquiri a black que está precisando de um bom trato.
Essa moto pertencia ao pai de um amigo que mora aqui em Natal mas que é de Recife/PE.
Estava há vários anos com ele e ficou anos parada. Quando o pai faleceu, meu amigo ficou com a moto e fez as manutenções para colocar em funcionamento novamente. Fez vários reparos e comprou várias peças faltantes ou não original. Porém, estava precisando de pintura e o motor estava fumando, mas financeiramente não foi possível para ele. Me ofereceu a moto, e por se tratar de raridade, comprei. Logicamente sabendo que necessitava fazer motor e pintura. Como estava partindo para viagem de férias, ia deixar guardada para resolver quando voltasse. Mas meu mecânico, que mora em outra cidade, estava vindo trazer uma Holly de outro amigo no reboque então aproveitei e mandei logo a black para o internamento. Assim, nem tirei fotos detalhadas dela montada.

A Restauração

Na volta das férias acompanhei a desmontagem do motor e aproveitei para umas fotos.
Verifiquei que tinha muita corrosão. Talvez fruto dos anos parada em uma cidade litorânea como Recife. Com isso, resolvi que a restauração seria completa sendo necessária desmontagem geral para o jateamento e pintura do quadro.
Motor foi aberto e verificamos que o cilindro 2 estava com um sulco (rebaixo) bastante acentuado. Isso seria o motivo da fumaça. Desmontado completo o motor, verificou-se bom estado nos seus 63 mil km, mas sendo necessária retifica de cilindro e virabrequim.
Como não confio nas retíficas daqui, resolvi enviar vira, bielas e cilindro para Retífica Dinâmica na Gal. Isório. Feito retífica de vira e troca das bronzinas, e também com cilindros retificados, comprei na própria retífica os pistões, pinos e anéis. Sendo assim, já voltou pronto pra montar. Esta é a fase atual do motor. Assim que montar, será pintado juntamente com o quadro, balança e aranha que foram jateados e protegidos. Serão pintadas todas as outras peças pretas tipo, bengalas, caixa de direção e suporte dos piscas.
A fase atual é esta. Uma vez pintado, ela vai ser montada para depois fazer restauração e pintura das carenagens, tanques e reforma do painel.

Fotos

Aqui nos passeios nas praias de Natal quando ela ainda era do Hudson. Ao lado minha Indy
Imagem

Corrosão
Imagem

Imagem


Tanque amassado
Imagem

Problema do cilindro 2
Imagem

Imagem

Depenada
Imagem


CBX 750F INDY 1992 VERDE
Torbal 4x1 Cromado Reto
Pneu dianteiro: Pirelli Sport Demon 110/80-18
Pneu traseiro: Dunlop 150/70-18

Avatar do usuário
Eduardo NC
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1267
Registrado em: 31 Out 2005 01:58
Moto Atual: CBX 750 Indy 1992
Localização: Natal/RN
Contato:

Re: Restaurando a Black 86 - Eduardo NC - Natal/RN

Mensagempor Eduardo NC » 13 Jun 2015 00:46

Vejam que as rodas estão bem feias. Precisando de um trato.
Mas não sei o tipo de acabamento que é. Imagino que seja parecido com aquele do escape original, cromo preto. Mas preciso da ajuda de vocês definir o que fazer. Acho que não é legal pintar. Mas será que é possível polir sem retirar o acabamento?

Imagem


CBX 750F INDY 1992 VERDE
Torbal 4x1 Cromado Reto
Pneu dianteiro: Pirelli Sport Demon 110/80-18
Pneu traseiro: Dunlop 150/70-18

Avatar do usuário
Marsal
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master
Mensagens: 2913
Registrado em: 05 Mai 2009 11:14
Moto Atual: CBX 750F 86 Black TL
Localização: Maringá - PR
Contato:

Re: Restaurando a Black 86 - Eduardo NC - Natal/RN

Mensagempor Marsal » 14 Jun 2015 21:00

Rapaz não sei se da para fazer o co preto na roda, a minha qd restaurei (qd peguei já estava assim) foi pintado de preto, mas se o amigo conseguir o cromo negro, vai cicar show de bola.

Boa sorte na restauração, vou acompanhando por aqui o andamento.

Abraços


Marsal
Ride free, die well

Membro nº 300 ahu ahu

Avatar do usuário
Humberto_750_Cbá
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 891
Registrado em: 05 Abr 2005 10:40
Localização: Cuiabá - MT

Re: Restaurando a Black 86 - Eduardo NC - Natal/RN

Mensagempor Humberto_750_Cbá » 15 Jun 2015 09:15

Eduardo, as rodas das Blacks são anodizadas e não cromadas como os escapamentos. São tratamentos diferentes. Certa vez limpei as rodas da minha black com thinner, kkk. Isso mesmo, thinner ! Como a anodização não é uma pintura, ela não é atingida pelo thinner. E vou te contar, hein ! Ficaram super limpas e brilhando.
O problema é que muitos antigos proprietários lavavam as motos em lava-jato e esse pessoal usa aqueles produtos fortíssimos que corrói tudo. A anodização vai afinando e começa a aparecer o fundo (o alumínio das rodas) e a cor vai ficando um lilaz cada vez mais claro. Infelizmente, até hoje, não se tem notícias de recuperação dessas rodas. O negócio é trocar.

Abs.


Humberto Ferracin
CBX750F 86
Cuiabá - MT


Voltar para “Reformas , Restaurações e Faça você mesmo”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 31 visitantes