Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

regras para viajar em comboio

Dicas de pilotagem segura, assim como dicas sobre seguros, cadeados, travas e truques contra o amigo do alheio além de informações sobre as leis.
Avatar do usuário
Dijaciel
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 231
Registrado em: 15 Abr 2006 00:13
Localização: Cristalina - Go
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor Dijaciel » 10 Set 2008 00:04

É brincadeira..... mesmo..... rsrsrsr

Andar em comboio não é fácil. O dialogo antes da viagem é indispensável. Para que não surja nenhum inconveniente no percurso.

Mas as regras estão ai.... agora é tentar coloca-las em pratica isso na medida do possivel....


" Eu e meu saudoso Irmão Dijaelci"
“Recuperar uma CBX 750...... Realização de um sonho"

Avatar do usuário
Rodolfo
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1975
Registrado em: 13 Dez 2006 20:05
Localização: Jundiaí/SP

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor Rodolfo » 15 Set 2008 12:20

Não sei se aqui é o tópico certo, mas tem muito há ver.
A reportagem abaixo, extrai do MOTO.COM com data de hoje.


Há alguns dias, conversando com um amigo num chat, ele relatava-me uma viagem recém-realizada pelo seu motoclube. Pude perceber que o passeio daquele grupo não trazia boas lembranças, pelo contrário, continha mais dissabores do que diversão e prazer propriamente ditos.

Pelo seu relato, os desentendimentos começaram antes mesmo da partida, que havia sido marcada para as 7h30 da manhã, e a despeito de tudo que havia sido combinado em reuniões preliminares com todos os candidatos a viajante, chegou a hora da partida e alguns confirmados não apareceram.

Ao ligar para seus celulares souberam que os “amigos” ainda estavam em casa, dormindo, evidenciando total desrespeito com seus futuros colegas de estrada. No final, acabaram saindo às 9h, uns bronqueados com os outros, o que desencadeou novos acontecimentos desagradáveis no percurso, mas não os abordarei por serem irrelevantes ao tema deste texto.

Esse é talvez o maior problema que vejo na participação de motoclubes. Os relacionamentos são impostos pelo acaso, ou seja, não há como escolher seus companheiros de estrada com critérios que poderiam assegurar uma convivência agradável.

É difícil conter alguns integrantes que pelo simples fato de vestir o colete do MC transformam-se de forma imprevisível, deixando aflorar o ego, colocando em risco a imagem do motoclube e até mesmo a segurança física dos demais integrantes.

Talvez esses tenham sido os fatores determinantes na minha decisão de não mais participar de motoclubes. Optei em continuar viajando apenas com amigos, aqueles garimpados no decorrer do tempo.

Viajar de moto proporciona um prazer indescritível que somente é superado quando na viagem você está acompanhado daqueles amigos que preza, respeita e goza da mesma reciprocidade de sentimentos.

Só que até você chegar à conclusão de que determinada pessoa merece o título de “seu amigo”, é uma tarefa demorada de observação e lapidação das arestas complicadoras do relacionamento.

O mais comum é encontrar comportamentos displicentes e desinteressados. Por isso, é muito difícil achar companheiros perfeitos para viagens, quer seja para aquelas breves de final de semana ou as mais longas, que demandam maior cumplicidade e preparação. Comum é encontrarmos companheiros de uma única viagem, por vários motivos.

Nem sempre os gostos combinam; um gosta de correr mais e se incomoda de manter o ritmo do grupo, não se importando em perder o convívio silencioso da estrada e a alegria de ver o outro a sua frente ou pelo espelho retrovisor; outro tem mais poder aquisitivo e não se sujeita a acampar ou freqüentar hotéis e restaurantes mais modestos e adequados ao bolso do restante da turma; outros não gostam de parar para apreciar as coisas bonitas da estrada, e o pior, alguns não dão o necessário auxílio quando alguma das motos quebra no meio da viagem, esquecendo que é na superação dos momentos difíceis que as amizades se solidificam.

Enfim, várias coisas conspiram contra quando se busca achar os companheiros ideais, tal qual achar uma namorada em condições de se tornar esposa. Só depois de muitas viagens, muitas tentativas, se tiver sorte, dá para escolher parceiros fixos que realmente sejam companheiros e confiáveis, numa relação em que haja um mínimo de sintonia de gostos de uma maneira geral. Exigir a perfeição seria querer demais.

Mesmo assim, com os passeios e viagens se sucedendo, ainda é preciso ir trabalhando as relações, um cedendo daqui, o outro cedendo de lá e aos poucos se cria uma convivência agradável e duradoura que trará benefícios mútuos, deixará muitas fotografias, momentos para relembrar com satisfação e alimentar a expectativa da próxima oportunidade de renovar e fortalecer esses laços de amizade. Comum ver relatos de amizades que nascem dessa forma e duram uma vida inteira, transportando-se da estrada para a convivência familiar.

Sempre gostei de viajar em grupo, por prazer e até por segurança no caso de quebra da moto ou até mesmo um pneu furado no meio do nada, mas muitas vezes fui sozinho para a estrada porque às vezes as agendas são inconciliáveis; quando podemos viajar, nossos amigos não podem ou quando eles podem, nós é que estamos ferrados no trabalho ou noutro compromisso, sem possibilidade de acompanhar a turma e acabamos ficando em casa na maior vontade e frustração.

Mesmo quando viajo só, sinto que nunca estou realmente sozinho, pois a moto apesar de tão discriminada atrai as demais pessoas e desperta nelas admiração e um pouco de inveja sadia pela sensação de liberdade que ela transmite. Seja lá onde for que se pare, sempre há oportunidade de conversar com pessoas e outros motociclistas que a gente encontra pelo caminho.

Contei aqui no meu primeiro “causo” que numa parada para abastecimento num posto de gasolina da BR-116, no Estado de Santa Catarina, encontrei o Comandante Rolim, aquele da TAM, também motociclista solitário, indo encontrar seus amigos que o aguardavam em Porto Alegre para de lá seguirem em grupo para o Chile. Se estivéssemos de carro, nem teríamos nos olhado e sequer aproveitado aquela meia hora fantástica que ficamos batendo papo. Nem preciso dizer qual foi o assunto que norteou nossa conversa.

No causo “Eita informação boa”, relatei que numa outra ocasião, viajando sozinho, encontrei uma turma com perto de 35 motos pequenas, de um motoclube de outra cidade. Estavam perdidos e os acompanhei por um bom trecho de estrada, até que nossos destinos se separaram por vias diferentes. Por algum tempo “troquei idéias” com alguns deles por e-mail. O motoclube já se desfez, basicamente pelos motivos abordados nos primeiro parágrafos desse texto.

Em ambos os casos, se morássemos na mesma cidade, talvez até pegássemos alguma estrada juntos e nascesse desse encontro ocasional uma sólida relação de amizade e companheirismo.

É como diz a letra da música Canção da América: “Amigo é coisa pra se guardar debaixo de sete chaves dentro do coração”, dada a dificuldade e o trabalho que dá fazer novos amigos de estrada.

Diria que é muito verdadeira essa feliz afirmação do Milton Nascimento, que nos convida a preservar e valorizar as amizades sinceras e sem cobranças.

Abraços e até o próximo causo.

O “motonauta” Mário Sérgio Figueredo participou do Moto Repórter, canal de jornalismo participativo do MOTO.com.br.



“Não tento explicar às pessoas porque ando de moto.
Para os que compreendem, nenhuma palavra é necessária...
Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível !!”

Avatar do usuário
Sergio Pretto
Campeão dedos ligeiros
Campeão dedos ligeiros
Mensagens: 5071
Registrado em: 17 Set 2005 19:00
Localização: Cajamar/SP
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor Sergio Pretto » 15 Set 2008 12:25

Muito bom Rodolfo, e bastante adequado!


P R E T T O
GALO, e é só para desfilar mesmo !!!

Avatar do usuário
Parada
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Mensagens: 2392
Registrado em: 03 Abr 2006 22:18
Localização: Mongaguá - SP
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor Parada » 15 Set 2008 18:48

Muito bom o relato e com certeza tem tudo a ver com o tópico!!!

Abs


7 Galo - Hollywood - Tudo de bom!!! PIOR DO QUE TER INIMIGOS VERDADEIROS É TER AMIGOS FALSOS!!! Mensagens importantes favor enviar email para: artur-parada@prodesan.com.br ou naparada7galo@gmail.com!!!
Acessem: www.youtube.com/user/naparada7galo

Avatar do usuário
cfreitas
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 924
Registrado em: 08 Set 2005 09:23
Moto Atual: cbx750f/cbr1100xx/steneree750
Localização: Valinhos -SP
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor cfreitas » 16 Set 2008 12:18

Rofolfo copiador insaciável escreveu:...Enfim, várias coisas conspiram contra quando se busca achar os companheiros ideais, tal qual achar uma namorada em condições de se tornar esposa...


Rofolfo, tenho a lhe dizer que pegaria qualquer estrada do mundo lhe acompanhando, mas nunca casaria com você... Tá???? :mrgreen:

No resto, o texto traduz exatamente o nosso sentimento comum...


Saudações


Christian
cfreitas@supernet.com.br


Pimenta - CBX 750F Grená/TL
Sete Galo Rescue Truck - C-10, ano 1978 - Pronta!!!...
Super Blackbird 1100XX '99
Ford Belina '72 - Em restauração...
VW Fusca '73 - Em restauração...
Christian

Avatar do usuário
André
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1181
Registrado em: 09 Mai 2005 19:28
Localização: Guarulhos/SP
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor André » 16 Set 2008 18:07

Apesar de relativamente novo em idade, já viajei mujito de moto, e passei por diversas situações, e entendo tudo que o rapaz descreveu no texto.
Mas de tudo que está escrito, o que acho que tem maior validade é a parte que diz que um cede um pouco daqui, o outro cede um pouco de lá e assim tudo vai se arrumando. Quem não consegue ceder em alguma coisa nao consegue andar em grupo, fica impossivel.


Ex- 86 Black TL
Ex- CB600F Hornet
Ex- NH6 Red

Avatar do usuário
Parada
7 Galo Gladiator
7 Galo Gladiator
Mensagens: 2392
Registrado em: 03 Abr 2006 22:18
Localização: Mongaguá - SP
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor Parada » 16 Set 2008 18:38

Luis Catalan escreveu:aliás,, presença confirmada no encontro de Penedo hein


Vc vai de moto ou de XT660??? Se for com o trator favor entrar em contato com o pessoal do fórum da XT!!! :twisted: E se vcs não gostam de óleo, porque vcs não andam na frente??? haaaa....deixa pra la...!!! :twisted: :twisted: :twisted:

Abs


7 Galo - Hollywood - Tudo de bom!!! PIOR DO QUE TER INIMIGOS VERDADEIROS É TER AMIGOS FALSOS!!! Mensagens importantes favor enviar email para: artur-parada@prodesan.com.br ou naparada7galo@gmail.com!!!
Acessem: www.youtube.com/user/naparada7galo

Avatar do usuário
Rodolfo
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1975
Registrado em: 13 Dez 2006 20:05
Localização: Jundiaí/SP

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor Rodolfo » 26 Dez 2008 15:40



“Não tento explicar às pessoas porque ando de moto.
Para os que compreendem, nenhuma palavra é necessária...
Para os que não compreendem, nenhuma explicação é possível !!”

Avatar do usuário
alvaromb
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1096
Registrado em: 14 Jun 2007 23:43
Localização: Goiânia - GO
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor alvaromb » 07 Jan 2009 11:46

Rodolfo

posso dizer que aqui no forum eu encontrei bons amigos, verdadeiros parceiros de viagem, como esse autor menciona ai no texto...

daki de Goiás, daí de São Paulo, Paraná, etc... :mrgreen:


Fiz GRANDES AMIGOS aqui!!!
www.youtube.com/watch?v=BkZMp1oROnI

Avatar do usuário
Murilo Gonzales
O céu é o limite
O céu é o limite
Mensagens: 855
Registrado em: 27 Jan 2007 22:07
Localização: Itu-SP

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor Murilo Gonzales » 09 Fev 2009 07:25

Gostei muito desse tópico Álvaro, concordo plenamente com vc a respeito dos comboios. Valeu!!!

...agora, num li a bíblia que o Rodolfo postou pq achei muuuito grande!!! hehehe...não que eu seja preguiçoso. :mrgreen: :mrgreen:



Canaes
Sei tudo e mais um pouco
Sei tudo e mais um pouco
Mensagens: 77
Registrado em: 19 Nov 2008 10:44
Localização: Aclimação - São Paulo

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor Canaes » 23 Mar 2009 13:10

Alvaro, parabens pelas dicas, isso nos mostra que sempre estamos precisando aprender algo mais, alem de que conhecimento nao ocupo espaço.

parabens a todos que contribuiram com suas experiências.

Canaes



Avatar do usuário
Andrei Gomes
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 280
Registrado em: 16 Mar 2009 17:59
Localização: Araçatuba/SP
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor Andrei Gomes » 24 Mar 2009 15:27

BATISTA escreveu:Após percorrer mais de 40.000 kms em viagens em comboio, aí vai a minha contribuição:

MANUAL DE CONDUTA EM ESTRADA

CAPITÃO: Será escolhido um integrante já experiente em viagens e conhecedor
do percurso até o destino, que irá conduzir o comboio na estrada. O Capitão
deverá manter plena sintonia com o ferrolho, pelo motivos relatados a
seguir.
FERROLHO: Escolhido também um integrante com experiência e com a moto
mais possante ou com melhor mecânica, que ficará na última posição,
acompanhando o grupo, verificando a ordem do mesmo, não permitindo o
espaçamento entre as motos. Uma de suas funções é fechar a pista para que
os que estãoà sua frente possam efetuar ultrapassagens com segurança, sem
que um veículo entre no meio do comboio, colocando em risco o grupo. Ele só
fechará a pista quando o capitão sinalizar (ao ligar a seta), que pretende
ultrapassar. Os demais que estão atrás do capitão deverão também acionar o
pisca, para que o ferrolho possa visualizar a sinalização e só devem mudar
de pista após o Capitão iniciar a ultrapassagem. Outra função do ferrolho é
avisar o Capitão quando houver uma pane ou outro problema com um dos
integrantes. Poderá ser escalado, se necessário, um auxiliar de ferrolho,
que fará essa função.

FORMAÇÃO DO COMBOIO: Duas filas indianas paralelas e intercaladas,
evitando-se o emparelhamento de motos. Esse procedimento deixa maior espaço
de frenagem, caso o motociclista que vai a sua frente acione repentinamente
o freio. Para melhor visualização entre si, o Capitão e o Ferrolho poderão
andar na linha do meio que separa as duas filas indianas. Aquele que ficar
atrás do Capitão é que iniciará a fila intercalada, devendo se posicionar na

fila da direita, próxima ao acostamento, deixando para o Capitão a opção de
andar no meio ou na pista da esquerda.
TRAJETO E PARADAS: O trajeto e paradas serão combinados no início da
viagem. Recomendamos efetuar uma parada a cada 100 km, principalmente se
estiverem com garupa. Todos devem abastecer no mesmo posto para terem
autonomia semelhantes.

ESTICADAS: A princípio, o Capitão não deverá ser ultrapassado, pois é
ele quem puxa o comboio, entretanto, se algum motociclista quiser "dar uma
esticada", poderá fazê-lo, avisando ao Capitão de sua intenção com aceno
característico ou buzinada. Posteriormente deverá retornar a sua posição no
comboio ou parar no próximo ponto previamente combinado. Ao Capitão não é
permitido dar "esticada", pois tem a responsabilidade de conduzir o comboio.


SINALIZAÇÃO: Sempre que possível, havendo perigo à frente, o
motociclista levantará o braço esquerdo, para alertar os que venham em sua
retaguarda. Apontam-se com o dedo indicador ou o pé, para os buracos
existentes na pista quando, embora passíveis de desvio, demonstrem um certo
perigo.

Todos os sinais serão efetuados com a mão esquerda, conforme a seguir:
a. Mão espalmada para cima: Perigo a frente;
b. Dedo indicador apontado para cima: Chuva;
c. Dedo indicador apontado para baixo (pode-se utilizar o pé): Buraco ;
d. Dedo polegar apontado para trás: Olhe no seu retrovisor;
e. Dedo indicador apontado para cima fazendo círculos: Polícia ou Radar;
f. Quatro dedos apontados para baixo: Animais na pista;
g. Dedo indicador e polegar em forma de círculo: Acenda o Farol;
h. Dedo indicador e médio em forma de "V": Mantenha fila dupla;
i. Mão espalmada batendo no tanque: Parar para abastecimento;
j. Mão espalmada para cima, em movimento: Aumente a velocidade;
k. Mão espalmada para baixo em movimentos: Reduza a velocidade.
l. Braço esquerdo apontado para baixa em movimento de pêndulo: Quebra-mola
m. Dedo apontado para o tanque e depois a mão sinalizando "forca": Preciso
abastecer.


OBSERVAÇÕES:

1) Ninguém pode ultrapassar o Capitão de Estrada, salvo, eventualmente, para
pequenos "tiros" desde que o Ferrolho ou o Capitão sejam avisados. Deveremos
manter a mesma formação do início ao fim do trajeto.
2) O comboio inteiro anda em uma única faixa de rolamento, de forma
alternada, uma moto atrás da outra. Não somos donos da estrada! Não podemos
causar transtornos aos demais usuários da rodovia.
3) Somente o Ferrolho pode "fechar" a pista da esquerda, para que todo o
comboio possa fazer a ultrapassagem com segurança.
4) Quando o Ferrolho fechar a pista, tem que aguardar o Capitão fazer a
ultrapassem, depois, o segundo da fila, o terceiro da fila e sucessivamente
até chegar no Ferrolho.
5) Quando o Capitão fizer alguma sinalização, com gestos ou através de seta,
o que estiver atrás do Capitão tem que repetir o mesmo sinal, o terceiro da
fila também repete o mesmo sinal e aí sucessivamente até que cheque no
Ferrolho.
6) Não pode deixar espaço entre as motos, pois nenhum carro pode entrar
dentro do comboio.
7) O Capitão e o Ferrolho são os únicos que podem andar tanto no lado
direito como no lado esquerdo da faixa de rolamento, a fim de que um possa
ser visualizado pelo outro.
Obs. O segundo da fila (atrás do capitão) é que vai iniciar a fila
alternada


Abraços,


Certa vez eu estava fazendo uma viagem curta (Araçatuba à Presidente Prudente - 200km) e encontrei com um grupo de lá (Se não me engano era o "Carpe Dien"). Me juntei a eles e fui acompanhando (ou tentando com a Falcon...rs..).
Mantinham 2 filas indianas e tinham um líder. Média de 130km. Quando cheguei no grupo, o cara da última moto me orientou a ficar no lado oposto dele, e constantemente, trocavam de lado, bem sincronizados. O grupo tinha em torno de 14 motos. Muito organizado.

Mas entendo os relatos da galera. Convivência é sempre complicado. O importante é respeito, acima de tudo.

Como sugestão, poderíamos talvez, no caso do grupo ser numeroso, dividí-lo em vários menores e seguir as regras que o Batista postou aqui, que por sinal, muito boas...


Andrei Thiago R. Gomes - Galeiro n.º 350
Honda Bros 2008 Black
Ex-Falcon 2000 Silver
Araçatuba - Interior de SP
Skype: cr.aracatuba
Agora "pai", mas ainda um Aprendiz

Avatar do usuário
jovito
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1380
Registrado em: 24 Abr 2006 12:46
Moto Atual: CBX 750
Localização: Guarulhos - SP

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor jovito » 23 Abr 2009 20:11

André escreveu:Isso tudo vale enquanto está escrito aqui, mas quando a galera sai na pista esquece tudo e sai igual doido na frente, ai ja era! Toda teoria foi por agua abaixo!

Sigam todas essas e outras teorias, mas se tudo falhar...
O ideal é todos saberem o caminho de ida e de volta e conhecer sua moto... Assim se por acaso se perder do grupo nao fica doido sem saber o que fazer...


Nem sempre é assim, mas um exemplo foi a volta do barreado II(2007), que praticamente depois que entramos na Regis viemos apenas o André e eu até Guarulhos.


Anteriores:
Caloi XR50 - DT 180 - XR 200 - YBR 125 - TDM 225 - CBX 250 Twister
Atual:
CBX 750 F 88 - "Neguinha" (Precisando de algumas reformas)
membro nº 395 - cbx750.com.br
Já rodei SC-PR-SP-MG-RJ de 7galo.

Avatar do usuário
Marsal
7 Galo Speed Master
7 Galo Speed Master
Mensagens: 2913
Registrado em: 05 Mai 2009 11:14
Moto Atual: CBX 750F 86 Black TL
Localização: Maringá - PR
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor Marsal » 04 Nov 2009 00:14

Herbert, bacana esse aparato que vcs pretendem comprar para se comunicar, numa viagem em grupo isso faz uma diferença muito grande.

Mas para se fazer uma viagem em grupo mesmo, nada melhor do que os integrantes se conehcerem bem, para que não haja nenhum problema tipo desastroso na estrada e que todos fiquem sempre agrupados.

Abraços


Marsal
Ride free, die well

Membro nº 300 ahu ahu

Avatar do usuário
Hudson
Absolut CBX 750 pilot
Absolut CBX 750 pilot
Mensagens: 1740
Registrado em: 07 Mai 2008 11:32
Localização: MORO ONDE VC TIRA FERIAS - FLORIPA ILHA DA MAGIA SC
Contato:

Re: regras para viajar em comboio

Mensagempor Hudson » 06 Nov 2009 14:09

dicas muito importantes essas meus amigos


GALEIRO ATÉ NA PELE!! ! MEMBRO 235!


Voltar para “Segurança e Legislação”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 175 visitantes