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REGULAMENTAÇÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DO 4x1

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Véio Mussa
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REGULAMENTAÇÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DO 4x1

Mensagempor Véio Mussa » 30 Jan 2007 20:33

Acabei de ser multado em virtude do escapamento da minha galo não ser o original.
Estou utilizando um 4 X 1 e tenho 15 dias para apresentar ou a legislação pertinente ou a moto com o escapamento original.
Alguém sabe onde exista algo escrito a respeito de 4 X 1 ser legal perante os orgãos de trânsito?

Agradeço a quem me der uma mão urgente.
Editado pela última vez por Véio Mussa em 31 Jan 2007 14:43, em um total de 1 vez.



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Sergio Pretto
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Re: URGENTE - REGULAMENTAÇÃO SOBRE UTILIZAÇÃO DO 4x1

Mensagempor Sergio Pretto » 30 Jan 2007 20:40

Véio Mussa escreveu:Acabei de ser multado em virtude do escapamento da minha galo não ser o original.
Estou utilizando um 4 X 1 e tenho 15 dias para apresentar ou a legislação pertinente ou a moto com o escapamento original.
Alguém sabe onde exista algo escrito a respeito de 4 X 1 se legal perante os orgãos de trânsito?

Agradeço a quem me der uma mão urgente.




Eu realmente não sei . . .
Mas a primeira coisa que me veio à cabeça quando li tua mensagem foi:
- bando de filhos da pu _ _ !!!!
- país de mer _ _ !!!
- Ladrões, ladrões, ladrões . . .
Fico indignado, me desculpe, pois enquanto leio tua mensagem, escuto na TV que o juiz Nicolau (o Lalau), foi solto depois de passar apenas uma noite na prisão !!! O vigarista desvia 160 milhões e o Véio é que leva a multa, hahahaha, só rindo mesmo, lamentável . . .


P R E T T O
GALO, e é só para desfilar mesmo !!!

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Mensagempor Véio Mussa » 30 Jan 2007 21:03

Pessoal, não me multaram por causa do nível de ruído e sim por estar com o 4X1, ou seja, pela moto estar com sua originalidade alterada.
Alguma ajuda quanto a isso???????



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Mensagempor Véio Mussa » 30 Jan 2007 23:32

Pessoal, após algumas informações e uma pesquisa encontrei algo interessante que vou utilizar contra o orgão que me multou e vou postar abaixo para quem tiver interesse...


http://www.lei.adv.br/252-99.htm
RESOLUÇÃO CONAMA No 252, de 01 de fevereiro de 1999
O CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE - CONAMA, no uso das atribuições que lhe são conferidas pela Lei no 6.938, de 31 de agosto de 1981, regulamentada pelo Decreto no 99.274, de 6 de junho de 1990, e tendo em vista o disposto em seu Regimento Interno,
Considerando que o ruído excessivo causa prejuízo à saúde física e mental, afetando particularmente a audição;
Considerando a necessidade de se reduzir os altos índices de poluição sonora nos principais centros urbanos do Brasil;
Considerando que os veículos rodoviários automotores são as principais fontes de ruído no meio urbano;
Considerando que a indústria automobilística vem introduzindo melhorias tecnológicas em seus produtos para o cumprimento das Resoluções CONAMA no 001, de 16 de fevereiro de 1993, 002, de 15 de junho de 1993, 008, de 10 de outubro de 1993, e 017, de 13 de dezembro de 1995, que estabelecem procedimentos e limites máximos para o controle e fiscalização da emissão de ruído dos veículos automotores em uso;
Considerando que veículos que apresentam problemas de deterioração e adulteração do sistema de escapamento resultam em níveis de emissão sonora superiores aos padrões aceitáveis;
Considerando que a adequada manutenção do sistema de escapamento dos veículos evita o aumento da emissão de ruído;
Considerando a necessidade de compatibilização dos procedimentos de medição de ruído nas proximidades do escapamento em veículos a Diesel com as práticas internacionais vigentes;
Considerando a necessidade de complementação da Resolução CONAMA no 007, de 31 de agosto de 1993, que define as diretrizes básicas e padrões de emissão para o estabelecimento de programas de inspeção e manutenção de veículos em uso - I/M, incluindo a verificação obrigatória de itens relacionados com a emissão de ruído;
Considerando a necessidade de harmonização entre as ações de controle da poluição dos órgãos estaduais e municipais de meio ambiente no âmbito da Resolução CONAMA no 018, de 13 de dezembro de1995, que criou o Plano de Controle da Poluição por Veículos em Uso - PCPV;
Considerando a necessidade de se estabelecer critérios específicos para a fiscalização das emissões sonoras dos veículos que circulam nas vias públicas, a fim de garantir sua operação nas mesmas condições em que foram aprovados no Programa de Inspeção Obrigatória, resolve:
Art. 1o Estabelecer, para os veículos rodoviários automotores, inclusive veículos encarroçados, complementados e modificados, nacionais ou importados, limites máximos de ruído nas proximidades do escapamento, para fins de inspeção obrigatória e fiscalização de veículos em uso.
§ 1o Para veículos nacionais ou importados, do ciclo Otto, que atendam aos limites máximos de ruído em aceleração estabelecidos nas Resoluções no 002/93 e 008/93 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA, o limite máximo de ruído para fins de inspeção obrigatória e fiscalização é o ruído emitido por veículos automotores na condição parado, declarado pelo fabricante ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - IBAMA, conforme art. 20, § 6o da Resolução CONAMA no 008/93 ou art. 1o, § 6o da Resolução CONAMA no 002/93, dependendo da categoria de veículo.
§ 2o Para veículos nacionais ou importados, do ciclo Diesel, são válidas as mesmas exigências estabelecidas no § 1o deste artigo, para os veículos do ciclo Otto, entretanto, sendo somente aplicáveis aos modelos produzidos a partir de 1o de janeiro de 1999.
§ 3o Para os modelos de veículos do ciclo Otto, que não atendam aos limites máximos de ruído em aceleração estabelecidos nas Resoluções CONAMA no 002 e 008, de 1993 e para os modelos de veículos do ciclo Diesel produzidos até 31 de dezembro de 1998, são estabelecidos os limites máximos de ruído emitidos por veículos automotores na condição parado, conforme TABELA 1:
TABELA 1: Limites máximos de ruído emitidos por veículos automotores na condição parado para fins de inspeção e fiscalização de veículos automotores em uso, relativos aos modelos de veículos do ciclo Otto que não atendam aos limites máximos de ruídos emitidos por veículos automotores em aceleração estabelecidos nas Resoluções CONAMA no 002 e 008, de 1993, e aos modelos de veículos do ciclo Diesel produzidos até 31 de dezembro de 1998.
Observações:
1) Designações de veículos conforme NBR 6067.
2) PBT: Peso Bruto Total.
3) Potência: Potência efetiva líquida máxima conforme NBR ISO 1585.
§ 4o Para fins de inspeção obrigatória e fiscalização de veículos em uso, os ensaios para medição dos níveis de ruído deverão ser feitos de acordo com a norma brasileira NBR 9714 - Ruído Emitido por Veículos Automotores na Condição Parado - Método de Ensaio, no que se refere à medição de ruído nas proximidades do escapamento, utilizando-se equipamento previamente calibrado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial - INMETRO ou laboratórios pertencentes à Rede Brasileira de Calibração - RBC, observada a seguinte alteração no tocante à velocidade angular do motor, que deverá ser estabilizada nos seguintes valores, onde N é a máxima velocidade angular de potência máxima do motor, sendo admitida uma variação máxima de ± 100 rpm.
I - Para todos os veículos automotores, exceto os constantes nos incisos II e III: ¾ N.
II - Para motocicletas e assemelhados:
a) ½ N se N = 5000 rotações por minuto, ou
b) ¾ N se N = 5000 rotações por minuto.
III - Para veículos que, por projeto, não permitam a estabilidade a ¾ N: rotação máxima que possa ser estabilizada.
§ 5o Para facilitar o posicionamento do microfone pode ser utilizado o gabarito do ANEXO A.
Art. 2o Os valores limites estabelecidos nesta Resolução serão utilizados como referência para fins de inspeção obrigatória e fiscalização de veículos em uso na fase inicial dos programas, não estando, os veículos em desconformidade com estes limites máximos, sujeitos à reprovação e às respectivas sanções durante esta fase dos programas.
§ 1o Os registros dos ensaios de ruído emitidos por veículos automotores na condição parado, bem como aqueles relativos à inspeção visual dos itens que influenciam diretamente nas emissões de ruído externo dos veículos, obtidos pelas operadoras de I/M e fornecidos ao IBAMA onde serão centralizados durante a fase inicial dos programas de inspeção obrigatória, comporão um banco de dados, que será utilizado pelo CONAMA no processo de revisão da TABELA 1.
§ 2o Entende-se por "fase inicial dos programas de Inspeção", o período necessário à realização de inspeções de ruído em pelo menos 200000 veículos do ciclo Otto (exceto motocicletas e assemelhados), 200000 veículos do ciclo Diesel e 200000 motocicletas e assemelhados ou até quando julgado necessário pelo órgão ambiental competente, de modo a garantir um dimensionamento estatístico da amostra de registros, compatível com as necessidades de confiabilidade nos novos limites a serem estabelecidos.
§ 3o A partir do estabelecimento, pelo CONAMA, da tabela definitiva, o não atendimento aos limites implicará na reprovação e nas sanções cabíveis relativas aos programas de inspeção e fiscalização de veículos em uso.
Art. 3o Não estão sujeitas aos requisitos desta Resolução as emissões sonoras de buzinas, sirenes, alarmes e equipamentos similares utilizados por veículos nas vias urbanas.
Art. 4o Os veículos concebidos exclusivamente para aplicação militar, agrícola, de competição, tratores, máquinas de terraplenagem, pavimentação e outros de aplicação especial, bem como aqueles que não são normalmente utilizados para o transporte urbano e/ou rodoviário, serão dispensados do atendimento das exigências desta Resolução.
Art. 5o Independentemente do nível de ruído medido, o motor, o sistema de escapamento, o sistema de admissão de ar, encapsulamentos, barreiras acústicas e outros componentes do veículo que influenciam diretamente na emissão de ruído do veículo, não deverão apresentar avarias ou estado avançado de deterioração.

§ 1o Os sistemas de escapamento, ou parte destes, poderão ser substituídos por sistemas similares, desde que os novos níveis de ruído não ultrapassem os níveis originalmente obtidos e declarados pelo fabricante do veículo, conforme Resoluções CONAMA no 001, 002, e 008, de 1993, e os estabelecidos na TABELA 1.
§ 2o Os veículos submetidos à inspeção obrigatória e/ou fiscalização, em desconformidade com as exigências constantes no caput deste artigo, serão reprovados e sofrerão as sanções cabíveis, independentemente da fase em que se encontram estes programas.
§ 3o Durante a fase de levantamento de dados para revisão da TABELA 1, constante no art. 1o, será admitida uma flexibilização do número de veículos para cada categoria definida no art. 2o, § 2o, de modo que 25% (vinte e cinco por cento) dos veículos, escolhidos de forma aleatória, sejam testados visando a otimização da eficácia do programa.
§ 4o O CONAMA utilizará os dados e a experiência obtidos nesta fase para efetuar revisões necessárias dos procedimentos de ensaio e dos critérios de seleção dos veículos.
Art.6o É de responsabilidade dos órgãos estaduais e municipais de meio ambiente e órgãos a eles conveniados, especialmente os de trânsito, a inspeção e a fiscalização em campo dos níveis de emissão de ruído dos veículos em uso, sem prejuízo de suas respectivas competências, atendidas as demais exigências estabelecidas pelo CONAMA relativas aos Programas de Inspeção e Fiscalização, especialmente as Resoluções CONAMA no 007/93, 018/95 e 227, de 20 de agosto de 1997.
Parágrafo único. As ações de inspeção e fiscalização do ruído emitido por veículos em uso desenvolvidas pelos Estados e Municípios, serão realizadas de forma coordenada e harmonizada, devendo ser precedidas de articulações e definições expressas no Plano de Controle da Poluição por Veículos em Uso - PCPV, conforme as exigências da Resolução CONAMA no 018/95.
Art. 7o A partir de 1o de janeiro de 1999, visando o atendimento a processos de verificação de protótipos conforme as Resoluções CONAMA no 001, 002 e 008, de 1993, e 017, de 1995, o ensaio para medição do nível de ruído na condição parado deverá ser feito de acordo com a norma brasileira NBR 9714 - Ruído Emitido por Veículos Automotores na Condição Parado - Método de Ensaio, no que se refere à medição de ruído nas proximidades do escapamento, observada a seguinte alteração, no tocante à velocidade angular de potência máxima do motor, que deverá ser estabilizada nos seguintes valores, onde N é a máxima velocidade angular de potência máxima do motor, sendo admitida uma variação máxima de ± 100 rpm.
I - Para todos os veículos automotores, exceto os constantes nos incisos II e III: ¾ N.
II - Para motocicletas e assemelhados:
a) ½ N se N ? 5000 rotações por minuto, ou
b) ¾ N se N ? 5000 rotações por minuto.
III - Para veículos que, por projeto, não permitam a estabilidade a ¾ N: rotação máxima que possa ser estabilizada.
Art. 8o Os fabricantes, importadores, encarroçadores, modificadores e complementadores de veículos automotores deverão informar ao IBAMA, até 31 de dezembro de 1998, o valor do nível de ruído na condição parado para todos os modelos em produção, medido conforme a alteração da norma NBR-9714, constante do caput deste artigo, respeitado o art. 4o desta Resolução.
Art.9o Para fins desta Resolução ficam estabelecidas as definições do ANEXO B.
Art. 10. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 11. Ficam revogadas as disposições em contrário.
ANEXO A
INSTRUÇÕES PARA USO DO GABARITO
1. O gabarito para medição de ruído é um dispositivo auxiliar para possibilitar o posicionamento preciso do microfone, conforme a NBR 9714. Consiste em triângulo com dois encostos (1), um para posicionamento junto ao escapamento e outro para o posicionamento do microfone. O terceiro vértice possui uma mira para balizamento (5). O dispositivo possui também dois níveis de bolha (3).
2.Dependendo do posicionamento do sistema de escapamento (lado esquerdo ou direito), um dos encostos (1) deverá ser posicionado junto ao orifício de saída dos gases de escapamento. Deve-se verificar através dos níveis (3) o correto nivelamento do dispositivo.
3.Através da mira (5) procura-se, visualmente, o alinhamento correto do encosto (1) com o fluxo dos gases.
4.O microfone é posicionado no outro encosto (1).
5.Dependendo do diâmetro do escapamento, os encostos poderão ser maiores que os apresentados na figura.
6.O dispositivo deve ser usado, sempre, a uma altura do solo igual ou maior que 0,2 m.
ANEXO B
DEFINIÇÕES
dB(A): unidade do nível de pressão sonora em decibel, ponderada pela curva de resposta (A) para quantificação de nível de ruído.
Peso Bruto Total - PBT: peso indicado pelo fabricante para condições específicas de operação, baseado em considerações sobre resistência dos materiais, capacidade de carga dos pneus etc., conforme NBR 6070.
Sistema de escapamento: conjunto de componentes compreendendo o coletor do escapamento, tubo de escapamento, tubo de descarga, câmara(s) de expansão, silencioso(s) e conversor(es) catalítico(s), quando aplicáveis.











CATEGORIA Posição do Motor NÍVEL DE RUÍDO dB(A)
Veículo de passageiros até nove lugares e Dianteiro 95
Veículos de uso misto derivado de automóvel Traseiro 103
Veículo de passageiros com mais de nove lugares PBT até 2.000 kg Dianteiro 95
Veículo de carga Traseiro 103
ou de tração, veículo de uso misto não derivado de automóvel PBT acima de 2.000 kg e até 3.500 kg Dianteiro Traseiro 95
103
Potência máxima abaixo de 150 kW Dianteiro 92
Veículo de passageiros ou de uso misto com mais de 9 lugares e PBT acima de 3.500 kg (204 CV) Traseiro e entre eixos 98
Potência máxima igual ou superior a Dianteiro 92
150 kW (204CV) Traseiro e entre eixos 98
Potência máxima abaixo de 75 kW (102CV)
Veículo de carga ou de tração com PBT acima de 3.500 kg Potência máxima entre 75 e 150 kW (102 a 204 CV) Todas 101
Potência máxima igual ou superior a 150 kW (204CV )
Motocicletas, motonetas, ciclomotores, bicicletas com motor auxiliar e veículos assemelhados Todas 99 Db
Editado pela última vez por Véio Mussa em 31 Jan 2007 17:15, em um total de 2 vezes.



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Mensagempor luizrocca » 31 Jan 2007 07:36

Prezado Véio Mussa
Quando comprei a minha galo, também tinha o 4x1. Sempre tive medo de andar com esse escapamento pois a legislação de trânsito NÃO permite alterações na identificação do veículo, salvo se comprovar a necessidade (deficientes físicos, e outros) com um laudo específico. Aqui no porto a brigada e os azuizinhos (que são muito foda) não permitem nem que tu troque o painel original da 150 pela da twister. O que eu fiz. Troquei, pra não me incomodar, o meu 4x1 por um 4x2. Agora ficou legal. Estou saindo nesse momento, 07:33 rumo Balneário Camboriu. Espero que você consiga ir também. Amanhã vou até o teleférico para ver se o local é bom pata nos encontrar-mos. Inté.
Galo é galo, o resto é ......



helinho
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Mensagempor helinho » 31 Jan 2007 07:53

Caraca Veio que enrosco, comprei um sarachu cano reto a 4 meses, vou entrar em contacto com eles depois te falo.



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Mensagempor Sergio Pretto » 31 Jan 2007 09:06

Véio, use o que puder para tentar reverter essa multa, gostei muito do artigo que você achou, acho que vai dar certo!
Boa sorte . . .


P R E T T O
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Mensagempor Parada » 31 Jan 2007 09:25

Como ja disse no outro tópico, quanto ao seu problema, semana passada, mais precisamente na quarta feira, fui parado pela polícia rodoviária aqui na baixada....conversando com o policial, tinha um amigo meu que estava de plantão e ele me cantou a bola: pra fazer qualquer tipo de apreensão eles tem que ter o decibelímetro!!! Só isso!!! Se eles não tiverem não podem aprender nada!!! Fora que nós não somos obrigados a utilizar produtos originais, se a moto estiver em perfeitas condições de uso e todos os itens de segurança intactos ta tudo certo!!! Te aconselho a tomar medidas judiciais e denunciar o policial que fez a apreensão por abuso de autoridade!!! Taí meu conselho!!!

Abs


7 Galo - Hollywood - Tudo de bom!!! PIOR DO QUE TER INIMIGOS VERDADEIROS É TER AMIGOS FALSOS!!! Mensagens importantes favor enviar email para: artur-parada@prodesan.com.br ou naparada7galo@gmail.com!!!
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Mensagempor cav » 31 Jan 2007 09:56

Véio Mussa escreveu:Pessoal, após algumas informações e uma pesquisa encontrei algo interessa,te que vou utilizar contra o orgão que me multou e vou postar abaixo para quem tiver interesse...


§ 1o Os sistemas de escapamento, ou parte destes, poderão ser substituídos por sistemas similares, desde que os novos níveis de ruído não ultrapassem os níveis originalmente obtidos e declarados pelo fabricante do veículo, conforme Resoluções CONAMA no 001, 002, e 008, de 1993, e os estabelecidos na TABELA 1.


Mussinha, do alto da minha ignorância, acho que isto salvou a tua e ainda vale um processo no guardinha... Se eu fosse vc, pediria trabalho voluntário do meliante: lavar tua moto toda semana, hahaha...


Fraldêro, mamadêro, chazêro, nanadêro e quem é irresistível agora é o Dudu!!!

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Mensagempor ricardo7galo » 31 Jan 2007 10:06

veio

aqui em sinop MT um tempo atras os cara tavam apreendendo o pessoal com escape esportivo da roncar, entao um cara que foi multado entrou em contato com a roncar e eles mandaram uma carta com todos os testes de decibeis de seus produtos e afirmando que nao poderiam ser multados os clientes nem por causa do ruido nem por causa da originalidade do veiculo

espero ter ajudado

abraços


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Mensagempor Dagoberto » 31 Jan 2007 10:10

taí uma boa materia para o programa de televisão que será no dia 06.01.2007 no Ibira...
Injustiça da justiça....


LUGAR DE CHORÃO É DO OUTRO LADO...Não faz sentido dividir pessoas em boas ou más, apenas, existem pessoas encantadoras ou monotonas

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Mensagempor Véio Mussa » 31 Jan 2007 10:35

Hoje a tarde vou lá discutir com o pessoal que me multou, a noite comento aqui os resultados...



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Mensagempor Rafael Freitas » 01 Fev 2007 12:42

Véio Mussa escreveu:Hoje a tarde vou lá discutir com o pessoal que me multou, a noite comento aqui os resultados...



eu acho que se vc for la discutir com os PM eles vao reter a sua moto para fazer a averiguação no INMETRO com a aparelhagem correta e ela vai ficar la uma semana detida ou mais :shock:



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Chimbinha
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Mensagempor Chimbinha » 01 Fev 2007 15:34

Ola Veio Mussa colega meu comprou um blek 86 4x1 ela nao passou na vistoria p/transferençia de placa e nome teve q/ colocar 4x2 que eu emprestei.


Roberto Costa ( Chimbinha Sabesp )
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Mensagempor Véio Mussa » 01 Fev 2007 15:44

rafael freitas escreveu:eu acho que se vc for la discutir com os PM eles vao reter a sua moto para fazer a averiguação no INMETRO com a aparelhagem correta e ela vai ficar la uma semana detida ou mais :shock:


Rafael, hoje pela manhã fui lá falar com o pessoal do trânsito, já estou com a documentação comigo e quanto a multa vou recorrer e certamente ganhar.
Fiquei até surpreso com a atenção com que me trataram, acho que após ler a legislação viram que estavam errados, no entanto é difícil admitir.
Mais eis que ao mesmo tempo ocorreu um fato inusitado.
Eu estava falando com o diretor de trânsito, mostrando a ele minha galo com o escapamento original, que me obrigaram a colocar, quando chegou um cara, que trabalha lá, me chamando pelo nome. Na hora não tinha reconhecido mas era um ex-soldado do exército que serviu na Unidade onde sirvo.
O cara elogiou minha moto e comentou que tambem tem uma galo, uma Holly, só que a dele tinha um 4X1, isso na frente do diretor de trânsito, chefe dele.
Deu pra ver a cara de "que m..." quando eu comentei que tinham me multado por estar com um 4X1. Só comentei isso e me despedi agradecendo. O cara deve ter ficado muito sem graça com a situação.
Fatos da vida......
Um abraço

PS: a título de ilustração, antes de ir lá discutir, e pra não ficar com cara de babaca, estive no Inmetro e fiz um teste rápido, pois o completo, que vou fazer pra ter comigo na próxima vez, custa mais de R$ 100,00, sendo que tem que ser feito inclusive um teste de pista, e para minha surpresa, a 8.000 rpm o ruído foi de 82Db, sendo que o permitido é de 99Db.
Editado pela última vez por Véio Mussa em 01 Fev 2007 16:22, em um total de 2 vezes.




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