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Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Reformas e restaurações de nossas rainhas e também dicas de manutenção e equipamentos que você mesmo pode fazer ou criar, sem se utilizar de manuais ou muito conhecimento técnico
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Véio Mussa
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Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor Véio Mussa » 31 Out 2009 20:36

Também estou torcendo....hehehehehe
Mas se for o que eu falei, também não é nada para se assustar, a peça é bem barata, deve ser coisa de 1 realzinho, só é difícil de encontrar...o chato mesmo é ter que desmontar...



Luiz....3 anos sem trocar o óleo das bengalas???

Acho que de manual é uma vez por ano ou a cada 10.000Km...
Deixa de ser mão de vaca e toma vergonha......huahuahuahuahuahuaha

Por falar em óleo, semana passada trocamos o óleo das bengadas da Galo do meu filho e meu mecânico indicou um óleo para a suspensão da galo, que segundo ele é muito bom e barato...é da marca Elf....paguei, numa distribuidora de lubrificantes, R$ 13,00 por um litro...

PS: Aproveita e dá uma olhada nas tuas também...óleo preto com depósito de resíduos....é limalha de aluminio, pode ter certeza...



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Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor Alci Costa » 31 Out 2009 22:16

quando comprei essa minha ultima Galo mandei trocar todos os oleos inclusive esse das bengalas....
se nao me engano tambem estavam de cor diferente, tinha vazamento em um retentor...
depois troquei de novo e troquei o oleo dos dois lados e retentores.... so com isso zerou.
abraços.


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Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor Hudson » 31 Out 2009 23:15

Batista depois de ter esgotado óleo vc nao precionou as bengalas para sair o resto do óleo?
deve ter ficado óleo velho dentro com certeza


GALEIRO ATÉ NA PELE!! ! MEMBRO 235!

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Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor BATISTA » 03 Nov 2009 12:11

Luiz Carlos escreveu:Ué........não fez a lavagem interna, c/ gasolina ?
Não sei se procede, masssssssss, dizem os "especialistas" que, o resíduo do óleo velho contamina o óleo novo, promovendo a formação de borras.


Olá Luiz,

Fiz meio na pressa. Mas na próxima com certeza lavarei com gasolina.
abços,


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Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor BATISTA » 03 Nov 2009 12:12

Hudson escreveu:Batista depois de ter esgotado óleo vc nao precionou as bengalas para sair o resto do óleo?
deve ter ficado óleo velho dentro com certeza


Olá Hudson,
Fiz isso não (rs). Se ficou óleo velho, foi pouquinho. Na próxima capricho mais.
Abços,


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Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor BATISTA » 03 Nov 2009 12:18

Mussoi escreveu:Batista....
Além do que o Luiz falou, eu posso estar enganado, mas acho que tenho uma notícia que você não vai gostar muito...

Esse óleo preto que saiu de uma das bengalas, não é por culpa de algum mecânico. É sim, porque tem algo errado nela...

Muito provavelmente uma daquelas arroelas de 0,2mm de espessura(acho que o nome correto é "anél pistão" tenha se partido e os pedaços estão raspando e desgastando o "tubo de assento da mola", que é de alumínio...

Essa cor escura do óleo é típica de limalhas de alumínio....

Se por acaso, você ainda tiver o óleo que saiu preto guardado, deverá ver que no fundo do recipiente existirão resíduos depositados que viram praticamente uma pasta. Se você molhar seu dedos nesse depósito e esfregar, verá que se trata de limálhas bem finas e o quanto são abrasivas ...

Se eu fosse você desmontava ou mandava desmontar essa bengala e dar uma conferida, porque essas limálhas são abrasivas e acabam com danificar todas as peças internas da suspensão, em especial o limitador de óleo, a bucha de bronze e os retentores....OK

Sinto muito, mas quase 100% de certeza que você tem esse probleminha.....
Abraço


Olá Mussoi,
O óleo preto que tava na bengala não é pastoso, nem tem resíduos de limalha de ferro. Certamente, é óleo velho mesmo. Lembro que há uns dois anos levei a moto em um mecanico para trocar o retentor de uma das canelas. Ele deve ter trocado e colocado óleo novo apenas na respectiva canela.
A suspensão tá bem macia e um pouco mais alta que antes.
Abços,


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Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor Véio Mussa » 03 Nov 2009 17:08

O Luiz ....
Sacanagem cara....vai ter gente que vai acreditar nessas brincadeiras que você escreveu....você vai ser o responsável....huahuahuahua



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Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor Véio Mussa » 03 Nov 2009 17:30

BATISTA escreveu:Olá Mussoi,
O óleo preto que tava na bengala não é pastoso, nem tem resíduos de limalha de ferro. Certamente, é óleo velho mesmo. Lembro que há uns dois anos levei a moto em um mecanico para trocar o retentor de uma das canelas. Ele deve ter trocado e colocado óleo novo apenas na respectiva canela.
A suspensão tá bem macia e um pouco mais alta que antes.
Abços,


Batista....
Se não tiver nada melhor, mas as limalhas a que me referí, não são limalhas de ferro, são resíduos de alumínio, os mesmos que você pode ver quando lixa uma peça de alumínio com uma lixa bem fina e passa a mão sobre a peça...é praticamente um pó que se mistura no óleo dando uma coloração escura a ele...

PS: O óleo das bengadas deve ser trocado pelo menos uma vez por ano,ou a cada 10.000 Km...vale lembrar também que na suspensão além do óleo, para ganhar em eficiência, vai uma pouco de ar (0 a 6 psi), dependendo do gosto de cada piloto. Se quiser colocar ar, não é possível de ser feito atravéz da utilização de ar comprimido, pois de passar de 6 psi, a suspensão é danificada....um macete é utilizar uma bomba de bicicleta com manômetro acoplado ou então o mais simples....basta colocar a moto no cavalete central e suspender a roda dianteira para que as bengalas fiquem totalmente estendidas...a seguir apertar as válvulas para que o ar entre nelas ou seja espelido, caso tinha pressão em excesso causado pelos vapores de óleo velho em decomposição.
Ao baixar novamente a moto, dentro das bengalas ficará algo em torno de 2 a 3 psi de pressão...essa calibragem ajuda muito no desenpenho, principalmente nas curvas e também na durabilidade das molas....valeu

Eu só estou tentando ajudar...quem quiser seguir os conselhos, aí estão eles, quem for contra, tudo bem...

Abraço



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Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor Véio Mussa » 03 Nov 2009 20:19

Luiz...
Como falei é a gosto do piloto....eu que moro numa região de muitas serras e curvas já prefiro um meio termo....hehehehe

Luiz Carlos escreveu:PS: Faço isso quando elá está em posição de marcha (sem nenhum apoio) e ainda montado nela. Esse procedimento deve baixar um pouquinho, a suspensão.


Agora...se você não estava brincando e realmente faz isso, você não tem nem 0(zero) de pressão na suspensão, você deve ter é pressão negativa nela, vácuo......

Abraço



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Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor Véio Mussa » 04 Nov 2009 10:46

Luiz.....
Só lembrando que a a tua barriga, como a minha, deve estar aumentando...consequentemente o vácuo também.....
huahuahuahuahuaha



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Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor Alci Costa » 14 Mai 2010 11:30

giulliano escreveu:a minha vasa oleo q num para mais,ja troquei retentores trez vezes e dois dias depois começa a vasar o oleo de novo ate esvaziar tudo!!!alguem tem duas bengalas de galo nacional pra me vender ai??abraço e valeu turma
Amigo a solução deve ser a troca mesmo das bengalas, mas sem querer desanimá-lo sao peças que nao senmecontram mais na HONDA . Tem um amigo que me ofereceu uma bengala zero e uma usada, vou entrar em contato com ele e te falo.
Abraços.


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Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor Alex Red » 14 Mai 2010 14:11

E giulliano, já deu uma olhada em classificados peças ?????

viewtopic.php?f=19&t=7947


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

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Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor Alex Red » 16 Mai 2010 02:05

Sim da para cromar de novo, já fiz isso na minha moto, mas não é cromo normal,
chama-se cromo-duro, tem que procurar ai na tua cidade quem faz esse serviço
e se for bem feito, fica melhor que o original, na epoca paguei 400,00 pelo
serviço :wink:


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

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Re: Posição da mola do garfo dianteiro/troca de oleo da bengala

Mensagempor ciberdek » 27 Jan 2011 12:50

Véio Mussa escreveu:PS: O óleo das bengadas deve ser trocado pelo menos uma vez por ano,ou a cada 10.000 Km...vale lembrar também que na suspensão além do óleo, para ganhar em eficiência, vai uma pouco de ar (0 a 6 psi), dependendo do gosto de cada piloto. Se quiser colocar ar, não é possível de ser feito atravéz da utilização de ar comprimido, pois de passar de 6 psi, a suspensão é danificada....um macete é utilizar uma bomba de bicicleta com manômetro acoplado ou então o mais simples....basta colocar a moto no cavalete central e suspender a roda dianteira para que as bengalas fiquem totalmente estendidas...a seguir apertar as válvulas para que o ar entre nelas ou seja espelido, caso tinha pressão em excesso causado pelos vapores de óleo velho em decomposição.
Ao baixar novamente a moto, dentro das bengalas ficará algo em torno de 2 a 3 psi de pressão...essa calibragem ajuda muito no desenpenho, principalmente nas curvas e também na durabilidade das molas....valeu
Abraço



Essa eu vou fazer esse fim de semana, ja que a suspensão traseira eu calibrei esses dias.


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Re: Dúvida sobre a posição da mola do garfo dianteiro

Mensagempor Jorge Caneschi » 07 Mar 2019 09:48

Alex Red escreveu:bom só para reafirmar, confirmei no ''pai dos burros'', manual do proprietário,pág 64
amortecedor direito :366cm3
amortecedor esquerdo : 376cm3


Bom dia, muito boa o dialogo a respeito da suspenção da sete galo. Eu adquiri uma sete galo recentemente, e estou achando a suspensão dianteira muito macia ou mole demais, eu consultei o último mecânico que fez a revisão nela, quando era ainda do antigo proprietário, ele disse que tinha trocado o óleo recentemente, colocou o óleo 10 w e recomenda trocar para o 15 w que a suspensão vai ficar mais firme. Alguém já fez isso? Procede a susgestão do mecânico?
Em tempo alguém sabe o porque da suspensão esquerda gastar 10 cm3 a mais que a direita? Obrigado.


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XLX 350 R 1987
XL 250 R 1983
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