E o mercado das motos usadas antigas?
Enviado: 10 Fev 2016 11:16
Não que tenha muita importância, mas há um bom tempo venho acompanhando o mercado das motos usadas antigas.
De uns anos para cá, notei o achatamento dos preços das motos novas, que ficaram bastante acessíveis se compararmos aos preços que eram pedidos no início para o meio dos anos 2000.
No fim dos anos 2000 pra frente os valores começaram a ficar mais razoáveis, com motos de 4 cilindros sendo vendidas por menos de R$30000.
Porém o mercado das usadas antigas parece que estagnou em valores da época dos altos preços, onde uma Yamaha YZF-R1 chegava a custar mais de R$70000.
Parece que tudo que é usado e tem mais de 10 anos (e até mais) custa entre R$10000 e R$20000, em qualquer estado e de qualquer cilindrada. Pode ser uma Bandit 1200S de 10 anos ou uma CBR 450SR de quase 30.
Ultimamente tenho reparado o total encalhamento dos estoques de usadas antigas, com lojas/proprietários ainda pedindo os mesmos valores, abusando dos bons termos como "raridade", "poucas no Brasil", "duvido uma igual", "só x unidades vieram" e outros termos mais. O fato é que R$18000 numa ZX6 1996 de 20 anos não faz qualquer sentido na realidade atual quando há algo com 5 a 6 anos de uso tecnologicamente bem superior, a não ser que estejamos falando de colecionadores. Mas a ZX6 está longe de ser um modelo colecionável.
Outros exemplos que sempre me surpreendem são a ZX12, ZX7, CBR 1000F, CBR 1100XX, as CBR 9xx, CBR 600Fx, CBR 450SR, RD350, CB 400/450 (que agora chegam a pedir mais de R$10000 em alguns modelos). É curioso ver o encalhamento, e imagino se a manutenção dos modelos está igualmente encalhada, tornando o negócio ainda pior.
Talvez haja uma resistência em se pedir menos de R$10000? "Se uma CB 300 nova está R$15000, não posso pedir menos que isso numa 4 cilindros potente!"
Será que quando cair a ficha teremos os modelos antigos a preços compatíveis, por menos de R$10000?
Aprecio os modelos antigos, mas este mercado parece que ficou meio insano.
De uns anos para cá, notei o achatamento dos preços das motos novas, que ficaram bastante acessíveis se compararmos aos preços que eram pedidos no início para o meio dos anos 2000.
No fim dos anos 2000 pra frente os valores começaram a ficar mais razoáveis, com motos de 4 cilindros sendo vendidas por menos de R$30000.
Porém o mercado das usadas antigas parece que estagnou em valores da época dos altos preços, onde uma Yamaha YZF-R1 chegava a custar mais de R$70000.
Parece que tudo que é usado e tem mais de 10 anos (e até mais) custa entre R$10000 e R$20000, em qualquer estado e de qualquer cilindrada. Pode ser uma Bandit 1200S de 10 anos ou uma CBR 450SR de quase 30.
Ultimamente tenho reparado o total encalhamento dos estoques de usadas antigas, com lojas/proprietários ainda pedindo os mesmos valores, abusando dos bons termos como "raridade", "poucas no Brasil", "duvido uma igual", "só x unidades vieram" e outros termos mais. O fato é que R$18000 numa ZX6 1996 de 20 anos não faz qualquer sentido na realidade atual quando há algo com 5 a 6 anos de uso tecnologicamente bem superior, a não ser que estejamos falando de colecionadores. Mas a ZX6 está longe de ser um modelo colecionável.
Outros exemplos que sempre me surpreendem são a ZX12, ZX7, CBR 1000F, CBR 1100XX, as CBR 9xx, CBR 600Fx, CBR 450SR, RD350, CB 400/450 (que agora chegam a pedir mais de R$10000 em alguns modelos). É curioso ver o encalhamento, e imagino se a manutenção dos modelos está igualmente encalhada, tornando o negócio ainda pior.
Talvez haja uma resistência em se pedir menos de R$10000? "Se uma CB 300 nova está R$15000, não posso pedir menos que isso numa 4 cilindros potente!"
Será que quando cair a ficha teremos os modelos antigos a preços compatíveis, por menos de R$10000?
Aprecio os modelos antigos, mas este mercado parece que ficou meio insano.