Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

PROBLEMAS NA BATERIA E BOIA DE COMBUSTIVEL

Aqui entra os assuntos que não estão enquadrados nas outras sessões.
fabioeduardopaiva
Sou novo aqui
Sou novo aqui
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Mar 2013 21:13
Moto Atual: HONDA CBX 750 F

PROBLEMAS NA BATERIA E BOIA DE COMBUSTIVEL

Mensagempor fabioeduardopaiva » 19 Set 2013 17:37

Olha amigos Galeiros,

Fiz um vídeo com problemas que estou tendo com a minha moto, se puderem me ajudar, ficarei grato.

Segue link do vídeo:

http://youtu.be/lvRn1GNFRzw

Se o link não abrir por aqui, por favor, copiar e colar no navegador.

Agradeço desde já.



lokko
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 310
Registrado em: 03 Nov 2010 19:17
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: PROBLEMAS NA BATERIA E BOIA DE COMBUSTIVEL

Mensagempor lokko » 19 Set 2013 19:27

Caro colega, boa noite;
Vi seu vídeo e posso te adiantar que a bateria está boa. As duas marcas que vc citou são excelentes. O seu problema ou é no gerador (peça redonda do lado esquerdo da moto, perto dos carburadores) ou no retificador (que vc mesmo mostrou).
Os estalos são normais quando a bateria está morta. A peça redonda que estala se chama relê de partida.
Isso é coisa simples de resolver. Compre um multimetro em qualquer loja de eletronica. Custa uns 15 reais (pode ser aquele amarelo simples mesmo). Coloque na escala de 20v e conecte na bateria. De a partida e veja o que ele marca. Se marcar cerca de 12 a 12,5v com a moto em 4000 rotações, ta errado. Ela tem que carregar, 13,8 a 14.2 v e também nao pode passar disso.
Se estiver carregando 15 a 16v ou mais, tua bateria esta seca e isso detona tudo.
Se vc morasse aqui por Curitiba, ja tinhamos resolvido isso fácil. Mas se nao entender algo, me pergunte.

Quanto ao mostrador de combustível, se vc aterrou e não subiu o ponteiro, nem com a boia (mesmo paralela) vai ser o ponteiro com certeza. O melhor teste para isso é unir os polos mesmo. Pode ser idiotice do cara que meteu o dedo ou a idade do relogio mesmo.
Nao perca seu tempo em desmontar o tanque e colocar outra boia pois se nao funciona na tua mao, nao funciona dentro do tanque.

Sugestão: Verifique os aterramentos e cabos dela pois pode ter ferrugem ou esteja mal apertado. Se quiser trocar o rele de partida compre o da twister 250 que da certinho. Na minha funciona ha 2 anos.

Parabéns pela moto e nao desista pois isso ai é fácil de resolver e vc tem uma moto linda em mãos. Entenda como aprendizado e siga em frente!.
Ps: Curti a camiseta do Atari. Sou um saudosisda dos anos 80 e 90 e só ando de all star!sshsaussahusashsasausa


Honda Civic 2005 at completooooo - Para trabalhar
Peugeot 207 completo! da esposa!!
cbx 750 1990 indy - um sonho realizado!!!!!!!!!!!

lokko
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 310
Registrado em: 03 Nov 2010 19:17
Localização: Curitiba - PR
Contato:

Re: PROBLEMAS NA BATERIA E BOIA DE COMBUSTIVEL

Mensagempor lokko » 19 Set 2013 20:07

Vou te dar mais algumas dicas:
O teste que eu te ensinei no post acima (o do multimetro) a moto deve carregar 13,5 a 14 volts com o farol baixo da moto LIGADO!
Não faça ponte com outra bateria da forma como vc fez no video. Sobrecarrega a parte eletrica da moto e ferve a bateria. Faça assim:
Conecte o cabo negativo em algum lugar que de aterramento: suporte do motor, descanso lateral. O cabo positivo voce encosta direto no fio que fica preso no motor de arranque. Motor de arranque é a peça cilindrica preta (uiiii) que fica do lado direito da moto e tem um cabo preso com porca em cima. Arraste para o lado a borracha protetora e encoste o positivo ali. Funciona bem e nao judia da parte eletrica da moto.

Se a bateria é nova e se estiver carregando corretamente, pode ser o seu motor de arranque que pode estar com as escovas gastas. Isso tambem é simples de arrumar. Vamos em frente.


Honda Civic 2005 at completooooo - Para trabalhar
Peugeot 207 completo! da esposa!!
cbx 750 1990 indy - um sonho realizado!!!!!!!!!!!

Avatar do usuário
Humberto_750_Cbá
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 891
Registrado em: 05 Abr 2005 10:40
Localização: Cuiabá - MT

Re: PROBLEMAS NA BATERIA E BOIA DE COMBUSTIVEL

Mensagempor Humberto_750_Cbá » 19 Set 2013 22:18

Fábio, assisti seu vídeo. Antes de tudo quero te dar os parabéns pelo ótimo vídeo e pelas explicações claras. Muito objetivo.
Baixou os manuais que te falei ?? Então vamos lá:
Página 19-6 ==> Teste da boia de combustível (cada ponteira do multímetro deve estar em cada contato do conector da boia).
Tanque cheio: de 1 a 5 Ohms
Tanque vazio: de 103 a 117 Ohms

Página 16-4 ==> Teste do sistema de carga. Como sua bateria está descarregada, retire-a da moto e coloque a bateria do seu carro mesmo, com os cabos de chupeta.
Não ligue o carro. Aquele problema que a moto só pega quando o carro ligado se deve aos contatos fracos. Aperte bem os contatos.
Para início, não faça o teste de corrente, faça somente o teste de tensão (voltagem).

Enfim, siga os procedimentos do manual. Ao meu ver o relê de partida está bom (ele que faz os estalos quando se dá a partida - isso é normal com a bateria fraca).
Pelo que vi no vídeo seu problema é, ou o regulador/retificador ou o alternador que não estão carregando a bateria.

Lembre-se que as galos carregam a bateria a partir de 2000RPM.

Priorize o problema de carga. Depois vc cuida da boia de combustível.

Outra coisa. Como o antigo proprietário colocou um pisca-alerta, verifique se toda parte elétrica está OK. Pode ser que alguma coisa (alarme, por exemplo) esteja descarregando a bateria.

Abs.


Humberto Ferracin
CBX750F 86
Cuiabá - MT

fabioeduardopaiva
Sou novo aqui
Sou novo aqui
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Mar 2013 21:13
Moto Atual: HONDA CBX 750 F

Re: PROBLEMAS NA BATERIA E BOIA DE COMBUSTIVEL

Mensagempor fabioeduardopaiva » 20 Set 2013 13:51

Boa tarde Lokko, tudo jóia?
Bom, em relação ao que você me disse, vou sanar algumas dúvidas...
Será mesmo que a minha bateria está boa? O que você quis dizer com "bateria morta"?
Como eu posso saber se é o gerador ou o retificador?
O Relê de partida ao seu ver no vídeo, está ok?
Caso a bateria esteja seca, devo trocá-la novamente?
Em relação ao ponteiro do combustível, caso esteja com problemas e não na boia, conhece algum lugar que faça a manutenção dele?
Eu preciso fazer alguma adaptação para usar o relê de partida da Twister?
hahahaha Atari jogo até hoje man, uso New Balance, All Star e tenho uma Galo. kkkk Quer lembrança melhor do passado? kkkk
Abraços man.
lokko escreveu:Caro colega, boa noite;
Vi seu vídeo e posso te adiantar que a bateria está boa. As duas marcas que vc citou são excelentes. O seu problema ou é no gerador (peça redonda do lado esquerdo da moto, perto dos carburadores) ou no retificador (que vc mesmo mostrou).
Os estalos são normais quando a bateria está morta. A peça redonda que estala se chama relê de partida.
Isso é coisa simples de resolver. Compre um multimetro em qualquer loja de eletronica. Custa uns 15 reais (pode ser aquele amarelo simples mesmo). Coloque na escala de 20v e conecte na bateria. De a partida e veja o que ele marca. Se marcar cerca de 12 a 12,5v com a moto em 4000 rotações, ta errado. Ela tem que carregar, 13,8 a 14.2 v e também nao pode passar disso.
Se estiver carregando 15 a 16v ou mais, tua bateria esta seca e isso detona tudo.
Se vc morasse aqui por Curitiba, ja tinhamos resolvido isso fácil. Mas se nao entender algo, me pergunte.

Quanto ao mostrador de combustível, se vc aterrou e não subiu o ponteiro, nem com a boia (mesmo paralela) vai ser o ponteiro com certeza. O melhor teste para isso é unir os polos mesmo. Pode ser idiotice do cara que meteu o dedo ou a idade do relogio mesmo.
Nao perca seu tempo em desmontar o tanque e colocar outra boia pois se nao funciona na tua mao, nao funciona dentro do tanque.

Sugestão: Verifique os aterramentos e cabos dela pois pode ter ferrugem ou esteja mal apertado. Se quiser trocar o rele de partida compre o da twister 250 que da certinho. Na minha funciona ha 2 anos.

Parabéns pela moto e nao desista pois isso ai é fácil de resolver e vc tem uma moto linda em mãos. Entenda como aprendizado e siga em frente!.
Ps: Curti a camiseta do Atari. Sou um saudosisda dos anos 80 e 90 e só ando de all star!sshsaussahusashsasausa



fabioeduardopaiva
Sou novo aqui
Sou novo aqui
Mensagens: 12
Registrado em: 22 Mar 2013 21:13
Moto Atual: HONDA CBX 750 F

Re: PROBLEMAS NA BATERIA E BOIA DE COMBUSTIVEL

Mensagempor fabioeduardopaiva » 20 Set 2013 13:58

Ter amigos que entendem do metiê é outra coisa. kkkk
Humberto, estou pegando suas dicas e a nosso amigo Lokko, e tentando resolver esse quebra-cabeça.
Lá vão as minhas dúvidas:
Baixei sim os manuais que você me orientou, todos eles, mas não entendo nada de elétrica, uso de multímetro ou afins. kkkk
Entendi a parte do teste da bóia com multímetro, já o teste da bateria eu faço colocando as agulhas do multímetro na própria bateria?
Você acredita que possa ter problemas na fiação da moto, mas isso vem acontecendo recentemente...
Estive olhando os manuais, eles são muito bons e completos, mas acredito eu, achar algum problema no entendimento dele, como tensão e etc.
Abraços amigo.

Humberto D'Imbério Ferrac escreveu:Fábio, assisti seu vídeo. Antes de tudo quero te dar os parabéns pelo ótimo vídeo e pelas explicações claras. Muito objetivo.
Baixou os manuais que te falei ?? Então vamos lá:
Página 19-6 ==> Teste da boia de combustível (cada ponteira do multímetro deve estar em cada contato do conector da boia).
Tanque cheio: de 1 a 5 Ohms
Tanque vazio: de 103 a 117 Ohms

Página 16-4 ==> Teste do sistema de carga. Como sua bateria está descarregada, retire-a da moto e coloque a bateria do seu carro mesmo, com os cabos de chupeta.
Não ligue o carro. Aquele problema que a moto só pega quando o carro ligado se deve aos contatos fracos. Aperte bem os contatos.
Para início, não faça o teste de corrente, faça somente o teste de tensão (voltagem).

Enfim, siga os procedimentos do manual. Ao meu ver o relê de partida está bom (ele que faz os estalos quando se dá a partida - isso é normal com a bateria fraca).
Pelo que vi no vídeo seu problema é, ou o regulador/retificador ou o alternador que não estão carregando a bateria.

Lembre-se que as galos carregam a bateria a partir de 2000RPM.

Priorize o problema de carga. Depois vc cuida da boia de combustível.

Outra coisa. Como o antigo proprietário colocou um pisca-alerta, verifique se toda parte elétrica está OK. Pode ser que alguma coisa (alarme, por exemplo) esteja descarregando a bateria.

Abs.



Avatar do usuário
Humberto_750_Cbá
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 891
Registrado em: 05 Abr 2005 10:40
Localização: Cuiabá - MT

Re: PROBLEMAS NA BATERIA E BOIA DE COMBUSTIVEL

Mensagempor Humberto_750_Cbá » 20 Set 2013 16:25

fabioeduardopaiva escreveu:Baixei sim os manuais que você me orientou, todos eles, mas não entendo nada de elétrica, uso de multímetro ou afins. kkkk
Entendi a parte do teste da bóia com multímetro, já o teste da bateria eu faço colocando as agulhas do multímetro na própria bateria?
Você acredita que possa ter problemas na fiação da moto, mas isso vem acontecendo recentemente...


Se você não entende nada de elétrica e nem mesmo do funcionamento do multímetro, aí fica difícil.... kkkkkk. Mas a gente dá um jeito.
Tire uma foto do seu multímetro (enquadre legal, de forma que dê para ler tudo que está escrito nele) e poste aqui, assim vou poder te ajudar melhor.
Respondendo suas perguntas: SIM, coloque a ponteira vermelha (+) no polo positivo da bateria e a ponteira preta (-) no polo negativo. Coloque o multímetro na escala de 20Vcc ou 20Vdc (Vcc => Tensão de corrente contínua; Vdc => Tensão direct current. Os dois são a mesma coisa). Dê partida na moto, espere ela aquecer e faça as medidas de acordo com o manual, na página que indiquei acima. Não esqueça de manter uma aceleração constante acima de 2000RPM.
Sim, como a fiação da sua moto foi mexida, pode ter dado algum curto que esteja descarregando a bateria. Sua moto tem algum tipo de sistema de segurança ??

Eu mandei uma MP para você. Você leu ??

Abs.


Humberto Ferracin

CBX750F 86

Cuiabá - MT

Avatar do usuário
newton
To pegando as manhas
To pegando as manhas
Mensagens: 33
Registrado em: 27 Mar 2013 17:47
Moto Atual: CBX750F
Localização: Planura - Minas Gerais
Contato:

Re: PROBLEMAS NA BATERIA E BOIA DE COMBUSTIVEL

Mensagempor newton » 21 Set 2013 15:01

Boa tarde, colega este Regulador Retificador que vc mostrou em sua moto é muito parecido com um que comprei para um cliente no Mercado Livre, e durou apenas 4 meses, nem precisa ver as escovas do motor de arranque esta perfeito, o rele de partida esta também perfeito, tenho 99% de certeza que basta vc trocar o retificador para acabar este problema, e faça como os amigos falaram, e só medir nos polos da bateria que vc vai ver se abateria esta carregando ou não, se ela não estivesse com este Retificador eu até poderia pensar no alternador, mais este regulador paralelo não presta mesmo, é melhor vc comprar um recondicionado ou um usado bom, ou o da CB400/450, que a pesar do desenho externo diferente funciona perfeitamente na CBX750F, já coloquei e nunca mais deu defeito em motos de clientes, o marcador de combustível não precisa mexer na boia, pois o problema esta na instalação ou mesmo no próprio marcador, a sua bateria Yuasa acredito que nem estava com defeito, bastava dar uma carga bem lenta ela ficaria ok, pois duram tranquilamente mais de 2 anos, a Moura também e muito boa, só preste atenção quando for carregar ser em carga lenta, de preferência de no mínimo 12 horas, um abraço.




Voltar para “Geral”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 179 visitantes