Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Contra-esterço

Dicas de pilotagem segura, assim como dicas sobre seguros, cadeados, travas e truques contra o amigo do alheio além de informações sobre as leis.

Você pratica o "contra-esterço"?

Sim, pratico.
41
55%
Conheço, mas não pratico.
13
17%
Desconheço a técnica.
21
28%
 
Total de votos: 75

Avatar do usuário
Sergio Pretto
Campeão dedos ligeiros
Campeão dedos ligeiros
Mensagens: 5071
Registrado em: 17 Set 2005 19:00
Localização: Cajamar/SP
Contato:

Mensagempor Sergio Pretto » 09 Out 2006 19:58

Participei de um curso na BMW Motorrad, a primeira aula foi só sobre isso.
Éramos 28 pessoas, sendo 25 BMWs, um amigo de Magna 750, outro amigo de Harley V.Road e eu de Galo. O professor todo cheio de pose explicando tudo, aí disse que minha moto tinha uma tecnologia de 30 anos, que seria difícil acompanhar os outros em manobras mais radicais, etc.
Fiquei com o cara engasgado, participei de tudo normalmente, fiz slalom, caminho cego, um monte de coisas, e aí sequei o cara: ele foi demonstrar uma manobra e caiu, hahaha, o único que beijou o asfalto, ri muito daquele xarope . . .
Sobre esterço é muito maneiro, é incrível como não imaginamos a reação da moto e ela faz a manobra certinha, incrível mesmo . . .
Veleu!!!


P R E T T O
GALO, e é só para desfilar mesmo !!!

Avatar do usuário
Japa Galeiro
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 851
Registrado em: 29 Set 2005 16:08
Moto Atual: GSX-R 1100W
Localização: HERVAL - RS

Mensagempor Japa Galeiro » 10 Out 2006 10:53

Peter o negócio é o seguinte, quando encontrares uma curva seja para qual lado for, tu vais realizá-la normalmente só que forçando o guidon levemente para o lado contrário da curva, a moto faz a curva com mais suavidade e perfeição, em resumo é isso. Observe as fotos do João Ednardo, elas dão a noção exata do movimento. Só que tenha cuidado com movimentos bruscos, pois podem acabar em tombos!!! Abraço galeiro!


Japa Galeiro
PAIXÃO 450, PAIXÃO CBZEIRA
AMANTE 7 GALO
SANGUE XSELEIRO
VOANDO BAIXO NA 1100
Galeiro Brasil n.º 350

Avatar do usuário
rogeriosm
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 788
Registrado em: 25 Abr 2005 16:46
Localização: SJRio Preto - SP
Contato:

Mensagempor rogeriosm » 16 Out 2006 11:32

No sabado conversei sobre isso com o Arnaldão e o Estradeiroem Taubaté, animado pelo que me falaram, tentei a manobra na viagem de volta, a Carvalho Pinto e a Dom Pedro tem curvas perfeitas.....bom acho que fiz direito, pois a moto entrava nas curvas de um jeito que eu nunca fiz antes, simplesmente inacreditavel pelo meu ponto de vista....
Arnaldo/ Estradeiro, obrigado pela dica, eu acho que minha pilotagem melhorou muito depois dessa nossa conversa....


Rogério - CBR1100XX 1999
EX CBX 750 90 - Neon (Carolina II)
EX CBX 750 89 - Grená (Carolina I)
EX CB 450 Custon 86
EX RD 350 89
Registro - 750 F 0008

Avatar do usuário
Estradeiro
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 804
Registrado em: 10 Dez 2005 09:15
Localização: Araras - SP

Mensagempor Estradeiro » 16 Out 2006 12:36

rogeriosm escreveu:No sabado conversei sobre isso com o Arnaldão e o Estradeiroem Taubaté, animado pelo que me falaram, tentei a manobra na viagem de volta, a Carvalho Pinto e a Dom Pedro tem curvas perfeitas.....bom acho que fiz direito, pois a moto entrava nas curvas de um jeito que eu nunca fiz antes, simplesmente inacreditavel pelo meu ponto de vista....
Arnaldo/ Estradeiro, obrigado pela dica, eu acho que minha pilotagem melhorou muito depois dessa nossa conversa....


Rogério essa é a técnica, fica bem mais facil entrar nas curvas, eu recomendo para quem nunca tentou.


.............../´¯//)
............./....//
............/....//
...../´¯/..../´¯\
.././.../..../..../._
(.(....(....(..../.)..)
.\................\/../
..\................./
....\..............(
......\.............

Avatar do usuário
rogeriosm
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 788
Registrado em: 25 Abr 2005 16:46
Localização: SJRio Preto - SP
Contato:

Mensagempor rogeriosm » 16 Out 2006 14:11

Estradeiro escreveu:
rogeriosm escreveu:No sabado conversei sobre isso com o Arnaldão e o Estradeiroem Taubaté, animado pelo que me falaram, tentei a manobra na viagem de volta, a Carvalho Pinto e a Dom Pedro tem curvas perfeitas.....bom acho que fiz direito, pois a moto entrava nas curvas de um jeito que eu nunca fiz antes, simplesmente inacreditavel pelo meu ponto de vista....
Arnaldo/ Estradeiro, obrigado pela dica, eu acho que minha pilotagem melhorou muito depois dessa nossa conversa....


Rogério essa é a técnica, fica bem mais facil entrar nas curvas, eu recomendo para quem nunca tentou.


É Estradeiro, agora depois da aula que vcs. me deram eu recomendo também com toda certeza..


Rogério - CBR1100XX 1999
EX CBX 750 90 - Neon (Carolina II)
EX CBX 750 89 - Grená (Carolina I)
EX CB 450 Custon 86
EX RD 350 89
Registro - 750 F 0008

Avatar do usuário
Vitaum
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1741
Registrado em: 08 Abr 2005 15:49
Localização: Santos - SP
Contato:

Mensagempor Vitaum » 18 Out 2006 16:07

Interessante esse assunto.....
Sergio como é que é o negócio???
Achava que isso só era usado em derrapagens controladas e em altas velocidades nas curvas.
Explica isso aí pra gente aprender???
[]s


Vitaum
Agora com uma GSX 1300R Hayabusa 2005, mas ainda GALEIRO.....HEHEHEHE....
A última foi uma BLACK 86 - RC179000622
Viva, como se fosse o último dia de sua vida e aprenda tudo, como se fosse viver eternamente.

Avatar do usuário
Parada
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Mensagens: 2392
Registrado em: 03 Abr 2006 22:18
Localização: Mongaguá - SP
Contato:

Mensagempor Parada » 18 Out 2006 16:10

Eu não conhecia o assunto mas ja fiz sem querer....principalmente nas curvas....funciona mesmo!!!

Abs


7 Galo - Hollywood - Tudo de bom!!! PIOR DO QUE TER INIMIGOS VERDADEIROS É TER AMIGOS FALSOS!!! Mensagens importantes favor enviar email para: artur-parada@prodesan.com.br ou naparada7galo@gmail.com!!!
Acessem: www.youtube.com/user/naparada7galo

Avatar do usuário
rogeriosm
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 788
Registrado em: 25 Abr 2005 16:46
Localização: SJRio Preto - SP
Contato:

Mensagempor rogeriosm » 18 Out 2006 16:12

Parada escreveu:Eu não conhecia o assunto mas ja fiz sem querer....principalmente nas curvas....funciona mesmo!!!

Abs



Parada meu Fio, como assim "Principalmente nas curvas?????" é só nas curvas que a gente faz...... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:


Rogério - CBR1100XX 1999
EX CBX 750 90 - Neon (Carolina II)
EX CBX 750 89 - Grená (Carolina I)
EX CB 450 Custon 86
EX RD 350 89
Registro - 750 F 0008

Avatar do usuário
Parada
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Mensagens: 2392
Registrado em: 03 Abr 2006 22:18
Localização: Mongaguá - SP
Contato:

Mensagempor Parada » 18 Out 2006 16:30

uauauauauaua.....foi oque eu quis dizer!!!rsrsrsrs

Abs


7 Galo - Hollywood - Tudo de bom!!! PIOR DO QUE TER INIMIGOS VERDADEIROS É TER AMIGOS FALSOS!!! Mensagens importantes favor enviar email para: artur-parada@prodesan.com.br ou naparada7galo@gmail.com!!!
Acessem: www.youtube.com/user/naparada7galo

Avatar do usuário
rogeriosm
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 788
Registrado em: 25 Abr 2005 16:46
Localização: SJRio Preto - SP
Contato:

Mensagempor rogeriosm » 18 Out 2006 16:32

Parada escreveu:uauauauauaua.....foi oque eu quis dizer!!!rsrsrsrs

Abs





ah bão............ :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:


Rogério - CBR1100XX 1999
EX CBX 750 90 - Neon (Carolina II)
EX CBX 750 89 - Grená (Carolina I)
EX CB 450 Custon 86
EX RD 350 89
Registro - 750 F 0008

helinho
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 227
Registrado em: 10 Mai 2006 21:08
Localização: Por favor, complete seu perfil com a cidade/estado onde reside.

Mensagempor helinho » 04 Nov 2006 20:49

Bem eu tenho um certo dominio dessa tecnica, agora me surgiu uma duvida, alias duas, quando se esta com garupa que tem as manhas de pilotagem ele pode fazer a peso necessario para realizar o pendulo, seria essa manobra um contraesterço também???, outra coisa quando se esta pilotando com muito vento lateral forte a moto mesmo deitada logico anda reta seria a mesma coisa???, recentemente fizemos uma viagem que a moto andou quase todo tempo inclinada para compensar a força do vento é a mesma coisa???



Avatar do usuário
Gerson Lopes
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 496
Registrado em: 30 Jul 2006 00:21
Moto Atual: Fat Boy 114/Ninja 1000 SX
Localização: Lauro de Freitas/BA
Contato:

Mensagempor Gerson Lopes » 07 Nov 2006 11:40

helinho escreveu:Bem eu tenho um certo dominio dessa tecnica, agora me surgiu uma duvida, alias duas, quando se esta com garupa que tem as manhas de pilotagem ele pode fazer a peso necessario para realizar o pendulo, seria essa manobra um contraesterço também???, outra coisa quando se esta pilotando com muito vento lateral forte a moto mesmo deitada logico anda reta seria a mesma coisa???, recentemente fizemos uma viagem que a moto andou quase todo tempo inclinada para compensar a força do vento é a mesma coisa???


Respostas: Sim, Não e Não. O "Sim" é que um carona experiente pode auxiliá-lo nas curvas. Eu particularmente dispenso.
O primeiro "não" é porque você está falando de "Pênulo", que é uma maneira de você fazer um curva deitando menos a moto, pois você desloca o centro de gravidade a seu favor.
O segundo "não" é que você apenas está compensando a força contrária do vento.
Esterçar é virar o guidon ao contrário da curva. Que envolve várias forças físicas: Inércia, atrito, centrífuga, giroscópio, etc.
Obs.: Quanto maior a velocidade, maior a força giroscópica.
Cuidado: Não tentem fazer em baixa velocidade, é tombo na certa.
Dica: Se, quando em uma curva, a moto sair de traseira, esterce e acelere imediatamente e ela alinhará. Tudo depende de sua rapidez e domínio da técnica. Portanto, vamos treinar, pilotos.

Temos algum físico ou piloto experiente no Fórum? Alguém me ajuda aí. Já tô me enrolando. rsrsrsrsrs


Kawasaki Ninja 1000 SX e HD Fat Boy 114
CB600F Hornet(2)-CBX750F Indy-BIZ100-CBX750F-XLX350R-CB450DX(2)-CG125

Avatar do usuário
Gerson Lopes
Ninguém me segura
Ninguém me segura
Mensagens: 496
Registrado em: 30 Jul 2006 00:21
Moto Atual: Fat Boy 114/Ninja 1000 SX
Localização: Lauro de Freitas/BA
Contato:

Mensagempor Gerson Lopes » 07 Nov 2006 14:07

Uma maneira fácil e simples de experimentar a força giroscópica é pegar uma roda de bicicleta solta. Segurar de cada lado pelo eixo, pedir para alguém rodá-la com força e movimente o eixo. Sinta as forças de resistências. É isso.


Kawasaki Ninja 1000 SX e HD Fat Boy 114
CB600F Hornet(2)-CBX750F Indy-BIZ100-CBX750F-XLX350R-CB450DX(2)-CG125

Avatar do usuário
André
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1181
Registrado em: 09 Mai 2005 19:28
Localização: Guarulhos/SP
Contato:

Mensagempor André » 07 Nov 2006 18:20

Joao Ednardo escreveu:Galera quem pode comentar bem o contra-esterço é o Andre e o Adney, os caras aprenderam direitinho, meu os caras são os Racer agora eles com essa traseira larga entram contra-esterçando que é uma maravilha pena que eu tava na moto do general e perdi os muleques de vista já na terçeira curva.


E ae Joao!! Ficou procurando a gente na Fernao Dias? Hahahah Quando for assim a gente espera la embaixo! rsss

Eu pratico contra-esterço em 100% das curvas q faço (curvas em velocidade). Curvas de baixa nao faça pois o tembo é certo. Existem 2 tecnicas de curva, uma em baixa velocidade e outra em alta.
O Adney sempre me falava que nao conseguia fazer a curva "lá dentro", tinha q abrir muito pra deitar, então expliquei a ele vaaaarias vezes ate ele entender, afinal é meio estranho dizer q pra fazer uma curva a direita precisa virar pra esquerda né! Entao quando ele voltou da viagem do sul ele disse que conseguiu fazer a tecnica e agora é facil fazer as curvas mesmo estando totalmente dentro dela...
Eu e ele ficamos "testando" os limites da galo. Vamos ver ate onde vai!


Ex- 86 Black TL
Ex- CB600F Hornet
Ex- NH6 Red

Avatar do usuário
TIAGO
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 541
Registrado em: 10 Jul 2005 21:50
Localização: Mogi das Cruzes-SP
Contato:

Mensagempor TIAGO » 07 Nov 2006 19:41

André escreveu:
Joao Ednardo escreveu:Galera quem pode comentar bem o contra-esterço é o Andre e o Adney, os caras aprenderam direitinho, meu os caras são os Racer agora eles com essa traseira larga entram contra-esterçando que é uma maravilha pena que eu tava na moto do general e perdi os muleques de vista já na terçeira curva.


E ae Joao!! Ficou procurando a gente na Fernao Dias? Hahahah Quando for assim a gente espera la embaixo! rsss

Eu pratico contra-esterço em 100% das curvas q faço (curvas em velocidade). Curvas de baixa nao faça pois o tembo é certo. Existem 2 tecnicas de curva, uma em baixa velocidade e outra em alta.
O Adney sempre me falava que nao conseguia fazer a curva "lá dentro", tinha q abrir muito pra deitar, então expliquei a ele vaaaarias vezes ate ele entender, afinal é meio estranho dizer q pra fazer uma curva a direita precisa virar pra esquerda né! Entao quando ele voltou da viagem do sul ele disse que conseguiu fazer a tecnica e agora é facil fazer as curvas mesmo estando totalmente dentro dela...
Eu e ele ficamos "testando" os limites da galo. Vamos ver ate onde vai!



ae vadio... ainda aprendo essas técnicas ninjas... se prepara, basta apenas minha moto voltar a vida com saúde...

e de TL!!! nao esquecendo!
e ai a Black ta de manoplas novas????

abraço meu brother!


*SUZUKI GSX-R 750*
*KAWASAKI ZX-10R*

''Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores'' (khalil Gibran)


Voltar para “Segurança e Legislação”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 163 visitantes