Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

MANUAL DO BOM GARUPA

Dicas de pilotagem segura, assim como dicas sobre seguros, cadeados, travas e truques contra o amigo do alheio além de informações sobre as leis.
Avatar do usuário
André
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1181
Registrado em: 09 Mai 2005 19:28
Localização: Guarulhos/SP
Contato:

MANUAL DO BOM GARUPA

Mensagempor André » 30 Dez 2008 21:26

Navegando pelo HOL (Hornet online) encontrei este texto muito interessante... Acho que muitos já sentiram alguma destas dificuldades com garupa pelo menos uma vez!

MANUAL DO BOM GARUPA

“Escreve-se muito sobre motos e condução, mas esquece-se esse elemento fundamental do mototurismo que é o/a garupa.
Comecemos por uma regra que consideramos da máxima importância, sobretudo se a experiência do garupa é pouca :
O GARUPA (masculino) É CARNE MORTA!
Deve por conseguinte, permanecer no seu poleiro, muito quieto e calado e não tentar ajudar em nada. Vale mais nada fazer do que fazer mal.
Passada a piada, vamos então às regras, para recortar, plastificar e colar nas costas do blusão do piloto. ( Eheheheh )
1. Nunca subir ou descer da moto, sem prévio conhecimento do piloto. Já vimos muito motociclista ser desequilibrado assim, sobretudo se o piso é irregular, ou o piloto tem perna curta, ou se a moto está carregada.
2. Ajudar nas manobras de entrada e saída de estacionamento, sobretudo se é necessário ‘engrenar’ a marcha ré.
3. Em movimento, evitar movimentos bruscos, do tipo olhar para trás no final das retas e dizer : “Olha que já não vejo nenhuma moto!”
4. O garupa é o tesoureiro da equipe no que toca ao pagamento de pedágios.
Deve, ter sempre à mão os meios de pagamento necessários.
5. Igualmente, é o navegador da equipe.
6. O garupa pode ajudar nas curvas, observando sempre por dentro e
apoiando-se, fortemente, em ambas as pedaleiras. A transferência de peso para as pedaleiras torna a moto mais manobrável.
7. Pela mesma razão, deve-se apoiar mais fortemente nas pedaleiras quando a moto circula, devagar, entre o trânsito.
8. Idem, quando circula em piso irregular, com a vantagem, neste caso, de levar menos pancada no lugar onde a espinha muda de nome.
9. Não adormecer nunca.
10. Nas freiadas e arrancadas deve apoiar-se nos suportes e não no
condutor.
11. Nas paradas não pôr os pés no chão, pois em vez de ajudar, só
desequilibra.
12. Em velocidade, ou se está muito vento, juntar-se o mais possível ao corpo do condutor; evita assim a oscilação.
13. A garupa está, rigorosamente, proibido de olhar para o velocímetro e expressar a sua aprovação ou reprovação com apertos de joelhos, socos nas costas, etc, etc...
14. Não esquecer que a partir dos 70-80 Km/h acaba a conversa, pois o vento não deixa.
15. Quando circula a mais de 200 Km/h (nas auto-estradas alemãs, claro), não deve acenar aos outros motociclistas, sob pena de deslocar um braço.
16. Nas mesmas circunstâncias, evitar calçar as luvas, ajeitar o capacete


Ex- 86 Black TL
Ex- CB600F Hornet
Ex- NH6 Red

Avatar do usuário
odair
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 609
Registrado em: 18 Ago 2005 02:02
Localização: Jundiaí-SP
Contato:

Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Mensagempor odair » 30 Dez 2008 22:19

17. A Garupa jamais deve "segurar" o pino de segurança do piloto acima de 40 km/h, pois aumenta muita a concentração do piloto e o risco de queda é grande! Rsrsrsrs :D

Desculpem a brincadiera! :D
Abraços! :D


Eu preciso voar p/ viver!
-COGUMELO AZUL
-CBX 750 87 hollywood
-TITANZINHA 125
Não sou uma pessoa equilibrada, pois respeito a lei da gravidade!

Avatar do usuário
Sergio Pretto
Campeão dedos ligeiros
Campeão dedos ligeiros
Mensagens: 5071
Registrado em: 17 Set 2005 19:00
Localização: Cajamar/SP
Contato:

Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Mensagempor Sergio Pretto » 30 Dez 2008 22:43

odair escreveu:17. A Garupa jamais deve "segurar" o pino de segurança do piloto acima de 40 km/h, pois aumenta muita a concentração do piloto e o risco de queda é grande! Rsrsrsrs :D

Desculpem a brincadiera! :D
Abraços! :D



O piloto jamais deve pilotar com uma mão só . . . .ops, desculpem, o tópico é sobre garupas!


P R E T T O
GALO, e é só para desfilar mesmo !!!

Avatar do usuário
Alex Red
Administrador
Administrador
Mensagens: 7017
Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Mensagempor Alex Red » 31 Dez 2008 12:29

muito bom andré, já tinha lido, é muuuuuuito importante, sabermos
todas essas técnicas, pra tornar nossa vida mais facil na hora de pilotar
abraço


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

Avatar do usuário
julio deutsch
Já faço as curvas deitado
Já faço as curvas deitado
Mensagens: 134
Registrado em: 05 Mai 2005 10:39
Localização: Porto Alegre-RS
Contato:

Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Mensagempor julio deutsch » 03 Jan 2009 09:52

Ótimo texto, perfeito.
Adiconar ....."garupa perfeito(a) é quem fica em casa"


NÃO POSSUO UMA CBX...SOU POSSUÍDO POR ELA.

Avatar do usuário
Demétrio
Espora de Aço Mortífera
Espora de Aço Mortífera
Mensagens: 3312
Registrado em: 14 Set 2009 21:07
Moto Atual: Sem Galo mas carregando...
Localização: Marabá - PA
Contato:

Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Mensagempor Demétrio » 06 Dez 2009 16:16

André escreveu:13. A garupa está, rigorosamente, proibido de olhar para o velocímetro e expressar a sua aprovação ou reprovação com apertos de joelhos, socos nas costas, etc, etc...

Hauahuahauahahauahua... Essa é muito boa e se enquadra perfeitamente pra minha esposa! Certo dia ela me encheu de beliscões nas costelas porque cheguei perto dos 160 km/h. Sem falar na mania dela de estar sempre cuidando o velocímetro! Já falei pra ela sobre isso mas não adianta! Hehehehehe...
Abraço a todos!


CBX 750 Indy 93

Avatar do usuário
Marsal
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master
Mensagens: 2913
Registrado em: 05 Mai 2009 11:14
Moto Atual: CBX 750F 86 Black TL
Localização: Maringá - PR
Contato:

Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Mensagempor Marsal » 07 Dez 2009 13:14

6. O garupa pode ajudar nas curvas, observando sempre por dentro e
apoiando-se, fortemente, em ambas as pedaleiras. A transferência de peso para as pedaleiras torna a moto mais manobrável.

Para quem gosta de pegar estradas sinuosas esse mandamento é chave para não levar um capote numa curva.

Abraços


Marsal
Ride free, die well

Membro nº 300 ahu ahu

Avatar do usuário
Hudson
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1740
Registrado em: 07 Mai 2008 11:32
Localização: MORO ONDE VC TIRA FERIAS - FLORIPA ILHA DA MAGIA SC
Contato:

Re: MANUAL DO BOM GARUPA

Mensagempor Hudson » 07 Dez 2009 13:23

nao tem nada pior q o freio de mao na garupa te socar a costela para desacelerar heheheh


GALEIRO ATÉ NA PELE!! ! MEMBRO 235!


Voltar para “Segurança e Legislação”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 136 visitantes