Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

CONTRA-ESTERÇO A ARTE DE FAZER CURVAS

Dicas de pilotagem segura, assim como dicas sobre seguros, cadeados, travas e truques contra o amigo do alheio além de informações sobre as leis.
Avatar do usuário
ferr_mauricio
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 53
Registrado em: 04 Mar 2009 19:39
Localização: São Paulo - SP

CONTRA-ESTERÇO A ARTE DE FAZER CURVAS

Mensagempor ferr_mauricio » 15 Nov 2009 01:32

QUEM JA USOU ESTA TECNICA PARA FAZER CURVAS?
Contra-esterço a Arte de Fazer Curvas
Ao fazer uma curva, em velocidade relativamente alta - numa estrada, por exemplo - você força o guidão da moto para o lado de "dentro" ou para o lado de "fora da curva"? Esse é uma pergunta que o piloto francês Hilária Damiron, atualmente radicado no Brasil, sempre fazia quando era instrutor de pilotagem avançada na escola de campeão Dominique Sarron, na França.

o Segundo Hilaire, a maioria dos alunos fica surpreso ao saber que a resposta correta é "empurrar" o guidão no sentido contrário ao da curva, ou seja para "fora". Essa manobra é chamada "contra-esterço". Ele explica que a maioria o faz inconscientemente, pois esta é uma reação natural ao efeito giroscópico das rodas. O efeito giroscóspico surge em velocidade superior a 35 km/h e se torna mais intenso quando maior for a velocidade. É um fenômeno físico criado pelo movimento giratório das rodas da moto. Sua tendência é mantê-la em pé e rodando em linha reta enquanto existir movimento e velocidade.

A curvatura externa existe nos pneus de motos, também ajuda quando o piloto realiza o "contra-esterço", eliminando a tendência de a moto se manter em linha reta, forçando-a a inclinar-se e "deitar" par o lado de "dentro" da curva.Mas isso somente funciona quando a velocidade é superior a 35 km/h, dependendo do tipo de moto e do tamanho de suas rodas, já que quando maior for esse diâmetro maior o efeito giroscópico. Em velocidade inferiores a 35 km/h a moto reagem como uma bicicleta.

Ao forçar levemente o guidão para o lado contrário ao da curva, o piloto facilita o controle da moto, equilibrando as forças que atuam sobre ela. Parece contraditório, mas o "contra-esterço" serve para ajustar a moto à velocidade e a o raio da curva, podendo fazê-la "deitar" mais ou menos, conforme a necessidade. Quando mais força de contra-esterço o piloto aplicar sobre o guidão, mais a moto deitará e fechará a curva. A manobra é importantíssima para quem pilota em alta velocidade, mas também extremamente útil em situações normais.

+ É na hora de fazer a curva que se conhece o bom piloto, já que nas retas exige-se pouca habilidade. E cada estilo e tamanho de moto apresenta um limite diferente quando o assunto é curva.

Fazer um curva também envolve física, pois duas forças básicas atuam na moto. A da gravidade (peso da moto e a do piloto) que com a moto inclinada, a comprime contra o chão. E a força centrífuga que, devida a velocidade"empurra" a moto para fora da curva. Essas duas forças agem sobre a suspensão e os pneus . É do equilíbrio entre elas e da aderências dos pneus à superfície que depende uma curva bem feita.

Quanto maior e mais pesada a moto, mais ela sofrerá com a força centrífuga. O mesmo ocorre com a velocidade: quanto mais rápido mais se sente o efeito da força centrífuga. Tem mais: quanto mais fechada a curva, maior será a ação da força centrífuga.

+ A arte de fazer a curva.

O segredo de uma curva bem feita é reduzir a velocidade antes de "entrar" - se for necessário frear, use os freios dianteiro e traseiro ao mesmo tempo, antes da curva- inclinar a moto e corpo de acordo com necessidade, manter aceleração constante e só aumentar a aceleração depois de terminada a curva.



Avatar do usuário
Sergio Pretto
Campeão dedos ligeiros
Campeão dedos ligeiros
Mensagens: 5071
Registrado em: 17 Set 2005 19:00
Localização: Cajamar/SP
Contato:

Re: CONTRA-ESTERÇO A ARTE DE FAZER CURVAS

Mensagempor Sergio Pretto » 15 Nov 2009 12:21

Amigo, muita gente aqui usa essa técnica, inclusive já discutimos o assunto algumas vezes.
Num curso de pilotagem da BMW que fizemos em 2007, aprendemos à exaustão (teoria e prática), foi muito bom!


P R E T T O
GALO, e é só para desfilar mesmo !!!

Avatar do usuário
ferr_mauricio
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 53
Registrado em: 04 Mar 2009 19:39
Localização: São Paulo - SP

Re: CONTRA-ESTERÇO A ARTE DE FAZER CURVAS

Mensagempor ferr_mauricio » 15 Nov 2009 15:00

PRETTO obrigado pela resposta, vou tentar usar esta tecnica para ver se eu melhoro nas cuvas pois é a parte que mas exige do piloto e da moto. é f.. quando a curva fica pequena rsrs.. abraço.



Avatar do usuário
Marsal
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master
Mensagens: 2913
Registrado em: 05 Mai 2009 11:14
Moto Atual: CBX 750F 86 Black TL
Localização: Maringá - PR
Contato:

Re: CONTRA-ESTERÇO A ARTE DE FAZER CURVAS

Mensagempor Marsal » 15 Nov 2009 23:40

Ferr, essa técnica é muito boa, comece treinando em uma reta para ver a reação da sua galo qd vc faz o contra-esterço e depois aos poucos vá tentando em curvas.

Eu uso essa técnica a alguns anos e para fazer curvas é a melhor e mais segura, e vc vai ver como a galo deita gostoso e vc ainda tem o controle de toda a situação na curva.

Abraços e bom treino


Marsal
Ride free, die well

Membro nº 300 ahu ahu

Avatar do usuário
Marcelo.rra
Já faço as curvas deitado
Já faço as curvas deitado
Mensagens: 164
Registrado em: 07 Mar 2007 09:03
Moto Atual: Hothmans/750K2/400Four/ZZR1100
Localização: São Paulo - SP - Bairro Campo Belo
Contato:

Re: CONTRA-ESTERÇO A ARTE DE FAZER CURVAS

Mensagempor Marcelo.rra » 16 Nov 2009 20:17

É uma boa técnica sim, mas a faça dezenas de vezes, dezenas de vezes mesmo em curvas leves primeiro e em velocidades baixas a moderadas, pois é uma técnica que vai contra os instintos da maior parte dos motociclistas e você precisa ir treinando a si mesmo aos poucos. Vale a pena ....posso te garantir.


Abraços.


A retenção de atitudes formam o hábito. O hábito forma o caráter. O caráter forma o destino.
Skype: marceloricardoribeirodeandrade
MSN: Marcelo.rra@hotmail.com

Avatar do usuário
ferr_mauricio
Já sei tudo de moto
Já sei tudo de moto
Mensagens: 53
Registrado em: 04 Mar 2009 19:39
Localização: São Paulo - SP

Re: CONTRA-ESTERÇO A ARTE DE FAZER CURVAS

Mensagempor ferr_mauricio » 16 Nov 2009 20:47

Obrigado pelos conselhos vou começar treinando devagar. depois vou postar a minha opiniao, neste domingoa chuva atrapalhou meu passeio, a GALO ficou na garagem. abraço.



Avatar do usuário
Rezende
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1376
Registrado em: 29 Mar 2007 22:10
Localização: Itapeva-SP

Re: CONTRA-ESTERÇO A ARTE DE FAZER CURVAS

Mensagempor Rezende » 17 Nov 2009 00:05

vou começar a treinar essa técnica.


REZENDE
Magia Negra – Nêga Véia

Avatar do usuário
waldir moreira ramos
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 614
Registrado em: 16 Ago 2006 21:14
Localização: São Paulo - SP

Re: CONTRA-ESTERÇO A ARTE DE FAZER CURVAS

Mensagempor waldir moreira ramos » 17 Nov 2009 07:56

Eu diria que esta manobra é obrigatório e é o básico que todos motociclistas devam conhecer.Alguns já utilizam,mesmo sem perceber.Para quem não conhece,não perca tempo...aprenda que isto pode salvar vidas..


waldir_ex Indy 94
CBR 1000F_ 95-sempre com espírito galeiro
CBR 1100 XX_99 super black bird_sempre com espírito galeiro
Susuki V STROM 650_sempre com espírito galeiro
Hayabusa 1300-sempre com espirito galeiro

Avatar do usuário
Albuquerque
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1176
Registrado em: 11 Out 2005 14:27
Localização: São Paulo-SP

Re: CONTRA-ESTERÇO A ARTE DE FAZER CURVAS

Mensagempor Albuquerque » 17 Nov 2009 09:56

Como dito no texto, praticamente todos o fazem de maneira automática.


CBX 750F 1986 - Black... a MORENA
VMAX 1200 1998 - Black (é claro)

Ex-CBX 750 INDY - 1994 (Azul)
Ex-XTZ 600 Ténéré - 1992 (Preta/Roxa)
Ex-XLX 350R - 1987 (Preta/Amarela)
Ex-CB 400 Tucunaré - 1984 (Preta)
Ex-XL 250R - 1982 (Branca/Vermelha)

Avatar do usuário
Alci Costa
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Mensagens: 2175
Registrado em: 18 Jul 2007 09:34
Moto Atual: CBX 750F Indy 93
Localização: Londrina - PR
Contato:

Re: CONTRA-ESTERÇO A ARTE DE FAZER CURVAS

Mensagempor Alci Costa » 17 Nov 2009 12:02

Eu mesmo ate ja brinquei com isso em velocidades baixas, mas nem sonhava que existia estudos e nome para isso.
Só uma dúvida minha:
- além do tamanho, peso, pneus da moto, acredito que existem outras variáveis como por exemplo, o tipo da moto. Vou citar como exemplo uma moto bem conhecida: a Vmax. No caso deste tipo de motos (Shopper), não sei se o princípio é o mesmo e a técnica funcionaria da mesma maneira.
Pretto, falaram algo sobre essas motos no curso que vc fez?
Abraços.


"Sozinho você pode ir mais rápido; mas juntos, podemos ir mais longe!!!!"

Avatar do usuário
Alex Red
Administrador
Administrador
Mensagens: 7017
Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: CONTRA-ESTERÇO A ARTE DE FAZER CURVAS

Mensagempor Alex Red » 17 Nov 2009 12:43

Conheço a manobra e pratico :wink:

temos outro tópico que fala sobre o mesmo assunto

viewtopic.php?f=14&t=890&st=0&sk=t&sd=a&start=75

e varios tratando do assunto curvas e só dar uma pesquisada :mrgreen:

abraços


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

Avatar do usuário
Albuquerque
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1176
Registrado em: 11 Out 2005 14:27
Localização: São Paulo-SP

Re: CONTRA-ESTERÇO A ARTE DE FAZER CURVAS

Mensagempor Albuquerque » 17 Nov 2009 12:44

Alci,

Eu tenho uma Vmax e a técnica funciona exatamente igual. O problema são as características da moto, pois a mesma não foi criada para curvas e sim para arrancada e velocidade constante. A mesma tem muito motor e traseira leve. Se você tracionar durante a curva, fatalmente a traseira vai patinar. Se você entrar com se fosse uma speed, o chão é certo. Cabe ao piloto saber o que tem em mãos e não ir além.
Alci Costa escreveu:Eu mesmo ate ja brinquei com isso em velocidades baixas, mas nem sonhava que existia estudos e nome para isso.
Só uma dúvida minha:
- além do tamanho, peso, pneus da moto, acredito que existem outras variáveis como por exemplo, o tipo da moto. Vou citar como exemplo uma moto bem conhecida: a Vmax. No caso deste tipo de motos (Shopper), não sei se o princípio é o mesmo e a técnica funcionaria da mesma maneira.
Pretto, falaram algo sobre essas motos no curso que vc fez?
Abraços.


CBX 750F 1986 - Black... a MORENA
VMAX 1200 1998 - Black (é claro)

Ex-CBX 750 INDY - 1994 (Azul)
Ex-XTZ 600 Ténéré - 1992 (Preta/Roxa)
Ex-XLX 350R - 1987 (Preta/Amarela)
Ex-CB 400 Tucunaré - 1984 (Preta)
Ex-XL 250R - 1982 (Branca/Vermelha)

Avatar do usuário
Alci Costa
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Mensagens: 2175
Registrado em: 18 Jul 2007 09:34
Moto Atual: CBX 750F Indy 93
Localização: Londrina - PR
Contato:

Re: CONTRA-ESTERÇO A ARTE DE FAZER CURVAS

Mensagempor Alci Costa » 17 Nov 2009 12:53

Valeu pelo esclarecimento Albuquerque
Abraços.


"Sozinho você pode ir mais rápido; mas juntos, podemos ir mais longe!!!!"

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: CONTRA-ESTERÇO A ARTE DE FAZER CURVAS

Mensagempor Demétrio » 06 Dez 2009 14:14

Bem pessoal, eu não conhecia essa técnica e nem sei se a uso também. Sempre quando vou fazer alguma curva, começo ela do meio da pista e a medida que vou entrando, vou fechando e deitando proporcionalmente à curva e a velocidade que estou . Simples assim! Hehehehehe... Sinceramente achei meio estranho esse negócio de "empurrar o guidão no sentido contrário da curva". Mas quem sou eu pra questionar os estudiosos da pilotagem avançada... Hehehehehe...
Abraço a todos!


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: CONTRA-ESTERÇO A ARTE DE FAZER CURVAS

Mensagempor Demétrio » 27 Dez 2009 20:42

Caraca, funciona mesmo esse tal contra-esterço!!! Cheguei agora há pouco dum tirinho curto que fiz, 130 kms, e resolvi testar essa técnica. É impressionante, nunca imaginei que funcionasse mas dá certo mesmo! Vou passar a usá-la e aperfeiçoando aos poucos.


CBX 750 Indy 93


Voltar para “Segurança e Legislação”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 158 visitantes