Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

Proibição dos Farois de Xenon

Dicas de pilotagem segura, assim como dicas sobre seguros, cadeados, travas e truques contra o amigo do alheio além de informações sobre as leis.
Avatar do usuário
Edson Lima
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 520
Registrado em: 08 Fev 2007 16:11
Localização: Fortaleza - CE
Contato:

Proibição dos Farois de Xenon

Mensagempor Edson Lima » 07 Dez 2008 14:27

Reportagem da globo:

Contran proíbe kits de faróis de xenônio

Acessórios instalados terão que ser substituídos a partir de 1° de janeiro.
Apenas modelos vindos de fábrica serão permitidos.

Os faróis de xenônio, um acessório instalado em milhares de veículos no Brasil está com os dias contados. Polêmico, o farol de xenônio entrou na mira do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que editou uma série de medidas para evitar que a guerra de luzes se transforme em acidentes. A partir de 1° de janeiro de 2009, serão exigidos equipamentos sofisticados para circular com este tipo de farol.

A resolução 294 do Contran (veja aqui a resolução) diz que só poderão rodar com faróis de xenônio carros que tiverem um sistema que regula a altura das lâmpadas quando há desníveis na pista ou sobrecarga no porta-malas. Este equipamento impede que o facho do farol suba e ofusque outros motoristas.

Também passam a ser obrigatórios os limpadores de farol, para que uma sujeira não mude a direção do facho de luz. Estas tecnologias vem instaladas de fábrica em carros luxuosos, mas não estão nos kits de adaptação vendidos no Brasil.

Por isso, na prática, quem instalou os faróis de xenônio depois de comprar o carro, vai ter que tirá-los.

Segundo o Contran, o desrespeito à norma é considerado infração grave, que prevê multa de R$ 127 e retenção do veículo.

Os faróis de gás xenônio, ou xenon, que desembarcaram no Brasil em carros importados, viraram febre com a venda de kits trazidos da China. Até motos são equipadas com faróis de xenônio. São dois reatores e duas lâmpadas que custavam R$ 1.800 há dois anos hoje saem por menos de R$ 300.

“A vantagem é que o farol de xenônio ilumina três vezes mais e consome 40% menos de bateria do que uma lâmpada comum”, diz o comerciante Cayê Ribeiro.

Testes feitos neste laboratório mostram que a lâmpada branca comum e o farol xênon original de fábrica emitem um facho de luz bem definido - o que não acontece com o kit xenon colocado depois nos carros.

“Com o xenônio você sente uma cegueira momentânea e pode ter uma colisão”, indica o físico Carlos Takata.

O problema é a substituição de lâmpadas. O corpo do farol original é desenvolvido para um tipo específico de lâmpada. A de xênon exige um projeto calculado para ela - e kit nenhum oferece isso.


Link da matéria:
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,, ... NONIO.html

Comentem.


"Pois a loucura de Deus é mais sábia do que os homens, e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.” I Coríntios 1:25

Avatar do usuário
Sergio Pretto
Campeão dedos ligeiros
Campeão dedos ligeiros
Mensagens: 5071
Registrado em: 17 Set 2005 19:00
Localização: Cajamar/SP
Contato:

Re: Proibição dos Farois de Xenon

Mensagempor Sergio Pretto » 07 Dez 2008 14:41

Hummmmmm, como diz meu amigo Wilian (Motojundi), algum "bam bam bam" do trãnsito, viu um monte de containeres de xenon aguardando desembarque em Santos, e pensou: alguém tá ganhando muito dinheiro com isso e eu não estou recebendo nada . . . . . .
E a lei foi criada !!!!


P R E T T O
GALO, e é só para desfilar mesmo !!!

Avatar do usuário
Chimbinha
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1866
Registrado em: 31 Mai 2006 19:57
Localização: São José dos Campos - SP
Contato:

Re: Proibição dos Farois de Xenon

Mensagempor Chimbinha » 07 Dez 2008 19:47

Dançei vou ter que tirar do golf e da zx.


Roberto Costa ( Chimbinha Sabesp )
CBX 750 - Hollywood - 87 kawasaki -zx11-93

" Galo só Prazer "

Avatar do usuário
Sergio Pretto
Campeão dedos ligeiros
Campeão dedos ligeiros
Mensagens: 5071
Registrado em: 17 Set 2005 19:00
Localização: Cajamar/SP
Contato:

Re: Proibição dos Farois de Xenon

Mensagempor Sergio Pretto » 07 Dez 2008 20:31

Sabesp Chimbinha escreveu:Dançei vou ter que tirar do golf e da zx.




Se quiser, pode jogar no lixo lá de casa . . . . .


P R E T T O
GALO, e é só para desfilar mesmo !!!

Avatar do usuário
Rodolfo
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1975
Registrado em: 13 Dez 2006 20:05
Localização: Jundiaí/SP

Re: Proibição dos Farois de Xenon

Mensagempor Rodolfo » 07 Dez 2008 20:57

Vou trocar a lampada de 8.000K por uma de 2.500K que é branca, mas vou continuar com Xenon.


“Não tento explicar às pessoas porque ando de moto.
Para os que compreendem, nenhuma palavra é necessária...
Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível !!”

LUIZ HENRIQUE D. GONGOLA
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 233
Registrado em: 16 Ago 2006 22:38
Localização: São Vicente - SP

Re: Proibição dos Farois de Xenon

Mensagempor LUIZ HENRIQUE D. GONGOLA » 08 Dez 2008 21:09

cubas escreveu:eu concordo é irregular


Não só irregular como chato , acho muita falta de educação o cara usar esse tipo de farol na cidade enchendo o saco de quem
vai na frente ....

abrxxxxxxx
luiz


" Há duas coisas infinitas: O Universo e a Etupidez Humana e eu não estou convencido quanto à primeira "

ALBERT EINSTEIN

Avatar do usuário
Rodolfo
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1975
Registrado em: 13 Dez 2006 20:05
Localização: Jundiaí/SP

Re: Proibição dos Farois de Xenon

Mensagempor Rodolfo » 08 Dez 2008 22:48

Rangel, muito legal essas suas considerações.
Se voce souber da definição ou qualquer informação adicional e puder colocar aqui nesse tópico, agradeceriamos muito.
Eu particularmente sou a favor do Xenon, porém com farol regulado.
Ao inves de proibir, poderiam por exemplo mandar regular o farol semestralmente, com um comprovante a ser levado juntamente com os documentos do veiculo.
Não vou nem entrar no mérito da questaõ de falsificações, caixinha, tirar dinheiro do contribuinte. etc. O que acho é que tem muito farol desregulado, não só de Xenon, como também faróis normais que podem causar probelams também.

Agora cá entre nós e principalmente entre os que são contra o Xenon. Alguém já viu ou tem notícias de acidentes causados por essas lampadas ??? Não existem registros......


“Não tento explicar às pessoas porque ando de moto.
Para os que compreendem, nenhuma palavra é necessária...
Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível !!”

Avatar do usuário
Rodolfo
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1975
Registrado em: 13 Dez 2006 20:05
Localização: Jundiaí/SP

Re: Proibição dos Farois de Xenon

Mensagempor Rodolfo » 09 Dez 2008 08:43

Xerife, me desculpe, mas não concordo contigo.
Xenon de dia ou a noite, nas motos é muito bom e os outros te visualizam mais facilmente.
O problema de querer aparecer é realmente um caso sério, e diga-se de passagem, manis do Brasileiro.
Deveria ter também limite de Luminosidade que é o K (kelvin) e deveria ser limitado a 8.000 K que é o azul mais fraquinho, mas que ilumina muuuito.
Tem gente que usa até de 12.000K que é esse azulão a que vc está se referindo. E que deveria ser proibido.
Precisa regulamenteção e fiscalização sim.
Viajo muito a noite e vou te falar, semana passada fui para Penápolis as 3:00 da manhã e nunca tinha usado xenon, simplesmente fantástico, e ilumina 3 vezes mais.
Como estou com o farol regulado, ninguém em sentido contrário reclamou.
Em relação a essa tal de luz negra, não é do meu tempo. hehehehehehe
Não podemos esquecer que tem Xenon de 2.500 K e que é branca e ilumina muito.


“Não tento explicar às pessoas porque ando de moto.
Para os que compreendem, nenhuma palavra é necessária...
Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível !!”

Avatar do usuário
Alci Costa
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Mensagens: 2175
Registrado em: 18 Jul 2007 09:34
Moto Atual: CBX 750F Indy 93
Localização: Londrina - PR
Contato:

Re: Proibição dos Farois de Xenon

Mensagempor Alci Costa » 14 Dez 2008 16:53

no meu modo de ver, estão realmente exagerando nos usos... hj em dia vejo não somente Xenon, mas também as luzes azuladas (cool blue, Osram, etc) em qualquer tipo de farol.. nada de preconceito mas, ver um chebão andando com farol azul é fod.... o problema realmente é que os faróis desses carros e motos antigos não foram projetados para esses tipo de lâmpadas mais potentes... além da questão da regulagem....o que é regulagem? diriam os proprietarios de chevetes, fuscas, brasilias, etc..... e realmente ofuscam sim!!!!! já andei na rua com Galo de Xenon igual a do Djaciel e ate no retorvisor ofusca....fica lindo não resta dúvida.....
abraços


"Sozinho você pode ir mais rápido; mas juntos, podemos ir mais longe!!!!"

Avatar do usuário
Chimbinha
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1866
Registrado em: 31 Mai 2006 19:57
Localização: São José dos Campos - SP
Contato:

Re: Proibição dos Farois de Xenon

Mensagempor Chimbinha » 14 Dez 2008 18:30

Rangel Figueiredo escreveu:Boa noite,
Previsto para o próximo dia 16/12, a edição de normas complementares que permitirão "adaptações" aos veículos, hoje caracterizados pela lei como irregulares. Tal edição, a que tudo indica (isto extra-oficialmente) permitira ao usuário o "ajuste" o farol em um ângulo de 27º negativos ( a regulagem de faróis hoje é em torno de 38 a 43º neg. "fábrica"). Torcemos então para que esta luta entre Philips - Osram x Estado, permita que centenas de brasileiros não sejam prejudicados. Particularmente, apoio a idéia de um controle de "feche" para carros não regulamentares; não de sua proibição.
Caso venha a se concluir favorálmente, ou tenha alguma informação a respeito, comunicarei ao pessoal do forum.

Abraços
Ten.Rfigueiredo


Rangel, muito boa sua iniciativa, vou viajar no dia 28/12/08 com vou de moto minha esposa de carro com as crianças
os dois tem xenon gatei p/ colocar e vou gastar p/ tirar


Roberto Costa ( Chimbinha Sabesp )
CBX 750 - Hollywood - 87 kawasaki -zx11-93

" Galo só Prazer "

Avatar do usuário
Alci Costa
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Mensagens: 2175
Registrado em: 18 Jul 2007 09:34
Moto Atual: CBX 750F Indy 93
Localização: Londrina - PR
Contato:

Re: Proibição dos Farois de Xenon

Mensagempor Alci Costa » 15 Dez 2008 11:45

Rangel, enquanto nao sai, o que fica valendo? proibido ou nao?


"Sozinho você pode ir mais rápido; mas juntos, podemos ir mais longe!!!!"

Avatar do usuário
Alci Costa
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Mensagens: 2175
Registrado em: 18 Jul 2007 09:34
Moto Atual: CBX 750F Indy 93
Localização: Londrina - PR
Contato:

Re: Proibição dos Farois de Xenon

Mensagempor Alci Costa » 16 Dez 2008 08:14

Obrigado Rangel, vamos aguardar....
Abraços.


"Sozinho você pode ir mais rápido; mas juntos, podemos ir mais longe!!!!"

Avatar do usuário
Chimbinha
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1866
Registrado em: 31 Mai 2006 19:57
Localização: São José dos Campos - SP
Contato:

Re: Proibição dos Farois de Xenon

Mensagempor Chimbinha » 16 Dez 2008 21:24

Rangel cara o meu muito obrigado por isso que este forum e maravilhoso;


Roberto Costa ( Chimbinha Sabesp )
CBX 750 - Hollywood - 87 kawasaki -zx11-93

" Galo só Prazer "

Avatar do usuário
Rodolfo
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1975
Registrado em: 13 Dez 2006 20:05
Localização: Jundiaí/SP

Re: Proibição dos Farois de Xenon

Mensagempor Rodolfo » 16 Dez 2008 21:34

Rangel.
Inicialmente agradecemos suas informações.

Pelo que estou entendendo o problema não é a lampada de Xenon e sim os "lumes" que as lampapas emitem , mas há de ressaltar que as lampadas de 8.000K que emitem uma luz azulada são passiveis de multa, uma vez que pela legislação a luz deve ser branca ou amarelada.
Porém Xenon de até 6.000K emitem luz branca e consequentemente estariam dentro da legislação.
Luz azulada pode ser passivel de multa.
Estou certo ??


“Não tento explicar às pessoas porque ando de moto.
Para os que compreendem, nenhuma palavra é necessária...
Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível !!”

Avatar do usuário
alvaromb
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1096
Registrado em: 14 Jun 2007 23:43
Localização: Goiânia - GO
Contato:

Re: Proibição dos Farois de Xenon

Mensagempor alvaromb » 17 Dez 2008 21:57

Rangel,
ótima sua explicação. vamos aguardar para ver.
como tudo no Brasil (sempre tem alguém querendo levar vantagem) desde o início dessa proibição eu logo achei q tinha algo errado.
só quem tem moto com xenon sabe como aumenta a segurança, a visibilidade e a percepção que os outros motoristas tem da motocicleta.
deveria, isto sim, ser obrigatório!!!
agora, eu concordo q as luzes azuis (estas sim, deveriam ser proibidas) prejudicam e ofuscam a visão dos outros motoristas. Mas não são somente XENON, tem as lampadas chinesas ching-ling de 100w azuis, roxas...
é engraçado, na europa o xenon é visto como uma aparato que incrementa a segurança, aqui no Brasil é visto como uma excentricidade feita somente para "aparecer" e "ofuscar" a visão dos outros...

Rodolfo, eu conheço apenas a lampada de xenon de 6.000k que emite luz branca e não ofusca a visão quando bem regulada, mas já ouvi falar da lampada de 5.500k que é mais branca ainda... essa de 2.500k deve ser meio amarela, não é? onde tem? qto custa? queria comprar ums 2 kits desses pros demais farois do meu carro...

abraços :mrgreen:


Fiz GRANDES AMIGOS aqui!!!
www.youtube.com/watch?v=BkZMp1oROnI


Voltar para “Segurança e Legislação”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 150 visitantes