Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Dicas sobre MOTOS e VIAGENS.

Dicas de pilotagem segura, assim como dicas sobre seguros, cadeados, travas e truques contra o amigo do alheio além de informações sobre as leis.
Avatar do usuário
Robson Marcelo
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 43
Registrado em: 14 Dez 2009 01:43
Localização: Jundiaí-SP
Contato:

Dicas sobre MOTOS e VIAGENS.

Mensagempor Robson Marcelo » 19 Abr 2011 02:24

Viagens estão totalmente ligadas às motos. Basta conseguir umas férias, aparecer um feriado prolongado ou mesmo um simples final de semana para que os motociclistas sintam aquela vontade de encarar a estrada. E foi pensando nisso que trouxe algumas dicas importantes para que sua viagem não traga mais problemas do que satisfações pelo mundo a fora.

1- Sempre equipado
A primeira coisa que os motociclistas devem se preocupar é com os equipamentos. Capacete, é claro, uma boa jaqueta, calça, bota e luvas. Não adianta ter uma motocicleta e não conseguir comprar bons equipamentos.

Por isso, economize o suficiente para ter condições de gastar entre 10% e 15% do valor de sua moto com acessórios de segurança que podem salvar a sua vida. O principal item de segurança e o único obrigatório pela legislação brasileira, o capacete, deve estar em boas condições de uso, dentro do prazo de validade, com o selo de aprovação do Inmetro, adesivos refletivos, a viseira limpa e sem riscos. Os demais acessórios de segurança devem ser do tamanho correto, ou seja, confortável, e não podem tirar sua sensibilidade, por tanto, cuidado ao escolher.

2- Motocicleta revisada
Já que a idéia é viajar de moto, nada mais justo que sua fiel companheira de viagem esteja revisada. Afinal, ficar parado por uma pane mecânica na estrada não é uma situação muito agradável. Itens básicos, como estado e pressão dos pneus, nível de óleo, estado das velas e funcionamento da buzina, lâmpadas e cabos de acionamento são fáceis de conferir e de corrigir caso haja falhas. O melhor a fazer é levá-la a oficina de confiança.

3- Baús e bauletos
A bagagem é sempre uma incógnita. Bauletos e alforges são ótimas opções para acomodá-la. No caso de bauletos ou alforges laterais o alerta é que a carga seja distribuída em igualdade de peso. Caso contrário irá afetar no equilíbrio da moto e, consequentemente, na pilotagem. Amarrar a bagagem na moto com cordas elásticas (popular aranha) também é uma solução e mochila nas costas pode ser uma saída, desde que não esteja carregada com muito peso, para não cansar o piloto. Respeitar os limites de carga da motocicleta é de bom grado e a roupa de chuva deve ficar em local de fácil acesso.

4- Roteiro planejado
O roteiro da sua viagem deve ser previamente planejado. Sei que existem muitas pessoas que preferem sair sem rumo, simplesmente viajando. Entretanto a possibilidade de algo sair errado é maior. Por isso, traçar o roteiro antecipadamente é muito bom para quem não quer passar por apuros. Pesquisando pela internet é possível acessar mapas de diversas localidades, relato de quem já viajou para determinada cidade com as dicas sobre o percurso, distâncias entre cidades e informações das estradas. O mais indicado é começar a viagem pela manhã, onde a capacidade de concentração é melhor e o corpo está descansado. Caso seja necessário realizar a viagem no período noturno, não viaje sozinho. Viaje em grupos de motociclistas ou com a companhia de um amigo com carro.

5- Cumprindo a lei
Não menos importante que a revisão na motocicleta, a documentação e a habilitação devem estar em ordem, já que a fiscalização nas estradas é constante. Irregularidades como documento atrasado e habilitação vencida geram multas, além de transtorno para o motociclista. Na pista, a regra é ver e ser visto. Ande sempre com o farol aceso, evite andar no “ponto cego” dos veículos e em pisos com pouca aderência. Quando começar a chover, não corra. A sujeira do asfalto em conjunto com a água da chuva deixa a pista muito escorregadia; a chuva ainda não “lavou” suficientemente a estrada, portanto muita atenção e reduza a velocidade.

6- Mais simples, mas não menos importante
Depois de seguir as cinco dicas citadas acima, sobram alguns detalhes que lhe ajudam durante a viagem. Você não ficará o tempo todo sobre a moto, então tenha sempre uma roupa confortável a mão. Assim, quando você parar para curtir um momento que a estrada esteja lhe proporcionando, não passará apuros.

7- Eletrônicos
Toda viagem merece ser registrada. Para tanto, máquinas fotográficas e de vídeo devem ser bem guardadas. Use um case especial para carregá-las e não deixe de levar todas as recordações da sua viagem.

8- Se ligue nos pedágios
Hoje em dia, motos também pagam pedágios, não todos, mas alguns. Então, fique atento nas estradas por onde você irá passar e deixe notas e moedas sempre a mão. É irritante ter que tirar todo o equipamento e ainda procurar as moedas pela moto, por isso se ligue!

9- Onde ficar
Já foi citado que muitos motociclistas preferem sair sem um planejamento para viajar. Sem problema, cada um faz o que quer. Todavia, é sempre bom agendar um lugar de confiança para passar a noite. Procure na internet, fale com amigos, mas não deixe de escolher um bom lugar pra dormir, porque ficar procurando hotel cansado na calada da noite ninguém merece.

10- Volte com calma
Quem viaja de moto sabe como funciona. A ida é maravilhosa, mas a volta preocupa. A diversão já aconteceu, os dias de descanso estão acabando e a vontade de voltar a rotina não é das maiores. Antes de retornar descanse bastante, não beba álcool na sua última noite de ‘férias’ e volte com tranquilidade, para que tudo que foi feito durante a viagem valha a pena.

Essas são algumas dicas, se quiser complementar, agradeço. Sempre bom trocar ideias e experiências.


ROBSON MARCELO
Para ver meus vídeos e dar boas risadas acesse:

http://www.youtube.com/watch?v=n6dvTJoMbDQ

Ex-galeiro. Já tive 2 CB 400 II, uma CB 450 E, duas CBR 450 SR (91 e 92), duas CBX 750 (89 e 90), uma CBR 900 RR e agora de CBR 1000

Avatar do usuário
Alex Red
Administrador
Administrador
Mensagens: 7017
Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: Dicas sobre MOTOS e VIAGENS.

Mensagempor Alex Red » 19 Abr 2011 08:32

ótimas dicas ...................... :wink:

tópico transferido para o local mais adequado


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

Avatar do usuário
Robson Marcelo
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 43
Registrado em: 14 Dez 2009 01:43
Localização: Jundiaí-SP
Contato:

Re: Dicas sobre MOTOS e VIAGENS.

Mensagempor Robson Marcelo » 19 Abr 2011 15:18

Alex

Sem problemas...vc q manda. Importante a galera ler e seguir, claro!!
Abçs.


ROBSON MARCELO
Para ver meus vídeos e dar boas risadas acesse:

http://www.youtube.com/watch?v=n6dvTJoMbDQ

Ex-galeiro. Já tive 2 CB 400 II, uma CB 450 E, duas CBR 450 SR (91 e 92), duas CBX 750 (89 e 90), uma CBR 900 RR e agora de CBR 1000

Avatar do usuário
Marsal
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master
Mensagens: 2913
Registrado em: 05 Mai 2009 11:14
Moto Atual: CBX 750F 86 Black TL
Localização: Maringá - PR
Contato:

Re: Dicas sobre MOTOS e VIAGENS.

Mensagempor Marsal » 30 Abr 2011 00:58

Grande Robson

É sempre bom estar lendo sobre dicas para viagem e segurança do piloto, mesmo a gente tendo noção de tudo isso nunca é demais ler mais sobre o assunto, parabéns pela iniciativa.

Abraços


Marsal
Ride free, die well

Membro nº 300 ahu ahu

Avatar do usuário
Death Star
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 501
Registrado em: 10 Nov 2007 14:36
Localização: Campo Grande/MS
Contato:

Re: Dicas sobre MOTOS e VIAGENS.

Mensagempor Death Star » 05 Mai 2011 15:00

Saudações galeiras!
Valeu pelo post camarada, prevenção nunca é demais...

Wendel


Galo roncando bonito no Pantanal!

Avatar do usuário
Robson Marcelo
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 43
Registrado em: 14 Dez 2009 01:43
Localização: Jundiaí-SP
Contato:

Re: Dicas sobre MOTOS e VIAGENS.

Mensagempor Robson Marcelo » 26 Mai 2011 02:07

Marsal escreveu:Grande Robson

É sempre bom estar lendo sobre dicas para viagem e segurança do piloto, mesmo a gente tendo noção de tudo isso nunca é demais ler mais sobre o assunto, parabéns pela iniciativa.

Abraços



Valeu Marsal

Vivendo e aprendendo.
Se a gente pode passar pros outros o aprendizado é melhor!!

Obrigado!


ROBSON MARCELO
Para ver meus vídeos e dar boas risadas acesse:

http://www.youtube.com/watch?v=n6dvTJoMbDQ

Ex-galeiro. Já tive 2 CB 400 II, uma CB 450 E, duas CBR 450 SR (91 e 92), duas CBX 750 (89 e 90), uma CBR 900 RR e agora de CBR 1000

Avatar do usuário
Robson Marcelo
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 43
Registrado em: 14 Dez 2009 01:43
Localização: Jundiaí-SP
Contato:

Re: Dicas sobre MOTOS e VIAGENS.

Mensagempor Robson Marcelo » 26 Mai 2011 02:08

Death Star escreveu:Saudações galeiras!
Valeu pelo post camarada, prevenção nunca é demais...

Wendel



Wendel

É isso aí...


ROBSON MARCELO
Para ver meus vídeos e dar boas risadas acesse:

http://www.youtube.com/watch?v=n6dvTJoMbDQ

Ex-galeiro. Já tive 2 CB 400 II, uma CB 450 E, duas CBR 450 SR (91 e 92), duas CBX 750 (89 e 90), uma CBR 900 RR e agora de CBR 1000


Voltar para “Segurança e Legislação”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 169 visitantes