Bem Vindos ao nosso Fórum.
Acesse também a nossa página do FACEBOOK:

https://www.facebook.com/setegalo.com.br

TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2

Dicas de pilotagem segura, assim como dicas sobre seguros, cadeados, travas e truques contra o amigo do alheio além de informações sobre as leis.
Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2

Mensagempor Véio Mussa » 14 Mar 2012 20:03

Capitulo: 18

Esterço
As 3 ferramentas da curva


Voce pode usar 3 ferramentas para esterçar uma moto:

1. quao rapido. (esterçar devagar ou deitar bem rapido)
2. quanto. (Em si, quanto algulo de inclinaçao)
3. Onde. (onde voce começa a deitar a moto)

Todas as 3 apresentam ao piloto dificuladades de melhora-las, na forma de limitaçoes mecanicas e de reaçoes de sobrevivencia.

No caso da numero 1, quao rapido, dificuladades para melhorar podem sem exemplificadas imaginando um piloto de rua tentando inclinar uma goldwing com pneus quadrados e baus lotados, comparado ao valentino rossi deitando a m1 em uma curva faz isso parecer facil. nesse caso. voce eh um inclinador (q inclina devagar) ou voce deita a moto (esterça bem rapido), ou lago entre isso. normalmente, RS sao a maior barreira pra se enfrentar.

É facil visualizar as limitaçoes mecanicas na numero 2, quanto: Nao tem comparaçao entre a capacidade de curva de uma harley chopper contra uma buell firebolt; é obvio ao ver as faiscas no meio da curva segurando a chopper, e o medo de inclinar demais é um dos classicos gatilhos de panico.

Numero 3, Onde, uma parte disso depende muito de quao rapido vc deita e quanto voce deita sua moto.
voce nao vai gostar de deitar sua vulcan 1500 ate o limite em um ponto de entrada muito atrasado. E usar pontos de entrada de curva muito adiantados é exatamente uma RS auto gerada pelo piloto sendo um dos erros mais comuns nas curvas.

Aonde começar a curva

Entao, aonde a curva começa? Em qualquer lugar onde voce começa a esterçar a moto.
Voce escolhe um ponto de entrada toda vez q faz uma curva? Deveria!
Onde voce começa a esterçer a moto se voce nao tem um ponto de entrada? Normalmente onde suas RS forçam voce a fazer!

um ponto de entrada é o local exato na pista onde voce começa a esterçer a moto.

Escolher um ponto de entrada e usa-lo é uma ferramenta indispensavel para combater o panico gerado nas entradas das curvas. E provavelmente é a ferramenta mais importante para um piloto manter-se preciso e contante. Sem um ponto de entrada, Voce esta deixando isto para "o aleatorio" determinar um ponto de entrada. Pilotos q nao escolhem e usam pontos de entrada parecem desorientados na pista, a entrada deles nao parece limpa e precisa, eles as vezes fazem varias pequenas correçoes na direçao enquanto vao para uma curva e em geral hesitam em acelerar ou ficam abrindo e fechando o acelerador. este é outro exemplo da reaçao de sobrevivencia #6; esterço ineficiente.

Maiores decisoes/indecisoes

Todo mundo tem um ponto de entrada; Dependendo se eles escolhem ou nao, é a chave. Um ponto de entrada predeterminado é uma das decisoes mais importantes que voce toma, (se vc toma). é importante porque muitas coisas dependem dessa decisao. vamos fazer uma lista delas:

1.Onde os freios sao acionados
2.Onde os freios sao liberados
3.Onde o acelerador começa a voltar a abrir
4.Onde a moto esta, quando totalmente inclinada
5.Onde voce termina a curva ( o quanto voce abre na saida)
6.Onde voce vai baixar a marcha
7.Quanto angulo de inclinação voce vai usar
8.Quantas (se) correções voce vai fazer na direçao
9.Quanto rapido ou devagar voce vai deitar a moto
10.Quanta velocidade voce pode se aproximar da curva
11.Quao rapido ou devagar o acelerador pode ser aplicado


Por favor olhe essa lista de novo. Essas coisas sao importantes? Pense rapido, por exemplo, e digamos que vc espere demais para fazer isso. poderia isto se acumular para o mesmo momento em que se usa os freios e ate mesmo se esterça? poderia. Nao ter um ponto de entrada da a voce uma ideia exata de onde baixar a marcha? nao estou dizendo q isto seja o grande problema de todo mundo, mas voce pode passar direto na curva apos iniciar uma reaçao em cadeia de pequenos erros juntos.
Outro exemplo principal da importacia de ter um ponto de entrada como ferramenta vem em uma curva de raio decrescente. um ponto de entrada muito cedo cria problemas com as 11 coisas acima. Pontos de entrad podem variar muito de piloto para piloto: Nao existe um ponto de entrada perfeito para todo mundo, mas oque isto prova é q ter um ponto de curva ruin é melhor do que nao ter nenhum. nos temos uma regra sobre como escolher um bom ponto de entrada: se voce nao pode aplicar a regra do acelerador numero 1, a primeira coisa a fazer é mudar seu ponto de entrada.

Imagem

Transito e erros.

Transito e erros podem ambos alterar um ponto de entrada. Seja prudente, atraves, um homem que tem um ponto de entrada selecionado sabe onde ele esta e o homem que nao tem esta perdido em algum lugar na rua. Perder um ponto de entrada da a voce conhecimento imediato que algo vai ter q ser alterado, antes que voce descubra isso do jeito dificil.


Afiando a faca

Um ponto de entrada é uma ferramenta, e como qualquer outra, precisa ser usada tambem.
Pilotos de rua encaram esses mesmo 11 objetivos na pilotagem. a facilidade da pilotagem nas ruas providencia uma pratica excelente para encontrar e usar pontos de entrada. Nao existe razao para sua pilotagem nao ser precisa a todas as velocidades. E, se voce nao concegue encontrar pontos de entrada e usalos a baixas velocidades, nao pense q eles vao magicamente aparecer quando vc precisar deles em alta velocidade.
Vá ver uma corrida e observe como pilotos proficionais sao precisos como pontos de entrada. Esta eh uma das coisas mais relevantes sobre os melhores pilotos. Seja de conhecimento ou por feeling , os pontos de entrada deles sao extremamente precisos, as vezes variando apenas cm de uma volta para outra, durante uma corrida inteira.

Atenção livre

Muitas vezes , pilotos tentam ignorar seus erros indo mais rapido, esperando que o embalo de ir mais rapido leve os problemas embora. Nao faz, pois erros de pilotagem sao amplificados pela velocidade, mais principalmente por causa das RS atraidas pelo perigo de ir mais rapido, e nao ter um ponto de entrada abre portas para todas as RS.
Enquanto isso for verdade voce vai fazer e gastar mais adrenalina e ter toda a exitaçao que voce pode suportar ao nao usar pontos de entrada, melhoras no tempo de volta seram bem dificeis. cada uma das 11 coisas listadas carrega com sigo um potencial gatilho para o botao de panico. uma delas, se nao todas, podem consumir uma de suas habilidades mais valiosas, atençao livre.
Ter e usar pontos de entrada libera sua atençao porque voce se torna capaz de pensar a frente atravez de simplesmente localizar os pontos de tempo mais importantes que estao na curva. Nao importa realmente se voce tem um ponto de entrada num exato lugar ou nao. TER UM PONTO DE ENTRADA ERRADO É MELHOR Q NAO TER NENHUM. ele vai liberar sua atençao.
Toda curva tem um ponto de entrada.

______________________________________________________

comentario:

O quao rapido e o quanto, sao coisas importantes, mas nao tanto quanto onde. Na escola de superbike da california nos marcamos com fita adesiva pontos de entrada para ajudar os alunos a pegar o jeito de usar pontos de entrada. voce precisa pegar seus propios pontos de entrada quando voce for que nem um ninja pras curvas, seja nas pistas ou na rua. ter um ponto de entrada da a voce a ideia de onde voce esta e onde voce precisa ir.

Capitulo: 19

Esterço
Pivo de esterço

Em quantos pontos voce esta em contato com sua moto? Quando esterça a moto, quais pontos voce usa para se apoiar (pivotar) para se mover sobre ela? Se voce nao tiver um ponto de pivotamento solido, é mais dificil deitar a moto? um ponto ou um conjunto deles pode ser melhor q outros? quais colaboram e quais nao, como as dinamicas da moto?

existem cerca de 9 pontos de pivotamento sobre a moto.

1.encosto do banco
2.base do banco
3.as pedaleiras
4.botas na carenagem
5.centro de massa
6.joelhos ou coxas
7.peito ou estomago
8.ante braços
9.guidons


Erros ao deitar nas curvas

A tecinica de esterço pivotado é toda sobre eficiencia. Minha atençao nesse ponto esta devido a falta de habilidade em 90% dos alunos da escola de superbike da california. Quando pedidos para demonstrar na pista uma mudança de direçao rapida da direita pra esquerda e pra direita novamente, eles falharam. Nao é que a moto nao se move pra esquerda e pra direita, eh q o piloto nao se move junto. pois o piloto tenta puxar a moto sob ele como no motocross.
Em qualquer moto andando no asfalto, isto derrota a dinamica da moto e o controle do piloto ao usar mais angulo de inclinaçao do que o necessário tornando o processo todo de esterço altamente ineficiente. Se voce puder ir atravez de uma curva na mesma velocidade mas com menos algulo de inclinaçao , isto seria melhor para voce e para a moto? claro que sim! o oposto desse estilo de motocross é o pendulo. Na curva, pendular possibilita exatamente oq a moto precisa: menos angulo de inclinaçao para uma certa velocidade. vamos ver como voce pode fazer isso com mais eficiencia.

Minha descoberta

Eu fiz uma descoberta interessante enquanto corria na 250cc. ela explica o vamo e complexo estilo de pilotagem descrito acima. em uma longa estrada nos estados unidos existe uma curva bem longa, rapida, feita em 6º marcha. Quando eu percebi que a pressao no guidon para deitar amoto levava mais de 3 segundos. É de duas a 4 vezes mais o tempo de um esterço normal. e eu percebi q no piso havia uma serie de irregularidades e eus estava acelerando enquanto esterçava a moto, e a moto nao estava mostrando a tendencia normal para chacoalhar a frente.(naquelas condiçoes de piso) Eu estava feliz pela moto nao chacoalhar. na segunda vez q passei ali reparei uma coisa interessante: Eu estava usando a pedaleira de fora como ponto de pivotamento.
misterio resolvido para a falta de chacoalhos. meu peso estava na pedaleira, cerca de 30 cm mais baixo que um normal ponto de pivotamento no tanque ou no banco. Como isso foi parar nao baixo?

Redistribuiçao de peso

usando a pedaleira externa como seu ponto de pivotamento - enquanto aplica pressao nos guidons, reduz seu peso no banco e coloca a maioria do seu peso sobre a pedaleira externa. Colocar peso na pedaleira externa nao faz a moto levantar? Nao esqueça o efeito giroscopio das rodas.
De fato, desde que seu peso esta mais proximo do centro de massa da moto, ela se torma muito masi facil de esterçar. Tecnicamente, eu entendo, a moto gira entorno do seu centro de massa, entao quanto mais peso puder ser colocado proximo dele, melhor. isso é parte do fator estabilidade de certa forma. o centro de massa da moto é a parte q se move menos, entao colocar seu peso proximo do centro de massa faz com que seu peso tb se mova menos. Seu corpo continua se movento pra longe da moto, mas a moto "pensa" que voce continua proximo do centro, porque a pedaleira esta pesada, ao inves do tanque ou do banco.

Força do corpo

Outro grande beneficio nistro é que voce se torna mais forte nessa posiçao.
isto parece como um tripe de uma camera; quanto mais longe voce apoia a perna, mais estavel isto se torna. neste caso, o piloto esta usando o ponto mais baixo e longe do guidon como ponto de pivotamento, como mesmo resultado.
usar qualquer um dos outros 9 pontos de pivotamento na moto vai tornar voce mesmo estavel e forte.
A força extra vem do fato que agora voce pode usar mais dos musculos do torso para ajudar a esterçar o guidon. Usnado qualquer um dos outros pontos de pivotamento reduz o numero de musculos que voce poderia usar para virar o guidon. nao que voce precise de todos eles para esterçar a moto, mas usar todos eles torna isso mais facil. qualquer momento que voce esterce, isto força um movimento de giro ao longo de todo torso, usar mais musculos do torso quer dizer q este vai girar menos e sera uma estrutura mais estavel.

A soluçao de empurrar o guidon de dentro

Entao qual o seu problema com empurrar o guidon de dentro? esterço pivotado resove isso. Enquanto "pisa" na pedaleira de fora voce vai automaticamente com a moto. esterço pivotado resolve o problema de apoio ao enpurrar o guidon de dentro. sem se apoiar na pedaleira de fora, enquanto empurra o guidon de dentro, é como tentar empurrar algo dentro da agua, voce nao tem como se apoiar. e passa a usar o propio corpo para se apoiar, e isso acaba fazendo como que voce se canse bem mais. Ao usar a pedaleira externa como ponto de pivotamento automaticamente voce tem um apoio exatamente no algulo necessário para empurrar o guidon de dentro com facilidade.

Vantagens do esterço

Quando voce tem seu joelho firmimente travado no tanque, sua perna apertada contra a carenagem seu cotovelo e antebraços no tanque, seu traseiro travado no banco , ambos os pes apoiados nos pedais e agarrado firme no guidon, voce nao pode chegar nem perto da estabilidade que teria ao usar apenas a pedaleira externa como ponto de pivotamento adicionando estabilidade e coloca voce em completa harmonia com as dinamicas da moto. Gaste algum tempo trabalhando nisso: isto parece meio estranho a principio.

nota.: motos chopper e cruise nao vao resporder a esta tecnica devido a localização da pedaleira muito a frente.

Onde e quando

Você tem que se reciclar para dirigir desta maneira. Descobri que em dois
passeios de rua, em cerca de duas horas e meia, tornou-se "automatico" a
maneira que conduziu a moto. Por outro lado, eu testei isso em um piloto de rua
que é de nivel três (numa escala de 1-10 em velocidade de deitar a moto) e nós rodamos por 90 minutos,
em geral, trabalhando no esterço. Ele estava apenas começando a
acertar, embora ainda de forma desajeitada. cerca de 1 volta de 20!
Eu tive dificuldade para entender por que ele não poderia fazê-lo até que eu percebi
que o esterço pivotado é verdade. Não só é contra-esterço, mas pivotada da pedaleira do lado oposto ao da curva. Além disso, o fato de que você pode colocar muito mais força no guidon dessa maneira deixou o piloto nevorso: Ele simplesmente estava apavorado de conseguir deitar a moto com tanta velocidade. Você realmente tem de abandonar todos os hábitos e pensamentos para fazer este trabalho.

Todos os pontos

Cada um dos mais de 9 pontos de pivotamento e suas combinaçoes sao uteis. o lado interno das mangas dos macacoes do pilotos de motogp ficam sujas pelo contato com o tanque, durante e apos o esterço. Tambem, as partes de aluminio ficam polidas pelo contato forte com a parte interna das botas. joelhos e coxas dos macacoes sao normalmente reforçados ou exites apliques de borracha na moto para evitar danos devido ao contato intenso. assim como a parte traseira do banco e o encosto do monoposto ficam gastos devido ao uso para se segurar na moto e ao mesmo tempo relaxar nela. assim como para esterçar ela tambem.

Exercitar

Depois de treinar isto, simplesmente va dar uma volta e descubra quais pontos de pivotamento voce esta usando agora para se apoiar. entao, apos dominar os pontos de pivotamento volte atras e use os que estava usando antes de domina-los e compare os dois resultados.
voce vai perceber que esterçar a moto para a direita é diferente de esterçar a moto para a esquerda por causa da açao do acelerador. pois voce pode estar puxando e empurrado os guidoes ao mesmo tempo, de qualquer forma voce so precisa empurrar um dos guidoes. mas isto nao faz diferença: esta tecnologia de esterço continua funcionando melhor.
Como voce acha que podemos chamar isto? esterço cruzado e atravez? pois voce esta indo atravez da moto como um x. esterço central? voce esterça apoiado mais no centro da moto. chame do que quiser, mas isto é oque faltava no contra esterço na pilotagem de alta performance, e isto funciona!
___________________________________
comentario:
para aprender isto voce pode começar usando algo como o banco ou seu joelho como pontos de pivotamento e gradualmente ir passando ate achegar nas pedaleiras. apenas faça isso um passo de cada vez. isto nao vai fazer a moto deitar, isto apenas vai fazer ela se movimentar com mais estabilidade quando se faz uma curva em alta velocidade.
D.G.

Créditos: robertogtr do fórum Suzuki OnLine
Editado pela última vez por Véio Mussa em 14 Mar 2012 20:38, em um total de 2 vezes.



Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2

Mensagempor Véio Mussa » 14 Mar 2012 20:04

Seção 4
Capitulo: 20

Visão
Perdidos no espaço, ou, muito rapido para oque?


Nao tem nda pior do que coisa como "mtu rapido", "muito aberto", "muito pra dentro", "muito dificil", "muito facil". claro isto depende da perpectiva. Oque pode ser muito rapido para corkscrew em laguna seca pode ser muito devagar para o banking em daytona. Muito devagar para o banking, pode ser inimaginavelmente rapido para corkscrew. o espaço nao muda de pista pra pista, mas o ponto de vista de um piloto pode mudar de volta pra volta, ou na mesma volta! isto muda de pessoa pra pessoa: aunt mary acha todas as curvas dificilmente apertadas, em qualquer velocidade.

RS de espaço

Voce pode pensar que o espaço em uma curva é fixo, inalteravel em todos os aspectos e dimensoes, mas falando praticamente, isto nao é verdade. Quando por alguma razao sua atençao se torna curta e freneticamente fixa em algo (RS 3 e 4) , as portas ficam escancaradas para todos os erros citados no livro. e por causa dessas RS realmente afetarem as pessoas, a quantidade de espaço q a pessoa pode ver e usar é drasticamente reduzida. Isto é ruim.

Enquanto pilota, todas as decisoes que voce toma sao governadas pela quantidade de espaço que voce tem, pensa que tem, sente que voce tem ou acredita que tenha. olhe pra tudo de importante que voce faz e perceba se isto nao eh verdade para tudo.
As 2 funçoes basicas (velocidade e mudança de direçao) de uma moto sao totalmente dependentes da quantidade de espaço que voce tem para ambos. ao contrario dos padroes da maioria dos processos de pilotagem que nos investigamos, esta um nao tem nenhum mecanismo mecanico para auxiliar voce.

Atençao fixa

Cada um de nos conhece o espaço que tem, em uma ora ou outra, essa percepçao de espaço é manipulada pelas RS´s. uma rachadura no asfalto, um ponto escuro ou descolorido na pista, meio fio, tampas de bueiro, linhas branca,remendos, qualquer uma e todas podem capturar sua atençao. em pilotagem de motos, muito espaço raramente é um problema: espaço nao suficiente, sempre é um problema. RS ligadas a falta de espaço sao piores ainda.

Todas as reações de sobrevivência tem "espaço nao suficiente" como denominador comum


projeto defeituoso

Uma reduçao real ou imaginaria no espaço tem danos ao corpo como resultado potencial. RS 3 e 4 sao os resultados imediatos. como se voce projetar seu corpo para frente, voce gostaria de olhar para o carro e acabou de atravessar na sua frente, ou gostaria de ter uma visao larga do espaço que voce tem para escapar? o raciocinio desse tipo de reaçao de sobrevivencia é facil de entender, mesmo q sendo um raciocinio falho: "mantenha um olho nas coisas q podem te machucar"

obs:
visao curta e fechada = sem reaçao = sem tempo pra reagir = total estouro de RS´s. Voce pode chamar isso de descarga de adrenalina, NOS CHAMAMOS ISTO DE ERRO DO PILOTO

Visao ideal

Nos gastamos quase o livro todo para mostrar oque a moto quer do piloto e como podemos manipular os recursos do projeto para ter o melhor resultado possivel. agora nos estamos olhando para OQUE O PILOTO QUER DO PROPIO PILOTO: Como ele pode ver espaço suficiente para se manter calmo, fazer seu trabalho e tomar decisões corretas e precisas.

________________________________

comentario:
Nao existe uma regra de o quanto a frente se deve olhar, mas olhar um pouco mais a frente sempre ajuda a maioria dos pilotos. imagine se o coyote olha-se um pouco afrente e nao tive-se a atençao tao fixa no papaleguas, talvez ele nao cai-se de tantos penhascos ou bate-se en tantas paredes.
DG

Capitulo: 21


Visão
Revendo os pontos de referencia, o elo perdido

Usar pontos de referencia na estrada ou na pista e aumentar sua visao periférica, onde voce possa usar todos os pontos de referencia e continuar vendo tudo que esta a sua frente, é uma importante, pratica e altamente util ferramenta.
a unica coisa q faltava nessa tecnologia de "como enxergar" é o entendimento das reaçoes de sobrevivência. a descoberta das RS de visao sempre acompanham quebras de concentração criando barreiras para ultrapassar os nossos propios limites.

Revendo a visao periferica

que tal uma rapida revisao da ferramenta de visao periferica.

exercício 1

1.pegue um ponto em um lugar da parade ou espaço enfrente a voce para olhar. fique olhando para esse ponto de maneira relaxada, sem ficar com os olhos "estalado"
2.sem mover seus olhos, desfoque a atençao do objeto a sua frente sem perdelo de vista e veja que outros objetos ao seu redor voce consegue identificar. sem olhar diretamente para cada objeto.
3.continue a olhar para o ponto original, agora mova a sua "atençao" de objeto para objeto na sala.
4. isto é VISAO PERIFERICA.


exercício 2

1.com seus olhos ache um objeto a 45 graus a esquerda do seu algulo de visao, e outro a 45 graus a direita.
2.mude o foco da sua visao de objeto para objeto e repare quanto rapido voce concegue fazer isso.
3.volte a olhar para o objeto original no centro da sua visao do execicio 1
4.nesse momento mova sua atençao para frete e para tras nos 2 objetos, perceba quanto tempo isso demora.

qual metodo, movendo seus olhos ou sua atençao, é o mais rapido? quanto rapido isto é? obviamente mudar sua atençao emv olta de ate onde seu algulo de visao alcança. tao rapido quanto as coisas aparecem no seu algulo de visao.

Perda de concentração

Quando nos vemos o quanto a visao periférica funciona bem e pensar na ideia de perder a concetraçao parece estranha porque concentraçao significa focar em uma determinada coisa ou objeto. Isto é exatamente oque nos nao queremos! faça mais um teste.

1.pegue 4 pontos em frente a voce, um algums metros a frente e a direita de voce, um um pouco mais longe a esquerda e dois na parede, um a esquerda e outro a direita, em seu algulo de visao normal, como se vc estive-se olhando para a estrada e tive-se 4 pontos dereferencia.
2.mova seus olhos de um para outro o mais rapido possivel, parado em cada um tempo o suficiente para focalo antes de ir para o proximo.
3.faça isso por cerca de 30 segundos
4.como se sente?

quase todo mundo fica ligeiramente desorientado ao fazer isso. desorientaçao é um dos efeitos diretos das RS 3 e 4. esta é a primeira causa de fadiga mental quando se pilota uma moto, especialmente quando se pilota rapido, isto eh muito ruim.

um teste a mais , se voce quiser.

1.pegue os mesmos 4 pontos.
2.desta vez, enquanto move seus olhos de um para outro, mantenha seu algulo de atenção largo, para que voce possa ter noção da area q existe a sua volta enquanto muda seu foco de visao de um ponto para outro.
3.ficou mais facil agora?
4.finalmente, so para te fazer sentir-se melhor, olhe para o ponto mais distante e mova a sua atençao, nao seus olhos, de um para outro dos 4 pontos.
5.melhor? deveria ser.

Visao controlada

A habilidade de usar a visao periferica esta claramente sob seu controle, quando voce se lembra de fazer isto. se voce olhar ao redor da sala agora, praticamente nao existe outra forma de olhar se nao com a visao periferica. quando voce pilota, nao eh o caso. RS fecham seu angulo de visao quando disparadas: é uma reaçao a alguma coisa. se sua cadeira se move-se a 100kmh dentro da sala, isto tb nao dispararia as rs?
Mecanicamente falando, o olho nao diminui a area que consegue ver, voce simplesmente nao esta consciente de tudo que pode ver quando sua atençao esta presa em outro lugar. Quando voce se lembra de usar a visao periferica, a largura de quanto voce consegue enxergar eh controlada pela sua conciencia. voce consegue se treinar para lembrar disso? eu digo q pode, mas voce tem que decidir por si só, praticando. sua atençao é larga agora? poderia ser larga o tempo todo?

Capitulo:22


Visão
controle da visão periférica: diferentes exercícios

todo mundo ja experimentou oque é descrito m clamado de visao de tunnel ou alvo fixo. Eu digo incorretamente porque, apos todas as luzes estarem ligadas se seus olhos estao abertos mas as RS distraem voce de ter uma visao periferica. o olho simplesmente nao diminui seu angulo de visao, voce simplesmente nao concegue ver oque esta ao seu redor quando sua visao esta focada em alguma outra coisa. esta seria uma diferença? Uma grande diferença!

sob controle

A diferença esta em quando isto esta ou nao sob seu controle: quando isto é uma funçao inalteravel do corpo ou quando isto é ajustado pela mente. pelos exercicios q fizemos ate agora voce pode perceber que isto é controlavel pela mente quando voce se lembra de usa-la.

De uma volta

uma boa hora pra praticar ficar sem a atenção focada em algo é durante uma volta andando. enquanto anda, veja o quanto longe voce consegue manter sua atenção aberta. tente andar sobre um trilho ou meio fio, voce vai ver q a maioria q faz isso começa a olhar 1 ou 2 passos a frente, assim como fazem os novos pilotos olhando a 1 ou 2 metros a frente da moto. No meu jogo o negocio é tentar olhar o mais longe possível no trilho ou meio fio mantendo minha visao periférica e o equilíbrio tambem. se vc tentar isso, faça o mesmo que as pessoas fariam primeiro e depois olhe o mais longe possível usando sua visao periférica, voce pode experimentar coisas muito interessantes ao fazer isso.

Talvez seja difícil.

voce pode notar alguma resistência de si propio quando pratica os exercícios. Isto pode fazer voce sentir-se estranho a principio. Voce pode experimentar algo prazeroso, tanto mental quanto fisicamente. Geralmente, quando voce se sente bem, as coisas sao mais faceis, e quando nao, sao mais difíceis. De fato, é observado que uma pessoa q se sente bem tem seu olhar posto ao longe abrindo a visao periferica e uma que nao se sente bem tem a visao fechada e curta. Nao é de se admirar que a maioria dos acidentes sao causados por pessoas q estavam distraidas e focadas em algo.
__________________________________________________________________________________
comentario:

Apenas faça os exercicios e voce vai achar mais facil com o tempo e vai achar formas de aplicar isto para diferentes situaçoes. voce esta olhando para superar as RS conectadas a visao e elas sao as mais dificeis de se superar.
DG

Créditos: robertogtr do fórum Suzuki OnLine
Editado pela última vez por Véio Mussa em 14 Mar 2012 20:42, em um total de 1 vez.



Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2

Mensagempor Véio Mussa » 14 Mar 2012 20:39

Capitulo: 23

Visão
Os 2 passos

O quanto de cada coisa na superficie de uma rua realmente é importante para voce? é possivel ter muitos pontos de referencia? quais passos voce pode tomar para derrotar as RS de espaço e visao? Como voce pode dizer q esta sobre a sua cabeça? Qual a diferença de um ponto e um ponto de referencia?

Em qualquer superficie de rua, sua atençao pode se prender a quase tudo. manchas no asfalto sao as colas basicas para "colar" (prender) sua atençao, mas raramente afetam a moto. no transito, qualquer carro, pedestre, irregularidade no asfalto, semaforos, crusamentos, qualquer um desses pode revindicar seus 10 dolares de atençao, entao porque voce olha para eles? e se voce nao olhar para eles? esses sao todos garantidos gatilhos das RS 3 e 4. e como as outras RS, quando o piloto fica com a atençao fixa em algo, ele sabe q esta se distraindo de sua pilotagem.

obs: tudo que vc percebe custa atençao, visao periferica fazem os objetos custarem menos atençao.

A conecçao principal

É muito facil conectar todas as outras RS a esta. mudanças na aceleraçao e direçao, ficar tenso no guidon, erros de frenagem, todos acontecem por alguma situaçao q prendeu sua atençao. voce nao concegue ficar ocilando o acelerador se voce tiver certeza do espaço que tem. o mesmo é verdade para correçoes na direçao e ficar tenso no guidon. Sem anteçao fixa, nenhum deles pode disparar. Voce concorda?

Reduzindo PR´s (pontos de referencia)

Alguns dos pilotos de endurance aprenderam a pilotar tao rapido durante a noite quanto de dia. mesmo com otimas luzes voce nao ve a maioria das coisas visiveis durante o dia. eu tenho uma situaçao parecida.. em willow springs, ao anoitecer, partes das 3 curvas principais ficam cheias de luzes amarelas. para mim, é mais facil e mesnos distrativo pilotar atravez dessas curvas durante essa hora do dia simplesmente porque voce nao pode ver os detalhes na pista.
Eu estaria dizendo pra voce abandonar os pontos dereferencia? Sim, quando eles sao apenas distraçao na pista ao inves de verdadeiros PR.

Os 2 passos

Na "superbike school", nos desenvolvemos um metodo para "enganar" a atençao fixa nas curvas: nos chamamos isto de os 2 passos de entrada de curva. Na entrada de cada curvas nos marcamos com fita adesiva 2 pontos no asfalto.(o proposito de colocar uma marca gigante no pavimento é impedir q os pilotos perdam atençao olhando pra outras coisas.) A primeira marca é um lembrete para olhar para dentro da curva, porque 99 porcento dos pilotos deixar esse trabalho importante para quando é tarde demais. a segunda marca é o ponto de entrada por si propio. os 2 passos ficam assim:

1. voce localiza seu ponto de curva o mais cedo possivel. este pode ser apos voce acabar de freiar, durante a frenagem, qualquer momento - o mais cedo possivel. (este é o primeiro passo)

2.Somente apos voce chegar ao seu ponto de entrada voce deve olhar para dentro da curva para ver onde a moto (exatamente) deve ir. (este é o segundo passo).

isto tambem é chamdo de 2 passos porque isto faz voce ciente dos 2 principais passos. 1 onde deitar, 2 onde ir apos deitar, antes mesmo que voce faça isto.

A parte dificl desta tecnica é permitir q a moto fique de pé ate que voce tenha passado seu ponto de entrada. RS vao avisar voce para deitar a moto assim que voce olhar. Esta é a RS-5 (voce vai para onde voce olha). a tecnica dos 2 passos ajuda voce a vencer isso.

Imagem

Imagem


A soluçao dos 2 passos

Os 2 passos resolvem um enorme numero de problemas em potencial. Primeiro de tudo. como voce pode saber quanto rapido deitar a moto e quanto deitar ela sem saber pra onde quer ir? voce vai ter q tomar essas decisões enquanto deita a moto se voce nao usar os 2 passos. praticamente falando; ai ja eh tarde demais. em outras palavras , os 2 passos da a voce as informações necessárias para produzir uma direção precisa e o mais rapido possivel.

Saber para onde se esta indo tambem ajuda a ter uma visao melhor da curva e permite que voce ajuste a velocidade com maior precisao para a entrada da curva. Isto tambem alivia o stress de uma frenagem pois fica claro quanto e onde o freio sera necessário. Superar as RS pode ser ligado a isso tambem. e olhar pra dentro da curva permite q voce inicio o processo de aceleraçao o mais cedo possivel.

usar os 2 passos e visao periférica junto dá a voce uma imagem ideal através da qual voce pode acompanhar seu ponto de entrada e onde voce deseja ir através da curva, ao mesmo tempo.

os2 passos é uma tecnica de pilotagem para utilizar o espaço da entrada da curva. O problema de atençao fixa tambem pode ocorrer no meio da curva ou logo na saida dela. vamos montar um exercicio para ter a curva toda na mao.

Velocidade e espaço

O acelerador é seu regulador de espaço e contem metade da resposta.
Quanto mais voce acelera menos espaço voce tem para ver e agir em uma determinado tempo. a 100kmh voce estara a cerca de 100mts a frente em 3 segundos. a 200kmh voce tera percorrido a mesma distancia na metade do tempo.
Quando voce nao pode ver tudo oque quer ou sente-se rapido demais para ver muitas coisas em pouco tempo, voce esta pilotando alem da sua cabeça. tente isto:

1. desacelere por uma volta ou duas (ou em um trecho de sua estrada favorita),entao voce concegue ver tudo oque precisa ver, sem sentir-se rapido. tem a atençao presa em coisas é uma RS.
2.faça que o espaço usado em uma curva seja confortavel para faze-la. Somente va tao rapido quanto voce consegue enxergar.
3.Aumente a velocidade gradualmente, usando sua capacidade de oque voce concegue ver como um medidor da sua real habilidade naquele ponto.
4.Quando voce perceber que esta indo de novo mais rapido do que concegue ver, perceba que vc esta ultrapassando a mesma barreira, mas agora em um nivel mais alto.

Meta do exercicio

A meta deste exercicio é que voce encontre a velocidade maxima que permite que vc esteja totalmente confortavel, com visao periferica, fluido suavemente atravez do espaço atravez da curva toda. Nao é um exercicio facil, mas se voce persistir os avanços sao realmente recompensadores.
DESPRENDA SUA ATENÇAO E VENÇA!
__________________________________________

comentario:
Isto ajuda a solucionar varios problemas porque sua mente esta pensando afrente de voce mesmo. pontos de referencia demais nao sao bons; quanto menos voce tiver melhor. eu uso meu ponto de entrada com uma marca para soltar os freios por exemplo. Solte os freios, deite a moto e volte a acelerar: e ai q a diversao começa. Os 2 passos permitem que voce faça isso com confiança.
DG

Créditos: robertogtr do fórum Suzuki OnLine
Editado pela última vez por Véio Mussa em 14 Mar 2012 20:45, em um total de 1 vez.



Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2

Mensagempor Véio Mussa » 14 Mar 2012 20:40

Capitulo 24

Freios
Nenhuma novidade

Imagem

A distancia de frenagem nao mudou grande coisa nos ultimos 15 anos! Tanto para motos de rua como para motos de corrida, uma vez que a roda traseira sai do chao, com 100% do peso sendo carregado pela roda da frente, este é o fim do jogo onde os freios passam dos limites: Voce esta forçando alem das leis da fisica. Por 2 decadas os pilotos foram capazes de levantar suas rodas traseiras durante frenagens fortes!

Imagem

Imagem

Imagem


Esta é uma estatistica notavel considerando o avanço dos freios nos ultimos 15 ano. conciderando que as motos atuais tem freios de tecnologia de ponta, os pneus tem mais aderencia, o diametro dos tubos de amortecedor aumentaram, e sua flexibilidade diminuiu, chassis sao mais rigidos , suspençoes trabalham muito melhor, e sao mais ajustaveis, e tudo é muito mais caro.

Oque quase nao mudou nada foi o terror de uma frenagem forte. Nenhum outro comando na moto concegue produzir resultados tao drasticos com tao pouco esforço. RS voam rapido na cabeça dos pilotos durante frenagens fortes.

Melhorias praticas

Houve melhoras, incluindo:

1. Uma melhor resposta da moto (feeling); as respostas da moto a frenagem sao positivas e precisas.
2. Pneus radiais permitem maior inclinaçao da moto durante a frenagem. embora a distancia de frenagem em linha reta continua a mesma, houve avanço em levar a frenagem para dentro da curva, hoje muitos pilotos podem usar isso.
3. A frenagem sobre asfalto irregular foi melhorada graças as melhorias nas suspençoes principalmentes.
4. Fadiga dos freios foi praticamente eliminada. Voce pode ter certeza de como a moto vai responder todas as vezes q apertar o manete.

Frenagem eficiente

Voce pode projetar sua frenagem para acontecer de inumeras maneiras do começo ao fim. incluindo: leve no começo, e aumentado gradualmente a pressao no manete; forte no começo, e mais leve no final; leve, forte, e leve de novo; e todas as outras possíveis combinações. Mas qual a melhor?

se prender a uma frenagem forte no seu ponto de entrada +e fazer o resultado desejado funcionar contra voce. O resultado basico (objetivo) da frenagem, é ter sua velocidade ajustada precisamente para a curva. É dificil superar as RS (#7) oque faz com que a maioria dos pilotos apliquem os freios gradualmente aumentado a força conforme se aproximam da curva e chegando ao ponto de entrada com muita pressao nos freios. Este é o resultado final potencialmente ruim:

1. Deitar a moto com muito freio em ainda em açao; uma das causas mais comuns de queda.
2. A velocidade de entrada esta errada; geralmente muito lenta
3. Muita atençao na força de frenagem; e pouca em para onde voce esta indo e oque voce esta fazendo.
4. Perder o ponto de entrada; coloca voce fora da linha da curva.
5. Muito para dentro na entrada da curva; gradualmente ao inves de entrar decidido para previnir a SR7 em seguida.

A lista tambem pode conter provavelmente muita açao da suspensao entre acionar os freios e soltar os freios na entrada da curva.

Traseira no ar

Tirar a roda traseira do chao é para alguns, por uma estranha razao, divertido de se fazer. Oque estamos falando aqui é que para a maioria , no começo, é algo dificil de se fazer.
Todo mundo tem a sensação que podem abusar dos freios dianteiros se eles ja tavaram ele ou nao. Mas exitem apenas 2 regras para os usos e abusos do freio dianteiro:
1.Nao agarre ele rapido demais.(isso da fin de curso na suspençao e faz a roda travar tambem.)
2.Se as rodas da frente travarem, alivie o manete, para que ela possa girar e estabilizar a moto de novo. (voce perde 100% do seu esterço quando a roda dianteria trava.)

Se a moto bate seco durante frenagens fortes, voce precisa de molas mais duras ou maior ajuste de compressão nos amortecedores. mas perceba que vc nao esta apertado rapido demais mas sim usando o freio com força de forma correta. firme e suvamente. RS disparam como fogos de artificio se vc trava a roda da frente. A superbike school tem uma "moto de frenagens" equipada com mastros laterais, e é quase impossivel de se cair com ela. mesmo assim a maioria dos pilotos é receoso na primeira tentativa de freiar forte.

Freio traseiro

Minha recomendaçao é que voce se torne uma mestre em usar apenas os freios dianteiros exeto quando pilotar em superficies escorregadias. Travar os freios traseiros pode colocar a moto fora de controle. A roda traseira girando cria a maior força de estabilidade na moto desde o guidon ate a rabeta. em outras palavras, tudo na moto menos a frente, se mantem estável através da roda traseira.
A matematica obvia dessa situaçao é que a roda dianteira pode fazer 100% do trabalho e a traseira nesse ponto apenas trava nao iporta quem voce seja. Aprender a fazer todo o trabalho com o freio dianteiro para rapidamente e de maneira limpa parar; em seguida, se voce ainda tiver um uso para o freio traseiro, va em frente e use ele. mas perceba que o freio traseiro é a causa de um inumera quantidade de quedas tanto na pista quanto nas ruas. Eu deixo a decisao final para voce.
Enquanto para a maioria dos pilotos, uma moto vai parar totalmente mais rapido ao se usar os 2 freios, na corrida, voce so para a moto totalente quando voce sai da corrida.

Freianado nas curvas

Todo mundo ja usou o freio dianteiro dentro da curva antes e a maioria das motos tem a tendencia de levantar quando se aplica os freios. Enquanto é verdade que voce deve evitar usar os freios uma vez q entrou na curva existem exceções (como emergencias) quando é necessário . quedas tambem ocorrem quando o piloto leva a moto a inclinar mais ainda ou tenta manter a moto firme na curva enquanto freia. Acione os freios dianteiros e concientemente levante a moto ao mesmo tempo é o procedimento correto para um freio de emergencia dentro da curva.

Magica dos freios

Nao existe magina de verdade nos freios de alta performance exceto em como voce os usa. Trabalharcom as RS que impedem voce de usar os freios de maneira eficiente (forte no inicio) coloca voce no controle. Controle com os freios significa que voce tem opçoes. Começar muito fraco e apertar com força no final leva voce a acionar varias RS.

_________________________

comentario:

voce pode usar os freios para sua vantagem atravez de freiar antes que algumas pessoas que freiam muito dentro da curva e fazem ela mais aberta voce pode re-passa-los por dentro com uma entrada melhor planejada. Se voce puder fazer uma frenagem mais tarde e continuar mantendo seu ponto de entrada, isto é otimo. se nao, voce esta correndo rapido demais.
alguams pessoas apertam, soltam e apertam de novo para ajustar a velocidade da curva. FREIOS SAO UMA ARMA DE UM TIRO APENAS. nada de apertar, soltar e apertar de novo.

D.G.

____________________________

observaçoes:

Frear forte é facil: Frear forte e controlado leva tempo para aprender.

As rodas mais leves sao o grande motivo pelo qual voce pode usar mais os freios dentro da curva do que antigamente.

Apertar os freios muito rapido nao é util exeto para fotos.

eu uso o freio traseiro somente fora da pista.

é apenas perda de tempo gastar esforços demais em usar um pouquinho do freio traseiro. eu nao coloco meu pé nele exeto quando entro nos boxes.

Frear depois que voce entra na curva é um erro, mas algumas vezes necessario. qual a forma certa de se fazer isto? levantado a moto enquanto freia. do contrario voce vai cair caso tente manter ela deitada.

Créditos: robertogtr do fórum Suzuki OnLine
Editado pela última vez por Véio Mussa em 14 Mar 2012 20:50, em um total de 1 vez.



Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2

Mensagempor Véio Mussa » 14 Mar 2012 20:40

Traçao
Prós, contras e usos

Oque voce faz com a traçao? Como voce pode usa-la melhor? Como voce pode abusar disto? Como as RS mascaram sua habilidade de encontrar os limites da traçao? Oque é traçao? Entender a traçao torna mais facil encontrar os limites? isto mostra o quao destemido voce é?

Seu senso de traçao é um assunto importante mas isto pode sair de proporçao; isto pode se tornar a causa de erros e falhas nos planos de pilotagem.

Novas tecnologias

Novos pneus e suspençoes com mais tecnologia poder segurar a onda e permitir que o piloto livre-se de alguns erros de pilotagem. pilotar em estradas sinuosas ou em pistas nos dias de hoje é uma situaçao interessante para quem andava de moto nos anos 60. velhas lembraças de traçao sao dificeis de esquecer. os pneus de hoje entao perto de ter um agarre inacreditavelmente superior comparado com os usados nos anos 70.

Pilotos e traçao

todas as coisas q vem junto com isto sao bem interessantes. Pilotos que dependem apenas da percepçao da traçao desenvolvem um estilo propio. Eles se sentem perdidos se nao puderem sentir aquele ponto particular da traçao e acreditam estar indo rapido o suficiente a menos que eles sintam aquela açao. aqui estam alguns resultados:

1. Sentir o jeito deles nas curvas. (deitar muito devagar)
2.entradas fechadas (começar acurva muito antes)
3. correçoes no meio da curva
4. deitar demais (apos uma entrada lenta e ao tentar carregar o pneu par q possam sentir ele derrapando.)
5 açoes bruscas no acelerador par asentir a traseira derrapar.
6derrapagem execiva na saida da curva ( para manter a traseira solta par asaber onde esta a trasçao é usualmente, mas nem sempre, um adicional)
7sobrecarregar a entrada da curva. (a ideia nao é fazer a curva com precisao, mas trazer a traçao para o nivel deles)
8. suspençao ajustada muito dura. (tambem para sentir a traçao melhor)

exitem outros resultados negativos em potencial tambem.

Traçao inteligente

Nao me deixe errar, encontrar os limites de traçao de um pneu novo é um feito notavel. Como encontrar isto e usar isto é nosso assunto agora. olhe para isto dessa forma: Se o maximo agarre do pneu é sua meta para a curva, isto vai governar como voce pilota. qualquer linha escolhida por um piloto de traçao para um ponto onde os pneus dao essa resposta de derrapar contra o asfalto, vai ser uma boa linha para ele. mas, isto nao é verdade, pelo menos nao para todas as curvas, e, se isso sair de controle, isto pode adicionar os 8 erros acima ao perfil do piloto.
Eu me lembro de Wayne Rainey em 87 gastando uma enorme quantidade de tempo nas corridas tentando descobrir como fazer uma primeira volta rapida e isto era uma luta contra a traçao. nao é impressionante que ela tenha feito tantas primeiras voltas rapidas nos anos q foi campeao mundiao, 90, 91,92? em 7 ele estava cometendo todos os 8 erros acima na busca dos limites da traçao. é um crime cometer esses erros? nao, mas olhe oque ele fez com eles. O ponto é que este nao é o unico jeito de coceguir oque eddie lawson fez sem as sensações extras.

terrores da traçao

A cabeça do leao das reaçoes de sobrevivencia esta ligada a traçao na entrada da curva. Nos sabemos que a verdadeira definiçao de "indo rapido demais" é " nao ter certeza que pode fazer a curva". E, enquanto vai aberto na curva, uma possivel perda de traçao esta no topo da lista dos gatilhos q disparam as RS. isto é verdade pra voce?
Uma vez que vc entra na curva, seu acelerador controla a traçao, mas bem no começo, voce esta a mercê da velocidade que esta logo apos soltar os freios.

Estatisticas de queda

De fato, é incomum entrar em uma curva rapido demais! assista corridas por 20 ou 30 anos e me diga oque obsevou. meus olhos me dizem que "ir rapido demais" esta muito embaixo na escala de razoes para quedas. é bem raro. Entrar na curva com os freios acionados muito forte e cair é outra coisa; isto causa a maioria das quedas e com frequencia aterroriza os pilotos. Muitos pilotos julgam errado sua velocidade de entrada de curva, normalmente do lado lento, é a maior erro para fazer uma entrada de curva rapida e limpa.

Valente ou esperto?

isto pode requerer braveza extraordinaria mas os usos mais produtivos do maximo da traçao esta exatamente no ponto de entrada. A velocidade que voce tem na entrada dacurva é "livre" (voce nao tem q fazer nada mais por ela) mas qualquer ganho significante de velocidade vai ter q ser ganho do modo mais duro e perigoso: com extras aceleraçoes no meio da curva e na saida, as 2 causas mais comuns de queda.

Meu conselho? Tenha uma tecnica boa, solida e constante de pilotagem e adicione os limites de traçao depois. as tecnicas sao o ponto onde a maioria dos pilotos sao fracos, e quando voce combina esses 2 elementos, voce vai ser dificil de ser vencido.
igualmente importante é o fato que uma boa tecnica possibilita a voce se aproximar de seus limites detraçao e derrotar varias RS conectadas a isto.

Definiçao de traçao

Traçao é a quantidade necessária de agarre para ter o trabalho feito. Voce escolhe entre pilotar no limite da traçao ou atravessar a curva de maneira rápida e limpa. voce é um campeao quando conseguir fazer os 2 ao mesmo tempo!

________________________________

comentario:

alguns pilotos escapam de frente e outros de traseira, eu gosto de sentir os 2 pneus querendo escapar e brincar com a traçao no final da curva. para mim isto é o mais divertido, mas derrapar é braveza, é uma extensão de suas habilidades e permite que voce controle a moto como o acelerador.
D.G.

_______________________________

comentarios:

Ter o pneu derrapando um pouco na saida da curva ajuda a terminar o trabalho, ter o pneu derrapando demais vai na direçao oposta.

uma nova maneira de se aproximar dacurva pode dar uma nova visao de traçao a voce, apenas nao tente muitas coisas ao mesmo tempo.

sem sobrecarregar a moto na curva em geral cria melhores tempos de volta.

o mais dificil é encontrar o limite do agarre na entrada, e o mais facil é na saida.

tente usar diferentes linhas, mude o angulo de inclinação, os apex, nao fique preso a um unico caminho.

a verdadeira parte dificil é encontrar o limite a cada curva em todas as voltas.

muita velocidade na entrada pode tambem enganar voce e fazer voce errar a linha.

boas velocidades de entrada fazem o meio da curva mais facil

______________________________________________________________
______________________________________________________________



bom oq posso dizer é q o livro aborda acoisa de uma forma mtu legal. sendo bem proguessivo, vc começa como um novato com instruçoes simples e coisas faceis de se realizar e mudar na pilotagem. e ao longo q avança pelos capitulos vai ganhando aprendizado de nivel intermediario ate o ponto onde começa a ler tecnicas 100% vindas das pistas de uma forma ou de outra podem ser usadas no dia a dia para uma pilotagem melhor aproveitada, para sua segurança ou para sua diversao.

de forma geral chegando ate aqui apos ja estar praticando tudo oq aprendeu e ter dominado a maioria das RS. é uma boa hora pra ir pra um trackday e poder brincar um pouco mais com seus limites e com as tecnicas aprendidas. em um ambiente onde se pode ver realmente oslimites da maquina ou do piloto, oq vc atingir primeiro. no primeiro caso é melhor pensar em um up, mas no segundo caso ( a grande maioria vai atingir seu propio limite antes de atingir os da moto) é a hora de pensar em um curso de pilotagem.


Motos sao divertidas de serem guiadas . nao importa se vc eh um tiozinho ou um aspirante a piloto de motogp, ou qualquer variaçao entre um e outro, nem importa o seu estilo demoto, nakeds e espostivas ou se vc pilota uma custom ou bigtrail. tambem nao importa se voce gosta de andar vendo a paisagem, ou sendo parte dela como dizem por ai, oq importa eh se sentir seguro, pilotar com segurança, e se divertir da melhor maneira possível.
E eu tenho certeza absoluta que este livro, no caso este topico, vai ajudar muito a todos a atingir seus 3 objetivos ( segurança, conforto, diversão)

fico muito feliz em ter tido a oportunidade de conhecer este livro, e dominar o suficiente a ligua inglesa para compartilhar com voces todo esse conhecimento. pois tambem ja aprendi muito com varias pessoas aqui que me mostraram esse mundo incrivel do motociclismo. que nos mostra coisas novas a cada dia. voce so para de aprender quando parar de pilotar.
grato a todos e espero que esse topico ajude muito a todos tambem!

ass: RobertoGTR

piloto a 2 anos e eu nunca aprendi mais em 3 meses do que em 1 ano e meio pilotando, tecnica eh importante, quando comecei , as reportagens sobre tecnicas de pilotagem da revista motociclismo de 2008 me deu uma otima base. mas nda que se compare ao aprendizado deste livro.


Créditos: robertogtr do fórum Suzuki OnLine




Avatar do usuário
GEORGE LUCAS WEISS
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1002
Registrado em: 08 Dez 2010 11:44
Localização: Porto Alegre - RS
Contato:

Re: TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2

Mensagempor GEORGE LUCAS WEISS » 15 Mar 2012 10:10

muito bom esse video ai ! eu ate tenho ele no meu PC a algum tempo!!


TITAN 150 1995
CB 450 DX 1986
CBR 450 SR 1990!!
MSN:georgelucasweiss@hotmail.com
tel:8112.6496

http://debilmetall.blogspot.com.br/ meu blog, nada de especial so algumas coisas engraçadas e curiosidades que gosto de reunir por la

Maycon Guarezi
Já faço as curvas deitado
Já faço as curvas deitado
Mensagens: 108
Registrado em: 10 Jul 2011 21:00
Localização: Joinville - SC

Re: TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2

Mensagempor Maycon Guarezi » 15 Mar 2012 15:00

Muito bom!!!


EX CBX 750 F 89 CANADENSE
EX IMP CBR900 RR 98 FIREBLADE
EX IMP CBX750 86 BLACK
AT: CBX 750 F 89 CANADENSE

Avatar do usuário
ary silva
CBX 750 extreme
CBX 750 extreme
Mensagens: 1145
Registrado em: 07 Mai 2005 16:23
Localização: SÃO PAULO / SP - SANTANA
Contato:

Re: TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2

Mensagempor ary silva » 15 Mar 2012 16:29

Bom material para leitura e revelar certos vicios que todos nos temos durante um curva, muito bom Mussa, isso deve ajudar a muitos de nos.


Andar de galo com amigos causa dependência.
Agora sou 2005 = 750 +1255
Depois de 135.000 km rodados a Indy ainda esta amaciando.
São Paulo => Chui, Chui => São Paulo via Serra do Rio do Rastro = 3852 km rodados de Galo.

Edú Tiozinho
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 339
Registrado em: 22 Out 2006 14:38
Localização: São Paulo - SP
Contato:

Re: TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2

Mensagempor Edú Tiozinho » 16 Mar 2012 00:56

Muito legal Mussa....



Avatar do usuário
Véio Mussa
El matador
El matador
Mensagens: 4928
Registrado em: 19 Ago 2006 21:08

Re: TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2

Mensagempor Véio Mussa » 16 Mar 2012 01:37

Aqui dá para perceber algumas das dicas comentadas no livro sendo aplicadas...em especial o contrôle do acelerador...




Avatar do usuário
Postiglioni
Setegalo maníaco
Setegalo maníaco
Mensagens: 245
Registrado em: 06 Jan 2012 16:08
Localização: Santa Maria-RS
Contato:

Re: TRADUÇAO - A BÍBLIA DA CURVA - A TWIST O THE WRIST VOL.2

Mensagempor Postiglioni » 16 Mar 2012 11:51

Muito obrigado seu Mussa pelo artigo postado.

E vendo esse vídeo aqui fiquei apavorado com a sensação de velocidade que ela transmite, minha nossa :shock: . Não sei se é a posição da câmera, mas o cara começa a fazer a curva na reta :) hehe. Minha nossa tá loco!!

Muito legal mesmo.


solidariosmg.wordpress.com


Voltar para “Segurança e Legislação”

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 37 visitantes