Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Contra-esterço

Dicas de pilotagem segura, assim como dicas sobre seguros, cadeados, travas e truques contra o amigo do alheio além de informações sobre as leis.

Você pratica o "contra-esterço"?

Sim, pratico.
41
55%
Conheço, mas não pratico.
13
17%
Desconheço a técnica.
21
28%
 
Total de votos: 75

Avatar do usuário
Marsal
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master
Mensagens: 2913
Registrado em: 05 Mai 2009 11:14
Moto Atual: CBX 750F 86 Black TL
Localização: Maringá - PR
Contato:

Re: Contra-esterço

Mensagempor Marsal » 06 Jan 2010 00:31

Essa técnica é muito boa e pode se dizer importante para quem anda e viaja de moto, pois assim vc consegue contornar as curvas com mais facilidade e sentindo melhor as reações da moto. eu pratico a alguns anos a técnica de contra-esterso e realmente nas estradas com muitas curvas o prazer de pilotar é outro, mesmo estando com ou sem garupa.

Abraços


Marsal
Ride free, die well

Membro nº 300 ahu ahu

Avatar do usuário
Alex Red
Administrador
Administrador
Mensagens: 7017
Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: Contra-esterço

Mensagempor Alex Red » 12 Fev 2010 09:21

Sandra seja muuuuito bem vinda,quando puder:
acessar "Painel de controle do Usuário", clicar na régua "Perfil" e preenceher o campo "Localização" com a Cidade/Estado onde reside....OK
aonde e quais fotos vc não esta conseguindo abrir :roll:

Passe no tópico de apresentações e deixe seu recado
viewtopic.php?f=12&t=47&start=2325

Existe também um tópico só para as galeiras,de uma olhada
viewtopic.php?f=12&t=2312&start=405

abraços e qualquer dúvida e só chamar


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: Contra-esterço

Mensagempor Demétrio » 12 Fev 2010 13:08

Caraca, esses dias fui dar um tirinho, 130 kms, e fui executando a técnica na boa. O problema foi que me destraí num momento pensando noutras coisas e quaaase saí da pista! :shock:
Bah, levei um baita susto!!! A técnica é muito boa mas tem que estar atento, bem como em tudo no trânsito né!
Abraço a todos!


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
Alex Red
Administrador
Administrador
Mensagens: 7017
Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: Contra-esterço

Mensagempor Alex Red » 12 Fev 2010 13:29

Como assim, quase saiu da pista :!:

Esqueçeu de fazer a manobra ou quase saiu da pista pela manobra :roll:


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: Contra-esterço

Mensagempor Demétrio » 12 Fev 2010 15:42

Cara, como me distraí, acho que retardei pra fazer a manobra e vinha rápido demais pra curva. Freiei o que deu e mesmo assim caí pro acostamento. Minha sorte que era bom o acostamento, senão poderia ter caído! Bahhhhh, me assustei mesmo! Minha experiência: qualquer descuido pode ser fatal! Imagina se eu estivesse numa curva para direita e viesse algum carro ou caminhão de frente!!! Eu poderia não estar contando esse fato agora... :shock:


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
Caio
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master
Mensagens: 2781
Registrado em: 28 Mar 2005 09:35
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Guaratinguetá-SP

Re: Contra-esterço

Mensagempor Caio » 13 Fev 2010 00:41

É... de moto tem que ter atenção redobrada!

:!:

O carro nos dá uma maior segurança, exige toda atenção também, claro, mas com as motos o cuidado tem que ser ainda maior.



Avatar do usuário
André
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1181
Registrado em: 09 Mai 2005 19:28
Localização: Guarulhos/SP
Contato:

Re: Contra-esterço

Mensagempor André » 18 Fev 2010 15:54

Demétrio escreveu:Cara, como me distraí, acho que retardei pra fazer a manobra e vinha rápido demais pra curva. Freiei o que deu e mesmo assim caí pro acostamento. Minha sorte que era bom o acostamento, senão poderia ter caído! Bahhhhh, me assustei mesmo! Minha experiência: qualquer descuido pode ser fatal! Imagina se eu estivesse numa curva para direita e viesse algum carro ou caminhão de frente!!! Eu poderia não estar contando esse fato agora... :shock:


Demetrio, acho que uma das falhas foi voce ter freado. E´se freou com o dianteiro a coisa piorou...

O contra-esterço somente, se fosse executado talvez mesmo rapido voce teria feito a curva, pois com ele voce faz qualquer curva, a nao ser que voce escorregue em oleo, areia, etc. Sem estes elementos da pra fazer na boa, mesmo rapido.

Quando tiver que frear, faça com o traseiro, de forma moderada, para nao arrastar. Ele vai agir como um leme, sem tirar voce da trajetoria da curva. Nunca freie o dianteiro na curva, pq ele te leva pro muro!


Ex- 86 Black TL
Ex- CB600F Hornet
Ex- NH6 Red

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: Contra-esterço

Mensagempor Demétrio » 18 Fev 2010 23:40

André escreveu:
Demétrio escreveu:Cara, como me distraí, acho que retardei pra fazer a manobra e vinha rápido demais pra curva. Freiei o que deu e mesmo assim caí pro acostamento. Minha sorte que era bom o acostamento, senão poderia ter caído! Bahhhhh, me assustei mesmo! Minha experiência: qualquer descuido pode ser fatal! Imagina se eu estivesse numa curva para direita e viesse algum carro ou caminhão de frente!!! Eu poderia não estar contando esse fato agora... :shock:


Demetrio, acho que uma das falhas foi voce ter freado. E´se freou com o dianteiro a coisa piorou...

O contra-esterço somente, se fosse executado talvez mesmo rapido voce teria feito a curva, pois com ele voce faz qualquer curva, a nao ser que voce escorregue em oleo, areia, etc. Sem estes elementos da pra fazer na boa, mesmo rapido.

Quando tiver que frear, faça com o traseiro, de forma moderada, para nao arrastar. Ele vai agir como um leme, sem tirar voce da trajetoria da curva. Nunca freie o dianteiro na curva, pq ele te leva pro muro!

Hummmmm. É André, realmente freiei a dianteira também, provavelmente foi aí o erro então. Quando vi, tava dentro da curva já e nem tentei usar a técnica com medo que desse errado. Mas se serve mesmo pra qualquer curva, vou ir aperfeiçoando aos poucos então, só assim vou ganhar confiança.
Valeu, abraço!


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
FCarneiro
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 907
Registrado em: 01 Jan 2010 22:15
Moto Atual: CBX 750F 1986 Red TL
Localização: Belo Horizonte - MG

Re: Contra-esterço

Mensagempor FCarneiro » 27 Mar 2010 00:59

Galeiros,

A poucas semanas atrás vi o tópico, não conhecia a técnica e resolvi testá-la. Realmente facilita muito a vida nas curvas.

Para quem nunca testou é fácil:
* curva para a direita - forçe o guidão bem levemente para a frente com a mão direita, no sentido contrário da curva;
* curva para a esquerda - forçe o guidão bem levemente para a frente com a mão esquerda, no sentido contrário da curva.

Para garantir a segurança, teste a manobra primeiramente numa reta longa, que ofereça boa visibilidade, em baixa velocidade e sem a presença de veículos nos dois sentidos. Depois faça-a numa curva bem aberta, com boa visibilidade, ou seja, vá "comendo o boi aos bifes", até se acostumar. Depois é só alegria e muita precaução.

Um abraço.


Fernando Carneiro
De Albert Einstein para seu filho Eduard: "A vida é como andar de bicicleta, para manter o equilíbrio é preciso estar em constante movimento".

Avatar do usuário
Ceroni
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 35
Registrado em: 12 Abr 2010 22:55
Localização: Caxias do Sul - RS

Re: Contra-esterço

Mensagempor Ceroni » 20 Mai 2010 23:23

Tchê, este tal de contra-esterço é tão comum pra mim q meu cérebro tá no "automático" pra isso heheheehh
Só realmente percebi q fazia as curvas assim depois q li sobre o assunto!!!
Q doidera heim??? :shock: :shock: :shock:
Abraço a todos!!!


"Mais metido do que urubu em carniça de vaca atolada!!!"

>>>>>>>>>>>>>>>>THE ROAD WARRIOR<<<<<<<<<<<<<<<<

Avatar do usuário
MARCIO PIRES
Já faço as curvas deitado
Já faço as curvas deitado
Mensagens: 122
Registrado em: 29 Out 2010 22:49
Localização: Jacutinga-MG
Contato:

Re: Contra-esterço

Mensagempor MARCIO PIRES » 22 Dez 2010 19:25

só para acrescentar, mais uma matéria sobre o assunto:


Uma forma eficaz de reduzir o desgaste do corpo em viagens longas é aplicar algumas técnicas que facilitam a condução da motocicleta e tornam a pilotagem mais segura. Uma dessas técnicas é o contra esterço. Com ele, a moto faz a curva de forma mais precisa, mantém a velocidade e nosso corpo utiliza um mínimo de força na manobra.

O contra esterço ocorre como reação da moto ao efeito giroscópico das rodas, que surge em velocidades superiores a 35 km/h e se torna mais intenso quanto maior for a velocidade. Ele ocorre porque a roda dianteira sai do alinhamento com a roda traseira e, na busca de retomar o equilíbrio, a moto gira no sentido contrário, forçando o alinhamento.

Tá complicado? Não se preocupe. Não precisa entender física para que a técnica funcione.

Em velocidades baixas, pilotamos girando o guidão para a direção onde desejamos ir, mas em velocidades mais altas, ao utlizar o contra esterço, fazemos o contrário, giramos o guidão para o lado oposto ao que queremos ir. Com isto, a moto se inclina para o lado interno da curva, sozinha. Ou seja, nós giramos o guidão para o lado "errado" da curva, para que a moto vá para o lado "certo".

Este efeito pode ser observado com a moto parada: com ela na vertical, vire o guidão para um lado até o batente. Ela tenta "cair" para o lado contrário. O mesmo vale para qualquer velocidade. A diferença é que, quanto mais rápido a moto estiver, maior vai ser a intensidade do contra-esterço e a moto fará a curva mais "no chão".

O contra esterço pode ser aplicado para vários objetivos:

- Desviar a trajetória;
- Direcionar a moto na curva;
- Recolocar a moto de volta na posição vertical após a curva;
- Corrigir derrapagem de traseira;
- Recuperar a trajetória na curva.

Fonte: Site http://www.viagemdemoto.com


Márcio Pires - 35-9141-1413
marcio.pires.mp@gmail.com
mp.escitorio@gmail.com

www.donaclassica.blogspot.com

https://www.facebook.com/HONDACBX750F


Voltar para “Segurança e Legislação”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 178 visitantes