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ESTRADA É BOM CIENTE DE ALGUMAS DICAS:

Dicas de pilotagem segura, assim como dicas sobre seguros, cadeados, travas e truques contra o amigo do alheio além de informações sobre as leis.
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Getulio
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Registrado em: 04 Jul 2008 20:34
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ESTRADA É BOM CIENTE DE ALGUMAS DICAS:

Mensagempor Getulio » 28 Fev 2011 15:03

Aos amigos galeiros:


Estou reproduzindo do tópico retirado do SOL (Suzuki OnLine)

vão as dicas dos usuários:

-----


MAKER:
Depois de algumas agruras que tenho passado desde que comprei a moto,
percebi que poderiam ter sido evitadas mediante dicas diretas.

Sendo assim, resolvi criar esse tópico para evitar que outras pessoas
passem pelo que passei.

Aos que tiverem mais dicas diretas e queiram compartilhar, acho que ninguém
irá achar ruim.

- Moto grande não é brinquedo, não acelere até se habituar com o
equipamento;

- Pneus novos VEM COM CERA, C U I D A D O triplicado nos primeiros 150km;

- Nunca freie o dianteiro com os 4 dedos dentro da cidade pois o risco de
"alicatar" é grande e o chão é duro;

- Instale o Slider ANTES de sair da CC ou logo depois;

- Não deixe a moto no descanso sem estar engatada;

- Caiu? Vá para casa, descanse 2 dias e só depois saia em busca de bons
profissionais. No desespero, se for para a CC vai gastar o triplo;
--------------------------------------------------
YUJI:
Sair sempre equipado, mesmo que seja para dar uma volta no quarteirão.

Eu levei "aquele" tombo a menos de 1km de casa.
--------------------------------------------------
TRACI:
- Se quiser usar cadeados ou qualquer outro tipo de trava no disco de
freio, saiba que um dia você vai esquecer e aí já era...

- Reforçando a dica do Maker, quando tirei minha primeira moto zero deixei
ela desengatada na calçada da concessionária que era levemente inclinada,
adivinha, quase chorei...Nunca façam isso...
--------------------------------------------------
RTSANTANNA:
Ao colocar o cadeado no disco de freio, coloque a porra da CORDINHA LARANJA
que o vendedor te avisou pra colocar, mesmo sendo feia, evita esquecer o
cadeado no disco - lição aprendida.
--------------------------------------------------
Hans Blackbullet:
Cursos. Leitura. Ouvir e experimentar.
Cautela. Responsabilidade.
E principalmente: respeito, mas ao que ou a quem?
- à seus limites, em primeiro lugar. Aos que ja tem experiência, porque já
sabem o que e como fazer, e respeitam so próprios limites. Às leis da
física, e se não as conhecer, corra para os cadernos da oitava série, tá tudo lá...
(vetores, cinética...). à motocicleta, que também tem limites, de acordo
com o medelo e equipamentos/regulagens... Ao chão, inimigo duro e inflexível...e
à vida - este último, se faz escutando uma mulher, que pode ser sua avó, sua
mãe, ou sua esposa/noiva/namorada, desde que tenha a certeza de que gostem de
voce.

Lembrem-se que a intuição é fundamental e de relevente importancia... e a
intuição feminina é dez vezes mais forte...
Por último, se não chover... boas curvas...
--------------------------------------------------
x_xYZFR1:
1 - Lubrificação da corrente é como sangue na veia, indispensável,
verifique tbm nivel de agua e oleo do motor toda vez q for sair, principalmente se
troca oleo com mais de 2.000 km.
2 - Não estacione próximo de carros, pq é ferro na certa, principalmente se
for atraz.
3 - Se ver um carro numa situação que possa te derrubar ja mais pense que
ele esta vendo vc e vai desviar, 99% das vezes ele não ta vendo e 1% tava vendo
mais acha que da tempo. Diminua o quanto antes e pare se for o caso.
--------------------------------------------------


50 MELHORES MANEIRAS DE SALVAR SUA VIDA

(Da revista americana Motorcyclist)

"Nós somos o que fazemos todo dia. Excelência, perfeição, então, são mais do
que uma simples ação, são hábitos." Aristóteles - Grécia Antiga.

A melhor moto do mundo é sucata - ou vai ser logo,logo - a menos que você
saiba como usá-la. O mais potente equipamento de alta performance que existe
está bem entre as suas duas orelhas.

Para ajudar a programá-lo com as informações certas, juntamos 50 potenciais
dicas de sabedoria de experiência das ruas. Algumas você vai conhecer,
outras, não. Todas valem a lembrança, valem memorizar bem.

Quando se fala de andar de moto pelas ruas, as dicas da MSF (Fundação
norte-americana para a Segurança dos Motociclistas ) tem a melhor idéia:
Quanto mais você sabe, melhor para você.

1. Pense que ninguém te vê
Porque para a maioria dos motoristas, você é invisível, mesmo! Nunca faça um
movimento imaginando que o outro motorista está vendo você, mesmo que você
tenha acabado de ver seus olhos. Motos muitas vezes não fazem parte das
cabeças de quatro rodas.

2. Seja paciente
As conseqüências de encarar um erro ou uma disputa no transito começa mal e
sempre acaba PIOR. Finja que foi a sua mãe que fez aquela barbeiragem e
perdoe a falha.

3. Ponha roupas para encarar um acidente, não uma piscina ou uma festinha de
verão Com certeza, a padaria do bairro é uma viagem de 5 minutos, mas ninguém está
planejando comer ASFALTO, está? As roupas modernas de tecidos ventilados
significam que 40 graus à sombra não são desculpa para camisetinhas e
shortinhos de surfista (aliás, você pega onda?)

4. Espere o melhor, mas esteja preparado para o pior
Esteja pronto para a fechada, para uma surpresa que nunca deve ser
inesperada. Não existe "apareceu de repente", "veio do nada" ou "eu achei
que ele ia.".

5. Deixe seu ego em casa
As únicas pessoas realmente interessadas em saber se você estava mais rápido
que o outro na avenida são o policial e o Detran.

6. Preste atenção no que está fazendo
É verdade, tem uma gatíssima de shortinho curtinho do outro lado da rua.
Enquanto isso, tem um ônibus na sua frente parando de repente para um
tiozinho que fez sinal em cima da hora fora do ponto. Se ligue!

7. Espelhos mostram só uma parte do ambiente
Nunca mude de direção ou de faixa sem olhar para trás para confirmar que
você realmente pode virar ou mudar de faixa.

8. Seja paciente
Espere mais um ou dois segundos antes de entrar na pista, começar a andar ou
sair para ultrapassar. Você é pego pelo que NÃO VIU! Aquela olhadinha a mais
vai salvar sua pele.

9. Preste atenção na diferença de velocidade
Passar por carros ao dobro de sua velocidade ou mudar de pista para passar
por um monte de carros parados é somente um jeito mais rápido de conhecer
São Pedro (sé que algum dia você vai conhecê-lo!).

10. Cuidado com a calçada
Um monte de surpresas acaba chegando das calçadas: Sacos com objetos dentro,
pregos, antenas de TV, tijolos, escadas, sofás velhos, escolha o que quiser!
Procure problemas nos cantos e não ande junto à calçada, você está no
tráfego.

11. Carros entrando à esquerda ainda são os maiores assassinos de
motociclistas
Não ache que o motorista vai esperar passarem todos os motociclistas antes
de se enfiar à esquerda, não. Eles também estão tentando ser rápidos!

12. Cuidado com carros passando no vermelho
Os primeiros segundos após o sinal mudar são os mais perigosos. Olhe SEMPRE
para os dois lados antes de cruzar o semáforo.

13. Olhe os espelhos
Olhe os espelhos sempre que mudar de faixa, diminuir a velocidade ou parar.
Esteja pronto para se mover se o outro veiculo for ocupar o espaço onde você
está.

14. Deixe espaço na frente
No Brasil se anda sempre MUITO colado. A regra geral que se usa pelo mundo é
de 3 segundos de distância do veículo da frente. Melhor ainda se você
observar tudo que aparecer na sua frente para os próximos 12 segundos (no
horizonte). Todos os seus problemas estão aí dentro desses espaços.

15. Cuidado com os carros equipados
Eles são rápidos e seus motoristas agressivos. Não imagine que você passou
por ele e que está tudo resolvido, ele está logo aí atrás. Você pode acabar
como um novo modelo de grade frontal do carrão dele.

16. Entrar em curvas em alta velocidade machuca
É a maior causa de acidentes com motociclistas sozinhos em estradas sinuosas
e pistas de corrida. "Entre devagar, saia rápido" é há muitos anos a regra
dos campeões das pistas.

17. Não acredite na polícia florestal
Se na área onde você está podem aparecer animais, não vá pensar que a
polícia rodoviária ou florestal vai conseguir tirar cada um deles da sua
frente. Vá devagar, olhe para as margens da Estrada e fique vivo.

18. Já está muito tarde para você começar a usar os dois freios
O dianteiro faz a maior parte da parada, mas um pouco de traseiro na entrada
das curvas pode acalmar uma moto nervosa.

19. Mantenha SEMPRE o freio dianteiro coberto
Economize um segundo no tempo de reação a 85 km/h e você pode parar 30
metros antes (é talvez até conseguir escapar do impacto). Será que vale a
pena? Pense!

20. Olhe para sua trajetória
Use o milagre da fixação de objetivo em seu próprio benefício. As pesquisas
mostram que a moto vai para onde você olha, então olhe para a solução no
lugar de olhar para o problema.

21. Mantenha seus olhos em movimento
O tráfego está sempre mudando,portanto continue sempre procurando por
problemas. Não trave seus olhos em um só ponto por muito tempo a menos que
você esteja realmente em problemas sérios.

22. Pense antes de agir
Avalie com cuidado a situação quando pensar em ultrapassar rapidinho aquele
táxi está a 15 km/h numa área com limite de 60 km/h ou você pode acabar com
sua cabeça dentro do carro que virou à esquerda "do nada".

23. Não olhe para o chão - levante sua cabeça
É sempre tarde para fazer qualquer coisa quando o problema está a 10 metros.
Olhe lá longe e mude a direção.

24. Preste atenção em seu caminho
A maioria dos acidentes acontecem durante os primeiros 15 minutos de seu
trajeto, abaixo de 60 km/h, em um cruzamento ou via secundária. É,
exatamente, por onde você passa toda hora.

25. Pare totalmente em cada placa "PARE"
Isso, ponha seu pé no chão. Olhe de novo. Qualquer outra maneira de fazer
isso força uma decisão imediata sob pressão sem tempo para identificar uma
situação de risco.

26. Nunca entre às cegas num corredor de trânsito parado
Os carros devem estar parados por alguma boa razão, e você pode não vê-la
até que seja tarde demais para fazer alguma coisa. Não ande a mais de 30
km/h acima da velocidade dos outros veículos. Se estiver a 40 km/h, você vai
ver que cair no meio do transito não é assim tão confortável.

27. Não abrace um urso!
Se você pesa 50 kilos, por favor não tente encarar uma estradeira-monstro de
400 kilos! Se você tem só um metro e meio de altura, tem certeza que precisa
uma altíssima bigtrail? Pega leve!

28. Procure pelas portas de carros que se abrem no tráfego
E acertar um carro que desvia de uma porta aberta é exatamente tão dolorido
quanto o primeiro caso.

29. Não entre numa rotina de cruzamentos iguais
Procure uma placa "PARE" depois de uma longa série de esquinas em
preferência para você. Se você está imaginando que o trafego vai parar pra
você, vai acabar encarando uma surpresa no mínimo bem dolorida.

30. Tenha espaço para se movimentar quando trafegar em grupo
Pilotar dentro de um amontoado grupo de motos é um bom meio de acabar no
meio do mato fora da estrada. Qualquer grupo de motos que valha a pena
acompanhar terá um ponto de encontro marcado à frente para reencontrar os
"desgarrados".

31. Dê tempo para seus olhos se acostumarem
Vá devagar e com farol baixo até que seus olhos se acostumem com a escuridão
ao sair de lugares muito iluminados. Fechar um dos olhos até chegar ao local
escuro também ajuda, senão você estará dirigindo às cegas por uns 2
quilômetros!

32. Domine a meia-volta
Pratique este retorno apertado até ficar bom. Ponha suas nádegas na beirada
do banco no lado contrário à curva e deite a moto para dentro da curva,
usando seu corpo como contrapeso enquanto gira em cima da roda traseira.

33. Quem colocou uma placa "PARE" no meio dessa subida?
Não entre em pânico. Use o freio traseiro para manter a moto no lugar
enquanto usa o acelerador e embreagem para sair sem problemas.

34. Se parece escorregadio, então é mesmo!
Um trecho de chão suspeito pode ser só mais uma mancha. Manteiga? Cascalho?
Óleo? Pode não ser nada, mas é melhor diminuir ANTES de pisar num sabãozão
ou em nada.
Aqui vale um comentário importante: há poucos dias um colega motociclista
sofreu uma queda por causa de uma faixa pintada de preto na Rodovia Fernão
Dias (São Paulo-Belo Horizonte). O fato é que a irresponsabilidade do
pessoal que decidiu pintar as faixas no lugar de QUEIMÁ-LAS COM FOGO levou a
um grave acidente, que dessa vez por MUITA SORTE não tirou a vida do
motociclista. A aderência sobre TODAS AS FAIXAS é reduzida e por isso um
mínimo delas deve existir sobre a pista e as mesmas não podem estar
DISFARÇADAS à visão do condutor de qualquer veículo. Fica o alerta: NUNCA
TRAFEGUE sobre as faixas: Uma faixa branca da melhor qualidade tem em sua
composição milhares de microesferas de vidro altamente escorregadias
polvilhadas depois de aplicada a faixa em altíssima temperatura, tornando-a
a maior inimiga do motociclista (depois do administrador de vias de tráfego
irresponsável, é claro).

35. BUM! Estouro de pneu! E agora?
Sem movimentos bruscos. A moto não estará feliz, então se prepare para usar
um pouco de músculos para manter a trajetória. Alivie o acelerador e use
freio bem leve com a roda boa e vá procurando a melhor direção para sair da
pista. Agora, pode voltar a respirar.

36. Pingos na viseira?
Começou a chover. O asfalto umedecido é muito mais escorregadio que depois
de uma chuva tropical e você nunca sabe o quanto está liso. Use máxima
concentração, cuidado e suavidade nos controles.

37. Emocionado?
Já dizia o velho ditado: "Quando a cabeça não pensa, o corpo é quem paga".
As emoções são tão fortes quanto qualquer droga, então observe a você mesmo
quando for sair. Se você está nervoso, triste, exausto ou ansioso, sente e
conte até 10 mil.

38. Vista uma roupa
Ponha roupas que sirvam bem em você e ao tempo. Se você está muito frio ou
muito quente ou brigando com uma jaqueta onde cabem dois de você, você já
está em problemas.

39. Deixe seu iPod em casa
Você não vai ouvir o caminhão de cimento a tempo se estiver ouvindo a banda
"Calypso", a única coisa que vai ficar atraente são seus fones de ouvido
para o pessoal da SALA DE CIRURGIA.

40. Aprenda a fazer desvios de emergência
Esteja pronto para fazer dois desvios de emergência em seguida. Desvie de um
obstáculo pela esquerda e logo em seguida de volta à sua trajetória
original. A moto vai seguir seus olhos, portanto olhe para o caminho e não
para os obstáculos. Pratique isso até que seja um reflexo normal, sem
pensar.

41. Seja suave em baixa velocidade
De nada adianta sua enorme agilidade se você estiver devagar. Tire as forças
dos movimentos com um trabalho leve nos freios traseiros. Isso minimiza
muito indesejáveis transferências de peso e facilita alinhar e posicionar a
moto exatamente onde e como desejamos.

42. Piscar luz de freio é uma boa
As setas e luzes de freio dos outros veículos te chamam a atenção, não é
verdade? Pisadinhas leves no pedal ou toques rápidos na manete do freio
dianteiro antes de realmente frear sua moto vão alertar o trafego atrás.

43. Cruzamentos são perigosos, então garanta suas chances
Ponha outro veiculo imaginário entre sua moto e o veiculo à frente para
evitar que o veículo cruzando acerte você bem de lado. Diminua, assim, para
metade a chance de acidentes.

44. Ajuste sua visão periférica
Olhe para um ponto bem à sua frente. Agora procure ver as coisas ao lado
movendo só sua atenção, sem virar os olhos. Quanto mais você conseguir ver
sem virar os olhos ou a cabeça, mais cedo vai reagir aos problemas.

45. Sozinho num semáforo que não muda nunca?
Se for um semáforo inteligente (tem um numero perto das luzes) você pode
mudá-lo! Procure um fio sensor de presença antes da faixa de pedestre (um
quadrado riscado em preto no chão) e posicione o motor da moto em cima dele.
Se o semáforo não mudar, baixe o descanso lateral bem sobre o fio, que as
suas chances de mudá-lo para verde vão melhorar. Se não der, relaxe e
espere, você já tentou tudo!

46. Tudo é mais difícil de ver à noite
Ajuste e limpe seus faróis e viseiras transparentes e tenha uma visão melhor
do que uma simples idéia do que está ali na frente.

47. Não trafegue perto ou ao lado dos caminhões
Se um daqueles 18 pneus monstruosos estourar - o que acontece com BASTANTE
FREQÜÊNCIA - ele vai se transformar em vários projéteis de borracha e aço
violentíssimos. A não ser que você goste de brigar com uma chuva de
destroços, fique longe ou passe logo. Os pedaços de mola da suspensão dos
caminhões matam pessoas dentro dos carros, imagine o que poderá fazer com
você!

48. Tire o pânico das paradas de emergência
Desenvolva uma intimidade muito grande com seu freio dianteiro. Procure um
lugar deserto e seguro em asfalto liso e limpo. Faça centenas de frenagens
começando bem suavemente e freando cada vez mais forte até descobrir aquela
força na mão ideal entre a frenagem máxima e a roda travada (frenagem
máxima=pneus CANTAM mas a roda NÃO PÁRA). Repita isso com cuidado MUITAS
vezes até ficar muito bom. Pronto.

49. Tenha pneus adequados
Nada do que você leu até aqui vai servir a não ser que você tenha os pneus
adequados. Não os subestime. Tenha certeza que eles estão bem calibrados
todo tempo. Procure cortes, pregos e outras porcarias que tenham se prendido
a eles. Procure sinais de ressecamento e desgaste. Troque logo que puder, os
pneus são a essência da dirigibilidade.

50. Respire fundo e pegue leve.
Conte até 10. Desculpe e peça desculpas, dê passagem e vá devagar,
apreciando o passeio. Deixar de andar a 130 km/h é muito melhor que arruinar
sua vida numa cadeira de rodas, ou ainda morrer.

Observando as dicas acima, curtam a estrada e sintam bons ventos................

sds,

Getúlio


As clássicas sobreviveram ao tempo e aos avanços do mundo moderno: obras de arte são assim!

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Re: ESTRADA É BOM CIENTE DE ALGUMAS DICAS:

Mensagempor Alex Hollywood » 06 Mar 2011 01:19

Muito bom, parabens..


Alex Menegasso
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Re: ESTRADA É BOM CIENTE DE ALGUMAS DICAS:

Mensagempor Death Star » 18 Abr 2011 14:25

Valeu pelo tópico!
Wendel


Galo roncando bonito no Pantanal!


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