Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

REGULAMENTAÇÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DO 4x1

Dicas de pilotagem segura, assim como dicas sobre seguros, cadeados, travas e truques contra o amigo do alheio além de informações sobre as leis.
Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: REGULAMENTAÇÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DO 4x1

Mensagempor Demétrio » 21 Out 2011 21:05

Pois é, Catu, segui tua recomendação e fui lá chorar hoje pro mal-amado. Argumentei que a Honda não fabrica mais o cano original e que é uma peça que se desgasta, apodrece com o tempo, enfim, tentei o que pude e disse à ele que da mesma forma que pesquisou na internet e viu que a moto é originalmente com 2 canos, que fizesse o mesmo e pesquisasse se ainda é fabricado o referido escapamento. Pois o FDP pediu que eu conseguisse na autorizada um termo que contivesse essa informação. E aí, acha que consegui?!? :evil:
Liguei pra sra Honda, como sempre preocupadíssima e considerada com o cliente, e a atendente disse que eu teria que mandar um fax solicitando tal termo, depois ela encaminharia para um setor qualquer lá, depois o pessoal desse setor analisaria minha solicitação e julgaria se atenderia ou não a minha solicitação. Resumindo: se eu seguir esse processo todo, talvez em 2013 ou 2014 (após a Copa) eu consiga transferir minha moto com esse termo da nossa querida Honda do Brasil!!! :evil: :evil: :evil:
O jeito é sentar e chorar e torcer que o Márcio consiga me mandar um 4x2 emprestado amanhã. :(
Impressionante, o CRVA aqui é muuuuito FDP cara!!! Estou altamente indignado!!! :evil: :evil: :evil:


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
inho
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 566
Registrado em: 30 Jun 2010 23:15
Localização: Santa Cruz do Sul - RS

Re: REGULAMENTAÇÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DO 4x1

Mensagempor inho » 21 Out 2011 21:32

Dai Demétrio, que saco esses cara, quando encabeçam, não tem jeito.
Eu ia fazer o seguinte, tentava comprar um 4x2 todo fudido, furado, amassado, torto, vazando, enferrujado, PQP :evil: :evil: :evil: e ia lá mostra para ele. Tinha que passa, afinal tá toda original.

Desculpa se escrevi besteira, mas numa hora dessa eu fico indignado.


Em dezembro vou tentar legalizar meu 4x1, aqui eles só medem o ronco, se passar vem no papel da moto em observações: Moto com escapamento esportivo. Dai é só alegria. ;< ;<

Abraço e boa sorte. Espero que essa onda de azar passe.


CG 125 1987
CB 450 1989
CBX 750 1988

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: REGULAMENTAÇÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DO 4x1

Mensagempor Demétrio » 21 Out 2011 21:43

Inho, tu tem toda a razão, se eu arrumasse um assim seria perfeito mesmo!
Rapaiz, essa onda não quer me largar, impressionante! E outra, não comentei aqui mas meu carro também não passou na vistoria hoje, inventaram até uma latinha que tem que ter no engate para reboque, impressionate!!! :evil:
Cara, depois me passa o caminho das pedras para legalizar o 4x1, por favor, isso muito me interessa! ;;
Valeu, abração!


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
veneno
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1283
Registrado em: 20 Fev 2010 13:56
Moto Atual: CB 1300 SF
Localização: Novo Hamburgo-RS
Contato:

Re: REGULAMENTAÇÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DO 4x1

Mensagempor veneno » 21 Out 2011 22:44

Demétrio escreveu:Inho, tu tem toda a razão, se eu arrumasse um assim seria perfeito mesmo!
Rapaiz, essa onda não quer me largar, impressionante! E outra, não comentei aqui mas meu carro também não passou na vistoria hoje, inventaram até uma latinha que tem que ter no engate para reboque, impressionate!!! :evil:
Cara, depois me passa o caminho das pedras para legalizar o 4x1, por favor, isso muito me interessa! ;;
Valeu, abração!


O malacabado, que tu não me disse que tu precisa de um cano original??? Te empresto o meu, mas tem que buscar aqui em casa, pois fica ruim pra mim enviar durante a semana, e final de semana os caras não atendem..... Ou manda uma transportadora buscar aqui em casa..... ;;


"Lugar de homem é atrás do tanque... de uma moto!"

Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: REGULAMENTAÇÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DO 4x1

Mensagempor Véio Mussa » 21 Out 2011 23:46

Só relembrando parte da legislação completa que postei na primeira página deste tópico.......

......................................................................................................................................................................................
http://www.lei.adv.br/252-99.htm
RESOLUÇÃO CONAMA No 252, de 01 de fevereiro de 1999
O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, regulamentada pelo Decreto no 99.274, de 6 de junho de 1990, e tendo em vista o disposto em seu Regimento Interno,
Considerando que o ruído excessivo causa prejuízo à saúde física e mental, afetando particularmente a audição;.....blá...blá blá......


§ 1o Os sistemas de escapamento, ou parte destes, poderão ser substituídos por sistemas similares, desde que os novos níveis de ruído não ultrapassem os níveis originalmente obtidos e declarados pelo fabricante do veículo, conforme Resoluções CONAMA no 001, 002, e 008, de 1993, e os estabelecidos na TABELA 1.

§ 2o Os veículos submetidos à inspeção obrigatória e/ou fiscalização, em desconformidade com as exigências constantes no caput deste artigo, serão reprovados e sofrerão as sanções cabíveis, independentemente da fase em que se encontram estes programas.

...................................................................................................................................................................................

Demétrio...mostra isso daí pra ele, porque como não existem mais escapamentos originais pra ela, ele só pode encrencar mesmo se for pelo nível de ruído...aí são outros 500...mas como curiosidade, a moto do Israel (que tem um 4X1 com garrafa instalado) na época passou no teste do INMETRO...raspando, mas passou....hehehehe

PS: Leia a legislação completa, que nela consta que somente a partir de 1998 os fabricantes deveriam informar aos orgãos de contrôle os níveis de ruído originais dos "veículos em produção"...acho não ser o caso da sua que na época já não era fabricada e por isso mesmo nem a Honda tem obrigação de fornecer...

Art. 8o Os fabricantes, importadores, encarroçadores, modificadores e complementadores de veículos automotores deverão informar ao IBAMA, até 31 de dezembro de 1998, o valor do nível de ruído na condição parado para todos os modelos em produção, medido conforme a alteração da norma NBR-9714, constante do caput deste artigo, respeitado o art. 4o desta Resolução.


Portanto, acho que esse cara não pesquisou bem e além disso, não é obrigação sua conseguir e sim deles terem os dados e valores para conferir....

Abraço



Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: REGULAMENTAÇÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DO 4x1

Mensagempor Demétrio » 22 Out 2011 07:34

veneno escreveu:O malacabado, que tu não me disse que tu precisa de um cano original??? Te empresto o meu, mas tem que buscar aqui em casa, pois fica ruim pra mim enviar durante a semana, e final de semana os caras não atendem..... Ou manda uma transportadora buscar aqui em casa..... ;;

Bahhhh Veneno, não sabia que tu tinha, cara!!! Seguinte, o Márcio conseguiu o cano com um amigo dele de Palmares e ele estava tentando um jeito de levar até Porto Alegre, pois um colega da Carla está lá hoje no Instituto do Coração fazendo pós e vem embora por volta de 15 horas. Será que não é mais fácil levar o teu então?!? Preciso transferir segunda-feira essa moto, tenho pressa na documentação.
Olha só, me dá um toque no celular que te ligo de volta (não salvei teu número :oops: ), vou viajar agora pra Santa Maria. ;;
Valeu, abração!
Véio Mussa escreveu:Demétrio...mostra isso daí pra ele, porque como não existem mais escapamentos originais pra ela, ele só pode encrencar mesmo se for pelo nível de ruído...aí são outros 500...mas como curiosidade, a moto do Israel (que tem um 4X1 com garrafa instalado) na época passou no teste do INMETRO...raspando, mas passou....hehehehe

PS: Leia a legislação completa, que nela consta que somente a partir de 1998 os fabricantes deveriam informar aos orgãos de contrôle os níveis de ruído originais dos "veículos em produção"...acho não ser o caso da sua que na época já não era fabricada e por isso mesmo nem a Honda tem obrigação de fornecer...


Portanto, acho que esse cara não pesquisou bem e além disso, não é obrigação sua conseguir e sim deles terem os dados e valores para conferir....

Abraço

Valeu por mais essa dica, Mussa, vou imprimir a legislação do próprio site e levar pra aquele FDP então! ;;
Abração!


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: REGULAMENTAÇÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DO 4x1

Mensagempor Demétrio » 22 Out 2011 07:42

Mais uma dúvida, será que posso registrar queixa na Delegacia contra o CRVA por abuso de autoridade??? Pois eu estando dentro da lei e mesmo assim eles não querem fazer, não tenho outro meio pra reinvindicar meu direito né. Posso estar exagerando mas já que é pra se incomodar, se eu puder, vamo pras cabeça então! :|


CBX 750 Indy 93

ed750indy
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 244
Registrado em: 16 Mar 2009 16:55
Localização: Taguatinga -DF

Re: REGULAMENTAÇÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DO 4x1

Mensagempor ed750indy » 22 Out 2011 09:23

Cara não sei como é ai no sul, mas aqui no DF quando temos um problema desses pagamos R$ 50,00 para o despachante e ele resolve com o vistoriador; e ainda aqui, quando se leva a moto na carretinha nem pedem pra ligar e passa na vistoria com vaselina...



Avatar do usuário
veneno
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1283
Registrado em: 20 Fev 2010 13:56
Moto Atual: CB 1300 SF
Localização: Novo Hamburgo-RS
Contato:

Re: REGULAMENTAÇÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DO 4x1

Mensagempor veneno » 22 Out 2011 14:48

Quando fui transferir a minha, o dono da loja através de um despachante fez pra mim, mas até onde sei, foi feito com o 4X1, mas não no Detran do centro da cidade, teve que ser no da zona rural, talvez lá tenha um conhecido do despachante.... Mas é assim mesmo, tem que ter alguém por traz, senão não rola, os caras querem é $$$$ mesmo..... Isso é Brasil..... :oops: :oops: :oops:


"Lugar de homem é atrás do tanque... de uma moto!"

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: REGULAMENTAÇÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DO 4x1

Mensagempor Demétrio » 22 Out 2011 21:19

ed750indy escreveu:Cara não sei como é ai no sul, mas aqui no DF quando temos um problema desses pagamos R$ 50,00 para o despachante e ele resolve com o vistoriador; e ainda aqui, quando se leva a moto na carretinha nem pedem pra ligar e passa na vistoria com vaselina...

Tchê, é froyd viu, aqui a coisa é complicada, dá vontade de aloprar e quebrar tudo, tacar fogo na p... toda lá!!! :evil:
Mas resolvi o problema já, segunda estará tudo certo. ;;
Abraço véio!
veneno escreveu:Mas é assim mesmo, tem que ter alguém por traz, senão não rola,

Hummmmmmmmmmmmm, não sabia desse detalhe não! Aqui não tem ninguém por trás não, não deu certo, já era!!! Se aí em Novo Hamburgo é assim, fazer o que né... :twisted: :twisted: :twisted:


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: REGULAMENTAÇÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DO 4x1

Mensagempor Demétrio » 22 Out 2011 21:39

Falando sério agora, finalmente consegui o 4x2, graças ao amigo Veneno, que conseguiu um contato que tem um amigo aqui perto, em Rosário do Sul. Daí liguei pro amigo dele e me passou o endereço, fui lá de moto, 65 kms. O cara é mecânico, gente fina, seu único defeito é que tem uma Hollywood! :twisted:
Só não trouxe o escapamento hoje mesmo porque estava de moto e ele tava sem tempo pra colocar pra mim, vou lá amanhã de carro e busco. Sem falar que ele será meu mecânico agora, pelo que percebi o cara é bom.
Veneno, te devo mais essa, parceiro! Se não fosse tu, eu ia me largar pra aí hoje mesmo pra buscar o teu, daria um total de 800 kms mais ou menos! :shock:
O Márcio se esforçou pra conseguir o cano pra mim hoje e conseguiu, porém não teve como levar até Porto Alegre, tá valendo também, é meu galo de fé confirmado!
É como eu digo, quem tem amigos, simplesmente tem tudo, e eu sou abençoado por ter grandes amigos e companheiros espalhados pelo Brasil! ;;
Abração meu bruxo!


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
veneno
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1283
Registrado em: 20 Fev 2010 13:56
Moto Atual: CB 1300 SF
Localização: Novo Hamburgo-RS
Contato:

Re: REGULAMENTAÇÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DO 4x1

Mensagempor veneno » 22 Out 2011 22:21

Demétrio escreveu:Falando sério agora, finalmente consegui o 4x2, graças ao amigo Veneno, que conseguiu um contato que tem um amigo aqui perto, em Rosário do Sul. Daí liguei pro amigo dele e me passou o endereço, fui lá de moto, 65 kms. O cara é mecânico, gente fina, seu único defeito é que tem uma Hollywood! :twisted:
Só não trouxe o escapamento hoje mesmo porque estava de moto e ele tava sem tempo pra colocar pra mim, vou lá amanhã de carro e busco. Sem falar que ele será meu mecânico agora, pelo que percebi o cara é bom.
Veneno, te devo mais essa, parceiro! Se não fosse tu, eu ia me largar pra aí hoje mesmo pra buscar o teu, daria um total de 800 kms mais ou menos! :shock:
O Márcio se esforçou pra conseguir o cano pra mim hoje e conseguiu, porém não teve como levar até Porto Alegre, tá valendo também, é meu galo de fé confirmado!
É como eu digo, quem tem amigos, simplesmente tem tudo, e eu sou abençoado por ter grandes amigos e companheiros espalhados pelo Brasil! ;;
Abração meu bruxo!



Realmente esse mundo é pequeno, e a família dos Galeiros é unida, por coincidência do destino, hoje veio aqui em minha cidade o amigo Cesar dos Galeiros do Sul, que tbm tem uma Hollywood, para comprar meu Phanton, pois agora minha Galo TL, ele acabou sobrando com menos de 1000Km, no meio da conversa relatei que o amigo Dedé tava com esse problema, e que viria de São Gabriel buscar meu escapamento, nisso o Cesar disse ter esse amigo mecânico que tem galo e os canos originais.... O resto não preciso dizer, umas 2 ligações e tudo resolvido..... É Dedé, acho que sua fase de azar se acabou depois desta, nunca mais tu vai ter tanta ligadeira..... Em dezembro se Deus quiser vou ai tomar umas cevas na tua conta.... :D :D :D

E o pior de tudo era o Galo da Madrugada que não parava de me ligar preocupado contigo, se tu viria, sei não..... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Brincadeira, mas a família galeira é isso, um ajuda o outro, sei que tu faria o mesmo por mim, assim como o Márcio tbm.... Baita amigos..... :mrgreen:


"Lugar de homem é atrás do tanque... de uma moto!"

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: REGULAMENTAÇÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DO 4x1

Mensagempor Demétrio » 24 Out 2011 12:18

Tchê, minha onda de azar continua, impressionante! :shock: Hoje, mais um capítulo da novela "vistorias no CRVA", levei meu carro pra vistoria com as irregularidades corrigidas, ou seja, uma latinha que vai no engate de reboque que custou R$ 25,00 <>) , o extintor de incêndio novo e a suspensão original, pois estava com rosca. E tudo isso só pra requerer a segunda via do recibo!
Pois bem, e não é que o FDP lá encarnou que o carro ainda está baixo?!! :evil: Saí de lá direto pra Delegacia pra registrar queixa de abuso de autoridade, não é possível isso, só podem estar de sacanagem! Daí o inspetor resolveu ligar pra lá antes e tentar resolver amigavelmente, voltei lá e conversei com a dona. Resumindo: o FDP do inspecionador queria que eu fizesse um laudo no Inmetro pra comprovar que o carro está baixo, ou seja, desembolsar mais R$ 300,00 sendo que o carro não está rebaixado! Ficamos acertados de levar o carro hoje a tarde num mecânico pra avaliar se está baixo ou não. Como acho que o mecânico será coagido, se não passar daí sim registrarei queixa e entrarei com uma causa cível contra eles.

Quero ver hoje a tarde o segundo capítulo, a transferência da moto! Ela está no mecânico agora colocando o cano original que busquei ontem em Rosário do Sul, 60 kms daqui. Se não passar também, daí já faço outra queixa, perseguição! :evil:
Bah galera, estou num nível de estresse elevado mesmo, não sei mais o que fazer!!! :evil:


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
Hudson
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1740
Registrado em: 07 Mai 2008 11:32
Localização: MORO ONDE VC TIRA FERIAS - FLORIPA ILHA DA MAGIA SC
Contato:

Re: REGULAMENTAÇÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DO 4x1

Mensagempor Hudson » 24 Out 2011 12:24

se o cara conhecer um pouco as galos vai reprovar a tua roda traseira alegando alteraçao de caracteristicas.
comigo ja tinha pago um cafe e o despachante tinha feito a vistoria em casa e trazia o recibo na mao hehehe


GALEIRO ATÉ NA PELE!! ! MEMBRO 235!

ed750indy
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 244
Registrado em: 16 Mar 2009 16:55
Localização: Taguatinga -DF

Re: REGULAMENTAÇÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DO 4x1

Mensagempor ed750indy » 26 Out 2011 09:29

Se o seu carro for essa suprema que apareceu nas fotos, veja se ela ainda esta com o compressor original de nivelamento da suspensão traseira, se estiver é só substituir o fusível que a suspensão traseira levanta,já tive suprema...
Quanto a queixa que você pretende fazer, de abuso de autoridade, acredito que não surta efeitos...nem mesmo ação judicial no âmbito cível, pois quem alega terá de provar e no seu caso você terá de gastar muito com laudos e pericias para detectar que o auto está realmente correto...a melhor saída para isso é como o Hudson falou, pagar despachantes...




Voltar para “Segurança e Legislação”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 37 visitantes