25 de Março de 2011 POR : Aladim Lopes Gonçalves
A Honda acaba de desembarcar no país com uma nova opção para o consumidor de motocicletas de alta cilindrada. Derivada do conceito V4, apresentado no Intermot Bike Show 2008, na Alemanha, a VFR 1200F oferece um bom pacote de design e tecnologia por R$ 69,9 mil.
A começar pelo motor de construção compacta e leve que permitiu baixar a altura do assento em 815 mm, o sistema de transmissão com dupla embreagem e a carenagem de dupla camada.
O motor que equipa a VRF 1200F é um 4 cilindros em V a 76º, de 1.237 cm³ com potência de 172,7 cavalos a 10.000 rpm e torque de 13,2 kgfm a 8.250 rpm. Segundo o fabricante, o propulsor entrega cerca de 90% do torque já na faixa dos 4.000 rpm.
A transmissão com dupla embreagem (DCT - Dual Clutch Transmission), semelhante às instaladas nos carros da Honda, permite mudar as marchas nos modos automático (AT) e manual (MT). No modo manual, as trocas seqüenciais são feitas por meio de botões “+” e “-” no punho esquerdo. Não o há manete da embreagem.
O acionamento da transmissão é eletrônico com embreagens independentes para as mudanças ímpares (1ª, 3ª e 5ª) e pares (2ª, 4ª e 6ª). Com isso a marcha seguinte ou anterior está sempre engatada pelo segundo conjunto. O sistema possibilita mudanças mais rápidas e sem trancos.
O motociclista pode escolher três modos de funcionamento, controlados no punho direito: “D” para uma condução econômica, “S” para uma pegada mais esportiva e o modo MT (manual) de seis velocidades.
Esse tipo de transmissão ainda permite ao motociclista modificar o comportamento da moto. Na estrada o modo esportivo aumenta o giro do motor nas trocas de marcha e permite ultrapassagens e retomadas com mais energia e segurança. O modo automático garante um rodar suave, ideal para viagens longas e com estrada livre.
O design da VFR 1200F, além do visual moderno, tem como destaque a carenagem de dupla camada (Dual Layer), que contribui para a aerodinâmica e esconde as fixações. O desenho do tanque, apesar de volumoso, encaixa bem nas pernas e na cintura do motociclista, deixando a pilotagem menos cansativa.
O painel de instrumentos apresenta todas as informações importantes para o piloto com conta-giros analógico, display com velocímetro e indicadores de combustível, temperatura, consumo e de marcha. O escape com desenho triangular e os piscas nos retrovisores também têm o seu apelo.
Se o motor VRF 1200F tem energia de sobra, o sistema de frenagem não fica para trás e mostram eficiência. O freio dianteiro tem discos de 320 mm com pinças de seis pistões. Na traseira atua um conjunto de pistão duplo e disco de 276 mm. O sistema funciona com ABS Combined que controla a distribuição da força de frenagem nas duas rodas.
Para as paradas em aclives e declives um providencial freio de estacionamento também pode ser acionado no punho esquerdo.
A suspensão telescópica dianteira e a traseira monobraço em alumínio têm calibragem adequada para o porte da VRF 1200F. O funcionamento da transmissão por eixo cardã também contribui para um bom acerto entre tecnologia, equilíbrio e segurança.
Para atender aos anseios do consumidor de uma legítima sport touring, a nova estradeira da Honda possui pontos de fixação que permitem a instalação de bauletos laterais (opcionais) e a necessária bag de ferramentas sob o assento pode ser acessada por uma fechadura próxima da lanterna.
Videos da motoca

http://www.youtube.com/watch?v=iyi8QSpG ... r_embedded
http://www.youtube.com/watch?v=6qng8dFF ... re=related
FONTE : Moto .com. br