Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Refrigeração à água é melhor?

Aqui entra os assuntos que não estão enquadrados nas outras sessões.
Avatar do usuário
Carlão
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 292
Registrado em: 25 Abr 2005 20:02
Moto Atual: Fazer 600S 2009
Localização: Osvaldo Cruz (SP)
Contato:

Refrigeração à água é melhor?

Mensagempor Carlão » 20 Out 2007 09:53

Amigos, gostaria da opinião/esclarecimento sobre as vantagens e desvantagens que um motor com refrigeração líquida possa apresentar.
Conversando com um colega que tem além da galo uma hayabusa ele me disse que o motor da hayabusa esquenta pra caramba e numa ocasião a bateria estava fraca e não conseguiu ligar a ventoinha e ferveu.
A refrigeração líquida exige maior cuidado (mangueiras/nível de água/ventoinha)por exemplo gerando mais dor de cabeça e despesa.
Deve haver alguma vantagem que compense tudo isso mas qual?


O mundo é a escola e o tempo o professor.

Avatar do usuário
manzara
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 249
Registrado em: 08 Ago 2006 20:22
Localização: Caxias do Sul, RS
Contato:

Mensagempor manzara » 20 Out 2007 12:45

A refrigeração a agua é mais eficiente, se se considerar dois motores iguais. A água promove uma maior e mais eficiente transferência de calor. No caso da Hayabusa, tem que considerar que é um motor maior e que gera muito mais calor do que a CBX.
Outra vantagem é que o motor refrigarado a água é mais silencioso. A camisa d'água ajuda a abafar os ruídos internos do motor.
A refrigeração a água tambem é mais complicada, exigindo mais cuidados. A poucos dias eu li uma matéria interessante de um engenheiro que prevê a volta com força dos motores refrigerados a ar com ventilação forçada. Ele acha que com os materiais usados hoje em dia se consegue um aumento da transferência de calor a níveis que compensam uma pequena desvantagem em relação a refrigeração líquida.
Abraço,
Lúcio


CB 400II 83
CBX 750Custom 89
CB 360 74
CBSAriel400
Versys 650 ABS 12

Avatar do usuário
Francisco RJ
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1326
Registrado em: 14 Jul 2006 11:25
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagempor Francisco RJ » 20 Out 2007 13:08

Falou tudo, Manzara.

Penso que maior ganho msm para a moto refrigerada à água é o silêncio do seu funcionamento, com consequentes índices de vibração provenientes do motor menores.

Já tive motos refrigerada à água zeradas que, após pegar um bom engarrafamento, "abriram o bico" porque esquentaram demais... dá superaquecimento e a moto só volta a ligar depois que a temperatura abaixa... é um sistema de proteção do motor que entra em ação, em conjunto c/ a famosa "cebolinha" do óleo. Isso dificilmente acontece c/ uma refrigerada à ar / óleo como as galos, que usa +/- o mesmo princípio do motor do fusca... normalmente, o motor só funde se ñ houver óleo, se o óleo estiver muito "gasto" (passado muita coisa do tempo de troca, ficando quase uma graxa) ou se as passagens de óleo pelo motor estiverem obstruídas, muitas vezes por conta de resíduos deixados pela falta de regularidade da troca de óleo no período certo.


CBX 750 F 86 nº de fabricação 550 - Bandida - renascendo das cinzas.

Avatar do usuário
Albuquerque
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1176
Registrado em: 11 Out 2005 14:27
Localização: São Paulo-SP

Mensagempor Albuquerque » 20 Out 2007 18:11

Mais um pouquinho de aprendizado. Este é o fórum dos Mestres.


CBX 750F 1986 - Black... a MORENA
VMAX 1200 1998 - Black (é claro)

Ex-CBX 750 INDY - 1994 (Azul)
Ex-XTZ 600 Ténéré - 1992 (Preta/Roxa)
Ex-XLX 350R - 1987 (Preta/Amarela)
Ex-CB 400 Tucunaré - 1984 (Preta)
Ex-XL 250R - 1982 (Branca/Vermelha)

Avatar do usuário
Vitaum
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1741
Registrado em: 08 Abr 2005 15:49
Localização: Santos - SP
Contato:

Mensagempor Vitaum » 21 Out 2007 00:44

Além de Xerife é matemático e estatístico.

Esses caras desse forum são um barato mesmo.

VLW Grande Xerife Luva de Pano Botinha Ortopé.. Muito boa sua comparação.

[]s


Vitaum
Agora com uma GSX 1300R Hayabusa 2005, mas ainda GALEIRO.....HEHEHEHE....
A última foi uma BLACK 86 - RC179000622
Viva, como se fosse o último dia de sua vida e aprenda tudo, como se fosse viver eternamente.

Avatar do usuário
Edson Lima
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 520
Registrado em: 08 Fev 2007 16:11
Localização: Fortaleza - CE
Contato:

Mensagempor Edson Lima » 21 Out 2007 01:14

Mais um tópico o qual eu continuo apenas vendo, lendo e aprendendo

Saudações


"Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” I Coríntios 1:25

Avatar do usuário
Albuquerque
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1176
Registrado em: 11 Out 2005 14:27
Localização: São Paulo-SP

Mensagempor Albuquerque » 21 Out 2007 03:46

Só de sacanagem.... Leiam e desconsiderem!

O Galeiro refrigerado a ar, somente quando esta curtindo sua Galo, com o vento no rosto e a liberdade pela frente.
O Galeiro refrigerado a água (BREJA), somente quando não esta curtindo a Galo, e sim um bate papo com outros Galeiros.

Acho que fica no empate também, Xerife, heheh.

Moral da história... Quem não entende nada, fica só na piada, hahahalbuquerque.


CBX 750F 1986 - Black... a MORENA
VMAX 1200 1998 - Black (é claro)

Ex-CBX 750 INDY - 1994 (Azul)
Ex-XTZ 600 Ténéré - 1992 (Preta/Roxa)
Ex-XLX 350R - 1987 (Preta/Amarela)
Ex-CB 400 Tucunaré - 1984 (Preta)
Ex-XL 250R - 1982 (Branca/Vermelha)

Avatar do usuário
Carlão
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 292
Registrado em: 25 Abr 2005 20:02
Moto Atual: Fazer 600S 2009
Localização: Osvaldo Cruz (SP)
Contato:

Mensagempor Carlão » 21 Out 2007 04:39

Beleza pessoal, bons esclarecimentos.


O mundo é a escola e o tempo o professor.

Avatar do usuário
Rafael Freitas
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 600
Registrado em: 26 Abr 2006 22:39
Localização: Florianópolis-SC
Contato:

Mensagempor Rafael Freitas » 21 Out 2007 11:37

uma boa comparaçao e a gs 500 e a cb 500 a cb por ter refrigeraçao a agua tem 10 cv a mais que a gs 500.
esse e um dos principais motivos das motos serem refrigaradas a agua e quase imposivel tirar 170 cv de potencia de um motor refrigerado a ar o motor nao aguenta, a agua e um dos melhores decipadores de calor do mundo.

a motor a ar trabalha em uma temperatura media 100 grau ai pra cima e o motor a agua a 100 grau ja estaria fervendo com certeza o desgaste do motor a agua e bem menor.


e mais uma coisa essa e minha opniao eu acho os motores a agua bem mais bonitos que os a ar :wink:


"quando posto à prova, ninguem diga:'Estou sendo provado por Deus.' Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém." Portanto, Deus jamais é o causador da perversidade que vemos no mundo ao nosso redor.

Avatar do usuário
Rafael Freitas
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 600
Registrado em: 26 Abr 2006 22:39
Localização: Florianópolis-SC
Contato:

Mensagempor Rafael Freitas » 21 Out 2007 22:34

Motor a água não ferve a 100 graus, justamente por causa do aditivo. hawk

com aditivo nao ferve a 100 graus mais se nao tiver ferve o aditivo vai ajudar uns 10% nao mais que isso so que pode começar a dar problema na junta do cabeçote se ficar passando dos 100 graus :wink:


"quando posto à prova, ninguem diga:'Estou sendo provado por Deus.' Pois, por coisas más, Deus não pode ser provado, nem prova ele a alguém." Portanto, Deus jamais é o causador da perversidade que vemos no mundo ao nosso redor.

Avatar do usuário
Francisco RJ
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1326
Registrado em: 14 Jul 2006 11:25
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Mensagempor Francisco RJ » 22 Out 2007 13:20

Tonny escreveu:XERIFE !!! Vc disse q o Hawk comparou motores de diferentes marcas (Honda / Suzuki), mas vc tb comparou um motor projetado no início da década de 40 e outro já projetado nos meados da década de 60, aí se vão mais de 20 anos de diferença.
Se hj fossem fazer um no projeto de motor como o do velho fusca(refrigerado a ar) acredito q seria muito mais silencioso e economico, tenha o exemplo do motores a diesel q eram extremamente barulhentos e poluentes, hj são silenciosos como motores a gasolina e tb pouco poluentes.

Vide tb os motores Boxers das motos BMW... silenciosos e pouco poluentes tb.


CBX 750 F 86 nº de fabricação 550 - Bandida - renascendo das cinzas.


Voltar para “Geral”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 187 visitantes