Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

regras para viajar em comboio

Dicas de pilotagem segura, assim como dicas sobre seguros, cadeados, travas e truques contra o amigo do alheio além de informações sobre as leis.
Avatar do usuário
alvaromb
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1096
Registrado em: 14 Jun 2007 23:43
Localização: Goiânia - GO
Contato:

regras para viajar em comboio

Mensagempor alvaromb » 25 Ago 2008 15:51

amigos

voltando de ilha solteira mês passado ocorreram alguns inconvenientes com o comboio

dois colegas não acostumados a viajar em grupo seguiram na frente e desencontraram com o grupo

em razão disso sempre temos discutido objetivando elaborar algumas regras para viajar em comboio

quem tiver sugestões, favor postar aqui, mas desde já sugiro seguir as seguintes recomendações:

1) o grupo deve combinar com antecedência as paradas para abastecimento e alimentação, evitando paradas desnecessárias
2) se no grupo tiver garupa, as paradas deverão ser antecipadas, a fim de minimizar o cansaço do garupa
3) as paradas para abastecimento não devem demorar mais que 15 minutos sem garupa ou 25 minutos com garupa
4) na parada para abastecimento, o grupo deve ser ágil. Quem estiver aguardando sua vez, poderá usar o banheiro, esticar as pernas, limpar a moto e a viseira. Aquele que abasteceu antes poderá fazer isso enquanto aguarda os demais abastecimentos
5) na parada para alimentação, poderá ser estipulado um tempo de 10 ou 15 minutos para descanso, antes de seguir viagem
6) o grupo deve manter uma distância segura entre as motos durante o percurso
7) o grupo deve manter todas as motos dentro do campo visual
8] o grupo deve combinar uma velocidade média, evitando que um motociclista ande muito devagar e atrase o comboio, ou que uma moto acelere muito e saia do campo visual do grupo
9) a ultima moto deverá estar dentro do campo visual da primeira moto
10) quando houver parada, o grupo somente poderá sair desde que TODOS estejam prontos. Evitando que uma moto saia antes do grupo, dispersando o comboio
11) o grupo deverá combinar alguma forma de contato em caso de dispersão, até mesmo deixar recados nos postos ao longo da viagem

criei isso aqui agora, mas não me lembro de todas as possibilidades... quem puder colaborar, será bem-vindo :mrgreen:


Fiz GRANDES AMIGOS aqui!!!
www.youtube.com/watch?v=BkZMp1oROnI

Avatar do usuário
Rodolfo
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1975
Registrado em: 13 Dez 2006 20:05
Localização: Jundiaí/SP

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor Rodolfo » 25 Ago 2008 16:07

Depende da quantidade de motos no comboio.
Se forem muitas, fica difícil essa organização.
O ideal é comboio de 5 ou 6 motos. Aí fica legal e fácil de organizar, mas em diversos passeios que fizemos com grupo de 20 motos ou mais, é impossível.
O ideal é sempre marcar um lugar para se encontrar, com paradas médias a cada 150 KM. (isso evidentemente varia, pois cada um tem o seu limite, dores, cansaço, etc).
Um regra fundamental para se evita acidentes é sempre manter distancia da moto a sua frente e nunca ficar ao lado de outra.


“Não tento explicar às pessoas porque ando de moto.
Para os que compreendem, nenhuma palavra é necessária...
Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível !!”

Avatar do usuário
cfreitas
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 924
Registrado em: 08 Set 2005 09:23
Moto Atual: cbx750f/cbr1100xx/steneree750
Localização: Valinhos -SP
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor cfreitas » 25 Ago 2008 16:26

O que também ajuda, sem conotação de melhor ou pior piloto, é sempre que se andar em grupo ou comboio, definir um líder que andará à frente e manterá a marcha e as paradas necessárias (previamente estabelecidas) e um culatreiro que andará por último e será responsável pela segurança e não dispersão do grupo...

Saudações


Christian
cfreitas@supernet.com.br


Pimenta - CBX 750F Grená/TL
Sete Galo Rescue Truck - C-10, ano 1978 - Pronta!!!...
Super Blackbird 1100XX '99
Ford Belina '72 - Em restauração...
VW Fusca '73 - Em restauração...
Christian

Avatar do usuário
Alex Red
Administrador
Administrador
Mensagens: 7017
Registrado em: 22 Mar 2007 13:03
Moto Atual: Nenhuma
Localização: Rio de Janeiro-RJ
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor Alex Red » 25 Ago 2008 16:52

cfreitas escreveu:O que também ajuda, sem conotação de melhor ou pior piloto, é sempre que se andar em grupo ou comboio, definir um líder que andará à frente e manterá a marcha e as paradas necessárias (previamente estabelecidas) e um culatreiro que andará por último e será responsável pela segurança e não dispersão do grupo...

Saudações


Christian
cfreitas@supernet.com.br


vc quer dizer um ponteiro ''lider'' e um ferrolho, que vai por ultimo
para ver se ninguém fica para trás, realmente é bem valido essa
dica
abraços


Galo vendida............aguardem a próxima VRUM VRUM VRUM

Avatar do usuário
Chimbinha
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1866
Registrado em: 31 Mai 2006 19:57
Localização: São José dos Campos - SP
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor Chimbinha » 25 Ago 2008 20:03

Principalmente quando tem os caporas que fuma fuma e fuma de novo .


Roberto Costa ( Chimbinha Sabesp )
CBX 750 - Hollywood - 87 kawasaki -zx11-93

" Galo só Prazer "

Avatar do usuário
André
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1181
Registrado em: 09 Mai 2005 19:28
Localização: Guarulhos/SP
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor André » 25 Ago 2008 20:19

Isso tudo vale enquanto está escrito aqui, mas quando a galera sai na pista esquece tudo e sai igual doido na frente, ai ja era! Toda teoria foi por agua abaixo!

Sigam todas essas e outras teorias, mas se tudo falhar...
O ideal é todos saberem o caminho de ida e de volta e conhecer sua moto... Assim se por acaso se perder do grupo nao fica doido sem saber o que fazer...


Ex- 86 Black TL
Ex- CB600F Hornet
Ex- NH6 Red

BATISTA
Já faço as curvas deitado
Já faço as curvas deitado
Mensagens: 166
Registrado em: 30 Mar 2005 20:51
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor BATISTA » 26 Ago 2008 20:28

Após percorrer mais de 40.000 kms em viagens em comboio, aí vai a minha contribuição:

MANUAL DE CONDUTA EM ESTRADA

CAPITÃO: Será escolhido um integrante já experiente em viagens e conhecedor
do percurso até o destino, que irá conduzir o comboio na estrada. O Capitão
deverá manter plena sintonia com o ferrolho, pelo motivos relatados a
seguir.
FERROLHO: Escolhido também um integrante com experiência e com a moto
mais possante ou com melhor mecânica, que ficará na última posição,
acompanhando o grupo, verificando a ordem do mesmo, não permitindo o
espaçamento entre as motos. Uma de suas funções é fechar a pista para que
os que estãoà sua frente possam efetuar ultrapassagens com segurança, sem
que um veículo entre no meio do comboio, colocando em risco o grupo. Ele só
fechará a pista quando o capitão sinalizar (ao ligar a seta), que pretende
ultrapassar. Os demais que estão atrás do capitão deverão também acionar o
pisca, para que o ferrolho possa visualizar a sinalização e só devem mudar
de pista após o Capitão iniciar a ultrapassagem. Outra função do ferrolho é
avisar o Capitão quando houver uma pane ou outro problema com um dos
integrantes. Poderá ser escalado, se necessário, um auxiliar de ferrolho,
que fará essa função.

FORMAÇÃO DO COMBOIO: Duas filas indianas paralelas e intercaladas,
evitando-se o emparelhamento de motos. Esse procedimento deixa maior espaço
de frenagem, caso o motociclista que vai a sua frente acione repentinamente
o freio. Para melhor visualização entre si, o Capitão e o Ferrolho poderão
andar na linha do meio que separa as duas filas indianas. Aquele que ficar
atrás do Capitão é que iniciará a fila intercalada, devendo se posicionar na

fila da direita, próxima ao acostamento, deixando para o Capitão a opção de
andar no meio ou na pista da esquerda.
TRAJETO E PARADAS: O trajeto e paradas serão combinados no início da
viagem. Recomendamos efetuar uma parada a cada 100 km, principalmente se
estiverem com garupa. Todos devem abastecer no mesmo posto para terem
autonomia semelhantes.

ESTICADAS: A princípio, o Capitão não deverá ser ultrapassado, pois é
ele quem puxa o comboio, entretanto, se algum motociclista quiser "dar uma
esticada", poderá fazê-lo, avisando ao Capitão de sua intenção com aceno
característico ou buzinada. Posteriormente deverá retornar a sua posição no
comboio ou parar no próximo ponto previamente combinado. Ao Capitão não é
permitido dar "esticada", pois tem a responsabilidade de conduzir o comboio.


SINALIZAÇÃO: Sempre que possível, havendo perigo à frente, o
motociclista levantará o braço esquerdo, para alertar os que venham em sua
retaguarda. Apontam-se com o dedo indicador ou o pé, para os buracos
existentes na pista quando, embora passíveis de desvio, demonstrem um certo
perigo.

Todos os sinais serão efetuados com a mão esquerda, conforme a seguir:
a. Mão espalmada para cima: Perigo a frente;
b. Dedo indicador apontado para cima: Chuva;
c. Dedo indicador apontado para baixo (pode-se utilizar o pé): Buraco ;
d. Dedo polegar apontado para trás: Olhe no seu retrovisor;
e. Dedo indicador apontado para cima fazendo círculos: Polícia ou Radar;
f. Quatro dedos apontados para baixo: Animais na pista;
g. Dedo indicador e polegar em forma de círculo: Acenda o Farol;
h. Dedo indicador e médio em forma de "V": Mantenha fila dupla;
i. Mão espalmada batendo no tanque: Parar para abastecimento;
j. Mão espalmada para cima, em movimento: Aumente a velocidade;
k. Mão espalmada para baixo em movimentos: Reduza a velocidade.
l. Braço esquerdo apontado para baixa em movimento de pêndulo: Quebra-mola
m. Dedo apontado para o tanque e depois a mão sinalizando "forca": Preciso
abastecer.


OBSERVAÇÕES:

1) Ninguém pode ultrapassar o Capitão de Estrada, salvo, eventualmente, para
pequenos "tiros" desde que o Ferrolho ou o Capitão sejam avisados. Deveremos
manter a mesma formação do início ao fim do trajeto.
2) O comboio inteiro anda em uma única faixa de rolamento, de forma
alternada, uma moto atrás da outra. Não somos donos da estrada! Não podemos
causar transtornos aos demais usuários da rodovia.
3) Somente o Ferrolho pode "fechar" a pista da esquerda, para que todo o
comboio possa fazer a ultrapassagem com segurança.
4) Quando o Ferrolho fechar a pista, tem que aguardar o Capitão fazer a
ultrapassem, depois, o segundo da fila, o terceiro da fila e sucessivamente
até chegar no Ferrolho.
5) Quando o Capitão fizer alguma sinalização, com gestos ou através de seta,
o que estiver atrás do Capitão tem que repetir o mesmo sinal, o terceiro da
fila também repete o mesmo sinal e aí sucessivamente até que cheque no
Ferrolho.
6) Não pode deixar espaço entre as motos, pois nenhum carro pode entrar
dentro do comboio.
7) O Capitão e o Ferrolho são os únicos que podem andar tanto no lado
direito como no lado esquerdo da faixa de rolamento, a fim de que um possa
ser visualizado pelo outro.
Obs. O segundo da fila (atrás do capitão) é que vai iniciar a fila
alternada


Abraços,


BATISTA RJ
CBX 750 INDY 1994 'MARYLU"
BOULEVARD 1500 2007 PRETA "WALQUIRIA"

Avatar do usuário
DANILOGOIANO
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 273
Registrado em: 19 Nov 2007 08:35
Localização: Goiânia - GO
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor DANILOGOIANO » 27 Ago 2008 08:19

É COM CERTEZA EU ME ENCAIXO NA DESCRIÇÃO DO FERROLHO. MOTO MAIS POTENTE, MELHOR MECÂNICA, PILOTO SEM COMENTÁRIO. MODESTIA PARTE. HEHE


CBX 750 F INDY VERDE 92 só alegria
SUZUKI BANDIT 1250S 2010
SUZUKI HAYABUSA Objetivo Alcançado...

Avatar do usuário
Sergio Pretto
Campeão dedos ligeiros
Campeão dedos ligeiros
Mensagens: 5071
Registrado em: 17 Set 2005 19:00
Localização: Cajamar/SP
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor Sergio Pretto » 27 Ago 2008 08:48

Todas as regras e opiniões acima são válidas, apesar de não muito fáceis para serem implantadas.
Algumas "nunca" foram utilizadas nas nossas viagens . . .
Também acho que funcionam muito melhor num grupo como um MC, por exemplo.
Mas bem que poderíamos adotar algumas como experiência!

PS.: só para sacanear, eu acrescento uma regrinha:
- mão esquerda fechada com o dedão insistentemente apontando para a boca (parada prá tomar umas brejas, hahahahaha).


P R E T T O
GALO, e é só para desfilar mesmo !!!

Avatar do usuário
Elcio
Me chame de mestre
Me chame de mestre
Mensagens: 600
Registrado em: 17 Ago 2006 17:11
Localização: São José dos Campos - SP
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor Elcio » 27 Ago 2008 09:27

Pessoal, achei este site, acho que pode ser interessante alguns de seus ensinamentos.
Aproveitem e olhem o restante dele, pois fala sobre diversos assuntos, como primeiros socorros, como fazer curvas, etc, etc...
Abz

http://www.motoseguranca.com.br/normas.html


Motocicleta - Aprecie com moderação e responsabilidade
Se pilotar, não beba. Se beber, me chama.

Ex - CBX 750 Holly
Atual CB 1300 SF Holly - Super Galo

São José dos Campos/SP
MSN: elciosjc@hotmail.com
Skype: elciosjc

Avatar do usuário
alvaromb
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1096
Registrado em: 14 Jun 2007 23:43
Localização: Goiânia - GO
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor alvaromb » 01 Set 2008 19:53

Na viagem de volta de Franca ocorreram alguns desencontros que podem ser evitados, por isso sugiro nas proximas viagens o seguinte (resumindo tudo o que foi já postado aqui e o que eu observei nessa viagem):

1) ESPERAR PELO GRUPO

2) NÃO SEGUIR VIAGEM SE NÃO ESTIVER VENDO O GRUPO

3) APROVEITAR AS PARADAS E ABASTECER TODAS AS MOTOS

4) NÃO DEMORAR MUITO NAS PARADAS

5) REVISAR A MOTO ANTES DE VIAJAR EM UM MECÂNICO DE CONFIANÇA - EVITAR MEXÂNICOS


Fiz GRANDES AMIGOS aqui!!!
www.youtube.com/watch?v=BkZMp1oROnI

Avatar do usuário
Parada
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Mensagens: 2392
Registrado em: 03 Abr 2006 22:18
Localização: Mongaguá - SP
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor Parada » 02 Set 2008 10:44

Eu acrescentaria também, no caso de nossas galos que tem diferença no marcador de combustível, calcular o consumo médio da moto e não se basear apenas pelo painel.....fazendo isso se aproveita muito mais o combustível e melhora a programação para paradas de abastecimento.

Também é importante a integração do grupo quanto a sinais utilizados na estrada!

Como o Fofolfo falou, o ideal é um grupo não muito grande justamente para poder ter um rendimento melhor na estrada e limitar o tempo de paradas! Quanto mais motos mais demoradas são as paradas e mais cansativa se torna a viagem!

Como o Alvaro falou, manutenção preventiva sempre! E em mecânico bom, de confiança.....mesmo que ele cobre um pouquinho mais caro, vale a pena todo centavo gasto!

Importante pelo menos um do grupo estar carregando ferramentas e outro com reparo de pneu ou equipamento útil para primeiro socorro de nossas motos....infelizmente estamos sujeitos a infortúnios na estrada e é sempre bom estar previnido!

Manter-se sempre hidratado, principamente nos dias muito quentes......no primeiro sinal de desidratação, sinalizar para o grupo para encostar em um pouco para tomar uma água....quanto mais desgastado, menos atenção na estrada e maior o risco de alguma coisa ruim acontecer!

Esses são relatos de minhas viagens.....essa de Franca foi show de bola.....muito calor na ida, mais paradas para tomar água e descansar a sombra, na volta, tempo mais agradável, apenas duas paradas na volta.....viagem gostosa e sem nenhuma dor de cabeça!!! E vamo pra próxima viagem!!!hehehe

Abs


7 Galo - Hollywood - Tudo de bom!!! PIOR DO QUE TER INIMIGOS VERDADEIROS É TER AMIGOS FALSOS!!! Mensagens importantes favor enviar email para: artur-parada@prodesan.com.br ou naparada7galo@gmail.com!!!
Acessem: www.youtube.com/user/naparada7galo

Avatar do usuário
DANILOGOIANO
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 273
Registrado em: 19 Nov 2007 08:35
Localização: Goiânia - GO
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor DANILOGOIANO » 02 Set 2008 18:15

O PRINCIPAL.

COMBINAR AS REGRAS BÁSICAS ANTES DA SAÍDA.

FALTA SÓ UM POUCO DE DIALOGO.

E QUANDO O GRUPO FECHAR O BLUSÃO E CAPACETE DEBAIXO DO SOL FORTE.....VAMO EMBORA.... NÃO DÁ PRA FICAR COZINHANDO. RSRSRS


CBX 750 F INDY VERDE 92 só alegria
SUZUKI BANDIT 1250S 2010
SUZUKI HAYABUSA Objetivo Alcançado...

Avatar do usuário
Chimbinha
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1866
Registrado em: 31 Mai 2006 19:57
Localização: São José dos Campos - SP
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor Chimbinha » 03 Set 2008 19:43

Ainda uso a filosofia de caminhoneiro , comboio muito grande cada um pensa de uma maneira; e cria divergencias ja aconteceu comigo num comboio de 6 carretas carregado de Ouro Preto p/ Cubatao autonomia de tanque de um era maoir que o outro, tinha a preferencia p/ almoçar tinha os espingardas tocava muito depois parava ou diminuia a velocidade isso
aumenta cosumo, comida pesada nao funciona, tomar muita agua eu carregava uma garrafa termica e 5lts o caminhao nao escolhe lugar p/ quebrar nem a moto,deu certo no barreado 2 vezes,no Rio Carvalho 2 vezes; Franca, Ilha Solteira , e muito outros.


Roberto Costa ( Chimbinha Sabesp )
CBX 750 - Hollywood - 87 kawasaki -zx11-93

" Galo só Prazer "

Avatar do usuário
cfreitas
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 924
Registrado em: 08 Set 2005 09:23
Moto Atual: cbx750f/cbr1100xx/steneree750
Localização: Valinhos -SP
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor cfreitas » 09 Set 2008 15:29

Água é um agente extremamente oxidante... Melhor levar cerveja e bastante gelo... :mrgreen:

Saudações

Christian
cfreitas@supernet.com.br


Pimenta - CBX 750F Grená/TL
Sete Galo Rescue Truck - C-10, ano 1978 - Pronta!!!...
Super Blackbird 1100XX '99
Ford Belina '72 - Em restauração...
VW Fusca '73 - Em restauração...
Christian


Voltar para “Segurança e Legislação”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 183 visitantes