Vou compartilhar aqui a alegria de restaurar uma raridade.
Histórico
Tenho minha Indy verde há 10 anos e agora adquiri a black que está precisando de um bom trato.
Essa moto pertencia ao pai de um amigo que mora aqui em Natal mas que é de Recife/PE.
Estava há vários anos com ele e ficou anos parada. Quando o pai faleceu, meu amigo ficou com a moto e fez as manutenções para colocar em funcionamento novamente. Fez vários reparos e comprou várias peças faltantes ou não original. Porém, estava precisando de pintura e o motor estava fumando, mas financeiramente não foi possível para ele. Me ofereceu a moto, e por se tratar de raridade, comprei. Logicamente sabendo que necessitava fazer motor e pintura. Como estava partindo para viagem de férias, ia deixar guardada para resolver quando voltasse. Mas meu mecânico, que mora em outra cidade, estava vindo trazer uma Holly de outro amigo no reboque então aproveitei e mandei logo a black para o internamento. Assim, nem tirei fotos detalhadas dela montada.
A Restauração
Na volta das férias acompanhei a desmontagem do motor e aproveitei para umas fotos.
Verifiquei que tinha muita corrosão. Talvez fruto dos anos parada em uma cidade litorânea como Recife. Com isso, resolvi que a restauração seria completa sendo necessária desmontagem geral para o jateamento e pintura do quadro.
Motor foi aberto e verificamos que o cilindro 2 estava com um sulco (rebaixo) bastante acentuado. Isso seria o motivo da fumaça. Desmontado completo o motor, verificou-se bom estado nos seus 63 mil km, mas sendo necessária retifica de cilindro e virabrequim.
Como não confio nas retíficas daqui, resolvi enviar vira, bielas e cilindro para Retífica Dinâmica na Gal. Isório. Feito retífica de vira e troca das bronzinas, e também com cilindros retificados, comprei na própria retífica os pistões, pinos e anéis. Sendo assim, já voltou pronto pra montar. Esta é a fase atual do motor. Assim que montar, será pintado juntamente com o quadro, balança e aranha que foram jateados e protegidos. Serão pintadas todas as outras peças pretas tipo, bengalas, caixa de direção e suporte dos piscas.
A fase atual é esta. Uma vez pintado, ela vai ser montada para depois fazer restauração e pintura das carenagens, tanques e reforma do painel.
Fotos
Aqui nos passeios nas praias de Natal quando ela ainda era do Hudson. Ao lado minha Indy
Corrosão
Tanque amassado
Problema do cilindro 2
Depenada
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Restaurando a Black 86 - Eduardo NC - Natal/RN
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Torbal 4x1 Cromado Reto
Pneu dianteiro: Pirelli Sport Demon 110/80-18
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Re: Restaurando a Black 86 - Eduardo NC - Natal/RN
Vejam que as rodas estão bem feias. Precisando de um trato.
Mas não sei o tipo de acabamento que é. Imagino que seja parecido com aquele do escape original, cromo preto. Mas preciso da ajuda de vocês definir o que fazer. Acho que não é legal pintar. Mas será que é possível polir sem retirar o acabamento?
Mas não sei o tipo de acabamento que é. Imagino que seja parecido com aquele do escape original, cromo preto. Mas preciso da ajuda de vocês definir o que fazer. Acho que não é legal pintar. Mas será que é possível polir sem retirar o acabamento?
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- Marsal
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Re: Restaurando a Black 86 - Eduardo NC - Natal/RN
Rapaz não sei se da para fazer o co preto na roda, a minha qd restaurei (qd peguei já estava assim) foi pintado de preto, mas se o amigo conseguir o cromo negro, vai cicar show de bola.
Boa sorte na restauração, vou acompanhando por aqui o andamento.
Abraços
Boa sorte na restauração, vou acompanhando por aqui o andamento.
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Marsal
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Membro nº 300 ahu ahu
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Re: Restaurando a Black 86 - Eduardo NC - Natal/RN
Eduardo, as rodas das Blacks são anodizadas e não cromadas como os escapamentos. São tratamentos diferentes. Certa vez limpei as rodas da minha black com thinner, kkk. Isso mesmo, thinner ! Como a anodização não é uma pintura, ela não é atingida pelo thinner. E vou te contar, hein ! Ficaram super limpas e brilhando.
O problema é que muitos antigos proprietários lavavam as motos em lava-jato e esse pessoal usa aqueles produtos fortíssimos que corrói tudo. A anodização vai afinando e começa a aparecer o fundo (o alumínio das rodas) e a cor vai ficando um lilaz cada vez mais claro. Infelizmente, até hoje, não se tem notícias de recuperação dessas rodas. O negócio é trocar.
Abs.
O problema é que muitos antigos proprietários lavavam as motos em lava-jato e esse pessoal usa aqueles produtos fortíssimos que corrói tudo. A anodização vai afinando e começa a aparecer o fundo (o alumínio das rodas) e a cor vai ficando um lilaz cada vez mais claro. Infelizmente, até hoje, não se tem notícias de recuperação dessas rodas. O negócio é trocar.
Abs.
Humberto Ferracin
CBX750F 86
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