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4x1 estoura a parte de cima do motor?

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Eduardo NC
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Mensagempor Eduardo NC » 23 Jun 2007 22:21

O tanque é da CB 500?


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Véio Mussa
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Mensagempor Véio Mussa » 25 Jun 2007 11:17

Pessoal, lí tudo que foi postado neste tópico e vou dar meu pitaco.
Escapamento direto, sem nenhum abafador, diminui a vida útil do motor sim, e resumindo tudo por um único motivo.
É que a velocidade com que a mistura ar/combustível passa pelo motor e tão grande que ela se torna abrasiva, desgastando aos poucos principalmente as válvulas e os pistões, muito embora seja pouco perceptível.
O principio é o mesmo utilizado nas máquinas que cortam aço utilizando um simples jato de água de alta pressão e velocidade, as moléculas passam tão rápido pelo material que fazem o papel de uma serra.
Portanto o ideal para reduzir um pouco esse desgaste é utilizar em primeiro lugar um sistema de escapamento de boa qualidade e que seja dimensionado.
Dimensionado, falando sem muita teoria, é que o escapamento permita que os gases provocados pela explosão da mistura ar/combustível de cada cilindro, cheguem na saída separadamente e não superpostos.
Na realidade um escapamento perfeitamente dimensionado, além disso deveria fazer com que o som de cada explosão dos cilindros chegasse a saída também separadamente, ou seja tem que haver ressonância. Num motor Pulso-Jato, que é o motor mais simples que existe, se não hover ressonância, o motor simplesmente não funciona.
Para isso três caminhos, ou se utiliza um escapamento em que os canos sejam todos do mesmo tamanho e dimensões (num 4X1 é praticamente impossível), ou se usa as curvas do escapamento com dimensões diferentes ou o mais fácil, se usa um abafador (não necessariamente um silencioso), to tipo garrafa, para compensar em parte o problema, pois dentro da garrafa ocorre uma mistura dos gases e mesmo que não cheguem perfeitamente separados a resistência de saída diminue consideravelmente em relação a um cano reto.
Para saber se o escapamento está relativamente dimensionado, basta ouvir com atenção o som do motor numa subida utilizando uma marcha de menos força (5ª ou 6ª) e deixar o motor apanhar um pouco. Se ao tentar aumentar a velocidade, sem reduzir marchas, você ouvir um dos pistões com som diferente, é porque seu escapamento não está bem dimensionado.
No entanto para construir um escapamento que seja perfeito, e que apresente esse resultado, é muito, mas muito difícil, pois necessitaria ser fabricado individualmente, a exemplo da F-1.
Esse efeito é especialmente notado em motores de altas rotações, pela pequeno espaço entre a saída de gases entre os cilindros.
Teria também que se falar um pouco mais em ressonância, que também influencia muito, mas aí é outro assunto.
Falo isso porque essa engenharia toda é muito utilizada no aeromodelismo, meu outro hobie, onde
simplesmente em função de pequenas alterações no comprimento e dimensões do escapamento se consegue ganhos de até 20% em potência e giro dos motores, que a exemplo de nossas galos são motores que funcionam em altas rotações.
Espero ter colaborado.
Abraço

PS: O meu escapamento é um 4X1 com abafador tipo garrafa e que se dane o desgaste....heheheheh
Editado pela última vez por Véio Mussa em 25 Jun 2007 11:41, em um total de 4 vezes.



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ricardo7galo
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Mensagempor ricardo7galo » 25 Jun 2007 11:25

falou veio mussa
sabe muuuuuuiiiitttttoooooooo


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Mensagempor Vitaum » 27 Jun 2007 11:20

Esse Véio sabe tudo. Só envenenando os motores dos aviõeszinhos. O cara até turbina já fez. É mole????


Vitaum
Agora com uma GSX 1300R Hayabusa 2005, mas ainda GALEIRO.....HEHEHEHE....
A última foi uma BLACK 86 - RC179000622
Viva, como se fosse o último dia de sua vida e aprenda tudo, como se fosse viver eternamente.

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Véio Mussa
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Mensagempor Véio Mussa » 28 Jun 2007 09:25

Eu não queria falar isso, mas é por isso que minha galo anda mais....... hehehehehe



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hudson colombo
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Mensagempor hudson colombo » 29 Jul 2007 07:46

bem... como dizem... vai desgastar um pouco mais as válvulas, os pistóes mas nada que se exploda o motor !!!
eu uso um 4X1 na minha já ha 2 anos e não me arrependo... prefiro ter que trocar as válvulas doque tomar fechadas na cidade....
abrx


HUDSON COLOMBO - GALEIRO PRA SEMPRE !
CBX 750 F ANO 86/87 Nº DE FABRICAÇÃO 0074 !!!
QUANTA ALEGRIA COM ESSA TURMA !!!


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