Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Contra-esterço

Dicas de pilotagem segura, assim como dicas sobre seguros, cadeados, travas e truques contra o amigo do alheio além de informações sobre as leis.

Você pratica o "contra-esterço"?

Sim, pratico.
41
55%
Conheço, mas não pratico.
13
17%
Desconheço a técnica.
21
28%
 
Total de votos: 75

Avatar do usuário
rogeriosm
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 788
Registrado em: 25 Abr 2005 16:46
Localização: SJRio Preto - SP
Contato:

Mensagempor rogeriosm » 16 Out 2006 11:32

No sabado conversei sobre isso com o Arnaldão e o Estradeiroem Taubaté, animado pelo que me falaram, tentei a manobra na viagem de volta, a Carvalho Pinto e a Dom Pedro tem curvas perfeitas.....bom acho que fiz direito, pois a moto entrava nas curvas de um jeito que eu nunca fiz antes, simplesmente inacreditavel pelo meu ponto de vista....
Arnaldo/ Estradeiro, obrigado pela dica, eu acho que minha pilotagem melhorou muito depois dessa nossa conversa....


Rogério - CBR1100XX 1999
EX CBX 750 90 - Neon (Carolina II)
EX CBX 750 89 - Grená (Carolina I)
EX CB 450 Custon 86
EX RD 350 89
Registro - 750 F 0008

Avatar do usuário
Estradeiro
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 804
Registrado em: 10 Dez 2005 09:15
Localização: Araras - SP

Mensagempor Estradeiro » 16 Out 2006 12:36

rogeriosm escreveu:No sabado conversei sobre isso com o Arnaldão e o Estradeiroem Taubaté, animado pelo que me falaram, tentei a manobra na viagem de volta, a Carvalho Pinto e a Dom Pedro tem curvas perfeitas.....bom acho que fiz direito, pois a moto entrava nas curvas de um jeito que eu nunca fiz antes, simplesmente inacreditavel pelo meu ponto de vista....
Arnaldo/ Estradeiro, obrigado pela dica, eu acho que minha pilotagem melhorou muito depois dessa nossa conversa....


Rogério essa é a técnica, fica bem mais facil entrar nas curvas, eu recomendo para quem nunca tentou.


.............../´¯//)
............./....//
............/....//
...../´¯/..../´¯\
.././.../..../..../._
(.(....(....(..../.)..)
.\................\/../
..\................./
....\..............(
......\.............

Avatar do usuário
rogeriosm
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 788
Registrado em: 25 Abr 2005 16:46
Localização: SJRio Preto - SP
Contato:

Mensagempor rogeriosm » 16 Out 2006 14:11

Estradeiro escreveu:
rogeriosm escreveu:No sabado conversei sobre isso com o Arnaldão e o Estradeiroem Taubaté, animado pelo que me falaram, tentei a manobra na viagem de volta, a Carvalho Pinto e a Dom Pedro tem curvas perfeitas.....bom acho que fiz direito, pois a moto entrava nas curvas de um jeito que eu nunca fiz antes, simplesmente inacreditavel pelo meu ponto de vista....
Arnaldo/ Estradeiro, obrigado pela dica, eu acho que minha pilotagem melhorou muito depois dessa nossa conversa....


Rogério essa é a técnica, fica bem mais facil entrar nas curvas, eu recomendo para quem nunca tentou.


É Estradeiro, agora depois da aula que vcs. me deram eu recomendo também com toda certeza..


Rogério - CBR1100XX 1999
EX CBX 750 90 - Neon (Carolina II)
EX CBX 750 89 - Grená (Carolina I)
EX CB 450 Custon 86
EX RD 350 89
Registro - 750 F 0008

Avatar do usuário
Vitaum
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1741
Registrado em: 08 Abr 2005 15:49
Localização: Santos - SP
Contato:

Mensagempor Vitaum » 18 Out 2006 16:07

Interessante esse assunto.....
Sergio como é que é o negócio???
Achava que isso só era usado em derrapagens controladas e em altas velocidades nas curvas.
Explica isso aí pra gente aprender???
[]s


Vitaum
Agora com uma GSX 1300R Hayabusa 2005, mas ainda GALEIRO.....HEHEHEHE....
A última foi uma BLACK 86 - RC179000622
Viva, como se fosse o último dia de sua vida e aprenda tudo, como se fosse viver eternamente.

Avatar do usuário
Parada
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Mensagens: 2392
Registrado em: 03 Abr 2006 22:18
Localização: Mongaguá - SP
Contato:

Mensagempor Parada » 18 Out 2006 16:10

Eu não conhecia o assunto mas ja fiz sem querer....principalmente nas curvas....funciona mesmo!!!

Abs


7 Galo - Hollywood - Tudo de bom!!! PIOR DO QUE TER INIMIGOS VERDADEIROS É TER AMIGOS FALSOS!!! Mensagens importantes favor enviar email para: artur-parada@prodesan.com.br ou naparada7galo@gmail.com!!!
Acessem: www.youtube.com/user/naparada7galo

Avatar do usuário
rogeriosm
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 788
Registrado em: 25 Abr 2005 16:46
Localização: SJRio Preto - SP
Contato:

Mensagempor rogeriosm » 18 Out 2006 16:12

Parada escreveu:Eu não conhecia o assunto mas ja fiz sem querer....principalmente nas curvas....funciona mesmo!!!

Abs



Parada meu Fio, como assim "Principalmente nas curvas?????" é só nas curvas que a gente faz...... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Rogério - CBR1100XX 1999
EX CBX 750 90 - Neon (Carolina II)
EX CBX 750 89 - Grená (Carolina I)
EX CB 450 Custon 86
EX RD 350 89
Registro - 750 F 0008

Avatar do usuário
Parada
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Mensagens: 2392
Registrado em: 03 Abr 2006 22:18
Localização: Mongaguá - SP
Contato:

Mensagempor Parada » 18 Out 2006 16:30

uauauauauaua.....foi oque eu quis dizer!!!rsrsrsrs

Abs


7 Galo - Hollywood - Tudo de bom!!! PIOR DO QUE TER INIMIGOS VERDADEIROS É TER AMIGOS FALSOS!!! Mensagens importantes favor enviar email para: artur-parada@prodesan.com.br ou naparada7galo@gmail.com!!!
Acessem: www.youtube.com/user/naparada7galo

Avatar do usuário
rogeriosm
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 788
Registrado em: 25 Abr 2005 16:46
Localização: SJRio Preto - SP
Contato:

Mensagempor rogeriosm » 18 Out 2006 16:32

Parada escreveu:uauauauauaua.....foi oque eu quis dizer!!!rsrsrsrs

Abs





ah bão............ :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


Rogério - CBR1100XX 1999
EX CBX 750 90 - Neon (Carolina II)
EX CBX 750 89 - Grená (Carolina I)
EX CB 450 Custon 86
EX RD 350 89
Registro - 750 F 0008

helinho
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 227
Registrado em: 10 Mai 2006 21:08
Localização: Por favor, complete seu perfil com a cidade/estado onde reside.

Mensagempor helinho » 04 Nov 2006 20:49

Bem eu tenho um certo dominio dessa tecnica, agora me surgiu uma duvida, alias duas, quando se esta com garupa que tem as manhas de pilotagem ele pode fazer a peso necessario para realizar o pendulo, seria essa manobra um contraesterço também???, outra coisa quando se esta pilotando com muito vento lateral forte a moto mesmo deitada logico anda reta seria a mesma coisa???, recentemente fizemos uma viagem que a moto andou quase todo tempo inclinada para compensar a força do vento é a mesma coisa???



Avatar do usuário
Gerson Lopes
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 496
Registrado em: 30 Jul 2006 00:21
Moto Atual: Fat Boy 114/Ninja 1000 SX
Localização: Lauro de Freitas/BA
Contato:

Mensagempor Gerson Lopes » 07 Nov 2006 11:40

helinho escreveu:Bem eu tenho um certo dominio dessa tecnica, agora me surgiu uma duvida, alias duas, quando se esta com garupa que tem as manhas de pilotagem ele pode fazer a peso necessario para realizar o pendulo, seria essa manobra um contraesterço também???, outra coisa quando se esta pilotando com muito vento lateral forte a moto mesmo deitada logico anda reta seria a mesma coisa???, recentemente fizemos uma viagem que a moto andou quase todo tempo inclinada para compensar a força do vento é a mesma coisa???


Respostas: Sim, Não e Não. O "Sim" é que um carona experiente pode auxiliá-lo nas curvas. Eu particularmente dispenso.
O primeiro "não" é porque você está falando de "Pênulo", que é uma maneira de você fazer um curva deitando menos a moto, pois você desloca o centro de gravidade a seu favor.
O segundo "não" é que você apenas está compensando a força contrária do vento.
Esterçar é virar o guidon ao contrário da curva. Que envolve várias forças físicas: Inércia, atrito, centrífuga, giroscópio, etc.
Obs.: Quanto maior a velocidade, maior a força giroscópica.
Cuidado: Não tentem fazer em baixa velocidade, é tombo na certa.
Dica: Se, quando em uma curva, a moto sair de traseira, esterce e acelere imediatamente e ela alinhará. Tudo depende de sua rapidez e domínio da técnica. Portanto, vamos treinar, pilotos.

Temos algum físico ou piloto experiente no Fórum? Alguém me ajuda aí. Já tô me enrolando. rsrsrsrsrs


Kawasaki Ninja 1000 SX e HD Fat Boy 114
CB600F Hornet(2)-CBX750F Indy-BIZ100-CBX750F-XLX350R-CB450DX(2)-CG125

Avatar do usuário
Gerson Lopes
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 496
Registrado em: 30 Jul 2006 00:21
Moto Atual: Fat Boy 114/Ninja 1000 SX
Localização: Lauro de Freitas/BA
Contato:

Mensagempor Gerson Lopes » 07 Nov 2006 14:07

Uma maneira fácil e simples de experimentar a força giroscópica é pegar uma roda de bicicleta solta. Segurar de cada lado pelo eixo, pedir para alguém rodá-la com força e movimente o eixo. Sinta as forças de resistências. É isso.


Kawasaki Ninja 1000 SX e HD Fat Boy 114
CB600F Hornet(2)-CBX750F Indy-BIZ100-CBX750F-XLX350R-CB450DX(2)-CG125

Avatar do usuário
André
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1181
Registrado em: 09 Mai 2005 19:28
Localização: Guarulhos/SP
Contato:

Mensagempor André » 07 Nov 2006 18:20

Joao Ednardo escreveu:Galera quem pode comentar bem o contra-esterço é o Andre e o Adney, os caras aprenderam direitinho, meu os caras são os Racer agora eles com essa traseira larga entram contra-esterçando que é uma maravilha pena que eu tava na moto do general e perdi os muleques de vista já na terçeira curva.


E ae Joao!! Ficou procurando a gente na Fernao Dias? Hahahah Quando for assim a gente espera la embaixo! rsss

Eu pratico contra-esterço em 100% das curvas q faço (curvas em velocidade). Curvas de baixa nao faça pois o tembo é certo. Existem 2 tecnicas de curva, uma em baixa velocidade e outra em alta.
O Adney sempre me falava que nao conseguia fazer a curva "lá dentro", tinha q abrir muito pra deitar, então expliquei a ele vaaaarias vezes ate ele entender, afinal é meio estranho dizer q pra fazer uma curva a direita precisa virar pra esquerda né! Entao quando ele voltou da viagem do sul ele disse que conseguiu fazer a tecnica e agora é facil fazer as curvas mesmo estando totalmente dentro dela...
Eu e ele ficamos "testando" os limites da galo. Vamos ver ate onde vai!


Ex- 86 Black TL
Ex- CB600F Hornet
Ex- NH6 Red

Avatar do usuário
TIAGO
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 541
Registrado em: 10 Jul 2005 21:50
Localização: Mogi das Cruzes-SP
Contato:

Mensagempor TIAGO » 07 Nov 2006 19:41

André escreveu:
Joao Ednardo escreveu:Galera quem pode comentar bem o contra-esterço é o Andre e o Adney, os caras aprenderam direitinho, meu os caras são os Racer agora eles com essa traseira larga entram contra-esterçando que é uma maravilha pena que eu tava na moto do general e perdi os muleques de vista já na terçeira curva.


E ae Joao!! Ficou procurando a gente na Fernao Dias? Hahahah Quando for assim a gente espera la embaixo! rsss

Eu pratico contra-esterço em 100% das curvas q faço (curvas em velocidade). Curvas de baixa nao faça pois o tembo é certo. Existem 2 tecnicas de curva, uma em baixa velocidade e outra em alta.
O Adney sempre me falava que nao conseguia fazer a curva "lá dentro", tinha q abrir muito pra deitar, então expliquei a ele vaaaarias vezes ate ele entender, afinal é meio estranho dizer q pra fazer uma curva a direita precisa virar pra esquerda né! Entao quando ele voltou da viagem do sul ele disse que conseguiu fazer a tecnica e agora é facil fazer as curvas mesmo estando totalmente dentro dela...
Eu e ele ficamos "testando" os limites da galo. Vamos ver ate onde vai!



ae vadio... ainda aprendo essas técnicas ninjas... se prepara, basta apenas minha moto voltar a vida com saúde...

e de TL!!! nao esquecendo!
e ai a Black ta de manoplas novas????

abraço meu brother!


*SUZUKI GSX-R 750*
*KAWASAKI ZX-10R*

''Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores'' (khalil Gibran)

Avatar do usuário
Sergio Pretto
Campeão dedos ligeiros
Campeão dedos ligeiros
Mensagens: 5071
Registrado em: 17 Set 2005 19:00
Localização: Cajamar/SP
Contato:

Mensagempor Sergio Pretto » 07 Nov 2006 20:46

André escreveu:Eu pratico contra-esterço em 100% das curvas q faço (curvas em velocidade).
Eu e ele ficamos "testando" os limites da galo. Vamos ver ate onde vai!



Alemão, ce tá me preocupando amigo!
O dia que você achar o limite da Galo, pode ser que já tenha ultrapassado o teu . . .
Quer matar a gente do coração ???
Te cuida . . .


P R E T T O
GALO, e é só para desfilar mesmo !!!

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: Contra-esterço

Mensagempor Demétrio » 27 Dez 2009 20:46

Bem, meu voto foi "desconheço a técnica" mas a experimentei numa viagem que fiz hoje e funciona realmente. Passarei a executá-la e irei aperfeiçoando aos poucos, é boa essa técnica mesmo! Hehehehehe...
Editado pela última vez por Demétrio em 06 Jan 2010 11:07, em um total de 1 vez.


CBX 750 Indy 93


Voltar para “Segurança e Legislação”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 172 visitantes